UESC foi estadualizada em 1991 por meio da Lei 6.344

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (5.dezembro), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) comemorou 33 anos de estadualização com uma programação especial. A celebração foi marcada por uma sessão solene do Conselho Universitário (Consu) e apresentações culturais com o coral da Universidade e a Orquestra de Câmara da Congregação Cristã do Brasil.

Desde a estadualização em 1991, através da Lei 6.344, a UESC consolidou-se como uma referência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região cacaueira e do estado da Bahia. Atualmente, a universidade oferece 39 cursos de graduação e 50 programas de pós-graduação, incluindo especializações, mestrados e doutorados, além de manter uma forte presença em pesquisa científica e inovação tecnológica.

Durante a solenidade, foram destacados os avanços institucionais e a colaboração entre docentes, técnicos e estudantes que têm impulsionado a UESC ao longo de mais de três décadas. O reitor Alessandro Fernandes enfatizou o papel transformador da Universidade na formação de cidadãos conscientes e na formulação de políticas públicas regionais: “Esse marco histórico reafirma o compromisso da UESC com a educação pública de qualidade, essencial para o progresso sustentável da região’‘.

Crime ocorreu em 2014; Alexandre foi o mandante do assassinato de um médico

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal do Júri condenou o vereador reeleito de Paripiranga, Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira, a 14 anos de prisão pelo homicídio qualificado do médico José Carlos Bezerra Carvalho em 2014. Além do político, Leonardo Fraga Guimarães também foi condenado pelo crime e a dupla deve cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado.

De acordo com a denúncia, Leonardo efetuou dois disparos de arma de fogo contra a vítima a mando do vereador. O crime foi motivado após Alexandre considerar a candidatura a prefeito de Paripiranga e, supostamente, ser ameaçado pelo médico, que também seria candidato.

A motivação do crime foi qualificada como fútil, o que agravou a pena de Alexandre. Leonardo também teve agravação na pena, tendo em vista a emboscada feita para matar a vítima e mediante a recompensa que receberia por praticar o crime.

Iraci estava enfrentando um problema renal grave

Leia em: < 1 minuto

A membra da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, Iraci Gonçalves, morreu ontem (4.dezembro) em Salvador. O velório acontece a partir das 18h de hoje (5.dezembro) no santuário da Teosópolis e, amanhã (6.dezembro), haverá um culto memorial a partir das 10h. O sepultamento está previsto para o próximo sábado (7.dezembro) em Barro Preto.

Iraci estava enfrentando um problema renal grave e, infelizmente, não conseguiu vencer a batalha contra a doença. Ela era muito conhecida e muito querida na comunidade evangélica itabunense.

Iraci é mãe de Jonira Gonçalves, servidora da secretaria de Educação de Itabuna. Nossos sentimentos à família.

Leitores deste Pauta Blog criticaram decisão da empresa de aumentar tarifas porque consideram serviço de abastecimento precário

Leia em: < 1 minuto

Nesta semana, a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) anunciou um reajuste de 18% nas tarifas de água e esgoto para os moradores de todos os bairros de Itabuna. Segundo a empresa, inicialmente, o aumento seria de 23%, mas a Arsepi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna) não autorizou.

A Emasa alega que, há dois anos, não é repassado nenhum reajuste ao consumidor final por causa da pandemia da Covid-19, mas, mesmo assim, foram realizados inúmeros investimentos no sistema de fornecimento de água da cidade. A empresa também alega que as matérias-primas indispensáveis à captação, produção e distribuição de água tratada tiveram reajustes de quase 300%.

Acontece que a população não concorda com o aumento das tarifas porque considera o sistema de abastecimento precário. Este Pauta Blog, inclusive, vem recebendo muitas denúncias de moradores de várias partes da cidade, que estão revoltados com o anúncio da empresa municipal.

”Nem água estão soltando para a população e querem reajuste”, disse uma leitora. ”Só querem tirar do consumidor porque, quando a população precisa da empresa, é uma demora no atendimento”, relatou outro morador da cidade. ‘‘Lá vem mais uma porrada. Quando o aumento salarial vier, já estará defasado”, comentou outro internauta.

Não é de hoje que os moradores de Itabuna reclamam do serviço prestado pela empresa, mas, diante da notícia de um reajuste de quase 20% nas tarifas, o sentimento é de revolta.

Porfírio passou por um checkup no Hospital Calixto Midlej Filho após ter crise hipertensiva

Leia em: < 1 minuto

O vereador reeleito de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), recebeu alta hospitalar ontem (4.dezembro) após ser hospitalizado por causa de uma crise hipertensiva. Nas redes sociais, o político postou um vídeo para tranquilizar o eleitorado e dizer que fez todos os exames necessários para checar o estado de saúde.

Na manhã desta quinta-feira (5.dezembro), o vereador já estava despachando normalmente do escritório localizado no Bairro Sarinha. Os vereadores eleitos neste ano, Denilton (Avante), Bruno Bileco (PSB), José Carlos da Saúde (Solidariedade), Eldon Orea (Avante) e Zói (Avante) se reuniram com o edil para falar sobre política.

Decisão foi publicada na manhã desta quinta-feira

Leia em: < 1 minuto

A Justiça Eleitoral aprovou a prestação de contas do prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), referente às Eleições Municipais de 2024. Assinada pelo Juiz Alex Venícius Campos Miranda, da 26º Zona Eleitoral de Ilhéus, a sentença foi publicada na manhã de hoje (5.dezembro).

Valderico Junior foi candidato pela Coligação Ilhéus da Renovação Competente (UB-Novo-DC-PP-PRD) e eleito prefeito para o mandato 2025-2028 ao receber 41.567 votos.

Com a reforma, o prédio passará a ter 1.948 metros quadrados de área construída de um total de 7.478 metros quadrados do terreno

Leia em: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável (COMDUS) aprovou, por unanimidade, o licenciamento dos projetos de reforma do imóvel do antigo Escritório Local da CEPLAC, localizado na Avenida Juca Leão, no centro de Itabuna, para a instalação das 27ª e 28ª Zonas Eleitorais pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O local estava abandonado há anos depois que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) fechou a unidade e repassou o imóvel à SPU. O imóvel foi cedido, por tempo indeterminado, à Justiça Eleitoral pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, de acordo com publicação no Diário Oficial da União em outubro do ano passado.

Com a reforma, o prédio passará a ter 1.948 metros quadrados de área construída de um total de 7.478 metros quadrados do terreno.

📷 Pedro Augusto
Leia em: < 1 minuto

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), deflagrou hoje (5.dezembro) a Operação Voo Livre II, com o objetivo de cumprir um mandado judicial decorrente de uma investigação relativa ao tráfico ilegal de animais no estado da Bahia. A operação é um desdobramento de uma operação deflagrada no mês de março, quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em criadores clandestinos de aves silvestres e exóticas.

No decorrer da apuração, identificou-se a existência de uma associação criminosa entre comerciantes de aves ilegais, da fauna silvestre e exótica, que negociam animais de difícil reprodução em cativeiro, o que indica que muitos tenham sido retirados ainda filhotes da natureza, para anilhamento, criação e revenda.

Foi cumprido hoje um mandado de busca e apreensão no endereço de mais um criador de aves silvestres e exóticas, sendo realizada a análise da documentação dos animais encontrados e a apreensão de espécimes que se encontravam irregulares. Os investigados pela comercialização ilegal das aves podem responder pelos crimes de tráfico e maus-tratos de animais, associação criminosa, receptação e falsificação de selo ou sinal.

📷 Divulgação Polícia Federal

Na categoria mistura, a vencedora foi Cláudia Sá, da Agrícola Cantagalo, na Bahia

Leia em: 2 minutos

Na última sexta-feira (29.novembro), Belém, no Pará, foi palco da cerimônia do 6º Concurso Nacional de Cacau Especial, evento que premia os melhores produtores do país nas categorias de variedade única e mistura. A competição não apenas destaca a qualidade sensorial das amêndoas brasileiras, como também reflete a evolução técnica dos produtores diante de desafios como as mudanças climáticas.

O impacto do clima foi evidente, especialmente nas amostras oriundas da Amazônia. Segundo Adriana Reis, especialista do Centro de Inovação do Cacau (CIC), muitas amostras apresentaram sinais de germinação, que é um critério eliminatório, além de alta acidez. Entretanto, os lotes de cacau finalistas se destacaram com perfis sensoriais únicos, marcados por notas florais, baixa acidez e complexidade aromática.

O processo de seleção inclui avaliação técnica dos aspectos físico-químicos das amostras de amêndoas de cacau e análise sensorial do líquor (massa de cacau). Paralelamente, um júri externo composto por jornalistas, chefs de cozinha e profissionais do setor avalia as amêndoas transformadas em chocolate com uma formulação padrão de 70% cacau. Todas as análises são feitas às cegas, utilizando um rigoroso sistema de codificação das amostras.

Na categoria varietal, o primeiro lugar ficou com Miriam Aparecida Federicci Vieira, produtora familiar de Medicilândia, no Pará, que já havia conquistado a medalha de ouro no Cacao of Excellence 2024, realizado em Amsterdã. Já na categoria mistura, a vencedora foi Cláudia Sá, da Agrícola Cantagalo, na Bahia, que consolidou a força do estado no cenário nacional.

Rondônia também brilhou no certame, com o pequeno produtor Mauro Tauffer conquistando a segunda posição na categoria mistura com seu blend de variedades. Além disso, sua variedade BN34 alcançou o terceiro lugar na categoria varietal, consolidando o estado como um novo polo promissor na produção de cacau especial.

Os vencedores receberam prêmios em dinheiro, além do reconhecimento de especialistas e oportunidades de expansão no mercado de cacau fino. O evento também celebrou a crescente participação de novos estados na produção de cacau, como Alagoas, Ceará e Pernambuco, oportunizando o mapeamento dos terroirs brasileiros e consolidando a diversidade do cacau nacional.

O Concurso Nacional de Cacau Especial é promovido pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA).

📷 Carlos Borges/Divulgação SEDAP PA/Concurso Nacional de Cacau Especial

Notícias mais lidas

Outros assuntos