A primeira-dama Andrea Castro e secretária participou do Drive-thru

Leia em: 2 minutos

Para comemorar o dia da criança, que ocorre na próxima semana, a Casa da Amizade em parceria com o Rotary Club de Itabuna e apoio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza irá distribuir os 374 brinquedos arrecadados no drive-thru que aconteceu no último sábado (2.outubro), na rótula do São Caetano.

Os presentes serão entregues nos dias 13 e 14 de outubro às crianças de duas instituições da cidade acolhidas pela ação, garantindo alegria e diversão aos pequenos e cumprindo com o tema da campanha que afirma que “Criança precisa brincar!”.

Receberão os brinquedos as quase 80 crianças que são atendidas pelo Projeto Lutando Pela Paz sediado no bairro Pedro Jerônimo. Para promover a inclusão de meninos e meninas através da prática de esporte, o Lutando Pela Paz oferece aulas de boxe gratuitamente a alunos com idades entre cinco e 17 anos. Esta é a primeira de muitas ações que a Casa da Amizade realiza após firmar parceria com o projeto.

Nesta semana da criança, a brincadeira dos pequenos que frequentam a Creche Irmã Margarida também está garantida. A entidade localizada no bairro Maria Pinheiro atende diariamente uma média de 260 crianças em turno integral que também irão receber os brinquedos.

De acordo com a presidente da Casa da Amizade Dora Costa, embalados com todo o carinho e selecionados por idade, os brinquedos já estão prontos para serem entregues nas datas previstas. A presidente agradeceu à sua diretoria e companheiras pelo esforço na realização de mais esse projeto e reconheceu o apoio do Rotary Club de Itabuna e Rotaract Club Itabuna Universitários, além da clínica de vacinação Saúde Livre e da SEMPS, que durante o drive thru esteve representada pela secretária Andréa Castro, marcando presença na arrecadação.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

A coleta está sendo normalizada com rotas tanto no período diurno quanto no noturno

Leia em: 2 minutos

Visando reforçar o trabalho de limpeza e garantir o recolhimento diário do lixo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, montou um cronograma de coleta, que será cumprido em diversas localidades do município. De acordo com a secretaria, a coleta está sendo normalizada com rotas estabelecidas para atender toda a cidade, tanto no período diurno quanto no noturno.

O prefeito Mário Alexandre anunciou que as equipes já estão montando as ações com vistas à “Operação Cidade Limpa”, realizada durante a alta estação. “Vamos promover um trabalho preventivo e integrado para garantir espaços seguros aos moradores e turistas que visitam Ilhéus. Mas é importante que todos contribuam, mantendo as praias e vias públicas limpas, com descarte correto do lixo”.

A orla recebe um fluxo maior de pessoas no verão, por isso o trabalho de limpeza e manutenção nas localidades é intensificado. O gestor frisou que além da orla, o serviço se estende para os bairros, com coleta regular de lixo e transporte de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e industriais, varrição, retirada de entulhos, limpeza e desobstrução de redes de drenagem e galerias de águas pluviais e lavagem e desinfecção de feiras livres, conforme cronograma estabelecido pela pasta.

CONFIRA ABAIXO AS ROTAS DA COLETA DE LIXO EM ILHÉUS ⤵️

//

Vereadores e prefeitos foram homenageados pela CVR Costa do Cacau

Leia em: 2 minutos

A CVR Costa do Cacau homenageou o Dia do Vereador (1.outubro) e o Dia do Prefeito (6.outubro), com a entrega de kits a administradores e legisladores de 16 cidades do Sul da Bahia. Ao todo, foram homenageados 16 prefeitos e 16 vice-prefeitos, além de 196 vereadores, que receberam um kit com produtos regionais, como chocolates de origem, e um cartão em reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da qualidade de vida da população, incluindo projetos na área ambiental.

O gerente comercial da CVR, Mauricio Ramos Sena, destaca que “o poder público é fundamental na consolidação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, fundamental não apenas na conservação ambiental, mas também na atração de novos empreendimentos que contribuirão para o desenvolvimento regional”. “A CVR se orgulha de contribuir nesse processo que beneficia toda a população”, diz.

“A CVR é parceira do município numa das mais importantes ações da nossa administração, Itabuna foi a primeira cidade a dar destinação correta dos resíduos, com o fim do lixão e a retirada de famílias que viviam em situação degradante e que tem a oportunidade de atuar na reciclagem, em condições dignas de trabalho”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

A CVR Costa do Cacau, localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), é a única empresa do Sul da Bahia credenciada para a coleta de resíduos sólidos, com todas as licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

A segunda edição tem como tema: “Empreendedorismo, Protagonismo e Retomada” e acontece no próximo dia 15 de outubro

Leia em: 2 minutos

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, O Grupo Mulheres do Brasil e o Conexão Empreender Itabuna promovem no dia 15 de outubro um Fórum para mulheres que empreendem ou que querem empreender. O evento busca trabalhar as competências pessoais e profissionais – como imagem e marca pessoal, perfis comportamentais e atitude empreendedora – e assim capacitá-las para o empreendedorismo.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do sympla: https://www.sympla.com.br/2-forum-mulheres-empreendedoras-da-bahia__1359675

Na programação, estão confirmadas a presença da diretora do shopping Bahia Outlet Center, Rosemma Maluf que abordará o tema: Retomada e Propósito. Em seguida, a Ceo da LPS Consultoria, Larene Pires apresentará o método que criou para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres: “O poder da mulher que age”.

A primeira palestra da noite será com a empresária e secretária municipal, Mariana Alcântara, que vai falar sobre a importância das Mulheres no Empreendedorismo Social. Em seguida, a empreendedora e publicitária Manuela Berbet contará sobre os desafios de reestruturação de negócios na pós-pandemia. O evento ainda contará com a presença de Carol Fajardo, a primeira mulher a comandar a gestão executiva da TV Santa Cruz.

O Fórum encerra com o painel mediado pela secretária de planejamento do município, Sônia Fontes e contará com a participação das empresárias, Katiuscia Soares, Viviane Fernandes, Elice Hadassa e Mylenna Lima.

SERVIÇO
Evento: Fórum de Mulheres Empreendedoras da Bahia
Data: 15 de outubro
Horário: 16:30 às 21h
Local: Teatro Candinha Dória

//

Leitores do Pauta denunciam situação deplorável de estrada do sudoeste do estado

Leia em: < 1 minuto

A situação da BA-130, que liga a cidade de Itapetinga ao entroncamento de Macarani, trecho do sudoeste do estado, está deplorável.

Segundo leitores do Pauta Blog que registraram em um vídeo a dificuldade de passar pelo local, a falta de manutenção na estrada não é de agora e eles precisam que o poder público tome providências para que tragédias não aconteçam.

Além de não ser pavimentada, a rodovia não tem acostamento e nenhuma sinalização, o que dificulta bastante o tráfego no local, principalmente no período da noite. Alguns acidentes já aconteceram na estrada e os condutores temem pelas vidas de quem precisa passar por lá diariamente.

Ainda de acordo com os leitores do Pauta, não há manutenção no local desde o ano de 2016, quando a rodovia completou 20 anos de inauguração.

Se esse vídeo chegou até nós, com certeza, ele pode chegar até vocês para que o problema seja sanado.

📣 Alô, governador Rui Costa!

DÊ PLAY E ASSISTA A REAL SITUAÇÃO DA PISTA ⤵️

Leia em: < 1 minuto

Na sessão da última 3ª feira (5.outubro), na Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Ederjúnior dos Anjos (PSL) prestou homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde, através da moção de aplausos em comemoração ao seu dia nacional que aconteceu na segunda, dia 04.

Segundo o Vereador, estes profissionais, ao longo dos anos conquistaram o reconhecimento pelo papel significativo e importante junto às equipes de saúde da família, visto como uma ferramenta fundamental na promoção da saúde junto à comunidade.

“Deste modo, unido ao sentimento de toda sociedade ilheense, o Poder Legislativo reconhece o valor desta importante classe; através de todo trabalho, esforço, comprometimento e lutas, devolvendo em forma de respeito, zelo e acima de tudo confiança das famílias ilheense”, justificou a iniciativa.

Projeto de Lei será lido na próxima sexta-feira e tem boas chances de ser aprovado

Leia em: < 1 minuto

O PT (Partido dos Trabalhadores) de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado, orientou que os 4 vereadores da sigla votem contra o projeto de lei que propõe instituir cobrança referente ao manejo de resíduos sólidos no município.

De acordo com informações do Blog do Sena, o projeto de lei que deve ser lido nesta 6ª feira (8.outubro) tem boas chances de passar com folga na Casa Legislativa porque deve receber 14 votos da bancada situacionista e ainda três da bancada de oposição.

O presidente do PT em Conquista, Isaac Bonfim, afirmou que quem votar a favor do projeto vai sofrer as devidas sanções: “Se não cumprir a resolução do partido, vai sofrer consequências internas, que vão desde a suspensão até a expulsão do partido e perda de mandato”.

Após ser lida no plenário, a proposta vai passar por diversas comissões até chegar à votação final.

Leia em: 2 minutos

“Descobri que o prefeito está contratando mulheres para assediar vereadores aqui desta Casa Legislativa”. A declaração é do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), que trouxe à tona este assunto na tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária de hoje (6.outubro). De acordo com o vereador, o prefeito Colbert Martins (MDB) contratou uma mulher para assediá-lo em seu gabinete na Câmara.

“Esse prefeito quer denegrir a minha imagem. Vou denunciá-lo no Ministério Público e na Polícia Federal. Ele teve coragem de chamar uma senhora em seu gabinete e pedir que ela colocasse o seu preço. Ele perguntou a ela quanto queria para entrar com uma pessoa na minha sala e me arranhar todo, pra sair dizendo que foi estuprada na minha sala”, afirmou.

E acrescentou: “Moura Pinho e o prefeito estão agindo de forma covarde com este vereador. Eu tenho as gravações na mão, que eu venho segurando durante todo o tempo, nas quais consta que o prefeito tenta manchar a imagem do homem de bem que eu sou. No passado fizeram um plano com Ícaro Ivvin, onde pegaram uma mulher e divulgaram que ele a havia estuprado. Ícaro teve que deixar a Procuradoria, e até hoje nada foi comprovado. E vimos que foi uma armação deste governo catastrófico que é o de Colbert Martins da Silva Filho”.

Paulão do Caldeirão pediu que sejam preservados os nomes dos envolvidos, e disse que, na época, foi à casa do ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) para contar o caso. “Ele me perguntou como Colbert teve coragem de fazer isso comigo; colocar mulheres para me arranharem e me acusarem de estupro”, declarou.

O presidente da Casa, vereador Fernando Torres (PSD), sugeriu reunião com todos os parlamentares para discutir o assunto. Ele disse que o caso é policial e precisa ser levado à instituição. “Vossa Excelência tem o apoio da presidência desta Casa e o apoio do amigo e vereador Fernando Torres. Nós precisamos ver que caminho seguir diante desta denúncia”, disse.

A sessão foi suspensa para tal fim.

Pimentel foi xingada em seu próprio outdoor

Leia em: < 1 minuto

Parece que a deputada federal pelo PSL, Dayane Pimentel, não está sendo muito bem vista por quem a elegeu em Feira de Santana. A parlamentar espalhou alguns outdoors pela cidade falando sobre o trabalho realizado em prol do município, mas a ideia não foi bem recebida por uma parte da população.

Em um dos anúncios, Pimentel parabeniza Feira de Santana pelo aniversário de 188 anos com a seguinte frase: “A deputada federal, que já destinou R$ 14 milhões para Feira de Santana, parabeniza nossa Princesa do Sertão”. Logo abaixo, alguém a xingou rebatendo a postura da deputada.

Ao que tudo indica, a indignação da pessoa que pichou o outdoor faz referência às recentes críticas de Pimentel ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ela, que, em 2018, utilizou o nome do atual Chefe do Executivo para fazer campanha eleitoral, agora o critica na primeira oportunidade dizendo ter se decepcionado com o político.

Parece que pular de galho em galho, nem sempre, é bem aceito pelo eleitorado.

Leia em: < 1 minuto

Antes mesmo da abertura oficial da Sessão Ordinária de terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD) realizou ontem (5.outubro) uma reunião com os demais parlamentares da Casa para apresentar a prestação de contas da sua gestão nos dois primeiros quadrimestres do ano: de janeiro a agosto.

A ação é considerada pioneira no Poder Legislativo local. Apesar de não haver obrigatoriedade desta prestação de contas, o presidente reuniu equipes técnicas dos departamentos contábeis, de controle interno e jurídico, que apresentaram detalhadamente seus relatórios e dirimiram possíveis dúvidas dos demais parlamentares.

A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso de Moraes a uma gestão com transparência administrativa, com cada setor tendo suas atribuições definidas e planejadas. “Essa foi uma proposta da minha gestão”, disse Jerbson Moraes ao apresentar os relatórios, acrescentando que um gestor maduro, em qualquer cargo que ocupe, não pode fugir de problemas. “Se a gente tem certeza de que está fazendo o certo, temos que enfrenta-los”, destacou.

Para além de apresentar os relatórios, todos os processos do período contabilizados estão disponíveis para novas análises dos vereadores.

Notícias mais lidas

Outros assuntos