//

Leia em: 2 minutos

Após protocolar denúncia contra o secretário de Saúde, Marcelo Brito, na tarde desta quarta (15), na Polícia Federal, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Torres (Foto), do PSD, anunciou que está sendo viabilizada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades financeiras na área de saúde. A iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT) e o processo está na fase de coleta de assinaturas.

“Estivemos na Polícia Federal, junto com uma comissão de vereadores, e o delegado Fábio Marques acatou a nossa denúncia e prometeu apurar”, contou Fernando Torres, na sessão desta 5ª feira (16.setembro). Na PF, foram apresentadas notas fiscais que comprovam que a empresa GSM, supostamente pertencente ao secretário Marcelo Brito, recebeu dinheiro da pasta durante dois meses por serviços prestados.

De acordo com o presidente, a referida empresa, que segundo ele tem sede no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), prestou serviços de consultoria para a UPA da Queimadinha por R$400 mil, quando o preço de mercado fica em torno de R$20 mil. “É um absurdo e parece que houve mais notas fiscais”, disse Torres, comparando a situação ao caso da prefeitura de Guarujá (SP), onde o prefeito Valter Suman foi preso.

“É uma nova forma de roubar, as UPAs precisam é de médicos, enfermeiros e remédios”, destacou Fernando Torres, ressaltando que, por meio da CPI, será pedida a prisão dos envolvidos. Ele criticou a justificativa de Marcelo Brito de que não era secretário quando ocorreu a prestação dos serviços. “É o rato tomando conta do queijo”, pontuou, lembrando que trata-se de recursos federais.

Acompanharam o presidente Fernando Torres na ida à Polícia Federal os vereadores Luiz da Feira (PROS), Eremita Mota (PSDB) e Paulão do Caldeirão (PSL). Eles também irão protocolar queixa no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas do Município (TCM).

//

Prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e o governador Rui Costa (PT)

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhou o governador Rui Costa (PT) na visita a Camacan hoje (16.setembro), quando foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma do Ginásio de Esportes e do Colégio Polivalente, além de entregue uma quadra e assinados convênios da agricultura familiar.

Durante o encontro com Rui Costa, Augusto destacou obras importantes do Governo do Estado. O prefeito citou a construção de um Complexo Educacional que vai atender aos alunos das zonas sul e sudeste da cidade, a reforma da Vila Olímpica, a implantação do Campo de Futebol Amador e a requalificação da Avenida Manoel Chaves. “São projetos importantes na educação, esporte e infraestrutura que trazem benefícios para toda a população”, disse o prefeito.

Castro voltou a tratar com o Chefe do Executivo estadual sobre a instalação de um Polo de Logística em Itabuna, com o intuito de atrair empresas que vão se instalar na região, em função da implantação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

“A Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado estão empenhados em fomentar nossa economia, gerando emprego e renda para a nossa gente. Com o novo complexo logístico, várias empresas virão para o Sul da Bahia. Por isso, estamos dotando a cidade das condições necessárias para abrigar essas empresas e dar um salto de desenvolvimento”, afirmou Augusto.

Ele citou também ações na saúde, como a aquisição de equipamentos para o Hospital de Base. “O Governo do Estado tem dado uma contribuição importante ao nosso projeto de construir uma cidade moderna, que ofereça oportunidades e qualidade de vida para a população”, ressaltou.

Presidente Jerbson Moraes confessa que Marão não queria se candidatar, mas mudou de ideia depois dos resultados de pesquisas

Leia em: 2 minutos

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), afirmou, em entrevista ao Sem H Podcast, que foi a primeira pessoa a convencer o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), a entrar na vida pública e se candidatar a gestor municipal.

Ao narrar sua trajetória política até a filiação ao PSD, Moraes relatou que foi depois de entrar no partido que passou a ter uma relação mais próxima do atual prefeito ilheense. Ele afirma que aconselhou Marão a se candidatar, justamente, por ser uma figura nova e agradável a todos na época. Primeiramente, o médico negou a hipótese, mas passou a considerá-la quando saiu o resultado da primeira pesquisa que apontava que o índice de rejeição dele era muito pequeno.

Depois de sucessivas pesquisas e muitos conselhos, Marão aceitou se candidatar: “Podemos dizer que, claro, eu fui o primeiro a ir conversando com ele. Quando as pessoas começaram a enxergar isso, também começaram a falar, mas ele (Marão) sabe que eu fui o primeiro que chegou para ele, lá atrás, e disse: Ó, tem que ser você pra gente reverter isso aí. Tem que ser você!”.

O presidente também falou sobre a continuidade da parceria com o prefeito desde quando ele foi eleito pela primeira vez. Ele chegou, inclusive, a assumir a Secretaria de Meio Ambiente durante a crise do surgimento das manchas de óleo no litoral. Jerbson reconheceu que o amadurecimento do governo municipal foi primordial para reeleição do prefeito e chegada dele até a Presidência da Câmara.

ASSISTA O PODCAST COMLPETO ⬇️

Você votaria no Comandante Manfredo?

Leia em: < 1 minuto

Justamente! Foi só o tenente-coronel Manfredo Santana, comandante do 4°GBM (4° Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna), demonstrar uma boa gestão à frente da instituição que, logo, surgiram os “olheiros partidários” para convidá-lo a lançar uma pré-candidatura a deputado federal em 2022.

Manfredo vem se destacando pelas principais ações: conseguiu a reforma do quartel; a imagem do 4º GBM vem sendo muito bem avaliada pela população; 150% de crescimento na rede de hidrantes de Itabuna; luta para instalar novos hidrantes em 26 municípios (onde é responsável), além de inaugurar uma quadra de areia multiuso com o objetivo de aproximar a corporação da comunidade.

De fato, esta movimentação despertou o desejo de algumas siglas que (já) tentaram até sentar com o comandante para dialogar. Porém, de concreto, até o momento, segundo fontes atestam, é que Manfredo foi sondado por três siglas partidárias (PMN, PSD e PDT), mas tudo não passou de uma “pesquisa” dos articuladores.

Uma pessoa que conhece a alma e as profundezas da política grapiúna disse que Manfredo foi convidado pelos candidatos a prefeitos em 2020 a compor a chapa como vice. Foram eles: Capitão Azevedo (PL), Isaac Nery (na época, no Avante) e por Dr. Mangabeira (PDT).

Em um cenário hipotético, ele iria concorrer com candidatos locais e declarados como Enderson Guinho (DEM) e Isaac Nery (Republicanos).

Fica a “deixa” de novo nome ventilado para 2022.

O Bonitão está disposto a romper parcerias e ser candidato a Governador do Estado?

Leia em: 2 minutos

O @pauta.blog.br realizou uma #enquete aqui no Instagram para sondar a opinião dos seguidores sobre a possível candidatura do vice-governador, João Leão (PP), ao Governo do Estado em 2022.

A #enquete continha a frase dita por Leão na última semana e que repercutiu bastante no meio político: “João Leão vai ser governador da Bahia e quero ganhar no 1º turno”. Acontece que 85% dos seguidores disse que não votaria no “Bonitão” e 15% afirmou que daria uma chance para ele.

As declarações do vice-governador têm deixado no ar um desconforto entre a base aliada. Isso porque o grupo ao qual Leão faz parte tem apoiado Rui Costa (PT) há anos e o senador Jacques Wagner (PT) é a primeira opção da coligação para ser candidato a governador em 2022. No entanto, ele vem dizendo que já apoiou muitos candidatos e chegou a vez de ocupar o Palácio de Ondina.

João Leão, também conhecido como “Bonitão” iniciou a carreira política como prefeito de Lauro de Freitas de 1989 a 1992. Foi deputado federal pela Bahia por 5 mandatos e é vice-governador desde o primeiro mandato de Rui.

Leia em: 4 minutos

Funcionários do trade turístico que moram distante do local de trabalho começam a ser demitidos por falta de transporte público para levá-los de volta para casa, especialmente no turno da noite. Desempregados não conseguem se deslocar para a região central da cidade durante o dia em busca de novas oportunidades de emprego. Estudantes da rede estadual que já deveriam ter retornado às aulas presenciais estão sem frequentar as escolas por que o término das atividades não coincide com a escala de horários estabelecida pelas empresas. Moradores da zona rural chegam a pagar aos finais de semana 200 reais de frete em carros particulares para escoar a sua produção agrícola para a cidade.

“A gente perdeu até o direito de ficar doente em determinados horários”, lamenta o cacique Bonisson Amaral Souza, líder tupinambá da aldeia Abaeté. O deficiente sistema de transporte público mexe com a economia da cidade e prejudica os usuários, especialmente os que moram mais distantes, que não têm muitas alternativas de transporte público. As queixas foram feitas hoje (16.setembro) durante mais uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara de Vereadores de Ilhéus, que contou com diversas representações populares.

SOLUÇÃO
Elas foram ao Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Legislativo, em busca de uma solução para a crise e dispostas a ouvir o que tinha a dizer o novo diretor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutrans), Valci Serpa. No entanto, o representante da Prefeitura não compareceu à audiência e nem justificou a ausência. “Se não houver uma solução urgente devemos romper o contrato com estas empresas e procurar novas parcerias que respeitem a legislação”, protestou o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB).

Uma das decisões tomadas na Audiência é a realização de um manifesto público pelas ruas de Ilhéus, no próximo dia 28, com a participação de mototaxistas, taxistas, trabalhadores, donos de vans e motoristas de aplicativos, exigindo do governo municipal uma solução para o problema. O local de concentração e o horário serão divulgados posteriormente. Há mais de 20 anos detentoras da concessão pública, as duas empresas que operam na cidade já vinham sofrendo críticas dos usuários. Com a pandemia e a necessidade de redução da frota nas ruas, o serviço piorou e nem a decisão da Prefeitura pelo retorno de 100 por cento da frota foi obedecida.

REGULAMENTAÇÃO
Durante a audiência também se discutiu a necessidade de regulamentar outros serviços já prestados à população, a exemplo do transporte alternativo. Hoje circulam pela cidade, cerca de 300 veículos particulares prestando o serviço de forma ilegal. Paralelamente, cerca de 1.500 motoboys também atuam prestando o serviço e os aplicativos, especialmente o Uber e o 99, reúnem aproximadamente 3 mil motoristas circulando nas ruas de Ilhéus. “É preciso tirar essas pessoas, muitas delas, da clandestinidade. E isso só faremos quando houver regulamentação e todos tiverem em condições de igualdade de atender e de competir no mercado”, destacou o presidente da comissão, vereador Augusto Cardoso, o Augustão (PT). “O momento é delicado e é preciso buscar o entendimento por que a população não pode ser prejudicada”, reforça o vereador Ivo Evangelista (Republicanos). A sessão contou ainda com a participação dos vereadores Baiano do Amendoim (PSDB) e Sérgio do Amparo (Podemos) que se posicionaram em defesa da luta da população.

A vereadora Enilda Mendonça (PT) lembra que nos próximos dias a situação tende a piorar. As escolas estaduais já retornaram às aulas presenciais e as da rede municipal passarão a ser híbridas a partir de segunda-feira. “Isso representa um crescimento significativo no fluxo de usuários do sistema”, assegura a parlamentar. Para Osman Nogueira, presidente da APPI/APLB, a situação também atingirá os trabalhadores da educação. “O que, de fato, não há, é vontade política para resolver a situação”, lamentou, acrescentando que o deslocamento dos trabalhadores para as escolas estará comprometido. “É preciso pontuar para não dizer depois que foi pego de surpresa”, completou.

Especialista em mobilidade, a professora Peola Paula Stein destaca que apesar das significativas mudanças estruturantes que a cidade vivenciou nos últimos anos, o funcionamento do sistema não foi repensado, ficou parado no tempo. “A prioridade do sistema deveria estar voltada para a população que está mais distante do centro, pois que está na área mais central conta com outras opções, a exemplo do taxi, motos, aplicativos e outras alternativas”, destacou. Há sete meses a Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara vem debatendo a crise no setor. Sem uma decisão prática da Prefeitura sobre a melhoria do serviço, o convite agora é sair do plenário da Câmara e ganhar as ruas para pedir uma solução para a crise.

Leia em: < 1 minuto

Em duas sessões ordinárias no mesmo dia, o Plenário da Câmara itabunense aprovou nessa quarta, 16/9, o projeto de lei concedendo revisão de 4,52% no vencimento básico pago a agentes comunitários e agentes de combate às endemias.

A decisão da Mesa Diretora de dispensar o intervalo semanal entre as sessões encurtou o trâmite regimental da matéria. A redação final seguiu no mesmo dia para sanção do prefeito.

Conforme o Executivo, autor do projeto, o índice da revisão será depositado na conta dos servidores em duas etapas: a primeira, no valor de 3%, será retroativa a janeiro de 2021; a restante, 1,52%, incidirá sobre o vencimento básico revisado a partir de janeiro de 2022.

O índice total da revisão apenas recompõe as perdas inflacionárias de 2020, ou seja, não representa ganho real para os servidores.

Em 2021, já é a segunda vez que os vereadores de Itabuna aprovam projetos beneficiando os dois cargos. Em março, a Câmara votou a atualização do vencimento básico dos agentes para igualá-lo ao piso nacional (R$ 1.500).

Leia em: < 1 minuto

Em reunião realizada ontem (15.setembro), os partido de oposição PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade debateram a campanha #ForaBolsonaro e a defesa da democracia. O encontro marcou a comemoração do Dia Internacional de Democracia, celebrado nesta data.

Durante a reunião dos presidentes e dirigentes nacionais das siglas foi aprovada a unificação das forças partidárias presentes em torno das mobilizações nacionais que serão realizadas nos dias 2/10 e 15/11. A data de 2 de outubro já havido sido aprovada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e irá marcar a primeira manifestação unificada dos partidos de oposição.

Além dos movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda, as mobilizações também serão ampliadas com a presença de governadores, artistas e personalidades de vários setores da sociedade brasileira.

Em edição do movimento Pela Bahia em Ilhéus, presidente nacional do Democratas ainda falou sobre as potencialidades da região Sul do estado // Fotos de Gilberto Jr

Leia em: 3 minutos

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta quinta-feira (16), em Ilhéus, que, no caso da segurança pública, está faltando para a Bahia um “governador que chame para si a responsabilidade”, ao comentar sobre os recentes casos de violência no estado, como a morte de dois policiais militares nesta semana. Em mais uma edição do movimento “Pela Bahia”, agora no Sul do estado, Neto disse que não vê o governador Rui Costa (PT) se posicionar sobre questões graves na área da segurança.

Em entrevista à imprensa local, o ex-prefeito de Salvador também falou sobre potencialidades para o desenvolvimento econômico da região Sul da Bahia, ao destacar a cultura cacaueira, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul, o polo de informática já existente e o turismo da Costa do Cacau. A agenda, que conta com a presença de lideranças locais, deputados estaduais e federais, terá eventos também em Itabuna, Uruçuca e Buerarema.

📷 Foto de Divulgação

“As pessoas estão cada vez mais assustadas, mais preocupadas, os bandidos ganhando terreno, os policiais demandando proteção, apoio, incentivo, estímulo. Fica aqui uma palavra minha: sem apoio aos policiais, sem dar toda condição para que a polícia faça o seu trabalho da maneira como tem que ser feito, agindo com investimentos, com inteligência, com ampliação do efetivo, nós não vamos conseguir enfrentar os problemas de segurança pública”, disse.

Para ele, quando acontecem coisas graves, não se vê o governador se pronunciar. “Ao contrário, quando tem alguma coisa que pode dar manchete, que pode dar holofote, ele fala, mas quando é um problema grave que tem que ser justificado a gente não vê ele lá. Aí coloca um secretário, um diretor”, criticou.

Caso seja governador da Bahia, Neto voltou a destacar que a questão da segurança pública vai ser tratada pessoalmente por ele. “Eu não vou deixar que o secretário A, que o secretário B trate do problema sem que tenha a minha participação direta. É o que está faltando no caso da segurança pública, de um governador que chame pra si a responsabilidade, que encare o problema e que trabalhe pessoalmente envolvido no combate aos criminosos, para botar para fora os bandidos da Bahia, e é o que tem que acontecer”, salientou.

REGIÃO SUL

ACM Neto destacou que é preciso ter um plano estratégico para a região Sul do estado, considerada por ele com grande potencial de crescimento econômico. Ele acredita que esse plano estratégico deve prever a possibilidade e a perspectiva de uma expansão industrial. Segundo ele, o polo de informática existente na região é gerador de muitos empregos, mas que no futuro pode se desenvolver para um ecossistema de tecnologia para o interior a partir de Ilhéus e da região.

“Tendo uma visão muito mais integrada, não olhando apenas para o lado do hardware, mas também trazendo as startups. A gente fez em Salvador um hub de tecnologia. Temos muitos jovens trabalhando nisso e eu acho que é um horizonte que a gente pode trazer aqui pra região, aproveitando a existência hoje do polo de informática”, afirmou.

ACM Neto pontuou que é preciso ter também um plano estratégico para o turismo. “Aí eu chamo a atenção não apenas para temas que estamos esperando há muito tempo, como muito prometidos e durante 16 anos e não concretizados. A gente sabe a importância por exemplo de um novo aeroporto para Ilhéus, que dê suporte a todo o desenvolvimento da região. Essa visão integrada, que não é apenas de Ilhéus, mas toda a nossa Costa do Cacau, nos remete a uma visão de futuro para falar do ecoturismo, o potencial que a região tem de trabalhar o seu patrimônio natural”, ressaltou.

Ele citou que a cultura cacaueira, que foi fundamental para o desenvolvimento do estado, sofreu um declínio, principalmente em função da vassoura de bruxa. “Hoje nós sabemos que com tecnologia, com suporte técnico, com apoio e qualificação a gente pode trazer novos horizontes”, afirmou.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Robenilson Sena Torres é especialista em Direito Público

Leia em: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) nomeou o advogado Robenilson Sena Torres, especialista em Direito Público, para o cargo de Ouvidor-Geral do Município. O Decreto de nomeação (Decreto nº 14.645 foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município) de hoje (16.setembro).

Robenilson já integrava a atual administração municipal onde deixa o cargo de Diretor do Departamento de Combate à Pobreza, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para assumir a Ouvidoria Geral do Município. O advogado ressalta a importância da Ouvidoria exercer o papel de defender as demandas individuais dos cidadãos e propor soluções coletivas para a melhoria da gestão.

“As pessoas querem ser ouvidas e também desejam ver respondidas as suas demandas. O nosso papel será mediar a relação entre a Prefeitura e a população com a finalidade de melhorar a qualidade de atendimento dos serviços públicos oferecidos, de forma que a população possa sentir-se satisfeita e ter suas necessidades atendidas”, acrescenta.

Robenilson Torres salienta ser importante que o ouvidor tenha experiência na prevenção e solução de conflitos, habilidades interpessoais para gerir equipe e dialogar com gestores de outras áreas, assim como escutar os cidadãos com respeito e disponibilidade.

“A formação cidadã que tive ao longo da vida e a experiência adquirida com as funções públicas já exercidas, certamente me credenciam para tal função”, avalia. E informa que o seu desafio como Ouvidor-Geral será executar ações mais abrangentes, no sentido de levar a Ouvidoria para os bairros, ampliar os canais de diálogo, dar publicidade e modernizar o órgão com implantação de novas tecnologias.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos