Vereador e Líder do governo Augusto Castro, Manoel Porfírio, do PT

Leia em: 2 minutos

O Pauta Blog conversou com o vereador e líder do governo Augusto Castro na Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), nesta quarta-feira (8.dezembro). Durante a conversa, o político falou sobre a possibilidade de sair do cargo de liderança a partir do próximo ano para priorizar as eleições estaduais e dar o suporte necessário ao partido ao qual pertence.

Questionado sobre o que teria motivado a possível saída, o edil deixou claro que esse é um momento de avaliação do que foi feito durante o ano: “Todo final de ano, é preciso fazer uma avaliação. O prefeito Augusto Castro vai fazer uma avaliação e eu aconselho aos meus amigos vereadores, também, fazer uma avaliação do ano. Eu quero conversar com o prefeito para avaliar essa questão da liderança do governo”.

Sobre o papel do líder do governo, Porfírio destacou que é de suma importância dentro do contexto da administração municipal: “É um ciclo e eu sou muito crítico aos cargos vitalícios. Eu topei ser líder do governo para ajudar a cidade e contribuir com o crescimento. Acredito no governo de Augusto, mas, chega um momento em que é preciso fazer uma reflexão da caminhada no ano que vem”.

Porfírio disse que tem um grande compromisso com o PT e com as eleições estaduais de 2022.

O Pauta Blog quis saber se algum desgaste entre o vereador e a gestão pública municipal teria motivado a decisão, mas ele negou: “É preciso avaliar as tarefas porque eu não gosto de fazer nada mal feito. Quando eu topei ser líder do governo, eu topei para ser o porta-voz do prefeito na Câmara e a linha de articulação do prefeito na Câmara. Nós precisamos definir os papéis direitinho para ver se não prejudica a articulação política do governo”.

Manoel Porfírio fez questão de ressaltar que o compromisso com o PT exige dedicação total da parte dele em 2022: “Minha preocupação é o canal de diálogo com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Neste ano, nós já estamos chegando na marca de R$ 2,5 milhões para Itabuna”.

O vereador ressaltou que a decisão sobre a saída ainda será tomada, mas elogiou o prefeito de Itabuna: “O governo Augusto Castro tem pontos positivos até demais. Se comparar o governo atual com o governo anterior no mesmo período, nós veremos que a balança desequilibra. A articulação política é visceral porque você recebe os ataques dos adversários naturais, que são aqueles que perderam as eleições”.

A entrevista foi concedida no gabinete do vereador e por lá estavam com ele: Tainã da Silva, Angelica Borges e Tainara Santos, todas lideranças do Condomínio Pedro Fontes 1.

Lançamento da pré-candidatura ocorreu em Brasília nesta quarta-feira

Leia em: < 1 minuto

Nesta 4ª feira (8.dezembro), a senadora Simone Tebet foi oficializada como pré-candidata à Presidência da República pelo partido MDB. O ato de lançamento da pré-candidatura aconteceu na capital federal e contou com a participação do presidente nacional da sigla, o deputado federal Baleia Rossi.

A senadora, eleita em 2014 para o cargo, ocupa uma cadeira na Câmara Federal pela primeira vez. Agora, pretende concorrer à Presidência com a proposta de ser uma terceira via entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Bolsonaro (PL).

Simone Tebet já foi deputada estadual, vice-governadora do Mato Grosso do Sul e prefeita da cidade de Três Lagoas, também no MS.

//

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da Sudec, Superintendência de Defesa Civil do Estado, aos municípios do extremo sul atingidos pelos temporais.

O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, neste sábado (8.dezembro), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.

Leia em: < 1 minuto

O vereador Cosme Resolve (PMN) está participando da sessão ordinária na Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira (8.dezembro). Muito se especulou sobre a presença ou não do edil já que, na última segunda-feira (6.dezembro), ele se envolveu em um acidente de trânsito no Bairro de Fátima.

Ontem (7.dezembro), o partido PMN emitiu uma nota falando que tudo não passou de um fato isolado que não reflete a conduta do vereador dentro da Casa Legislativa. Reforçando essa hipótese, o político está cumprindo a agenda política normalmente hoje quando fez questão de participar das discussões na Câmara.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS FOTOS ⤵️

//

Prefeito de Ilhéus Marão e o senador Otto Alencar

Leia em: 2 minutos

A pedido do prefeito Marão, parlamentares que integram a bancada do PSD estão votando a favor da Proposta de Emenda à Constituição nº 010/2021 (PEC 10/21), que visa manter incentivos e benefícios tributários para empresas de tecnologia da informação e de comunicação. Atento à importância da aprovação do documento, Marão mobilizou o senador Otto Alencar e o deputado federal Paulo Magalhães para ampliar apoio ao texto, que precisa ser votado no Senado ainda neste ano.

Conforme o prefeito de Ilhéus, a PEC é de importância incontestável para fortalecer e expandir a atuação das empresas sediadas no Polo de Informática do município.

“Com o apoio do nosso senador Otto, do nosso deputado Paulo Magalhães e de parlamentares que aqui foram votados vamos garantir a aprovação da PEC, que representa um passo fundamental para o processo de retomada do crescimento econômico de Ilhéus. Então, todo esse trabalho será somado às medidas que estabelecemos para atrair um número cada vez maior de negócios. Isso gera emprego, renda e eu não tenho dúvida de quem ganha é o nosso povo”, destacou Marão.

O prefeito já sancionou a Lei nº 4.090/2020, que concede incentivos fiscais e econômicos a empreendimentos industriais, centros de distribuição e unidades de logística, de produtos ou serviços que venham a se instalar ou já instalados na cidade. Também foi sancionada a Lei 4.097/2020, responsável por estabelecer a Política de Incentivo e Apoio à Inovação, com foco no fomento ao desenvolvimento tecnológico.

A aprovação da PEC restabelece o equilíbrio que existe há 30 anos entre a lei de informática de Manaus e a lei de informática dos demais estados do país. Com isso, as empresas do ramo de informática e tecnologia sediadas em Ilhéus poderão ampliar a sua atuação e assegurar a pujança do setor, que gera retorno positivo aos cofres públicos, com a arrecadação de impostos e demais receitas.

Leia em: 2 minutos

O Projeto de Lei nº 119/2021 de autoria do Presidente da Câmara de vereadores Jerbson Moraes (PSD), que institui o Programa de Incentivo a Contratação de Mulheres em situação de violência doméstica no Município de Ilhéus, foi aprovado em Sessão Extraordinária nesta 4ª feira (8.dezembro), na Câmara Municipal de Ilhéus.

Segundo o vereador, autor do projeto, o objetivo é estimular a contratação de mulheres em situação de violência doméstica, objetivando apoiar a autonomia financeira, por meio de sua inserção no mercado de trabalho. “O programa consiste em mobilizar as empresas e estabelecimentos comerciais, localizados no Município de Ilhéus, a disponibilizarem vagas de emprego com prioridade a essas vítimas de violência doméstica e familiar, por meio da criação do “banco de empregos”, onde as empresas interessadas em participar do programa farão cadastro junto ao Poder Executivo Municipal”, explicou o edil.

A assistência especificada nesta Lei se restringe às mulheres domiciliadas no Município de Ilhéus, na Bahia. Uma das exigências é que o Poder Executivo disponha de departamento específico para o acolhimento das mulheres beneficiadas por esta Lei, cadastro e direcionamento para as empresas previamente cadastradas no programa.

Jerbson explicou que a violência contra a mulher existe em diversas formas – desde assédio moral até homicídio – que se manifesta contra ela simplesmente pelo fato de ser mulher. É uma forma de violência de gênero e esse crime é a maior maneira de violar os direitos humanos da mulher, sua integridade física, psicológica e moral. “Importante frisar, que na maioria das vezes, a violência aqui tratada não é realizada em público – como acontece com os homens, que agem de maneira violenta entre si publicamente, mas sim em âmbito privado. E é uma realidade na nossa cidade”, justificou o parlamentar.

Pesquisas comprovam que grande parte das mulheres vítimas de violência doméstica não procuram ajuda, e as que conseguem romper essa barreira, desistem da ação. Sendo uma das principais razões, o medo de não conseguir sustentar a familia por conta própria, já que muitas vezes a mulher depende economicamente do agressor, inclusive no sustento dos seus filhos. Para interromper esse ciclo vicioso é importante reconhecer que essas mulheres estão em situação de vulnerabilidade fumaceira, sendo necessário que as deem empoderamento por meio da oportunidade do emprego com encaminhamento prioritário, que deverá ocorrer com extrema discrição para que essas mulheres nao cheguem no local de trabalho rotuladas.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna publica ontem (7.dezembro), o Decreto nº 14.755, do dia 2 deste mês, definindo que a partir de agora exigirá autorização prévia de no mínimo dez dias para a liberação de shows musicais e espetáculos no território do município. O pedido de autorização deve ser apresentado à Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda pelas empresas, individual ou pessoa física, promotora de tais eventos em espaços de uso comum ou privado, que deverão obedecer às normas.

O requerimento deve ser entregue no Protocolo Geral do Centro Administrativo, com os seguintes documentos: ofício com informações sobre o espetáculo, com data, horário de início e término, local, estimativa de público, preço do ingresso e a relação das atrações, com respectivos horários de apresentações. Além disso, cópia do contrato social ou última alteração contratual.

Ainda, comprovantes de licenciamentos do 15º  Batalhão e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Civil, CREA, Samu-192, Vara da Infância e Juventude, Settran e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da  Vigilância Sanitária e liberação do espaço onde será o evento e do posto de saúde. Por último, fotocópia do comunicado à Polícia Federal.

Também será exigida a instalação de  equipamento sanitário (um para cada grupo de 400 pessoas, sinalização interna, destinada à orientação e à circulação e as saídas de emergência. Quando da divulgação  do espetáculo ou show musical, deverão ser observados: carros de som autorizados pela Sicer, não sendo permitida a utilização de papel picado, big-door, cartazes, ou outro recurso que prejudique a limpeza e estéticas das vias e, quando se utilizar carretas, será igualmente obrigatória autorização prévia.

Fica estipulada a multa de 60 Unidade Fiscal Municipal (UFM), convertida em favor do Fundo Municipal do Desenvolvimento do Turismo para as hipóteses de descumprimento das disposições do Decreto. “É de inteira  responsabilidade da empresa, firma individual ou pessoa física que esteja promovendo o espetáculo ou show, o atendimento de todas as exigência mencionadas até a realização do evento”, diz decreto.

Settran publica calendário de vistoria veicular no próximo ano em Itabuna // Foto de Arquivo

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito divulgou no Diário Oficial eletrônico de hoje, dia 8, o Calendário Anual de Vistoria Veicular para diversas categorias de prestadores de serviço nesse ramo de atividade na cidade de Itabuna. O calendário engloba modalidades que operam com o Serviço Autônomo de Transporte de Passageiros para o exercício de 2022: Táxi, Mototáxi, Motofrete, Escolares, Transporte Coletivo e Carro de Som.

A primeira inspeção ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, tendo como primeiro segmento os ônibus do transporte coletivo de passageiros. No mesmo mês, ainda haverá inspeção para veículos do transporte escolar, dividido em duas etapas: curso (14/02) e vistoria (21, 22 e 23/02).

É importante lembrar que os cursos de capacitação e as vistorias serão realizadas na sede do Settran nos departamentos de Educação para o Trânsito e de Transportes, respectivamente, com exceção para a categoria do transporte coletivo urbano, que ocorrerá na garagem da empresa concessionária no Bairro São Caetano.

Nos meses de março e abril haverá vistoria para os táxis. Em maio será a vez da vistoria dos carros de som. O cronograma prevê vistoria veicular também para os mototáxis nos meses de maio e junho. Já a categoria de motofrete será vistoriada em junho e julho.

De acordo com Portaria nº 11/2021, os permissionários ou condutores que se ausentarem da Inspeção Anual ou do Curso de Educação para o Trânsito sofrerão penalidades legais previstas para  situações específicas de cada modalidade de serviço veicular.

//

Leia em: 2 minutos

Os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia emitiram parecer ontem (7.dezembro), pela rejeição das contas de governo e de gestão da Prefeitura de Canudos, da responsabilidade do ex-prefeito Genário Rabelo de Alcântara Neto, relativas ao exercício de 2020.

As contas foram consideradas irregulares diante do desequilíbrio fiscal apurado no último ano do mandato, vez que os recursos deixados em caixa – R$2.213.394,67 – não foram insuficientes para os pagamentos das obrigações de curto prazo no montante de R$3.800.427,69, em descumprimento ao estabelecido pelo artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela mesma razão o relator determinou que seja feita formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor.

Após a apresentação do voto, com parecer sugerindo a rejeição das contas pela Câmara de Vereadores, o conselheiro Raimundo Moreira apresentou uma Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo uma punição de multa ao gestor no valor de R$5 mil pelas demais irregularidades apuradas durante a análise do relatório das contas – que foi aprovada pelo plenário.

É importante ressaltar que, nos pareceres elaborados pelos conselheiros relatores, para apreciação das contas dos prefeitos municipais, a partir deste ano, serão discriminadas as “contas de governo” e “contas de gestão” – que serão julgadas pelas câmaras municipais, com auxílio dos tribunais de contas competentes, cujo parecer prévio somente deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos vereadores. Isto é o que foi determinado como tese jurídica de repercussão geral pelo Supremo Tribunal Federal, quando de julgamento de Recurso Extraordinário sobre a matéria. Cabe recurso da decisão e o número do processo é 09825e21.

//

Leia em: 2 minutos

O município de Ubaitaba foi obrigado pela Justiça a providenciar um local adequado para o funcionamento de escolinhas de futebol que se dedicam ao atendimento de aproximadamente 260 crianças e adolescentes carentes na cidade. A decisão, da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça, atende a pedidos apresentados pelo Ministério Público estadual e deve ser cumprida nos próximos 30 dias.

Ela determina que o espaço viabilizado pelo município tenha campo de futebol, vestiários, banheiros, sala para reuniões e seja de fácil acesso, de forma que as escolinhas possam ser instaladas, inclusive de futebol feminino, e que as crianças possam dar continuidade à prática das atividades desenvolvidas no Estádio Municipal Everaldo Silva Melo, que está em processo de demolição.

A decisão da Segunda Câmara reforma sentença proferida pelo juízo da Comarca, que havia deferido parcialmente os pedidos apresentados em ação civil pública ajuizada pelo MP para assegurar o funcionamento do único estádio de futebol da cidade.

A decisão de primeiro grau já havia determinado ao município que informasse sobre existência de ato legislativo que autorizasse a demolição, apresentasse plano de apoio às escolinhas que funcionavam no estádio e disponibilizasse informações sobre o imóvel. O MP, preocupado com a demolição, interpôs o recurso que agora deverá garantir a disponibilização de local para funcionamento das escolinhas.

Segundo o promotor de justiça Allan Santos Góis, Ubaitaba chegou a ser oficiado pela Promotoria de Justiça para prestar informações sobre o processo de demolição, mas respondeu de forma evasiva, no sentido de que ainda iria ocorrer a licitação para construção de um novo estádio, com verba e de responsabilidade da administração estadual, mas sem relato de alternativa de apoio para a continuidade das atividades esportivas voluntárias enquanto não finalizada a obra do novo estádio.

O promotor destaca também que o município não apresentou documentos, sequer a planta, que comprovassem a existência de supostos problemas estruturais do equipamento que inviabilizariam a recuperação do estádio. “Admite, entretanto, que o estádio se localiza em área privilegiada, a qual pretende utilizar para expandir a zona de comércio da cidade, ou seja, os munícipes perderão este equipamento tão importante para a prática de esportes na comunidade”, afirmou Allan Góis, frisando que o município quer demolir o estádio para vender lotes do terreno a particulares, com o objetivo de ampliar a zona comercial da cidade.

Ele complementa que, apesar de solicitadas pelo MP via ofício, o município não apresentou informações sobre soluções alternativas para a continuidade das atividades esportivas comunitárias e não deu previsão de quando ocorreria a construção de novo estádio.

Notícias mais lidas

Outros assuntos