Otto enaltece a vida simples e região onde nasceu

Leia em: < 1 minuto

O senador Otto Alencar (PSD) está visitando a Chapada Diamantina, onde posou ao lado do prefeito de Lajedinho, Antônio Mário (PSD). Otto é natural do município de Ruy Barbosa, também localizada na região da Chapada.

Otto enalteceu o estilo de vida simples e o prazer de estar no campo: “Em Lajedinho, ao lado da minha esposa Márcia, do prefeito Antônio Mário e de seus filhos Tiago e Diego, vendo a minha Chapada amada e querida, desfrutando do que mais amo: os prazeres simples da vida, a lida no campo, os bons amigos, sem os artifícios do poder que produz vaidade, capricho e arrogância. Salve a Chapada Diamantina. Viva o cidadão comum”.

Aproveitando o momento de folga e, ao mesmo tempo, voltando às origens, o senador continua traçando estratégias para 2022. Ao demonstrar apego à região onde nasceu e foi criado, o médico quer dizer à população que não virou as costas para o local onde aprendeu os grandes valores da vida. 

Ao incentivar Moro, Pimentel afirma que apostou em Bolsonaro, mas ele não cumpriu as promessas de campanha

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações do site Política Livre, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL) está incentivando o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, a ser candidato à Presidência da República em 2022.

Segundo Pimentel, é desejo de muitos políticos que Moro saia candidato no próximo ano: “Estamos conversando muito sobre isso. Tenho dito a ele que eu e muitos outros políticos estamos dispostos e esperançosos de tê-lo como candidato. Mas seguimos aguardando sua resposta positiva que deve ser apresentada em novembro”.

Ainda em entrevista ao site, a deputada fez comparações entre Moro e Bolsonaro: “Em 2018, elegemos Bolsonaro, que prometeu desenvolvimento, união, políticas sociais, mas que entregou caos, inflação e muitas mentiras. Moro foi um ícone das eleições de 2018 e merece a oportunidade de provar isso nas urnas em 2022”.

Aguardemos o desenrolar desta novela.

Weube Febrônio conseguiu caixa d’água através de parceria com deputado estadual

Leia em: < 1 minuto

O ex-vice-prefeito de Baianópolis, Weube Febrônio (PP), conseguiu melhorias para a Comunidade de Queimado. Na tarde de ontem (10.outubro), o jovem político postou um vídeo nas redes sociais para agradecer a parceria com o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) que proporcionou à população local a entrega de uma caixa d’água.

Weube esteve na Comunidade para registrar que o aparelho já está funcionando e, assim, os moradores já estão sendo beneficiados pela intervenção dele junto ao deputado e à Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia).

O constante desabastecimento de água era motivo de preocupação para a comunidade, principalmente durante o verão. Segundo Weube, essa é a realização do sonho de muitas pessoas há muitos anos: “É um empenho que sempre farei em busca de realizar o sonho de muitos moradores que, há tempos, só tinham promessas”.

Serviço da torre já está na fase final

Leia em: < 1 minuto

Nesta 2ª feira (11.outubro), a Rádio Difusora AM 640 anunciou que vai ficar fora do ar pelos próximos três dias. A interrupção temporária no sinal se deve ao término do serviço da torre.

Ainda segundo a emissora, o serviço está na fase final e, em breve, será concluído com sucesso. Os profissionais envolvidos no trabalho estão empenhados para que a situação seja normalizada o mais rápido possível.

Mandetta e Moro: Terceira via tem atraído muitas possibilidades, mas nada oficial até agora

Leia em: < 1 minuto

O ex-ministro da saúde durante o início do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que acredita que uma aliança com o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, seja uma possibilidade para as eleições de 2022.

Mandetta ao participar da Convenção Nacional do DEM, em Brasília, e que oficializou a fusão entre o DEM e o PSL, criando o novo partido União Brasil. Na ocasião, o médico afirmou ao Congresso em Foco: “O Moro é uma figura muito importante para as eleições do próximo ano e para o Brasil. Estamos conversando, mas primeiro ele precisa se filiar a um partido para sentar à mesa conosco”.

Muito tem se falado sobre a chamada terceira via, que seria um caminho para fugir da polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Bolsonaro (sem partido). Vários nomes têm sido cogitados pelos partidos de oposição, mas, até agora, nenhum deles se lançou, oficialmente, como pré-candidato à Presidência da República.

Apreensão foi realizada durante uma fiscalização de bloqueio na 116

Leia em: < 1 minuto

Na madrugada desta 2ª feira (11.outubro), policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar apreenderam um carregamento de 130kg de maconha na BR-116, trecho da comunidade de Levada, zona rural de Serrinha. Na ação, quatro homens foram presos em flagrante.

De acordo com a polícia, o entorpecente estava dividido em 143 tabletes e era transportado em dois veículos, que furaram o bloqueio policial para fugir. Em seguida, houve perseguição e os suspeitos foram alcançados pelas guarnições.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Serrinha, onde seguem à disposição da justiça.

Leia em: 2 minutos

Cento e setenta e um bombeiros militares, sete brigadistas voluntários, 10 aeronaves modelo air tractor, um helicóptero do Graer/PMBA e um drone fazem parte da estrutura empregada para o combate aos incêndios florestais na Bahia.

Eles estão divididos nas bases Oeste, Chapada Diamantina e Norte, onde realizam os combates de forma direta. O trabalho inclui monitoramento aéreo e lançamento de água feito pelos aviões.

Barreiras: Na localidade de Serra Talhada, a guarnição está atuando no foco principal resfriando e diminuindo a intensidade das chamas. Duas aeronaves dão apoio no combate.

Riachão das Neves: Os bombeiros estão realizando o combate direto às chamas. Aviões dão apoio e realizam o monitoramento aéreo.

Barra: Na comunidade do Igarité, os bombeiros atuam com o combate direto aos focos. Aeronaves dão apoio com o monitoramento aéreo da área atingida e a identificação de possíveis novos focos.

Ibotirama: A guarnição realiza o combate direto na comunidade de Barreiro. Aviões continuam dando o apoio aéreo.

Paratinga: Na localidade Barreiro de Rosa/Agreste, o combate direto continua, assim como a confecção de aceiros.

Correntina: Bombeiros e brigadistas locais conseguiram evitar que as chamas atingissem residências. O combate direto continua também em outros focos na região.

Cotegipe: A guarnição está realizando o rescaldo e monitoramento.

Buritirama: No povoado Cabeça de Vaca, os bombeiros continuam com o combate indireto e aumentando a extensão dos aceiros confeccionados.

Barreiras: O combate continua de forma direta na localidade da Cachoeira do Redondo.

Santa Maria da Vitória: Os bombeiros realizam o combate de forma direta.

Macaúbas: Os combates ocorrem em Macaúbas, Boquira e Paratinga.

Itaguaçu da Bahia: A equipe realiza o combate direto, mas a região possui extensa vegetação nativa, o que dificulta o acesso.

Iraquara: Após monitoramento, não foram identificados novos pontos de calor.

Andaraí: Na região do Assentamento Mata Verde, o combate direto continua, aliado à confecção de aceiros, em uma área muito extensa.

Livramento de Nossa Senhora: O combate continua. Os bombeiros que estão em solo orientam os pilotos das aeronaves no combate e monitoramento aéreo. A região é muito íngreme e a vegetação alta. Helicóptero do Graer/PMBA também está dando apoio ao combate.

Iramaia: Bombeiros com o apoio de brigadistas voluntários estão realizando o combate direto às chamas.

Campo Alegre de Lourdes: Os bombeiros permanecem no combate direto, enquanto drone realiza o monitoramento aéreo.

📷 Fotos de Divulgação/CBMBA

O homem foi levado pelo Corpo de Bombeiros

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (11.outubro), um jovem se jogou no Rio Cachoeira, nas proximidades da Ponte do Marabá. Rapidamente, curiosos se aglomeraram no local para ver o que tinha acontecido.

Uma guarnição da Polícia Militar foi até lá para averiguar a situação e o 4°GBM (4° Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna) foi acionado para ajudar o jovem a sair da água. Segundo algumas testemunhas que estavam no local, o jovem tem transtornos psiquiátricos e conversa sozinho.

Após a chegada dos bombeiros, ele foi retirado da água em segurança.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.
Leia em: 2 minutos

Na próxima 3ª feira (12.outubro), feriado nacional, não haverá sessão na Câmara Municipal de Ilhéus. Na quarta (13), os vereadores deixarão o plenário Gilberto Fialho, no Palácio Teodolindo Ferreira, e irão até o distrito de Inema, onde ocorrerá a primeira Sessão Itinerante do ano, reunindo as comunidades de Inema, Pimenteira e adjacências. De acordo com a agenda divulgada, na quarta, pela manhã, os vereadores se reunirão com lideranças destas comunidades e, às 14 horas, acontece a sessão na praça principal de Inema. A Câmara vai disponibilizar transporte de ida e volta para que a população de Pimenteira possa participar do evento.

É um instrumento voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade. A escolha da primeira sessão itinerante em Inema, de acordo com Jerbson Moraes (PSD), tem uma simbologia muito forte. “É uma das localidades mais distantes da sede municipal, cerca de 100 quilômetros afastado do centro político e decisório do município”. A Sessão Itinerante será realizada em bairros, distritos e povoados de Ilhéus até dezembro de 2022, quando será concluída a gestão da atual Mesa Diretora.

A Sessão Itinerante é uma iniciativa do presidente da Câmara, Jerbson Moraes, autor da proposta.

“O que queremos é manter esse contato mais direto com a população. Mas não apenas a urbana. A rural, também”, assegura o presidente da Câmara. A ideia é abrir uma perspectiva de um trabalho conjunto a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o município. Além disso, a iniciativa vai propiciar o vereador a conhecer mais de perto a comunidade, suas reações e opiniões. Observar as aspirações populares e funcionar como interlocutor junto a administração municipal é outro ponto destacado pelo presidente do legislativo ilheense.

Autoridades políticas de Ilhéus, Itabuna, Coaraci e Itajuípe – estas três últimas, sedes municipais mais próximas a estas comunidades – foram convidadas a participar dos debates. A Sessão Itinerante será transmitida ao vivo pela TV Câmara, através das redes sociais do Poder Legislativo.

//

Leia em: 2 minutos

A agricultura familiar recebeu mais 173 mil mudas da Biofábrica da Bahia, no mês de setembro. A distribuição no período alcançou 12 municípios, por meio da parceria entre o instituto e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Foram contempladas associações de Alcobaça, Aurelino Leal, Cabeceiras do Paraguaçu, Camacan, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Jussari, Jaguaquara, Laje, Mutuípe, Santa Luzia e Valença.

Para João do Carmo, membro da Associação dos Pequenos Produtores do Bom Jardim, em Jaguaquara, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, a parceria trará bons frutos: “Ela é muito importante, porque são mudas de alta produtividade, de boa qualidade e eu tenho experiência própria com as mudas da Biofábrica, porque eu já tenho produzido e são muito boas, então, a importância é muito grande para os agricultores adquirirem essas mudas da Biofábrica. Eu já estou colhendo os frutos, estou fazendo cacau fino e vendendo a preços muito bons”.

“Agradecemos ao governo do estado e ao governador Rui pela parceria e a toda a equipe da Biofábrica e da SDR, que estão fazendo com que nosso país fique cada dia melhor”, destaca Jurandir Araújo, diretor de Meio Ambiente de Jaguaquara, onde 20 mil mudas foram distribuídas para agricultores de duas associações.

“Estamos nos dedicando para contribuir ao máximo com o fomento ao rural baiano, seguindo as diretrizes dadas pelo governo do estado, por meio da SDR e do secretário Josias Gomes. Por isso, ficam cada vez mais evidentes os frutos colhidos dessa parceria, que revoluciona nosso estado ano após ano”, define Jackson Moreira, diretor-presidente da Biofábrica da Bahia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos