//

Leia em: 3 minutos

Adotando a nomenclatura “Z4”, cuja qual se refere ao trabalho efetivo de barreira sanitária dos municípios da Zona 4 (Almadina, Coaraci, Itapitanga e Itajuípe), surgido durante o grande índice de contaminação da Covid-19, é possível fazer uma análise acerca desses municípios quanto às viabilidades jurídicas eleitorais.

Analisando inicialmente a cidade de Almadina, governada por Milton Cerqueira (Partido Podemos), é possível verificar juridicamente sua impossibilidade de renúncia no início do ano de 2024, com a pretensão de se candidatar a prefeito da cidade de Coaraci-BA. Ocorre que, trazendo para uma análise técnica, tal situação não possui embasamento jurídico, como visto no entendimento do STF, cujo qual denominou essa conjuntura de “prefeito itinerante” ou “prefeito profissional”, onde o cidadão que exerce dois mandatos consecutivos como prefeito de determinado município, fica inelegível para cargo da mesma natureza em quaisquer outro município da Federação (Reg 367.485) e, além disso, também é necessário fazer referência ao Art. 14 da Constituição Federal, pelo qual versa sobre a proibição do terceiro mandato, mesmo que seja em outro município.

Já em Coaraci, administrada pelo Jadson Albano (PP), após análise da pretendida candidatura de sua esposa para as eleições de 2024, como sua sucessora, foi concluído que tal situação é vedada em todas as hipóteses. Vejamos:

▶️ Mesmo o prefeito renunciando durante o segundo mandato;
▶️ Mesmo que renuncie e mude o domicílio eleitoral e;
▶️ Mesmo sendo casado durante o segundo mandato.

O mesmo ocorre para o seu sogro, uma vez que o mesmo é parente de primeiro grau por afinidade. Entretanto, nada o impede, por exemplo, de lançar a candidatura da sobrinha como sua sucessora (como vem especulando sua filiação (União Brasil), sendo uma fonte de reaproximação desde já ao grupo de ACM Neto).

Em Itapitanga, o atual prefeito Ro (PSB), não poderá ser candidato a reeleição, pois apesar de ter assumido o seu primeiro mandato, com a morte prematura de Demival, o STF já deixou claro que, apesar do mesmo ter estabelecido um mandato menor do que 8 (oito) anos, nos dois mandatos ele fica impedido de se candidatar novamente.

Tratando-se de Itajuípe, onde o prefeito Marcone Amaral (PSD), vem sinalizando sua pretensão em se desvincular do cargo atual para se candidatar a Deputado Estadual, vale o esclarecimento que, caso não obtenha sucesso nas eleições de 2022, não poderá retornar ao cargo de prefeito. Sendo assim, com a renúncia do mesmo, o seu vice Léo da Capoeira, detém o direito de ser prefeito, de fato. Dessa forma, resta saber, no caso de ausência de êxito nas eleições para deputado em 2022, qual será o seu posicionamento político nas eleições de 2024.

Qual a opinião de vocês sobre todo esse cenário político e suas especificidades? 


Dr. Wagner Ayres é economista e advogado com especialização em Direito Público e Administração Pública.

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

O pronto-socorro atende a demanda espontânea de usuários do SUS

Leia em: 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na próxima 4ª feira (1º) reabrirá o pronto-socorro do Hospital São José, responsável pelos atendimentos de urgência e emergência que chegam à unidade. Pacientes que procurarem a instituição a partir nesta quarta-feira já podem se dirigir ao local original do setor, que atende a demanda espontânea de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente trabalha para fortalecer parcerias e oferecer serviços de excelência à nossa população. Junto à equipe da Santa Casa de Misericórdia vamos reabrir a emergência e ampliar a assistência, com estrutura de qualidade e um atendimento digno”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O pronto-socorro é qualificado para atendimento de urgência cardiológica, com duas Unidades Intermediárias (UIs) focadas na especialidade. Todos os serviços são realizados com recursos próprios.

“O paciente que necessitar de exames laboratoriais, angioplastia e marcapasso terá todos esses serviços disponíveis na unidade, que também conta com procedimentos ambulatoriais e cardiológicos, como ecocardiograma, MAPA, eletrocardiograma e holter. Também ampliamos as enfermarias, com realização de cirurgias gerais e retorno das eletivas”, explicou André Cezário, titular da Sesau.

Conforme a secretaria, a orientação é para que os pacientes procurem o setor de Emergência em situações específicas. Pessoas com sintomas gripais ou suspeita de infecção pela Covid-19 devem continuar se dirigindo ao Pronto de Atendimento (PA) da Zona Sul e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Conquista, ambos com sala de assistência 24 horas.

//

Videoclipe da música autoral ‘’Parabéns’’ vai estar disponível amanhã no canal da dupla no Youtube

Leia em: < 1 minuto

Hoje (1º de dezembro), tem pré-lançamento super especial do primeiro videoclipe dos animadores infantis Pirulito e Paçoca no espaço Belas Eventos, localizado na Avenida Juracy Magalhães, centro de Itabuna. O evento é para alguns convidados que poderão conferir o trabalho em primeira mão.

A dupla formada pelos itabunenses Victor Roberto e Leomara Silva está conquistando cada vez mais espaço nos cenários regional e nacional. Eles já têm mais de 1.000 inscritos no canal do Youtube e no Tik Tok, rede social que caiu no gosto da criançada, os artistas acumulam mais de 12 mil seguidores.

O clipe da música autoral “Parabéns” é mais uma aventura do casal de artistas que já tem anos de experiência na animação de eventos e, agora, resolveu se aventurar no universo da internet para alavancar a carreira.

O material vai estar disponível no canal da dupla no Youtube a partir de amanhã (2 de dezembro). Para ter acesso aos conteúdos gravados pela dupla, é só se inscrever no canal ‘’Pirulito e Paçoca’’ ou acompanhá-los pelo Instagram @pirulitopacocaoficial.

//

Leia em: 2 minutos

O Projeto de Lei nº 080 de autoria do Presidente da Câmara de vereadores Jerbson Moraes (PSD), que institui e define diretrizes para políticas públicas de conscientização sobre combate à pobreza menstrual e a universalização do acesso à distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua e adolescentes em fase escolar, foi aprovado ontem (30.novembro) por unanimidade na Câmara Municipal de Ilhéus.

O PL foi protocolado pelo vereador antes mesmo do assunto ser pauta em nível nacional. “Realidade pouco conhecida no Brasil e em Ilhéus, a pobreza menstrual leva milhares de mulheres e meninas, por falta de recursos financeiros, a usar folha de jornal, sacos plásticos, meias e panos velhos durante o ciclo menstrual, aumentando o risco de infecção. O projeto é mais do que questão de saúde pública, é devolver a dignidade a essas pessoas”, afirmou Jerbson.

O presidente ainda destacou que 12,5 por cento das mulheres no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), vivem na pobreza, sem acesso aos produtos de higiene em decorrência de seus altos custos, ficando impedidas de acessar meios adequados e seguros para gerenciar os períodos menstruais. “Esta também é uma realidade de muitas mulheres e jovens carentes de Ilhéus, que precisamos combater para, inclusive, diminuir filas nos postos de saúde e hospitais nos tratamentos de infecção urinária e que podem chegar ao extremo do câncer no colo do útero”, disse.

Para Jerbson, a aprovação desse projeto é uma vitória para Ilhéus, “pois vamos poder combater uma realidade silenciosa que ocorre em nossa cidade e muita gente não enxerga”, destacou. Tal pensamento também foi compartilhado pelos vereadores Cláudio Magalhães (PDdoB), Nerival (PSL) e César Porto (PSB), que além de parabenizarem o presidente pela criação do projeto, destinaram 50% de suas emendas impositivas para execução da Lei, assim como fez também o próprio autor do projeto, Jerbson Moraes, o que vai gerar em torno de R$ 600 mil reais.

De acordo com o edil, esse é um dos projetos mais sensíveis que ele criou. “Tenho apresentado projetos sempre neste sentido, que defendem a dignidade das pessoas e que busquem mudar a realidade do próximo. Ter ele aprovado por unanimidade e ainda ter colegas que destinaram parte de seus recursos para a execução desta Lei, mostra que os parlamentares estão com o mesmo intuito, eu só tenho a parabeniza-los. Resta agora o executivo Municipal sancionar a Lei e executar”, finalizou Moraes.

//

Leia em: 4 minutos

A TV Santa Cruz realizou a premiação dos ganhadores da 11ª edição do concurso de redação Lápis na Mão, dia 29 de novembro, segunda-feira, no auditório do centro de cultura da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), e reuniu escolas e alunos participantes – alguns com torcidas, professores e representantes de empresas patrocinadoras, entre elas, a Rota Transportes.

O concurso envolve categorias de Redação, Desenho e Escola Cidadã. Este ano, estreou o segmento Contador de História, para pessoas acima de 65 anos, com o objetivo de homenagear os talentos da maturidade. O tema central do concurso foi “Leitura é abrigo: Lugar de acolhimento”.

A solenidade de encerramento contou com as presenças do reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, da gerente-executiva da TV Santa Cruz, Carol Fajardo, da secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, da diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro, Elaine Carletto, e diretoras das unidades escolares inscritas no concurso.

Nesta 11ª edição do Lápis na Mão, a organização enfrentou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, com a suspensão de atividades presenciais na grande maioria das escolas públicas e particulares. Mesmo assim, o sucesso do certame foi absoluto, com a participação das cidades de Itamaraju, Itabuna, Ilhéus, Camacã, Eunápolis e Jucuruçu. Foram mobilizados 14 mil alunos e recebidas sete histórias, quatro mil redações e três mil desenhos apresentados. A votação no site do evento atingiu a marca de 200 mil votos.

PREMIADOS

Jiulia Fernandes da Rocha Silva obteve o Grand Prix Redação e o professor Paulo Santana foi também premiado

Na categoria Redação Fundamental II, o 1º lugar ficou com a estudante Jiulia Fernandes da Rocha Silva, do Colégio e Curso Galileu, de Itabuna, premiada com um Tablet. Em segundo lugar, Anna Clara Mendes Santana, do Colégio Jorge Amado, que ganhou um Kindle, leitor de livros digitais. E em terceiro, Julia Honorato Bertol, do Colégio e Curso Galileu, presenteada com um Fone sem fio.

Glória Petrea Campos Nogueira dos Anjos, primeira colocada na Categoria Redação Ensino Médio

Na categoria Redação Ensino Médio, venceu a aluna Glória Petrea Campos Nogueira dos Anjos, do Centro de Estudos Ronaldo Mendes, de Itabuna, também premiada com um Tablet. Em segundo lugar, Emilly Vitória de Medeiros Silva, do Colégio Geórgia, de Itabuna, também presenteada com um Kindle. E em terceiro, Blenda Santos do Carmo, do Ifba Campus Ilhéus, que ganhou Fone sem fio.

Gustavo Melo dos Santos, primeiro colocado na Categoria Redação EJA

A categoria Redação EJA teve em primeiro lugar o estudante Gustavo Melo dos Santos, do colégio CIOMF, de Itabuna; em segundo, Marília Gomes da Silva, do Colégio Estadual Moysés Bohana, de Ilhéus; e em terceiro, Raquel Conceição dos Santos Alves, também do Colégio Moysés Bohana. As premiações foram as mesmas das demais categorias de Redação.

Maria Isis Inácio Canjirana, primeira colocada na Categoria Desenho Infantil

O 1° lugar na categoria Desenho Pré-Escola foi para Maria Isis Inácio Canjirana, da Escola Municipal de Juerana, de Ilhéus, premiada com um Kit pedagógico e de pintura. Em 2º lugar, Pietro de Jesus França, da Escola Municipal de Educação Infantil do Teotônio Vilela, de Ilhéus, presenteado com um Kit pedagógico. Em 3º, Ana Laura Cardoso do Amaral, Centro de Ensino Ana Viana, de Camacã, que ganhou um kit de pintura.

Laura Menezes Alves, da Escola Malaquias Reis, de Ilhéus, conquistou o Grand Prix Desenho e a professora Maria Josinete Souza foi também premiada

Na categoria Desenho Fundamental I, o primeiro lugar foi para Laura Menezes Alves, da Escola Malaquias Reis, de Ilhéus, premiada com um Tablet. Em segundo, Igor de Sá Menezes, da Escola Municipal de Juerana, de Ilhéus, presenteado com o Kindle. E em terceiro, Ana Vitória Pinheiro dos Santos, do Colégio Municipal de 1º Grau Rafael Ferreira Neves, de Jucuruçu, que ganhou um Fone sem fio.

Este ano, venceram o Grand Prix de Desenho, Laura Menezes Alves e Maria Josinete Souza, da Escola Malaquias Reis, de Ilhéus, ganhadoras de um Smartphone. O Grand Prix de Redação foi para Jiulia Fernandes da Rocha Silva e Paulo Santana, do Colégio e Curso Galileu, de Itabuna, que também receberam um Smartphone, cada.

Na categoria Escola Cidadã o primeiro lugar foi para o Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna, ganhador de um Monitor e uma Webcam. Em segundo lugar, o Colégio e Curso Galileu, de Itabuna, presenteado com um Monitor de vídeo. E em terceiro, a Escola Estadual Horizontina Conceição, de Ilhéus, premiada com uma Webcam.

Entre os Contadores de História, foram premiados Sandoval Martins em terceiro lugar, com um Fone sem fio, Deusdete Santos Quadros em segundo, com um Kindle, e Elba Maria Dorea, em primeiro lugar, com um Tablet. Os vencedores desta categoria são da cidade de Itabuna.

Leia em: < 1 minuto

As aulas na rede pública municipal de ensino retornarão na próxima 2ª feira (6.dezembro). A informação foi divulgada pela prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, ontem (30.novembro).

A medida foi tomada após diversas escolas sofrerem prejuízos com os impactos gerados pelo temporal que atingiu o município no último sábado (27.novembro). Muitas unidades escolares ficaram alagadas, tiveram a estrutura danificada, materiais pedagógicos foram perdidos, dentre outros estragos.

Inicialmente, o Município informou à população que a suspensão das atividades seria por 48 horas. No entanto, o período foi insuficiente para resolver todos os problemas deixados pela tempestade.

“Pedimos a compreensão de todos, pois estamos vivendo um momento atípico e precisamos de um tempo maior para deixar tudo em ordem para receber os estudantes com o conforto e a segurança que merecem”, esclareceu a prefeita Cordélia Torres.

Yanca Soares e a prefeita Monalisa Tavares

Leia em: < 1 minuto

A cidade de Ibicaraí foi contemplada com uma moderna roçadeira hidráulica conseguida através do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). A indicação desse equipamento foi do Deputado Estadual Tiago Correia, que tem uma atenção especial com Ibicaraí e a zona rural.

A prefeita Monalisa Tavares mais uma vez fez questão de agradecer ao deputado, que não mede esforços para atender o município. “Esse equipamento é mais um presente que o deputado Tiago Correia nos dá através de sua indicação e muito vai servir à nossa cidade e à zona rural do nosso município”, disse a prefeita.

A secretária municipal de Infraestrutura, Yanca Soares, aproveitou a oportunidade e também agradeceu, lembrando que esse foi um pedido feito através da Secretaria de Infraestrutura e que mais uma vez foi atendido pelo deputado, que não mede esforços para ajudar Ibicaraí. “Esse equipamento vem para acelerar o processo de limpeza da nossa cidade”, disse Yanca.

//

Os donativos arrecadados na 1ª corrida de rua do batalhão foram doados nesta 3ª feira (30.novembro), em Itabuna.

Leia em: < 1 minuto

Quatrocentos quilos de alimentos arrecadados pelo 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram doados para duas instituições de caridade, em Itabuna. Os donativos foram recolhidos na 1ª corrida de rua da unidade, no último domingo.

As associações contempladas foram Padre Paulo Tonucci e a Floresceu, como explica o comandante do batalhão,o tenente-coronel Sandro Crispim Ferreira.O oficial ressaltou que durante as entregas as medidas de segurança contra a propagação da Covid-19 foram tomadas.

“Essas organizações possuem um papel muito importante na cidade, pois atendem famílias cadastradas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse o comandante.

//

Leia em: 2 minutos

Manter o estoque mínimo de sangue para assegurar o atendimento nos hospitais em todo o país, tornou-se um desafio ainda maior após o surgimento da pandemia do novo coronavírus ano passado. Para evitar prejuízo às pessoas que diariamente dão entrada nos hospitais, os bancos de sangue precisaram definir novos fluxos e aumentar as ações de conscientização. Mesmo assim, o número de doadores está longe do ideal.

Em Itabuna, no sul da Bahia, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia vem promovendo campanhas visando reduzir o déficit em seu estoque. Uma das ações de mobilização é a Caravana Itinerante Pela Vida, que tem contado com a participação de moradores de municípios como Buerarema, Camacan, Jussari, Iguaí, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Gandu e Uruçuca.

As ações para orientar e sensibilizar a população já têm gerado resultados. O número mensal de bolsas passou da média de 500 para 820. Mas o trabalho segue para atingir a meta de 1.400 bolsas. “Ainda estamos longe do estoque mínimo ideal, mas já nos encontramos numa situação menos delicada”, revela o captador do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro. O objetivo é aumentar o número de municípios participantes do Projeto Caravana Itinerante pela Vida.

QUEM PODE SER DOADOR
O doador precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos,11 meses 29 dias. Mas existe exceção, a pessoa pode ser doadora a partir dos 16 anos, desde que com autorização do pai ou responsável. O voluntário precisa chegar alimentado e ter dormido, pelo menos, 6 horas (repouso noturno), ter peso igual ou superior a 50 quilos.

O doador precisa ainda apresentar um documento oficial com foto e, por causa da pandemia da Covid-19, não deve se esquecer do uso de máscara. Quem pretende fazer a boa ação não pode estar gripado e, no caso, de pessoa do sexo feminino não pode estar grávida ou amamentando.

O Banco de Sangue de Itabuna funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17h, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. A unidade não fecha para o almoço. Aos sábados o funcionamento é das 7 ao meio dia. O doador que preferir pode agendar horário ligando para o telefone 73-3214-9126.

//

Conforme a assessoria do governador Rui Costa, a nova data será divulgada em breve

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus informa que o ato de inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi adiado devido ao mau tempo.

Por conta das condições meteorológicas adversas, o governador Rui Costa suspendeu a agenda que realizaria na cidade nesta hoje (29.novembro), onde entregaria a unidade de alta complexidade e assinaria ordem de serviço para construção de 18 quilômetros da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

A previsão é de chuva forte durante toda a semana. Conforme a assessoria do governador, a nova data será divulgada em breve.

Notícias mais lidas

Outros assuntos