Propaganda eleitoral gratuita do 1º turno das eleições será veiculada entre 30 de agosto e 3 de outubro

Leia em: < 1 minuto

O eleitorado que quer conhecer mais as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador terá a oportunidade de acompanhar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão entre 30 de agosto e 3 de outubro para o primeiro turno. Já para o segundo turno, as propagandas serão veiculadas entre os dias 11 e 25 de outubro e a segunda etapa do pleito acontece no dia 27 de outubro.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de setembro de 1997) dispõe que, para o cargo de prefeito, as emissoras de rádio devem veicular a propaganda eleitoral gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; e as de televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No mesmo período destinado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido, da federação ou da coligação. As inserções serão distribuídas ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o de vereador.

Além disso, a distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de competência das agremiações, coligações e federações e deve observar o que a lei determina de acordo com o gênero e a raça das candidatas e dos candidatos. A regra proíbe a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos e quem cometer tal infração pode perder o direito de veicular propaganda no dia seguinte ao da decisão que assim determinar.

//

Desvio acontecerá entre 10h e 23h; agentes da Sutram estarão no local durante o evento

Leia em: < 1 minuto

Amanhã (27.julho), a Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutram) vai fechar a Avenida Litorânea Norte, no Bairro Malhado, de 10h às 23h. A medida é necessária para garantir a segurança durante a Cruzada Evangélica, organizada pela Igreja Assembleia de Deus/Ministério da Restauração.

O trânsito será desviado para as ruas Conselheiro Antônio Badaró, Nossa Senhora das Graças e Travessa dos Palmares. A Sutram estará presente durante o evento para garantir a ordem e assessorar pedestres e motoristas.

Seis estabelecimentos foram alvo da operação; Receita apreendeu cerca de R$ 200 mil em produtos

Leia em: < 1 minuto

A Receita Federal deflagrou uma operação de combate à pirataria e à sonegação fiscal em seis estabelecimentos localizados em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Essa foi a segunda fase da Operação Piratas da Serra, com o objetivo de apreender artigos de vestuário, calçados, eletrônicos e acessórios de celular originados do contrabando, do descaminho ou que são falsificados.

No total, foram apreendidos 95 pacotes de mercadorias, totalizando um valor aproximado de R$ 200 mil em produtos. Ninguém foi preso durante a operação.

A Receita Federal informou que os responsáveis pelas mercadorias, além de perderem os produtos, podem ser responsabilizados criminalmente por contrabando, descaminho e violação da propriedade intelectual contra as marcas envolvidas.

📷 Fotos divulgadas pela Receita Federal

Enderson Guinho vai tentar retornar à Câmara de Vereadores para não ficar de fora da política; Capitão Azevedo está insatisfeito com postura do União Brasil // 📷 Reprodução/Redes Sociais

Leia em: 2 minutos

No dia 31 de dezembro, Enderson Guinho (União Brasil) deixará o cargo de vice-prefeito de Itabuna e está se esforçando para não ficar de fora da política. O jovem pretende retornar à Câmara de Vereadores, onde causou barulho ao fazer forte oposição ao então prefeito Fernando Gomes.

Guinho se apressou em ir até Salvador para garantir a presença do ex-prefeito da capital, ACM Neto (União Brasil), na convenção municipal marcada para o próximo dia 3 em Itabuna. Se tudo acontecer como o planejado, o partido deve apoiar a candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade), mas a dúvida é se o escolhido para concorrer ao cargo de vice virá do MDB (o que parece cada vez mais provável) ou do União Brasil.

MODO OFF-LINE DO CAPITÃO AZEVEDO

Enquanto isso, o ex-prefeito e pré-candidato Capitão Azevedo (atualmente filiado ao UB, até que se manifeste de outra forma) ativou o modo off-line e tomou chá de sumiço. Um interlocutor próximo ao Capitão disse a este Pauta Blog que o político só vai voltar a dar as caras depois da convenção do partido. Será uma espécie de retiro “esfriar a cabeça” para aceitar que foi deixado de lado?

Não é exagero afirmar que a candidatura do Capitão afundou e não entregaram sequer um bote salva-vidas para ele. Nas últimas eleições, ele manteve 17 mil votos (em 2016 e 2020) para prefeito, mas perdeu a reeleição com 44.516 votos para Vane do Renascer, que obteve 45.623 votos. Comparado à vitória em 2008, quando conseguiu 52.187 votos, a queda é significativa.

Pitaco do Pauta Blog: Se o Capitão não fizer sinal de fumaça hoje (26.julho), atendendo ao pedido feito por ACM Neto na reunião da última terça-feira (23 de julho), o União Brasil deve concretizar o apoio a Pancadinha sem titubear. Como o silêncio, às vezes, diz mais que as palavras, o sumiço do Capitão pode significar que ele está pronto para pular do barco de Neto (sem colete mesmo).

//

Certidão de óbito de Ubaldino aponta que ele morreu por traumatismo cranioencefálico contundente, o que levantou suspeitas dos familiares

Leia em: 2 minutos

Os familiares do advogado Ubaldino Marques Jr., encontrado morto dentro do próprio escritório na semana passada em Brasília, pedem que a Justiça solicite a exumação do corpo do profissional para que a causa da morte seja determinada. Inicialmente, foi dito que Ubaldino havia sido vítima de um infarto fulminante, mas a certidão de óbito aponta que houve traumatismo cranioencefálico contundente, o que levantou suspeitas dos familiares.

Quando o advogado chegou a Itabuna para ser sepultado, uma das irmãs tomou a iniciativa de abrir o caixão e, ao analisar o corpo, identificou que havia hematomas e muitas lesões. Diante disso, a família quer que haja a exumação do corpo para que a necrópsia seja capaz de explicar o que realmente aconteceu. Apesar da família afirmar que Ubaldino não tinha inimigos, a hipótese de que ele tenha sido assassinado não foi descartada.

Ontem (25.julho), a família de Ubaldino encaminhou um ofício à OAB Subseção Itabuna solicitando que a Polícia Civil local seja acionada e entre no caso, no entanto, as investigações ainda estão sob responsabilidade da 3ª delegacia de Polícia Civil de Brasília, onde o advogado morreu. Em nota, a polícia disse que a autoridade policial vai se pronunciar sobre o caso no momento adequado.

Ubaldino era advogado e já foi Técnico Administrativo e professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ele também já trabalhou em Salvador e, posteriormente, mudou-se para Brasília, onde estava atuando no segmento do Direito do Agronegócio. O profissional tinha 51 anos de idade e deixou três filhas.

ENTENDA O CASO ⤵️

REVIRAVOLTA❗ Família de advogado Ubaldino Marques pede investigação sobre causa da morte

LUTO❗ Advogado Ubaldino Marques morre em Brasília

Homenagens serão entregues a partir das 19h no Teatro Candinha Doria

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna realiza hoje (26.julho), a partir das 19h, a tradicional entrega de títulos de cidadania e diplomas de honra ao mérito, além da Comenda Otaciana Pinto. As homenagens serão concedidas no Teatro Municipal Candinha Doria.

Para receber os títulos de cidadania, os vereadores apontaram nomes de homens e mulheres que se destacam e não nasceram em Itabuna. Após o título, eles e elas tornam-se tão cidadãos grapiúnas quanto os nativos e são, portanto, filhos adotados por esta terra.

Já a Comenda Otaciana Pinto é entregue, exclusivamente, a mulheres cuja atuação deixa marcas positivas na comunidade. Como de praxe, cada vereador aponta o nome de uma homenageada.

Da mesma forma, os diplomas honram a trajetória de dezenas de itabunenses com serviços prestados nas mais diversas áreas e que são alvos de aplausos perante os conterrâneos.

📷 Foto de Pedro Augusto

Inauguração faz parte das comemorações pelo Dia da Cidade, comemorado no domingo, dia 28

Leia em: 2 minutos

Amanhã (27.julho), vai ser inaugurada a nova Praça dos Capuchinhos no Bairro Conceição, em Itabuna. A inauguração está prevista para as 17h e faz parte da programação do Dia da Cidade, comemorado no domingo (28.julho), pelos 114 anos de emancipação política do município.

O equipamento público passou por obras e serviços de requalificação e ganhou um layout mais atrativo. Além do novo piso em concreto armado e do piso intertravado colorido, a praça também recebeu piso tátil, rampas de acessibilidade, troca de meios-fios, novos canteiros, construção de baia para estacionamento dos táxis e pintura completa.

📷 Foto de Pedro Augusto

ATUALIZAÇÃO ÀS 16H35MIN DE 26 DE JULHO DE 2024 ⤵️

Na tarde de hoje (26.julho), a prefeitura de Itabuna informou que a inauguração da praça dos Capuchinhos, prevista para amanhã (27.julho), foi cancelada por causa das chuvas que caíram sobre a cidade.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ALFINETOU❗ Itabuna: ACM Neto afirma que Augusto Castro se movimenta para “tentar enganar algumas pessoas”; Veja quem o União Brasil vai apoiar!

Prefeito Ferlú e secretário municipal Renato Freitas acompanharam a votação

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou as contas da prefeitura de Arataca referentes ao ano de 2022. O prefeito Ferlú Mansur (PSD) e o secretário municipal Renato Freitas acompanharam o votos dos conselheiros do TCM na sede do órgão, em Salvador.

Após a votação, o gestor comemorou a votação: “Estou tranquilo e com sentimento de dever cumprido. Essa já é a sexta vez que nossas contas são aprovadas, o que significa que estamos no caminho certo. É pra frente que Arataca precisa andar hoje e sempre”.

Apresentação única acontecerá em 6 de agosto

Leia em: < 1 minuto

O espetáculo encenado por Abder Paz, O Mímico, vai ficar em cartaz no palco do Teatro Municipal de Ilhéus no dia 6 de agosto. A apresentação vai ser única e é montada para compor a grade de programação da Semana Jorge Amado, dedicada a homenagear o escritor baiano.

Abder Paz toca as emoções sem usar as palavras, mas, sim, gestos genuínos, mimetismo, onomatopeias e mimologia, verdadeira poesia que celebra a imaginação. O artista traz ao público, por meio de quatro esquetes, histórias que contam recortes críticos da sociedade, de forma divertida, cômica, lúdica e profunda.

O ator é artista independente com mais de 20 anos de carreira, fruto da segunda geração de uma família de mímicos. Com o objetivo de difundir a arte da mímica moderna e pantomima, se inspira em grandes nomes da mímica do Brasil e do mundo.

Os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada. Para mais informações, é possível entrar em contato pelos números 73 99951-0630 ou (61) 99981-9953.

Dr. Hilton Miranda é titular da Vara da Infância e Juventude de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna, Hilton de Miranda Gonçalves, destacou as inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 34 anos. O magistrado palestrou no Plenário Raymundo Lima, na Câmara de Vereadores, na tarde da última quarta-feira (24.julho).

O titular da Vara da Infância e Juventude fez um relato sobre o histórico da legislação a partir das teorias do século XVIII ao XX, que dava pouca atenção às crianças e adolescentes, principalmente entre a 1ª e 2ª guerras mundiais. Segundo Dr. Hilton, somente a partir da publicação da Carta da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, que foi assegurado a todo ser humano o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal a situação começou a mudar. No Brasil, o Código de Menores (1979) colocou a criança ou adolescente como cidadão de 2ª categoria.

No encontro, representantes de outros órgãos que atuam na proteção de crianças e adolescentes moradores de Itabuna também se pronunciaram sobre a necessidade de instituir mais políticas de assistência a esse público.

Notícias mais lidas

Outros assuntos