Guinho e Neto se reuniram para traçar estratégias mirando o pleito de outubro

Leia em: < 1 minuto

Com as eleições municipais se aproximando, a política grapiúna ainda não atingiu o ponto de ebulição do período de pré-campanha. Pelo contrário, os movimentos políticos estão sendo meticulosamente estudados para tentar evitar possíveis erros estratégicos.

Entre as maiores siglas na região, destaca-se o União Brasil (UB), que segue sob o comando do atual vice-prefeito Enderson Guinho. Recentemente, Guinho participou de algumas reuniões com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, considerado o “cacique” do partido na Bahia. O encontro serviu para alinhar estratégias e definir os rumos da legenda de agora em diante.

De acordo com informações apuradas por este Pauta Blog, Enderson Guinho manterá o controle do União Brasil em Itabuna e a definição do apoio do partido vai passar pelo seu crivo. O cenário político municipal promete movimentações interessantes nos próximos meses com a consolidação de alianças e definição de candidaturas.

Para quem achou que Guinho tinha se transformado em “cachorro morto” após a ruptura com o prefeito Augusto Castro (PSD), a configuração atual demonstra o contrário. O jovem político segue à frente de uma das maiores legendas e pode fazer barulho daqui até outubro. A conferir!

Nós seguimos acompanhando as atualizações para que você fique por dentro de tudo que envolve as eleições municipais em uma das maiores cidades do Sul da Bahia.

//

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos já podem ser imunizados

Leia em: < 1 minuto

A secretaria de Saúde de Uruçuca anunciou que ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue. A partir de agora, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem ser imunizados contra a doença.

Para que a vacinação aconteça, é obrigatória a presença de um responsável legal maior de 18 anos de idade.

O apelo da secretaria é para que a população se conscientize sobre a importância da imunização e compareça aos postos de saúde o quanto antes.

Restituições do imposto começam a ser pagas no dia 31 de maio

Leia em: < 1 minuto

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, ano-base 2023, será de 15 de março a 31 de maio. O programa para preenchimento será liberado no mesmo dia da abertura do prazo.

A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues 43 milhões de declarações neste ano. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023.

A restituição do imposto será paga de maio a setembro. A prioridade no pagamento segue a ordem de idosos com idade igual ou superior a 80 anos; idosos com idade igual/superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério; contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix; demais contribuintes.

Para enviar a declaração, o contribuinte tem as opções de utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, para tabletes e celulares; o programa gerador do imposto de renda para computadores, que ainda não está disponível, e o preenchimento online, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC.

Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.

Inscrições começam amanhã e terminam no dia 19

Leia em: < 1 minuto

O Programa Universidade para Todos (UPT) ofertará 19.426 vagas em 2024 nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. O edital com todas as informações foi divulgado na última sexta-feira (8.março) no Diário Oficial do Estado.

As inscrições começam amanhã (12.março) e seguem até o dia 19 no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal, além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, além de preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.

A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada no dia 28 de março. O candidato contemplado e convocado efetuará a matrícula no período de 3 a 12 de abril.

Vereadores e vereadoras têm até 5 de abril para mudar de partido

Leia em: < 1 minuto

Foi dada a largada para as Eleições Municipais de 2024, que devem acontecer em 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno). Começou a semana passada (7.março) a janela partidária, período em que vereadores e vereadoras podem trocar de partido sem prejuízo do mandato.

As pessoas que ocupam esses cargos têm até o dia 5 de abril para se filiar a outras siglas. Esse é o prazo final para a filiação partidária de quem pretende concorrer à reeleição à vereança ou à prefeitura no pleito de outubro.

A janela partidária é o intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais podem mudar de legenda sem perder o cargo atual.

A medida se consolidou como saída para a troca de legenda após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posteriormente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos em eleições proporcionais. A determinação estabelece que, nesses pleitos, o mandato pertence ao partido, e não à candidatura eleita.

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Vereadores, portanto, só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, enquanto deputados federais e estaduais apenas na janela que ocorre antes das eleições gerais.

Valério Aguiar e Alex vem somando forças junto a importantes lideranças de Itaju

Leia em: 2 minutos

Na última sexta (8.março), os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itaju do Colônia, Valério Aguiar (MDB) e Alex (Avante), participaram de um grande evento no distrito de Palmira. A iniciativa teve uma grande participação popular e desejou boas vindas aos novos integrantes do grupo liderado pelos pré-candidatos.

O primeiro membro apresentado foi o ex-secretário Michel Lirio, que chegou ao evento acompanhado do ex-candidato a prefeito, Padre Ezequias. Michel pediu demissão do DETRAN para aderir ao grupo de Valério e Alex.

Quem também foi bastante aplaudida pelos presentes foi a Professora Suêdes Silva, que já foi detentora de cargo de confiança do atual governo e decidiu aderir ao grupo de oposição. A mesma decisão foi tomada pela servidora Nega Paiva, que chegou para somar no grupo que vai lutar para melhorar a qualidade de vida do povo de Itaju. 

Evento reuniu a população e apresentou novos membros do grupo político.

Rumo ao pleito de outubro, Aguiar e Alex demonstram força junto à população.

//

Ação especial acontece amanhã das 16h às 20h

Leia em: < 1 minuto

Amanhã (13.março), vai acontecer uma ação de vacinação especial na sede provisória da Rede de Frio de Itanuna, localizada na Rua Nações Unidas, Centro, na antiga base do SAMU. O imunizante contra a dengue vai ser aplicado das 16h às 20h.

A iniciativa tem o objetivo de promover a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para isso, serão distribuídas mil senhas.

A secretaria de Saúde orienta que os pais e responsáveis levem cartão de vacina, RG e CPF. As crianças que tiveram dengue só poderão ser vacinadas no intervalo de seis meses.

//

Objetivo da medida é diminuir fila de espera pela perícia médica

Leia em: < 1 minuto

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e BPC (Benefício de Prestação Continuada) com o uso da telemedicina, sistema que institui perícias médicas por consulta online. O objetivo da medida é tentar diminuir a fila de espera pela perícia médica.

As consultas online serão implantadas em agências da Previdência Social, onde o atendimento presencial é considerado como de difícil provimento de peritos médicos, onde há tempo de espera elevado e nos postos onde a tecnologia permita as consultas online.

O novo sistema, em fase de implantação após sanção da lei de enfrentamento à fila, poderá ser utilizado como um complemento à análise de documentos enviados pelo Atestmed.

O Atestmed, no entanto, é limitado. Por se tratar do envio do atestado médico pela internet, não permite a liberação de benefícios como a aposentadoria por invalidez e o BPC, por exemplo, que exigem perícia presencial.

Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Leia em: < 1 minuto

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que, de 2015 até 2023, 10,6 mil mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. No ano passado, 1,4 mil mulheres foram assassinadas.

O feminicídio é uma qualificação do crime de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. É o assassinato decorrente de violência contra a mulher, em razão da condição do sexo ou quando demonstrado desprezo pela condição de mulher.

No ano passado, foram 1,46 mil vítimas desse tipo de crime no Brasil, o que representa uma taxa de 1,4 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. O número apresenta um crescimento de 1,6% em relação a 2022.

Possibilidade de renegociar pelos Correios termina no dia 28

Leia em: < 1 minuto

Até o próximo dia 28, os devedores da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil vão poder renegociar os débitos em mais de seis mil agências dos Correios em todo o país. A ação faz parte do Mega Feirão Serasa e Desenrola, que ocorre até o final deste mês.

O Ministério da Fazenda informou que, no primeiro dia de atendimento, os Correios atenderam 5.268 pessoas interessadas em parcelar os débitos com descontos que podem chegar a 96% do valor total da dívida.

A integração com diversas plataformas de atendimento foi possível por causa da Portaria 124 do Ministério da Fazenda, editada em 29 de janeiro, que autorizou parcerias para ampliar o alcance do programa até 31 de março, quando acabam as renegociações.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, concessionárias de água e de energia e securitizadoras. Ao todo, mais de 550 milhões de ofertas estão disponíveis no Mega Feirão, além dos descontos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos