"Eu posso até ter as minhas preferências, mas eu não sou dono da minha candidatura", declara Neto sobre escolha do nome do vice

Leia em: 3 minutos

O Pauta Blog conversou com o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), sobre quem vai ser o nome escolhido para disputar o lugar de vice na chapa. Neto desconversou, mas disse que a decisão está sendo pensada em conjunto com os partidos aliados e que cerca de oito nomes estão sendo analisados.

Segundo Neto, pesquisas têm sido realizadas para entender qual é a melhor opção: 📌 “A gente está tratando desse assunto nessa semana e talvez na próxima. Oito nomes foram avaliados através de uma pesquisa qualitativa recente que eu fiz e, desses oito nomes, nós vamos chegar em uma definição daquele que possa ter, de um lado, o melhor perfil e, do outro, respaldo político dentro do nosso campo dos partidos que irão integrar conosco a coligação majoritária”.

Questionado sobre a possibilidade do partido Republicanos ter alguma vantagem nessa escolha, Neto disse que existem outras siglas no páreo: 📌 “O Republicanos é um dos partidos que tem grandes chances de ocupar essa posição, mas não é o único. Eu diria que o Republicanos vai ter um peso, em qualquer hipótese, um peso muito relevante nessa escolha. Nós vamos procurar dividir isso com o conjunto dos partidos. São mais de dez partidos que vão nos acompanhar nessa caminhada e, na medida que eu puder ter uma escolha que seja bem aceita por todos, é o ideal”.

ACM Neto esteve no velório do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, no Teatro Municipal Candinha Doria.

O Pauta quis saber, também, se Neto está prezando por alguém que ofereça segurança, mas ele elencou que todas as opções analisadas são confiáveis: 📌 “Todos os nomes que estão sendo ventilados são nomes que me dão conforto, que me trazem tranquilidade do ponto de vista da capacidade política, da capacidade de colaborar futuramente com o governo, conhecimento do estado e da relação pessoal comigo. Então, não há nenhum nome que possa fugir de uma situação que eu considere bem adequada. Pode ser alguém mais perto de mim, pode ser alguém que está, nesse momento, se juntando à caminhada. Esse não é o pré-requisito. O pré-requisito principal é que o nome possa agregar na nossa luta até outubro e que, depois, seja, sobretudo, um nome em condições de nos ajudar a governar a Bahia”.

O pré-candidato fez suspense, mas disse que pode anunciar a composição da chapa antes da convenção, que vai acontecer no dia 5 de agosto: 📌 “Pode ser que sim, mas pode ser que a gente só consiga anunciar no dia 5, que é a nossa convenção. Seja como for, estamos a poucos dias de revelar essa notícia. A convenção vai acontecer dessa sexta que vem a oito, então daqui a, mais ou menos, dez dias, até lá, vamos chegar a uma decisão. Se for tomada antes, eu anuncio antes sem dificuldade nenhuma, mas, se só puder ser anunciada no dia 5, também não há prejuízo. Com Bruno Reis, quando ele foi candidato a meu vice em 2016, eu só anunciei na noite anterior à convenção, então vou trabalhar com o prazo necessário”.

O ex-prefeito de Salvador fez questão de salientar que a escolha do nome depende de uma confabulação entre todo o grupo envolvido: 📌 “Não é uma escolha só do coração. É uma escolha do coração, mas da cabeça também. Não é só minha, eu posso até ter as minhas preferências, mas eu não sou dono da minha candidatura. Esse não é um projeto individual, é algo maior que pertence a um conjunto de partidos e ao povo baiano”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

TABULEIRO DE 2022❗ Em feito inédito, vereador Danilo da Nova Itabuna reúne ACM Neto e Marcone Amaral

ACM Neto, vereador Danilo da Nova Itabuna e o ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral

Leia em: 2 minutos

Durante o velório do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, várias lideranças compareceram para prestar as últimas homenagens ao político considerado um dos maiores líderes da região Sul da Bahia. Na ocasião, o vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) conseguiu um grande feito ao reunir o pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil), e o pré-candidato a deputado estadual, Marcone Amaral (PSD).

Inédito porque Marcone faz parte da base aliada do PT, mas demonstrou que é diplomático ao posar ao lado de ACM. Mais uma vez, o ex-prefeito de Itajuípe demonstrou que consegue dialogar com todos os lados, ou seja, tem as ferramentas de que um político precisa para conseguir apoios e recursos pensando no desenvolvimento da região.

Ao Pauta Blog, o vereador Danilo, responsável por promover o encontro, disse que entende que os dois nomes são importantes no atual cenário político e, portanto, merecem destaque: “A gente tem que ser franco e sincero. Eu faço parte do União Brasil, onde Neto é um dos nossos líderes aqui na Bahia, mas ele tem que entender que, hoje, eu também faço parte da bancada de Marcone. São meus candidatos! O governador é ACM Neto e o estadual é Marcone Amaral. São duas pessoas que pensam política com respeito. Marcone levanta a bandeira do partido dele, que é o PSD, eu levanto a minha do União Brasil e, para estar bem com os dois, eu tenho que estar com os dois”.

Encontro da dupla aconteceu durante velório do ex-prefeito Fernando Gomes.

Empresário Samuca, pré-candidato a deputado estadual, Marcone Amaral (PSD) e o vereador Danilo da Nova Itabuna.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

TABULEIRO DE 2022❗ Em feito inédito, vereador Danilo da Nova Itabuna reúne ACM Neto e Marcone Amaral

"Eu não debato com Israel porque eu me preocupo com os amigos. A gente sabe que você vota em Neto, eu voto em Jerônimo e a gente se respeita na Câmara fazendo um trabalho juntos por Itabuna", disse Manoel Porfírio 'fugindo' do debate com Israel Cardoso

Leia em: 3 minutos

Em entrevista ao programa Frequência Política, o vereador Manoel Porfírio (PT) subiu o tom quando questionado pelo também vereador Israel Cardoso (Agir) sobre o cenário de sucessão estadual na Bahia. Os dois edis discordam, veementemente, sobre a responsabilidade do atual governo sobre o que acontece, atualmente, no estado.

Porfírio estava no estúdio quando Cardoso pediu para participar por telefone e questionou a fala do colega sobre a atuação do PT à frente do governo estadual. Além disso, Cardoso fez questão de criticar o atual pré-candidato Jerônimo Rodrigues: 📌 “A gente está indo para uma eleição em que Rui não é mais candidato. O candidato que o PT apresenta é o atual secretário de Educação, que não conseguiu gerenciar sua pasta. Hoje, nós temos a pior educação do Brasil! É difícil pra gente defender uma candidatura dessa na Bahia e a gente não pode nacionalizar esse debate e dizer que o candidato A ou B tem um padrinho porque Lula também não é candidato na Bahia”.

O líder do governo municipal na Câmara não gostou da fala do colega e resolveu criticar o pré-candidato ACM Neto (União Brasil) ao dizer que ele não tem lado político: 📌 “Há 40 anos, a eleição, na Bahia, é nacionalizada. Vai mudar essa cultura agora? O problema é que o governador Rui Costa é o melhor governador da história da Bahia. Do outro lado, nós temos um pipoqueiro que abraçou e acolheu Bolsonaro na Bahia, chamou Bolsonaro de companheiro, de irmão, de amigo e que, hoje, ele renega. É preciso dizer que Neto esteve atrás de Lula o tempo todo atrás de foto, de chamego e disse que vai votar em Lula no segundo turno, mas, lá atrás, disse que queria dar uma surra de cinto em Lula. Aí agora, só para ganhar a eleição, ele tá mudando a conexão. Eu respeito mais João Roma, que tem lado, que ACM Neto”.

Israel rebateu as falas de Porfírio e disse que vários segmentos estão de mal a pior na Bahia: 📌 “A gente não pode esquecer, também, que a gente é primeiro lugar em violência. O problema não está só na educação. A gente não pode esquecer, também, da fila da morte, da regulação e da saúde. O governo pecou, então se Jerônimo foi responsável por esse plano de governo, faltou ele lembrar o líder principal, que é o governador Rui Costa, de executar e cumprir aquilo que foi acordado em promessa de campanha. Não é só a educação que está um caos, a saúde também. Ninguém consegue fazer nada!”.

Para finalizar, Porfírio salientou que é amigo de Cardoso e, por esse motivo, não se sentia à vontade para debater com ele as questões políticas: 📌 “O senhor é meu amigo, colega, irmão e amo de paixão, mas isso é hipocrisia. O senhor não fala do governo Bolsonaro e o senhor apoiou e votou. O governo Bolsonaro persegue a Bahia e até para liberar recursos, que é constitucional, o governador Rui Costa teve que entrar na justiça. Quando nós assumimos o governo da Bahia, não tinha viatura e era tudo sucateado. O governo da Bahia não tinha arma digna para o policial usar. Não tinha bala nem combustível, então falar de violência, hoje, e não falar do incentivo do presidente da República à violência, eu acho que é injusto. Nós vamos para um debate e quero lhe desejar boa sorte na caminhada porque você é um grande amigo. Eu não debato com Israel porque eu me preocupo com os amigos da linha da política ultrapassar a linha da amizade. Eu sou muito preocupado com isso. A gente sabe que você vota em Neto, eu voto em Jerônimo e a gente se respeita na Câmara fazendo um trabalho juntos por Itabuna”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

TABULEIRO DE 2022❗ Em feito inédito, vereador Danilo da Nova Itabuna reúne ACM Neto e Marcone Amaral

Antenor foi prefeito durante os anos de 1997 e 2000

Leia em: < 1 minuto

Morreu ontem (24.julho) o ex-prefeito do município de Santo Estêvão, Antenor Marques Fonseca, aos 74 anos de idade. O político estava internado no Hospital Santa Izabel, em Salvador, e não resistiu às complicações no quadro de saúde.

Antenor foi prefeito durante os anos de 1997 e 2000 e se destacou por implantar uma grande fábrica de calçados no município, o que gerou vários empregos. Além disso, foi o responsável pela criação do Hospital Municipal Doutor João Borges de Cerqueira.

Formado em Medicina, atuava como clínico geral e a maior bandeira política levantada era em defesa de uma saúde de qualidade para a população.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

TABULEIRO DE 2022❗ Em feito inédito, vereador Danilo da Nova Itabuna reúne ACM Neto e Marcone Amaral

//

Ex-prefeito e ex-deputado de Itabuna, Fernando Gomes

Leia em: < 1 minuto

O Pauta Blog apurou o roteiro do cortejo do ex-prefeito Fernando Gomes pelas ruas e bairros de Itabuna, nesta 2ª feira (25.julho). O corpo do ex-deputado está previsto para chegar às 10h de hoje (25.julho), no Aeroporto de Ilhéus. Veja os locais:

1. Aeroporto
2. BR-415
3. Posto Cachoeira
4. Saturnino José Soares
5. Praça da Califórnia
6. Santa Inês
7. Avenida Bionor Rebouças
8. Avenida Ilhéus
9. Avenida Amélia Amado
10. Avenida Itajuípe
11. Avenida José Monstans
12. Centro Comercial
13. Rodoviária
14. Avenida J.S Pinheiro
15. Lomanto
16. Nova Itabuna
17. Urbis IV
18. Ferradas
19. Mangabinha – Berilo
20. Ponte do São Caetano
21. Av. Princesa Isabel
22. Rua da Floresta
23. Avenida Roberto Santos
24. Câmara de Vereadores
25. Avenida Aziz Maron
26. Ponte do São Caetano
27. Avenida Cinquentenário
28. Amélia Amado
29. Teatro Candinha Doria

O velório do ex-prefeito será aberto ao público e o sepultamento será 3ª feira (26.julho), em horário ainda a definir.

Leia em: < 1 minuto

Foi cancelados o Celebra Itabuna, festival de música gospel, que seria realizada na praça da Câmara Municipal de Vereadores, e a roda de conversa “Juventude e a Literatura Regional” devido ao falecimento do ex-prefeito Fernando Gomes e por causa do Decreto de Luto Municipal por três dias.

Notícias mais lidas

Outros assuntos