Ponte do São Caetano, em Itabuna: uma das principais da cidade

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna, com o apoio do Governo do Estado, está fazendo as vistorias técnicas necessárias nas estruturas das pontes e passarelas sobre o Rio Cachoeira no centro da cidade depois da enchente que as deixou submersa por cerca de 48 horas, entre a noite de sábado e o final de tarde de segunda (27). A verificação de pilares, vigas e da laje de tabuleiro é feita por engenheiros especializados.

Uma foto veiculada nas redes sociais nesta semana apontava suposta fissura. Mas, a imagem se trata de uma de abertura das juntas de dilatação das cabeceiras das pontes para verificação solicitada pela equipe de inspeção. Por isso, nada tem a ver com a enchente e a consequente submersão a que foram submetidas as pontes Miguel Calmon (Marabá) e Lacerda (de acesso ao São Caetano).

Por meio de equipamento adequando a capa asfáltica sobre a junta foi removida para análise visual das condições. A Prefeitura estará nas próximas semanas realizando outras análises e testes físicos, químicos e inspeções subaquáticas das fundações para verificação da integridade total dos pilares, vigas e da laje de tabuleiro.

Nesta quinta-feira (30), pelo menos 12 bairros foram alcançados pelas equipes: Ferradas, Nova Itabuna, Vila Anália, Jaçanã, Novo Jaçanã, Mangabinha, Sarinha Alcântara, Gogó da Ema, Núcleo Habitacional da Ceplac. Ainda, Urbis IV, Conceição e Banco Raso. Um balanço parcial demonstra que até o meio-dia de hoje 308 caçambas de entulhos foram recolhidas em toda a cidade e os móveis, eletrodomésticos e materiais inservíveis direcionados ao aterro sanitário.

Leia em: 2 minutos

Com a assinatura do termo de cooperação entre o município de Ilhéus e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus, Soane Galvão, afirmou que um passo crucial para o processo de recuperação econômica foi dado em prol dos empreendedores e pessoas vulneráveis atingidas pelas fortes chuvas, enchentes e alagamentos que assolaram o Sul e Extremo Sul da Bahia.

“A liberação de recursos da linha de crédito emergencial, é muito importante para reduzir os impactos gerados e reerguer a nossa gente, que foi fortemente afetada perdendo muitos bens em razão dessa calamidade. Os cidadãos e cidadãs, comerciantes, prestadores de serviços e pessoas físicas, terão a chance de recomeçar com uma carência de doze meses e sem juros. Vamos vencer mais essa batalha, com fé em Deus. Nossa secretaria estará à frente para o cadastramento dos interessados, após o credenciamento dos nossos servidores junto ao Desenbahia”, declarou Soane Galvão.

Com parcelamento em até 48 meses, a linha de crédito inclui a carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para financiamentos de até 150 mil reais. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) divulgou a programação de abastecimento para os dias 1º e 2 de janeiro. A elaboração e divulgação de um cronograma, busca orientar as pessoas sobre a distribuição de água para os bairros de Itabuna.

De acordo com a programação desenvolvida pela Gerência Técnica da Emasa, amanhã, dia 1º, serão abastecidos os bairros: centro (todas as partes), Fátima (parte baixa e média), Parque Boa Vista, Parque Verde, Monte Cristo, Santa Inês, Antique e João Soares (partes alta) e Nova Califórnia.

Ainda, partes dos bairros São Caetano, Sarinha Alcântara, Jardim Primavera, Vila Zara, Núcleo Habitacional da Ceplac, Novo São Caetano e Pedro Jerônimo. Também entra na programação do primeiro dia do ano de 2022, os bairros Magabinha, Pontalzinho, Maria Pinheiro, Jardim Vitória, Ferradas e Nova Ferradas (incluindo a região do Presídio), Jorge Amado, Vila das Dores (Canecos) e Alto do Cuscuz e os condomínios Pedro Fontes I e II e Top Park.

O fornecimento de água no dia 1º, prossegue nas localidades de Odilon, Manoel Leão, Zildolândia, Santo Antônio, Loteamento Loop Soares, Conceição (parte alta), São Pedro (partes baixa e alta), Vila Zara (parte alta), São Judas e Fonseca.

No domingo, dia 2, o cronograma da Emasa contempla o centro da cidade, Fátima e Califórnia (parte baixa), os condomínios Gabriela, Jubiabá, Top Park, Pedro Fontes I e II. Também entram na programação as partes altas dos bairros João Soares, Conceição e Vila Zara.

As partes baixa e alta do São Pedro e ainda Mangabinha, Pontalzinho, São Judas, Fonseca, Maria Pinheiro, Santo Antônio, Loteamento Loop Soares, Vale do Sol, Ferradas e Nova Ferradas (incluindo a área do Presídio), Santa Inês, Jorge Amado, Alto do Cuscuz, Vila das Dores (Canecos), Odilon, Manoel Leão, Zildolândia e Jardim Vitória. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: < 1 minuto

Equipes do 8° Grupamento de Bombeiros Militar de Jequié resgataram um cachorro que estava no telhado de um imóvel na cidade de Dário Meira. O animal subiu no local para fugir da água que atingiu a região. Os militares conseguiram retira-lo após quatro dias inteiros de tentativa.

O animal estava bastante assustado e a operação teve que ser realizada ainda com mais cautela e cuidado. O objetivo era não estressar ainda mais o cachorro. Após a retirada o animal foi deixado os cuidados do tutor.

Bombeiros militares da Bahia e de outros estados, além de voluntários permanecem atuando no apoio às vítimas das chuvas. Além dos resgates das vítimas, os militares entregar donativos e levam um pouco de carinho atenção.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @anvisaoficial.

Em conjunto com o restaurante Ale saudável e o grupo Mãos que Ajudam da Igreja dos Santos dos Últimos Dias

Leia em: 2 minutos

O grupo de mulheres está realizando um grande trabalho de mobilização, desde o início das enchentes em Itabuna, para a doação de donativos para pessoas desabrigadas. A coordenação foi contemplada com a doação de 15 toneladas de alimentos (arroz, açúcar, óleo, feijão, farinha, macarrão e biscoito) que foram entregues no QG da Prefeitura Municipal de Itabuna, no Grapiúna.

Desde o dia 25 de dezembro, o Grupo de Mulheres Brasil – Núcleo de Itabuna, tem arrecadado roupas, produtos de higiene pessoal, colchões, fraldas, entre outros itens, que já foram entregues aos desabrigados. Em conjunto com o restaurante Ale saudável e o grupo Mãos que Ajudam da Igreja dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons, estão preparando as três principais refeições diárias que estão sendo entregues.

Os donativos são doados a todo momento por voluntários de Itabuna e de diversas localidades do Brasil no CEEP, antigo Colégio Polivalente, em Itabuna. As doações podem continuar sendo feitas no local ou através da transferência via Pix (CPF: 96053704504 – Uildes Santana de Sá e Silva.

Leia em: 2 minutos

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) lançou uma campanha entre os seus mais de 100 associados para arrecadar fundos com a finalidade de ajudar as famílias que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas e inundações do Rio Cachoeira, em Itabuna.

Em menos de 24 horas a entidade que reúne produtores rurais com propriedade em toda a Região Sul da Bahia conseguiu arrecadar mais de R$ 30 mil. “É muito gratificante ver a solidariedade dos nossos associados. Logo que anunciamos o início da campanha, a adesão foi em massa”, comentou o presidente Pablo Nascimento.

Ele informa que a verba já está sendo utilizada para a compra de colchões, cobertores, móveis, além de materiais de limpeza e higiene. “Estamos correndo contra o tempo porque quem está precisando tem pressa. Fome, sede, a segurança de um lar, tudo isso precisa ser reestabelecido”, argumenta.

Um levantamento parcial da Prefeitura de Itabuna aponta que mais de 2.000 famílias de vários bairros e área central da cidade ficaram desabrigadas e desalojadas. Elas foram acolhidas em escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre os bairros mais castigados pela cheia do Rio Cachoeira estão o Mangabinha, Banco Raso, Nova Itabuna, Rua de Palha, entre outros.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Infraestrutura e toda a sua equipe tem trabalhado dia e noite no processo de remoção de todo o entulho espalhado pela cidade, distritos e zona rural, ‘deixado’ pelas águas da enchente que atingiu o município no último final de semana.

A secretaria de Infraestrutura contou com o apoio das Cerâmicas São Cristóvão (Miudinho) e Ibicaraí (Teminho), do Guincho Palestina, de Adelson; de Domingão, Bugué, Charles, Felipe, Neymar da F4000, Sócrates, Leribe, Idalício, Sidney e Avacir, além do Grupo Cibra (CDB Mineração), empresa que chegou recentemente ao município e forneceu equipamentos e homens que estão ajudando na remoção de entulhos e recuperação de estradas. Outra empresa que ajudou Ibicaraí foi a Norte Recicla (dos sócios Luiz, Mário e Roberta), que presta serviço na cidade de Barro Preto e doou um dia de trabalho com máquinas e mão de obra para ajudar na limpeza da cidade.

Segundo a secretária Yanca Soares, a Infraestrutura tem trabalhando muito para limpar o mais rápido possível a cidade e os distritos. “A prefeita Monalisa Tavares fez questão de agradecer a todos os parceiros, as empresas e as pessoas que nos ajudaram nesse momento tão difícil. É muito trabalho e precisamos lembrar que não paramos com a coleta de lixo e as demandas existentes na cidade. Hoje mesmo colocamos uma equipe para iniciar os trabalhos de aterramento na ponte que a água destruiu, nas casas do bairro Raimundo Esteves”, disse a secretária.

//

Secretário de Justiça, Carlos Martins, e o prefeito Augusto Castro

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) recebeu na manhã de ontem (30.dezembro), no Grapiúna Tênis Clube, o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, Carlos Martins, a assistente social do Ministério da Cidadania, Mirian Queiroz. A visita foi para prestar apoio e assistência às famílias vitimadas pelas enchentes.

A assistente social do Ministério da Cidadania integra o Serviço Especifico de Enfrentamento a Situação de Calamidade, que consiste no repasse financeiro para estruturar o acolhimento às vítimas. Míriam Queiroz disse que o Governo Federal fará um repasse no valor de R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas. “No entanto, o município precisa fazer toda parte burocrática de solicitação, o que já está sendo feito pelo prefeito Augusto Castro”, explicou.

Mirian Queiroz reforçou que no primeiro momento, o foco é cuidar das pessoas desabrigadas. Depois, atender a essa população, por meio dos Centros de Referência Especializados, e com a ajuda da sociedade.

Já o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, afirmou que o cadastro das famílias desabrigadas terá de ser feito o mais rápido possível, para que possam receber o auxílio emergencial, inclusive para aquisição de eletrodomésticos. “Ao mesmo tempo vamos verificar a necessidade de reforma das casas, através da Conder”, declarou.

O secretário disse que ficou impressionado com a situação de calamidade em que Itabuna se encontra. Ele lembrou, mais um vez o apoio do Governo do Estado, que vai conceder com empréstimo emergencial no valor de R$ 150 mil, sem juros, com 12 meses de carência e 36 para pagamento para os empresários que tiveram prejuízos com as enchentes. 

📷 Foto de Roberto Santos

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa afirmou que “não vai ficar de braço cruzado esperando recurso” para socorrer os desabrigados das fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia desde a semana passada. A declaração foi feita durante videoconferência com os prefeitos do sul da Bahia, a região mais afetada com as inundações.

Rui garantiu que já tem dinheiro em caixa para atender as famílias que perderam tudo e pediu agilidade das gestões municipais no levantamento dos cadastros.

De acordo com o governador, uma instituição financeira já foi contratada. Com o cadastro finalizado, o dinheiro vai direto para conta das famílias, que poderão comprar refrigerador, colchão, botijão de gás e outros itens domésticos. “Com o cartão do banco em mãos, quem vai escolher o que vai comprar é a pessoa: pode ser a cama ou sofá, por exemplo. Exceto bebida alcoólica!”, condicionou Rui.

//

Inspetores e auditores do TCM devem prestar consultoria aos prefeitos

Leia em: < 1 minuto

O presidente do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia determinou aos chefes das 17 Inspetorias Regionais de Controle Externo que prestem todo o auxílio técnico necessário aos prefeitos dos municípios atingidos pelas fortes chuvas. A medida é para que os gestores possam agilizar eventuais contratações de serviços e obras necessárias para o atendimento das populações atingidas pelas chuvas nas regiões Sudoeste, Sul e Extremo Sul do Estado.

Os inspetores e auditores que trabalham nas regiões mais atingidas foram orientados para que entrem em contato, imediatamente, com os prefeitos e autoridades dos 70 municípios mais afetados pelas enchentes e que se ponham à disposição para orientá-los sobre contratações em caráter emergencial.

Segundo o TCM, os responsáveis pelas inspetorias do TCM situadas nas cidades de Itabuna e Eunápolis fizeram um relato dramático da situação diante da destruição causada pelas águas e do sofrimento causado às populações, tanto dos centros urbanos como da zona rural.

Notícias mais lidas

Outros assuntos