Leia em: 2 minutos

O prefeito Mário Alexandre (PSD), mais conhecido como Marão, encaixou na agenda um encontro para parabenizar pessoalmente os atletas do Clupesil (Clube de Pesca de Ilhéus), campeões de Surfcasting nas categorias individual masculino, e pela seleção baiana masculina e feminina, no Campeonato Brasileiro de Pesca em Terra Firme, realizado na praia do Riacho, cidade de Guarapari, Espírito Santo, realizado em 13 e 14 de novembro. O secretário de Esportes do município de Ilhéus, Kaique Souza, também marcou presença no ato de reconhecimento.

“Essa é uma grande demonstração dos talentos que Ilhéus possui. Uma cidade regada por águas e vocacionada ao turismo e esportes náuticos, como é o caso do surfcasting, modalidade em que nossos empenhados atletas saíram vitoriosos em categorias individuais e por seleção, na Bahia, e no país. Motivo de orgulho e reconhecimento. Parabenizo a toda a equipe do Clupesil por representar Ilhéus tão bem e trazer tantas vitórias. Reafirmo o nosso incentivo às práticas desportivas principalmente porque reunimos um ambiente propício à esportes náuticos, nossos destinos e natureza”, aplaudiu o prefeito Mário Alexandre.

Com uma delegação composta por trinta e um atletas de Ilhéus, o Clupesil realizou viagem capitaneada pelo presidente Anselmo Clement, conquistando as vagas em oito acirradas etapas na Bahia, pela Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas.

“Neste ano em que nosso Clube de Pesca de Ilhéus completou 46 anos de fundação, tivemos a imensa alegria de trazer troféus, títulos por seleção, vitórias e muito orgulho para nossa amada cidade de Ilhéus, através da performance do nosso grupo de atletas de alto rendimento, que agora são ases da pesca”, declarou o campeão ilheense na categoria masculina individual, Danilo Dócio. O segundo e quarto lugares do masculino foram conquistados por Thiago Carvalho e Igor Nery, respectivamente.

No feminino individual, as mulheres ilheenses mostraram talento alcançando o primeiro, segundo, terceiro, sexto, sétimo e oitavo lugares, conquistados por Wilma Oliveira Soares, Cleane Menezes, Patrícia Oliveira, Neide Castro, Damiana Raquel Souza Leite e Elma Cezar Bispo Engelberg, nessa ordem.

Na seleção masculina, os vitoriosos na cancha foram Danilo Menezes Dócio, Estevão de Souza Lima, Igor Carneiro Nery, Leandro Souza da Luz e Thiago Carvalho Santos. Na seleção feminina, as vitoriosas foram Cleane Alves Menezes, Maria Neuza Oliveira Soares dos Santos e Vilma Souza.

//

Leia em: < 1 minuto

Em breve viveiro de mudas municipal entrará em funcionamento oferecendo uma boa variedade de hortaliças, plantas ornamentais e outras espécies arbóreas nativas. Para garantir o sucesso e eficácia do viveiro no município de Canavieiras o vereador Professor Vitor Fábio fez um requerimento ao poder executivo para que seja feito um Plano de incentivo ao Fomento da Agricultura, que segundo ele a distribuição de mudas deve ser feita com uma assistência ao produtor rural para estender a sua capacidade de produtiva até a entrada no mercado consumidor.

“É prática comum distribuir mudas e não dar a assistência devida para o manejo da cultura e muito menos uma assessoria para o produtor consiga chegar no consumidor. É prática corriqueira distribuir mudas sem cuidar da saída da muda até o plantio e o que eu peço é que a distribuição seja feita dentro de uma plano de ação”, explica Vitor Fábio.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Leia em: < 1 minuto

Estão nas Comissões Técnicas de Legislação e Finanças da Câmara de Itabuna dois projetos ligados à área tributária no município – ambos enviados pelo Executivo. Um deles (065/2021) propõe “nova planta genérica de valores do IPTU”. A segunda proposta (066/2021) trata de alterações na Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), regida pela Lei 2.173, de 1º de outubro de 2010.

Reunião extraordinária na manhã de 5ª feira (25.novembro) definiu como relatores das referidas matérias os vereadores Francisco Gomes (PSD), Nem Bahia (PP) e Wilma de Oliveira (PCdoB). Num primeiro momento, caberá a eles os pareceres em relação ao conteúdo originalmente proposto.

Segundo o Executivo, os projetos foram desenvolvidos por técnicos da Secretaria da Fazenda e corretores, que viram distorções na avaliação de imóveis urbanos em Itabuna. Trataram de isenções, critérios para novas atualizações das taxas e respectivos prazos. Mas caberá ao Legislativo, junto com seus técnicos, avaliar a legalidade das proposições. Caso sejam aprovadas, as modificações passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2022.

//

Leia em: 2 minutos

O fascínio do menino Arthur, morador da cidade de Itabuna, pelo ônibus da Rota Transportes fez com que sua mãe, Lívia Santos Oliveira, solicitasse autorização da empresa para o uso da logomarca como tema de aniversário de seis anos de seu filho. A festa aconteceu no domingo, dia 21 de novembro, na rua Filadélfia, no Bairro Vila Anália, com muita alegria e diversão de todos os convidados.

O aniversário contou com a participação do mascote da Rota Transportes, o Rotinha, personagem frequente das ações sociais e culturais da empresa, que foi cedido juntamente com os recreadores Jean Silva dos Santos e Rafael Silva Santos para participarem do evento. Dona Lívia Oliveira conta que a admiração do pequeno Arthur pelo ônibus da Rota se deu logo na primeira viagem feita com ele em um veículo da empresa, com apenas hum ano de idade, numa excursão para a cidade de Bom Jesus da Lapa.

Novas viagens foram feitas em ônibus de turismo da Rota, para Aracaju, Porto Seguro e Rio de Janeiro e, conforme declarou dona Lívia, o pequeno Arthur sempre exigia que a experiência ocorresse em um veículo da empresa. A cada viagem, o sonho imaginário do garoto ganhava novas dimensões, inclusive o de expressar que o seu maior desejo é, no futuro, dirigir um ônibus da empresa.

VISITA ESPECIAL
Em virtude da enorme admiração manifestada pelo garoto Arthur, na sexta-feira, dia 19, ele foi recebido, ao lado da mãe e da irmã Kamille, na sede da Rota Transportes, pela superintendente corporativa do Grupo Brasileiro, Kádma Soares, e pelo gerente do Sul e Extremo Sul da Bahia, Vladimir Almeida. Além de percorrer as dependências da garagem da empresa, Arthur conheceu detalhes do ônibus executivo, modelo Cimmo, simulou a condução do veículo, observou rodas e motor e foi presenteado com uma réplica do ônibus da Rota, entre outros brindes, o que lhe causou muita emoção.

A mãe de Arthur fala com entusiasmo do primeiro contato do garoto com o ônibus, tipo de automóvel que o fascina, ocorrido por ocasião de uma das viagens, por ela organizada com a comunidade católica do Bairro Vila Anália, em veículos da Rota Turismo. E na oportunidade, revela que “Desde a nossa primeira experiência, há cerca de 10 anos, nunca pensamos em optar por outra empresa. A Rota oferece um serviço excelente, com segurança, conforto e ótimo atendimento”.

//

Leia em: 2 minutos

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, recebeu a vereadora Wilmacy Oliveira (PCdoB), 4ª feira (24.novembro). Ela é autora do projeto de lei (053/2021) que visa combater a pobreza menstrual no município de Itabuna e reiterou a importância da iniciativa, colocando a Semps como parceira para a execução do projeto.

“Esse é um tema importante e recente que está mobilizando lideranças femininas no Brasil, que é a falta de acesso a produtos de higiene menstrual e, apoiamos e seremos parceiros na execução dessa importante política pública, já que em nosso município temos 30% de cidadãs que enfrentam dificuldades para comprar o próprio absorvente, um item básico e não podemos deixar de assistir a essa parcela da comunidade”, declarou a secretária Andrea Castro.

O projeto de lei apresentado à Câmara Municipal de Vereadores visa incluir o combate à pobreza menstrual da mulher e da adolescente na Política Municipal de Saúde da Mulher. Pela iniciativa parlamentar, o município deve garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas.

A proposição também cria um Comitê Intersetorial com a participação das secretarias de Educação, Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza. Esse colegiado terá a responsabilidade de desenvolver ações relativas aos objetivos do projeto de lei.

O relatório já foi votado e aprovado pelas comissões da Câmara de Vereadores na segunda-feira passada e a matéria agora segue para votação em Plenário. Como o Plano Plurianual (PPA) também está sob apreciação do Legislativo, deverá ser incluída previsão para assegurar os recursos, de modo que a lei ao ser aprovada não encontre entraves financeiros para ser cumprida.

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Educação de Ibicaraí deu início terça e vai até hoje (25.novembro), a uma série de audiências públicas com os profissionais de educação do município, com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira. A ação teve início no Grupo Escolar Gilberto Amado e acontecerá nas demais escolas da rede pública municipal.

Segundo a secretária de Educação, Miriam Andrade, essas audiências terão sua culminância na sexta-feira, dia 3 de dezembro, com a Conferência Municipal de Educação. Miriam disse que nesse momento os seguintes assuntos estão sendo discutidos nessas audiências:

✔️ Elencar pontos e sugestões para que se efetive os eixos e subeixos estudados e discutidos na educação do município de Ibicaraí;

✔️ Elaborar relatório final de como foram realizadas as discussões de contribuição para a CONAE-2024-2034;

✔️ Escolher um representante para sistematização e/ou articulação no dia da CONFERÊNCIA MUNICIPAL;

✔️ As discussões serão realizadas nas experiências e necessidades apontadas pela equipe.

“As conferências irão pautar três eixos, sendo eles: EIXO 1: PNE 2024-2034 – Avaliação das diretrizes e metas; Eixo 2: Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação. E Eixo 3: Criação do SNE – Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”, disse a secretária.

//

Parceria entre Prefeitura e SIT-Seinfra viabilizou as benfeitorias

Leia em: < 1 minuto

A parceria entre a Prefeitura de Ilhéus com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes e Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia tem viabilizado melhorias em estradas vicinais no município.

Dentre as intervenções recentemente executadas, segundo a SIT-Seinfra, foram iniciados os remendos com brita no acesso ao Condomínio Sol e Mar, na BR 251, e revestimento com massa asfáltica.

Também foram realizados serviços de regularização na BR 251, que Ilhéus a localidades como Coutos, Santo Antônio e o Rio do Engenho.

//

III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial avaliou 94 amostras de amêndoas e premiou 7 ganhadores

Leia em: 3 minutos

Foram reveladas as melhores amêndoas de cacau do Brasil durante premiação do III do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial. Ao todo foram 94 amostras inscritas nas categorias Mistura (blend) e Varietal, das quais 22 seguiram para a segunda etapa da disputa pelo título e pelos prêmios, que somavam R$ 24 mil. Nesta edição, o estado do Pará liderou o ranking, conquistando todos os lugares do pódio da categoria de blends, incluindo um empate técnico na terceira posição.

De Medicilândia (PA), o produtor Robson Brogni foi o grande destaque da categoria, ficando em primeiro lugar. “Estamos há alguns anos trabalhando na qualidade do nosso cacau para estar entre os finalistas, mas o primeiro lugar foi realmente incrível”, celebrou o paraense.

Já na categoria de variedade única, o estado da Bahia garantiu as duas primeiras posições, com Cláudia Sá, da Agrícola Cantagalo, Itabuna, em primeiro lugar. “O que faz a gente chegar até aqui é o amor pelo que a gente faz. Faz 10 anos que comecei a ‘namorar’ o cacau e há 3 estou completamente apaixonada. Estou muito emocionada e muito feliz porque isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação”, destacou Cláudia, ao agradecer à equipe de colaboradores, família e organização do evento.

O terceiro lugar na categoria Varietal foi uma revelação. Em seu primeiro ano de participação no concurso, o estado de Rondônia já emplacou um vencedor. O produtor Mauro Tauffer, de Buritis, foi o terceiro premiado na categoria. “Por sermos mais novos na produção de cacau, sinto uma responsabilidade muito grande em representar o meu estado. Nem estava imaginando ganhar esse prêmio e agora estou muito feliz”, resumiu o cacauicultor, bastante emocionado.

A cada edição, o Concurso vem aumentando gradativamente o número de participantes. “A adesão de produtores de Rondônia foi uma grata surpresa para nós este ano. Esperamos que esse destaque incentive outros cacauicultores daquele estado. Gostaríamos de ver todas as regiões produtoras engajadas nesse processo de transformação e valorização da cadeia produtiva do cacau”, pontuou Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), entidade organizadora do evento, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Além de uma minuciosa análise dos aspectos físico-químicos das amêndoas, as propriedades produtoras do cacau precisaram também cumprir uma série de critérios de sustentabilidade para estar entre os finalistas. Á última etapa da avaliação foi a análise sensorial do cacau, tanto na forma de liquor, quanto como chocolate elaborado a 70% cacau. Os chocolates foram codificados e enviados para um júri de convidados especiais para uma prova às cegas. Entre os integrantes do júri desta edição estão o empresário Ale Costa, da Cacau Show, o chef confeiteiro Lucas Corazza, jurado do programa Que Seja Doce da GNT, a chef chocolatière da Dengo Chocolates Luciana Lobo, entre outros.

O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, que seleciona as melhores amêndoas produzidas no país, visa fortalecer a cacauicultura brasileira, valorizando e reconhecendo produtores que fazem um trabalho diferenciado, bem como incentivar a sustentabilidade em todo o processo produtivo. A premiação é uma iniciativa conjunta da cadeia produtiva do cacau, patrocinada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Governo do Pará (Sedap), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Governo da Bahia (Seagri), pela Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Centro de Inovação do Cacau (CIC), Dengo Chocolates, FAEB/SENAR, Harald, Mondelez – Cocoa Life, Nestlé – Cocoa Plan, Gencau e SEBRAE. A realização é do CIC em parceria com a Ceplac. Mais informações no site

Conheça os premiados
Na categoria Varietal
1º lugar: Claudia Calmon de Sá (Itabuna-BA) – variedade BN34
2º lugar: Vale do Juliana Fruticultura (Igrapiúna-BA) – variedade PH16
3º lugar: Mauro Celso Tauffer (Buritis-RO) – SJ02

Na categoria Blend
1º lugar: Robson Brogni (Medicilândia-PA)
2º lugar: Hélia Félix de Moura (Medicilândia-PA)
3º lugar: José Renato Preuss (Brasil Novo-PA) e João Rios de Souza (Novo Repartimento-PA)

//

Leia em: 2 minutos

O Ministério Público estadual denunciou o ex-diretor e gestor financeiro dos Núcleos das Escolas do Campo do Município de Teixeira de Freitas, João Batista de Jesus, pelo crime de peculato. Segundo as apurações do promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar, o ex-servidor público se apropriou de dinheiro público que tinha posse, em razão do cargo, para proveito próprio. Ele utilizou cheques do fundo municipal de educação para a apropriação irregular de mais de R$ 40 mil que deveriam ser destinados à compra de suprimentos para os núcleos no ano de 2018, apontam as investigações.

As apurações indicam que João Batista cometeu o crime com possível contribuição das servidoras Zenilda Simoes Conceição Westphal, Edmilza dos Santos Pinto e Maria Inez Rodrigues da Silva. Elas teriam cometido o crime de peculato culposo, informa o promotor de Justiça, que apresentou proposta de transação penal com relação às servidoras.

De acordo o apurado por Alex Bacelar, as servidoras tinham por praxe assinar cheques em branco para o denunciado, que, na época dos fatos, era diretor e gestor financeiros dos núcleos. Porém, o que se constatou foi que nenhuma delas acompanhava as compras realizadas por João Batista ou fiscalizava os processos licitatórios.

As servidoras afirmaram nunca ter recebido qualquer orientação por parte da Secretaria Municipal de Educação de como proceder, confiando na conduta do denunciado. No total, foram gastos com despesas efetuadas pelos investigados R$ 60.883.51 e apenas RS 18.956,63 puderam ser comprovados, o que, segundo o promotor de Justiça, indica que foi subtraído das contas dos referidos núcleos o valor de R$ 41.926,88.

Júnior Brandão é o novo porta-voz oficial da sigla

Leia em: < 1 minuto

Nessa 2ª feira (22.novembro), a Justiça Eleitoral certificou a criação da diretoria do partido Rede Sustentabilidade em Itabuna. A partir de agora, consta no assentamento do Tribunal Superior Eleitoral que a legenda tem representação na cidade.

O atual secretário de governo do município, Júnior Brandão, é o presidente e porta-voz oficial da sigla, ao lado da vice-presidente e vice-porta-voz, a professora Rosângela Cidreira.

Confira a formação completa da diretoria:
JOSUÉ DE SOUZA BRANDÃO JÚNIOR > 1º COORDENAÇÃO GERAL/PORTA-VOZ/PRESIDENTE
RITA DE CÁSSIA ALVES OLIVEIRA > 1º COORDENAÇÃO EXECUTIVA/SECRETÁRIO
VALTER ALVES > 1º COORDENAÇÃO FINANCEIRA /TESOUREIRO
LEANDRO CARVALHO LEITE SANTOS > 1º COORDENAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO
ROLEMBERG NOBRE DA COSTA > 1º COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
CAIQUE ALVES DE CASTRO > 1º COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS
LUCIANA ROSA DOS SANTOS VOGAL > COMISSÃO EXECUTIVA
DÉBORA SOUSA DE SANTANA VOGAL > COMISSÃO EXECUTIVA
JACQUELINE DE OLIVEIRA SANTOS VOGAL > COMISSÃO EXECUTIVA
JOSE THIAGO SILVA SANTOS VOGAL > COMISSÃO EXECUTIVA
ROSÂNGELA CIDREIRA DE JESUS > 2º COORDENADOR GERAL/PORTA-VOZ/VICE-PRESIDENTE
ANDREA BATISTA DE GOES > 2º COORDENAÇÃO FINANCEIRA/TESOUREIRO
SONIA ELENA AMORIM DE NEWMAN > 2º COORDENAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO

Certificado de validade da diretoria do partido tem duração de 1 ano

Notícias mais lidas

Outros assuntos