A diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, renova o apelo para que os chamados somente sejam efetuados em casos de real necessidade

Leia em: < 1 minuto

Técnicos da Divisão de Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública da Prefeitura de Itabuna está fazendo observações de campo nesta sexta-feira, dia 30, em áreas mapeadas por apresentar riscos de deslizamento de terra. A medida leva em consideração alerta do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) com a previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros po hora.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, com a chuva moderada, porém costante as encostas apresentam mais riscos, provocando escorregamento de massa. Ele lembra que o município conta com um mapeamento feito por uma empresa contratada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que identificou na cidade 45 áreas de risco.

A Defesa Civil estará em plantão de 24 horas para atendimento pelo 153, bastando que as pessoas em situação de emergência acionem os técnicios. Elciane alerta que chamadas falsas ou trotes devem ser evitados, pois são muito prejudiciais. “Quando saímos para atendê-las, deixamos de socorrer quem realmente enfrenta situação de emergência”, diz.  

A secretária Andrea Castro garantiu que as quarenta e três famílias que estavam no Lixão de Itabuna irão receber Auxílio Moradia

Leia em: < 1 minuto

As quarenta e três famílias que estão sendo retiradas do Lixão de Itabuna irão receber Auxílio Moradia, pago pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. “É nossa prioridade assistir e auxiliar essas famílias, possibilitando a elas mais dignidade”, afirmou a secretária Andrea Castro.

O pagamento do Auxílio Moradia será de três meses, podendo ser prorrogado por mais três. Andrea Castro acrescentou que compondo o pacote de ações da Secretaria de Promoção Social, as famílias serão incluídas no cadastro para o recebimento de cestas básicas.

Após a realização de visitas, a Equipe de Abordagem fez o levantamento socioeconômico e identificou as famílias que residem efetivamente no Lixão, enquanto outras utilizam o lixo como meio de trabalho, mas não vivem na localidade. A retirada e atualização de documentos dos moradores também foi encaminhada a viabilizada pela Secretaria de Promoção Social.

Andrea Castro garantiu que a melhoria na qualidade de vida das famílias que vivem no Lixão é um dos objetivos da Secretaria. Ela lembrou que a correta disposição dos resíduos sólidos está sendo discutida no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul. “Com a implantação do aterro sanitário em Itabuna, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estamos mudando essa realidade”, afirmou. 

//

Esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo vacinadas pessoas dos grupos prioritários definidos pelo plano nacional de imunização

Leia em: < 1 minuto

A Bahia recebeu nesta quinta-feira (29.abril) mais 336.300 doses de vacinas contra Covid-19. Do total, 329.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 6.800 pelo Butantan/Sinovac. O voo com a remessa dos imunizantes pousou no aeroporto de Salvador por volta das 11h. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 4.229.750 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, além dos imunizantes da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford, serão enviadas para os municípios cerca de 15 mil doses da Coronavac. Ela explica que esse quantitativo é a soma da remessa recebida nesta quinta-feira (29) mais a quantidade que havia sido reservada para a segunda aplicação de remessas que chegaram anteriormente, quando ainda não havia a recomendação do Ministério da Saúde para distribuir todo o lote. 

//

Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus, iniciou ontem (28.abril), a campanha da vacinação contra a Covid-19 para usuários do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, ofertando a 1ª dose do imunizante aos pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A ação ocorreu em atendimento aos protocolos do Ministério da Saúde. Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.

O grupo foi elencado na lista de prioridade para receber a vacina nesta etapa da campanha, que também visa imunizar pacientes com comorbidades específicas. O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona no CAE III, antigo Sesp, situado à Avenida Canavieiras.

A iniciativa pretende reduzir o risco de hospitalização e, consequentemente, óbito entre pessoas dos grupos mais vulneráveis. 

//

”Esse é evento marco no processo de aproximação das áreas e serviços e consolidação da oncologia na SCMI”, afirma o diretor administrativo.

Leia em: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu, nesta ontem (28.abril), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, o 1º Workshop da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que presta atendimento a pacientes de mais de uma centena de municípios baianos. Durante o evento foi feito um balanço das atividades realizadas em 2020, além de apresentado um resumo das metas e desafios para os próximos anos.

O workshop, que foi aberto pelo diretor administrativo da SCMI, Wagner Alves, teve ainda o objetivo de melhorar a integração e circulação de informações entre os funcionários lotados na Unacon e nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

Os dados sobre os serviços foram apresentados pela coordenadora do Serviço de Oncologia, a enfermeira, Sayara Aragão, e o coordenador comercial, Wendel Simões. O evento contou com a participação virtual do consultor do serviço de Oncologia da instituição, o médico Alessandro Vasconcelos. 

Os bares e restaurantes funcionarão até as 22 horas durante toda a semana

Leia em: 2 minutos

Um acordo fechado na manhã desta quinta-feira, dia 29, vai permitir que bares e restaurantes funcionem até as 22 horas durante toda a semana, inclusive com a venda de bebidas alcoólicas e sonorização ao vivo, desde que som ambiente. Além disso, as salas de cinema do Shopping Jequitibá poderão abrir cumprindo os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A negociação foi liderada pelos secretários Ricardo Xavier, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Josué Brandão Junior, de Governo, e Almir Melo Jr, de Infraestrutura e Urbanismo, encarregados de receber a comissão de representantes do segmento econômico pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Os empresários fizeram protesto saindo do Jardim do Ó até o Centro Administrativo Firmino Alves.

O secretário Ricardo Xavier disse que a Prefeitura vai fiscalizar para observar se as regras protocolares e o acordo estabelecido estão sendo cumpridos pelos bares e restaurantes. “A posição da Administração municipal tem sido de diálogo permanente com todos os setores econômicos que sofrem alguma consequência das medidas restritivas de circulação noturna e de venda de bebidas alcoólicas. “Na medida que houver diminuição da disseminação do vírus e vacinar a população as coisas voltarão à normalidade”, expressou.

O titular da Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda afirma que atualmente cerca de cinco mil pessoas dependem do funcionamento dos bares e restaurantes direta e indiretamente, envolvendo desde pessoal de cozinha e de salão, garçons e músicos. “Desejamos que a atividade empresarial e econômica se mantenha por sua importância”, ressaltou

Para Xavier, a cooperação e a conscientização também são fundamentais. “Portanto, é necessária a colaboração de todos na adoção de medidas de prevenção para o aquecimento econômico e manutenção dos empregos e sobrevivência. Por isso, fazemos um apelo para que também os consumidores cumpram as determinações sanitárias”, acrescentou.

Os empresários ouviram ainda um apelo para todos façam distanciamento social, mantenha medidas de higiene na lavagem das mãos, usem álcool gel 70% e máscaras. “Essas orientações são das autoridades sanitárias para que a propagação do novo coronavírus seja contida”, afirmou o secretário de Governo, Josué Brandão Junior, durante o encontro que teve a participação de vereaadores e do presidente da Câmara Municipal, Erasmo Ávila.  

Prefeito Augusto Castro e o comandante tenente-coronel Ferreira Lopes

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, garantiu o apoio do município ao Comando do 15º Batalhão da Polícia Militar no seu esforço contra a criminalidade. Ele foi recebido pelo comandante tenente-coronel Ferreira Lopes na manhã desta quarta-feira, dia 28, quando foi discutido o crescente índice da criminalidade.

Augusto Castro informou ao comandante sobre a audiência com o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia, em Salvador, quando foi recebido nesta semana pelo coronel Paulo Coutinho. Ele também disse que o município dará o apoio necessário para garantir a segurança pública, tendo manifestado sua disposição em cooperar.

O prefeito de Itabuna durante o encontro lembrou que a Guarda Civil Municipal já realiza um trabalho de cooperação e suporte às polícias Militar e Civil na cidade, mantém ações importantes, a exemplo de um programa de apoio à mulher vítima da violência e para o cumprimento da Lei Maria da Penha, por meio de rondas na cidade.

“A Prefeitura estará à disposição da PM para um trabalho em conjunto tanto para ajudar no combate à criminalidade quanto para a promoção da segurança pública em Itabuna que é um dos compromissos que temos na direção da paz social e da harmonia”, assinalou Augusto Castro.

Acompanhado da secretária da Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, e do subcomandante da GCM, Inácio Pereira, o prefeito de Itabuna falou da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para cessão de um veículo utilitário para reforçar a frota do 15º BPM, para que promova ações de segurança nas áreas de difícil acesso.

A secretária Mariana Alcântara disse que a frota de motocicletas Guarda Civil Municipal também ganhará reforço com mais quatro veículos. “Estamos nos estruturando para atuar conjuntamente com as forças de segurança”, resumiu.

O tenente-coronel Ferreira Lopes fez um rápido balanço da atual situação de violência, falou das ações e das operações policiais no enfrentamento e de sua intensificação nos bairros e áreas centrais e das rondas noturnas, visando coibir os assaltos e roubos frequentes na cidade. Ele também pediu o apoio para que a Guarda Civil Municipal trabalhe ainda mais integrada, a exemplo do que já acontece com a Polícia Civil. 

Os suspeitos estão sendo investigados pela polícia civil

Leia em: < 1 minuto

Policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar conduziram para delegacia cinco suspeitos que estavam nas imediações do Presídio de Itabuna, na BR-415, na manhã desta quarta-feira (28.abril), por estarem com armas no interior de um veículo.

De acordo com informações da polícia, eles estavam a bordo de veículo Siena de cor branca, placa PKP 2035 (TAXI), na BR 415, próximo a empresa Butano, imediações da entrada do presídio de Itabuna. Eles foram flagradas com duas pistolas .40 e um revólver calibre 38.

Informações dão conta de que eles poderiam estar abordando detentos rivais que estavam saindo da unidade prisional, para usufruir da liberdade temporária chamada popularmente de “saidão do dia das mães”. A polícia segue investigando o caso. 

De acordo com o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), logo após a entrega do parecer em separado, o Poder Legislativo avaliará as duas análises técnicas e dará sequencia à tramitação do projeto

Leia em: < 1 minuto

Na pauta da Ordem do Dia, o Projeto de Lei da Reforma Administrativa da Prefeitura de Ilhéus vai aguardar até amanhã (28.abril), antes das 16 horas, a entrega de um parecer isolado da vereadora Enilda Mendonça (PT). O pedido de vista foi feito pela parlamentar, que compõe a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final.

Um parecer foi elaborado pelos outros dois membros da comissão permanente, vereadores Paulo Carqueija (PSD) e Ivo Evangelista (Republicanos).

Tiago Correia, deputados estadual, a empresária Ludimilla Guerra e Adolfo Viana, deputado federal

Leia em: 2 minutos

A empresária e candidata ao executivo municipal de Firmino Alves em 2020, Ludimilla Guerra, filha do ex-prefeito Vaílson Cunha, mesmo sendo derrotada no último pleito eleitoral, continuou buscando melhorias para o município e cumpriu um dos seus compromissos de campanha, trazendo poços artesianos para a zona rural.

Ludimilla conseguiu no segundo semestre do ano passado quatro poços artesianos para a zona rural de Firmino Alves, através dos deputados Tiago Correia (Estadual) e Adolfo Viana (Federal), via Ministério do Desenvolvimento Regional, através Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e a Coordenadoria Estadual na Bahia – CEST-BA. Os poços foram perfurados na última semana.

Segundo a empresária o motivo da demora foram os trâmites legais e a necessidade da propriedade rural está em dia com toda a documentação, além dos impostos (como o ITR) que precisam estar pagos, pois não é só a perfuração do poço. O local beneficiado ganha ainda placas solares, caixa de luz com bateria, caixa d’água de 5 mil litros e cerca. Ludimilla disse que dos quatros poços furados, apenas o da Roça Comunitária em Itaiá não deu água.

“Conheço bem Firmino Alves e quando fui secretária de Saúde (1997/2004) ouvia a população rural que falava do problema da falta de água em determinadas regiões rurais. No último pleito eu me comprometi em pedir aos meus deputados Tiago Correia e Adolfo Viana que conseguiram quatro poços e estão tentando mais quatro para beneficiar outras localidades. Melhorar a nossa zona rural e levar melhor qualidade de vida para nossos pequenos produtores é um compromisso que tenho firmado, independente de estar ou não na prefeitura. Estamos conseguindo os poços, mas não paro por aqui. Continuarei pedindo pelo meu povo”, disse Ludimilla Guerra.

“Vivemos em uma região de pouca água e o meu pai por muitos anos passava o dia carregando água em um jeguinho para não ver seus bichos morrerem de sede. Seu sonho foi ceifado naqueles dias difíceis, mas felizmente os dias difíceis ficaram para trás e foram vencidos! Hoje meu agradecimento em nome de todos vai para Ludimilla Guerra, que prometeu, lutou e trouxe um poço artesiano que beneficiará nossa região. Parabéns Lu, pela iniciativa e o gesto caridoso em trazer esse benefício. Um excelente trabalho foi realizado, a você e todos os responsáveis, nossos sinceros agradecimentos!” Disse Maria Karla Soares.

Notícias mais lidas

Outros assuntos