O Pauta Blog conversou com o vereador e líder do governo Augusto Castro na Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), nesta quarta-feira (8.dezembro). Durante a conversa, o político falou sobre a possibilidade de sair do cargo de liderança a partir do próximo ano para priorizar as eleições estaduais e dar o suporte necessário ao partido ao qual pertence.
Questionado sobre o que teria motivado a possível saída, o edil deixou claro que esse é um momento de avaliação do que foi feito durante o ano: “Todo final de ano, é preciso fazer uma avaliação. O prefeito Augusto Castro vai fazer uma avaliação e eu aconselho aos meus amigos vereadores, também, fazer uma avaliação do ano. Eu quero conversar com o prefeito para avaliar essa questão da liderança do governo”.
Sobre o papel do líder do governo, Porfírio destacou que é de suma importância dentro do contexto da administração municipal: “É um ciclo e eu sou muito crítico aos cargos vitalícios. Eu topei ser líder do governo para ajudar a cidade e contribuir com o crescimento. Acredito no governo de Augusto, mas, chega um momento em que é preciso fazer uma reflexão da caminhada no ano que vem”.
Porfírio disse que tem um grande compromisso com o PT e com as eleições estaduais de 2022.
O Pauta Blog quis saber se algum desgaste entre o vereador e a gestão pública municipal teria motivado a decisão, mas ele negou: “É preciso avaliar as tarefas porque eu não gosto de fazer nada mal feito. Quando eu topei ser líder do governo, eu topei para ser o porta-voz do prefeito na Câmara e a linha de articulação do prefeito na Câmara. Nós precisamos definir os papéis direitinho para ver se não prejudica a articulação política do governo”.
Manoel Porfírio fez questão de ressaltar que o compromisso com o PT exige dedicação total da parte dele em 2022: “Minha preocupação é o canal de diálogo com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Neste ano, nós já estamos chegando na marca de R$ 2,5 milhões para Itabuna”.
O vereador ressaltou que a decisão sobre a saída ainda será tomada, mas elogiou o prefeito de Itabuna: “O governo Augusto Castro tem pontos positivos até demais. Se comparar o governo atual com o governo anterior no mesmo período, nós veremos que a balança desequilibra. A articulação política é visceral porque você recebe os ataques dos adversários naturais, que são aqueles que perderam as eleições”.
A entrevista foi concedida no gabinete do vereador e por lá estavam com ele: Tainã da Silva, Angelica Borges e Tainara Santos, todas lideranças do Condomínio Pedro Fontes 1.