//

Leia em: 2 minutos

Foram divulgados os editais dos concursos para o Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM), com 25 vagas e Capelães Navais (CapNav), com uma vaga. As inscrições serão aceitas entre os dias 19 e 31 de julho no site ingressonamarinha.mar.mil.br. A partir do dia 24 de maio, interessados poderão fazer inscrição no Concurso de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM), com 750 vagas de ensino médio.

REMUNERAÇÕES DOS CONCURSADOS
Enquanto estiverem no Curso de Formação de Oficiais (CFO), os engenheiros e capelães ocuparão o posto de Guarda-Marinha e receberão R$9.070,60, sendo R$7.315 de soldo, adicional militar de R$1.389,85 e adicional disponibilidade de R$365,75. Já após o CFO, serão nomeados como Primeiro-Tenente, com rendimentos de R$12.120,15, sendo R$8.245 de soldo, R$1.566,55 de adicional militar, R$1.813,90 de adicional habilitação e R$412,25 de adicional disponibilidade.

No caso dos alunos das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), enquanto estiverem como Aprendizes-Marinheiro, receberão bolsa-auxílio de R$ 1.303,90, sendo R$ 1.105,00 de soldo militar, R$ 143,65 de adicional militar e R$ 55,25 de adicional de compensação por disponibilidade militar. Já como Grumetes, receberão R$ 1.398,30, sendo R$ 1.185,00 de soldo militar, R$ 154,05 de adicional militar e R$ 59,25 de adicional de compensação por disponibilidade militar. Após a conclusão do Curso de Formação, quando Marinheiros, receberão R$2.294, sendo R$ 1.765 de soldo militar, R$ 229,45 de adicional militar, R$ 211,80 de adicional habilitação e R$ 88,25 de adicional de compensação por disponibilidade militar.

PRINCIPAIS REQUISITOS DE CADA CONCURSO PARA A MARINHA DO BRASIL
No caso do CEM, o concurso é para ambos os sexos, para brasileiros natos com menos de 36 anos no dia 1º de janeiro do ano do CFO, entre outros requisitos. Para o CapNav, a vaga é para homens, brasileiros natos com 30 anos e menos de 40 no dia 1º de janeiro do ano do CFO, ter, pelo menos, três anos no exercício de atividades pastorais, na Igreja Católica Apostólica Romana, entre outros requisitos. No concurso para as EAM, é preciso ser do sexo masculino, ter entre 18 e menos de 22 anos no dia 1º de janeiro do ano do Curso de Formação, ter o ensino médio completo, entre outros.

ACESSE OS EDITAIS
Edital CEM
Edital CapNav
Edital CPAEAM

INSCRIÇÕES
www.ingressonamarinha.mar.mil.br
Taxa de inscrição para o CEM e CapNav: R$130
Taxa de inscrição para EAM: R$40  

Em mais de 50 anos de carreira política, Maldaner foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador e senador // Foto de Waldemir Barreto/Agência Senado

Leia em: < 1 minuto

O ex-senador por Santa Catarina Casildo Maldaner (MDB) morreu na noite desta 2ª feira (17.maio) aos 79 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde o domingo (16) no Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC).

Em 2018, o político se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que o tumor havia voltado. Ele passou mal de sábado para domingo e foi levado ao hospital em estado grave.

Além de senador, Casildo Maldaner também foi governador e vice-governador de Santa Catarina, deputado federal, deputado estadual e vereador nos mais de 50 anos de carreira política.

Foi eleito senador da República em 1994, assumindo o mandato na 50.ª legislatura (1995-1999). Reeleito, ficou no Senado até 2003. Em 2006 foi eleito primeiro suplente do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) e retornou à Casa em janeiro de 2011, quando Colombo renunciou ao mandato para assumir o governo de Santa Catarina.

Em dezembro de 2014, anunciou a despedida do Senado e da carreira política após 52 anos em um pronunciamento no Plenário.

Casildo Maldaner era casado com Ivone e pai de três filhos — Josaine, Jandrey e Janiara. 

O presidente Jerbson Moraes já anunciou como prioritário o projeto de modernização

Leia em: 3 minutos

A Câmara de Vereadores de Ilhéus firmou acordo de cooperação técnica com o Senado Federal e passa a integrar o Programa Interlegis, que objetiva fortalecer as Câmaras Municipais, estimulando a modernização e a integração das Casas Legislativas por meio de transferência de tecnologia e ações de capacitação. Seu embrião foi o projeto do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) que conectou à internet 100 Câmaras Municipais do país. O acordo – já publicado no Diário Oficial da União – faz parte do projeto de modernização do Poder Legislativo de Ilhéus, anunciado como prioritário pelo presidente Jerbson Moraes, desde a sua posse, em janeiro.

Com este programa, as ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as Câmaras Municipais possibilitam a criação de portais na internet para as casas, o armazenamento de sistemas, a identificação .leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo. O Instituto Legislativo Brasileiro integra a rede de escolas de governo e oferece para os servidores da Casa e de órgãos conveniados cursos de pós-graduação chancelados pelo MEC, e de extensão. Também promove o fomento a estudos e pesquisas sobre temas do Legislativo, ministra treinamentos presenciais, semipresenciais e a distância com tutoria, além de coordenar programas de capacitação interna.

CURSOS PARA A SOCIEDADE
Uma vasta opção de cursos a distância do ILB também está disponível para a sociedade. Esses cursos, desenvolvidos sob a coordenação da área de treinamento do Instituto, ficam armazenados na plataforma de ensino virtual do Senado, denominada “Saberes”. Os treinamentos são sem tutoria e podem ser feitos por qualquer cidadão. São cerca de 30 cursos abertos o ano inteiro: contratações públicas, ouvidoria, gestão estratégica, excelência no atendimento e outros.

Outra importante modalidade de capacitação é a de treinamentos presenciais conhecidos como oficinas, que ensinam as Casas Legislativas a utilizar os sistemas Interlegis, revisar seus marcos jurídicos e se habilitar para um conjunto de outras atividades relevantes, como licitações, contratos, compras sustentáveis e cerimonial legislativo.
O Interlegis atua permanentemente para aproximar os parlamentos. Essa integração acontece por meio de grupos de discussão, oficinas, palestras e seminários, e estimula-se a aproximação regional e temática, de tal forma que parlamentares e servidores possam compartilhar conhecimentos e boas práticas. Também se busca o estímulo à integração entre o município e sua esfera estadual, e dessas com o Congresso.

AVANÇO
“Modernizar é avançar, oferecer oportunidades de conhecimento e integrar servidores e sociedade ao que há de mais moderno no serviço legislativo do Brasil”, destaca o presidente da Câmara. Para além deste convênio, outras medidas de autoria de Jerbson Moraes, também são destaque neste primeiro semestre de gestão, a exemplo da criação da Escola Legislativa e do Programa Câmara Itinerante que, em breve, vai percorrer, com sessões ordinárias e com a presença dos parlamentares, bairros e distritos rurais de Ilhéus.

A Escola Legislativa será subordinada à presidência da Câmara com atribuições de desenvolver e oferecer suporte conceitual de finalidade técnico-administrativa, assim como planejar, orientar, coordenar, controlar, promover e executar ações educativas. São objetivos da escola, desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural, político-institucional e técnico de agentes políticos e servidores públicos, oferecer programas de formação e especialização técnica ou politica aos servidores da Câmara Municipal, voltados ao aperfeiçoamento das atividades administrativas, parlamentares e legislativas e realizar cursos, palestras, debates e seminários, inclusive em parceria com instituições cientificas e/ou educacionais.

Já o Programa “Câmara Itinerante” tem como objetivos popularizar os trabalhos legislativos, propiciando o contato direto do vereador com a população de cada região urbana e rural. “Também buscamos promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharmos juntos a partir da discussão comum dos problemas comunitários”, afirma Moares. A iniciativa também pretende propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, atuando como interlocutor no estudo de seus problemas e encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração. 

//

Pedido deve ser feito na Página do Participante, até o dia 28 de maio

Leia em: < 1 minuto

Estudantes podem, a partir de hoje (17.maio), solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Naiconal do Ensino Médio (Enem) 2021. O pedido deve ser feito na Página do Participante até o dia 28 de maio. Quem obteve a isenção no Enem 2020 e não compareceu à prova deve justificar a ausência também pela internet.

Têm direito a não pagar a taxa do exame aqueles que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Poderão pedir a isenção também aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar Número de Identificação Social (NIS) único e válido. Da Agência Brasil

//

Além disso, alerta que esse é o momento em que começam a ocorrer picos de dengue, zikavírus e chikungunya.

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde da Bahia ressalta que está entrando no período da sazonalidade da gripe e dos resfriados e alerta para a importância das pessoas se vacinarem contra também contra essas doenças.

Destaca também que a vacina contra a Covid-19 não protege contra a influenza e que os idosos de 60 anos ou mais devem ser imunizados contra esse vírus.

O vencedor recebeu um troféu e uniforme de basquete e segundo colocado uma placa

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna fez a entrega de troféus aos vencedores do 1º Torneio de Basquete Virtual, que foi encerrado com uma final acirradíssima entre os atletas Victor Eduardo e Felipe Moreno. Ao final da batalha virtual, Victor Eduardo sagrou-se campeão com 781 votos nos stories da rede social.

O torneio aconteceu pelo aplicativo Instagram e contou com cinco participantes. Cada atleta enviou vídeos curtos de 1 minuto com performances desta modalidade esportiva. Seis batalhas foram realizadas por meio de enquetes nos stories do Instagram da Secretaria de Esportes e Lazer.

O secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito, Enderson Guinho, lembra que o campeonato não contou com divisões e categorias. Ele lembra que o objetivo foi oferecer uma opção de lazer e entretenimento aos jovens neste momento de pandemia.

“Nossos jovens precisam ser incentivados e estimulados à prática esportiva, independente da modalidade e meio de participar dos campeonatos. E este é o nosso papel: apoiar e incentivar a juventude”.

//

"Augusto sabe que o melhor conselho é o de evitar comentar sobre as eleições de 2022. Não é momento para falar do assunto. Uma declaração infeliz pode prejudicar o andamento administrativo do governo".

Leia em: 3 minutos

Em relação a 2022, Augusto Castro, prefeito de Itabuna pelo PSD, só tem dois votos do conhecimento de todos: um para o Parlamento estadual e o outro à Câmara Federal, respectivamente com Andrea Castro e Paulo Magalhães, ambos da mesma legenda do alcaide.

A secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, esposa do gestor, portanto a primeira-dama do município, enfrenta seu primeiro desafio eleitoral. O já deputado Paulo Magalhães busca sua permanência no Parlamento via instituto da reeleição.

A sabedoria popular costuma dizer, ao se referir aos políticos experientes, de muito tempo na estrada, que são “velhas raposas” do movediço e traiçoeiro mundo da política. A grande maioria consegue dar beliscão em azulejo.

Magalhães, um ex-defensor ferrenho do carlismo, ex-filiado ao DEM, foi um dos responsáveis pela saída de Augusto do PSDB para o PSD do senador Otto Alencar, uma espécie de padrinho político. O parlamentar é tido como um político combativo e “futucador” de verbas federais via emendas.

Outra característica do deputado diz respeito ao seu temperamento, de um político que diz o que tem vontade de dizer, que não costuma levar desaforos para casa. Bem pouco tempo atrás soltou os cachorros na direção do ex-prefeito Fernando Gomes, que teria lhe prometido uma boa votação em Itabuna e só conseguiu, salvo engano, pouco mais de 400 votos.

Sua já certa dobradinha com Andrea Castro pode lhe render bons frutos em Itabuna. Obviamente que a contrapartida será abrir preciosos espaços em seus redutos eleitorais para a primeira-dama, que anda entusiasmada com a candidatura.

Andrea vem fazendo um trabalho de formiguinha, buscando principalmente o eleitorado da periferia, com programas sociais que beneficiam essa camada da população, cada vez mais pobre e caminhando a passos largos para a miséria.

O que chama atenção na secretária, é que parece caminhar sem a ajuda do prefeito. A impressão é que tem luz própria. Para muitos, sua desenvoltura política está sendo uma surpresa.

No tocante às sucessões dos Palácios de Ondina e do Planalto, Augusto vai seguir a determinação do senador Otto Alencar, dirigente-mor do PSD da Bahia. O fato da sigla integrar a base aliada do governador Rui Costa (PT) não é garantia de apoio a Jaques Wagner, pré-candidato ao governo do Estado, e muito menos a Lula na sua tentativa do terceiro mandato presidencial.

Com efeito, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de descartar o apoio à reeleição de Bolsonaro, já disse que aliança com o PT só nos Estados, dando assim um chega pra lá na candidatura do petista-mor, no “mito” da esquerda, no “Deus” Lula. Kassab é simpático ao movimento “Nem Lula, Nem Bolsonaro”, nem a volta do passado marcado por uma avalanche de escândalos e nem um futuro desesperançoso.

Augusto sabe que o melhor conselho é o de evitar comentar sobre as eleições de 2022. Não é momento para falar do assunto. Uma declaração infeliz pode prejudicar o andamento administrativo do governo.

Depois das águas de março fechando o verão de 2022, as definições e os acordos começam a tomar um contorno mais nítido. O nevoeiro vai se dissipando, proporcionando uma maior clareza para o eleitorado. 


Marco Wense é Analista Político

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

Diante da manifestação de vários empresários pelo desejo de funcionar, os representantes da classe irão solicitar ao prefeito, Augusto Castro, a suspensão ou a mudança da data do feriado para o domingo subsequente

Leia em: < 1 minuto

Mais de 50 empresas que atuam no comércio de Itabuna sinalizaram pela abertura das suas lojas no feriado religioso de Corpus Christi, no próximo dia 3 de junho. A mobilização está sendo realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna.

“O nosso desejo é de abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, levando em consideração o fechamento das lojas durante muito tempo, na pandemia. Esse é um momento de compensar a economia. Temos o exemplo das cidades de Salvador e Feira de Santana que irão funcionar, já que abriram no dia 1 de maio”, declarou o vice-presidente da ACI, Eduardo Carqueja Júnior.

O atendimento em toda a Rede SAC, incluindo o SAC Móvel, é 100% por agendamento, através do SAC Digital

Leia em: < 1 minuto

As cidades de Camaçari e Ilhéus recebem as carretas do SAC Móvel. Os serviços disponíveis à população são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Em Camaçari, o caminhão atende, a partir do dia 17 de maio, de 9h às 17h, no estacionamento do Boulevard Shopping Camaçari.

Já em Ilhéus, o SAC Móvel, que inicia atendimento no dia 18 de maio, estará na rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade. O atendimento será de 7h às 15h30. Em ambos os municípios o expediente é de segunda a sexta-feira.

Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

Serviços prestados às famílias caíram 27% em março - Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Leia em: 2 minutos

O setor de serviços apresentou queda de 4% na passagem de fevereiro para março, voltando a ficar abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. O resultado elimina boa parte do ganho do mês anterior, que foi de 4,6%, quando superou o nível pré-pandemia pela primeira vez.

Na comparação com março de 2020, o setor teve alta de 4,5%, após 12 taxas negativas seguidas. Já o fechamento do primeiro trimestre teve queda de 0,8% frente ao mesmo período de 2020. Com isso, o volume de serviços apresenta a quinta queda consecutiva nas comparações trimestrais. O acumulado nos últimos 12 meses é de -8%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). “O setor mostrava um movimento de recuperação desde junho do ano passado e chegou a superar o patamar pré-pandemia. Mas, com a queda em março, encontra-se 2,8% abaixo do volume de fevereiro do ano passado”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Três das cinco atividades investigadas na PMS tiveram queda, com destaque para o resultado de serviços prestados às famílias, que caiu 27%, a taxa negativa mais intensa desde abril de 2020 (-46,5%). Também contribuíram para o índice as quedas de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,9%) e de profissionais, administrativos e complementares (-1,4%).

Lobo explica que o resultado para essas atividades retrata o recrudescimento das medidas restritivas por conta do avanço da pandemia da Covid-19 no país. “Foram menos impactantes do que março de 2020, mas suficientes para fazer o setor de serviço recuar e voltar ao patamar pré-pandemia”, salienta o analista.

Regionalmente, pouco mais da metade (14 das 27) das unidades da federação teve queda no volume de serviços na passagem de fevereiro para março. Entre os locais com taxas negativas, o impacto mais importante veio de São Paulo (-2,6%), seguido por Distrito Federal (-6,1%), Minas Gerais (-1,6%), Santa Catarina (-3,4%) e Rio de Janeiro (-0,8%). Em contrapartida, o Mato Grosso do Sul (11,8%) registrou a principal alta.

Em comparação com março de 2020, o volume do setor de serviços cresceu 4,5% e interrompeu 12 taxas negativas seguidas neste indicador. O resultado deste mês apresentou alta em quatro das cinco atividades de divulgação e contou ainda com crescimento em 45,2% dos 166 tipos de serviços investigados.

Influenciaram a alta os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,8%) e os serviços de informação e comunicação (6,2%). Com menores impactos, outros serviços (7,3%) e profissionais, administrativos e complementares (0,7%) também tiveram contribuições relevantes..

Notícias mais lidas

Outros assuntos