Operação atua regularmente em toda a Bahia, com o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade

Leia em: < 1 minuto

Três postos de combustíveis localizados nos municípios de Cruz das Almas e Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, foram flagrados fornecendo combustíveis em quantidades menores que as indicadas no visor das bombas. A identificação foi feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) durante a operação Combustível Legal.

Um dos postos, em Cruz das Almas, teve quatro bombas interditadas. As placas de CPU das bombas foram recolhidas e passarão por um processo de análise mais detalhada. Em outro posto, no mesmo município, três bombas foram lacradas por indícios da mesma fraude, e também teve as placas recolhidas.

Esse mesmo posto foi autuado pela Agência Nacional de Petróleo e Combustíveis (ANP) por funcionar com bandeira de uma distribuidora, embora cadastrado como bandeira branca. O mesmo estabelecimento foi notificado ainda, pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), por utilizar três máquinas de cartão de crédito e débito sem vínculo com o CNPJ da empresa, o que pode configurar prática de sonegação fiscal.

Já no município de Sapeaçu, outro posto foi interditado e teve seis bombas lacradas pela mesma irregularidade constatada pelo Ibametro, ou seja, a venda de combustíveis em quantidades menores que as mostradas no visor, e as placas de CPU também foram recolhidas.

Também participam da ação a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que fiscaliza as questões ligadas à defesa do consumidor, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que coleta amostras de combustíveis para análise local e laboratorial, e a Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz), responsável por dar suporte à força-tarefa por meio do policiamento ostensivo, garantindo a segurança dos envolvidos.

Decisão foi confirmada no último sábado durante um encontro com lideranças regionais

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, mais conhecido como Marão, vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nas Eleições de 2026. A ex-primeira dama ilheense e deputada estadual, Soane Galvão (PSB), não tentará a reeleição para abrir espaço para o retorno político do marido, segundo o site Ilhéus Eventos.

A decisão foi confirmada no último sábado (25.outubro), durante um encontro com lideranças regionais. “Essa é uma decisão de grupo, construída com diálogo e confiança mútua”, afirmou Soane ao Ilhéus Eventos.

Segundo o deputado federal Neto Carletto (Avante), Marão deve se filiar ao Avante em breve.

O levantamento testou quatro cenários estimulados e, em todos, os dois lideram

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), e o atual governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), aparecem tecnicamente empatados nas simulações para o governo da Bahia em 2026, segundo pesquisa Real Time Big Data. O levantamento testou quatro cenários estimulados e, em todos, os dois lideram à frente de nomes como João Roma (PL), José Carlos Aleluia (Novo) e Bruno Reis (UB).

No primeiro cenário, ACM Neto tem 40% das intenções de voto contra 36% de Jerônimo Rodrigues. João Roma (PL) aparece com 5%, e José Carlos Aleluia (Novo) com 2%. Em outro cenário, com o atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) no lugar de Jerônimo, há novo empate: 42% para ACM Neto e 42% para o ex-governador. Quando o nome do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, é incluído, Jerônimo lidera com 38%, seguido de ACM Neto com 34%.

O atual governador é também o nome com maior rejeição entre os eleitores: 48% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. ACM Neto aparece em seguida, com 41% de rejeição. Os índices mais baixos são de Bruno Reis (32%) e Kleber Rosa (PSOL), com 38%.

A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Rui Costa disse que faria uma proposta ao senador Angelo Coronel baseada nos resultados das pesquisas de intenção de voto

Leia em: < 1 minuto

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data apontou que os nomes dos petistas Rui Costa e Jaques Wagner lideram a corrida rumo ao Senado Federal. Rui, inclusive, aparece na dianteira.

Em um deles, Costa tem 26%, seguido por Marcio Marinho (Republicanos), com 17%, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz (sem partido), com 11%. Em outro cenário, Jaques Wagner (PT) aparece na frente com 27%, seguido de Rui Costa (23%) e João Roma (PL), com 10%.

Na semana passada, o ministro Rui Costa disse que faria uma proposta ao senador Angelo Coronel (PSD) baseada nos resultados das pesquisas de intenção de voto. O petista conversaria com o aliado no sentido de dar espaço para quem estivesse melhor posicionado nos levantamento, ou seja, dessa forma, Coronel ficaria de fora. Resta saber se ele vai aceitar!

Estimativa é que cerca de 47,2 mil turistas estrangeiros desembarquem na capital baiana em novembro

Leia em: < 1 minuto

Salvador segue fortalecendo a posição como destino internacional em novembro, mês marcado pelo Movimento Salvador Capital Afro. A estimativa é que cerca de 47,2 mil turistas estrangeiros desembarquem na capital baiana em novembro deste ano, um aumento de quase 70% em relação a 2023, quando foram contabilizados 28,1 mil visitantes internacionais. No ano passado, o número já havia saltado para 44,9 mil, confirmando a curva ascendente do turismo estrangeiro na cidade.

O crescimento é impulsionado pela força cultural e simbólica do Salvador Capital Afro, que transformou novembro em um dos períodos mais vibrantes e representativos do calendário turístico da cidade. Com programação intensa em todos os bairros e linguagens, o movimento vem atraindo visitantes da América do Sul, Europa e Estados Unidos, com destaque para turistas da Argentina, Chile, França, Espanha e Portugal, além de um público crescente vindo dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além da intensa agenda cultural, os dados indicam que Salvador vem conseguindo manter o fluxo turístico em alta também fora da tradicional temporada de verão. A ocupação hoteleira, o aumento de voos internacionais e a ampla divulgação da cidade em mercados estratégicos reforçam a expectativa de que o mês de novembro siga se consolidando como um dos principais períodos do calendário turístico da capital baiana.

📷 Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Notícias mais lidas

Outros assuntos