Objetivo da paralisação é reabrir as negociações entre a categoria e o governo estadual

Leia em: < 1 minuto

Ontem (18.maio), os professores da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), realizaram uma assembleia e aprovaram uma nova paralisação das atividades acadêmicas. A data do ato ainda vai ser definida posteriormente, mas tem o objetivo de pressionar o governo estadual a retomar as negociações com os docentes.

A primeira paralisação aconteceu no dia 27 de abril para reivindicar reajuste salarial, reabertura da mesa de negociações, respeito aos direitos trabalhistas e autonomia universitária. Nesse novo manifesto, haverá uma mobilização na porta da instituição com café da manhã e fechamento dos portões.

Leia em: < 1 minuto

Na última segunda-feira (16.maio), dois vereadores do município de Coração de Maria tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Davilson da Silva Miranda (Cidadania) e João Rios de Oliveira (Cidadania) são suspeitos de terem colocado candidaturas femininas fantasmas dentro das nominatas das chapas nas eleições de 2020.

O processo de cassação, que está em segredo de Justiça, foi uma decisão de primeira instância, ou seja, ainda cabe recurso e, por enquanto, os vereadores permanecem nos cargos até o julgamento dos embargos. O juiz eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de Coração De Maria decidiu, também, anular todos os votos recebidos pelo partido nas últimas eleições e redistribuir os números baseado no coeficiente eleitoral.

Dilson Miranda e João Rios foram os dois vereadores mais bem votados do município em 2020, no entanto, utilizaram duas mulheres para assinar como candidatas fantasmas e preencher a cota de 30% das candidaturas do sexo feminino. As duas, inclusive, foram condenadas à inelegibilidade por 8 anos.

Advogado Reinaldo Weber posa ao lado do novo presidente do MDB de Ilhéus, Fernando Hughes, e do pré-candidato a deputado federal Fábio Vilas Boas e do jovem líder Alan Oliveira

Leia em: < 1 minuto

A Justiça Eleitoral emitiu, na última 2ª feira (16.maio), a Certidão de Composição da nova comissão provisória do partido MDB de Ilhéus. A partir de agora, o advogado Fernando Hughes é o presidente e maior representante do partido no município.

O ex-vereador de Ilhéus, Alisson Mendonça, além do ex-candidato a vereador e advogado, Reinaldo Weber, e os líderes Alan Oliveira e José Francisco dos Santos também fazem parte do novo diretório. A legenda tem ganhado cada vez mais adeptos na região e avança na estruturação ao atrair novos nomes de grande articulação em vários setores.

Anteriormente, o comando do diretório ilheense estava nas mãos do ex-secretário estadual de Saúde e pré-candidato a deputado federal, Fábio Vilas Boas. Para ele, esse momento é crucial para alavancar o nome da sigla no cenário regional: “Acredito que está no caminho certo, pois não devemos ter medo de avançar para um crescimento dos municípios e, em Ilhéus, não é diferente”.

CAOS! Sem ar condicionado, sem água e sem conforto na Câmara de Itabuna

Leia em: 2 minutos

Quem compareceu à sessão ordinária realizada 4ª feira (18.maio) na Câmara de Vereadores de Itabuna passou por maus bocados! Isso porque o Plenário Raymundo Lima está passando por reformas há quase 5 meses e, desde então, as atividades são realizadas na sala de Comissões ou no espaço da Biblioteca Pública, mas esses locais parecem não estar devidamente equipados para receber o público.

O vereador e líder do governo municipal na Câmara, Manoel Porfírio (PT), não suportou o intenso calor no interior da biblioteca e se retirou por quase 30 minutos. Ao retornar, ele justificou a ausência: “Está inviável! Eu saí do plenário por causa do calor. Aí fica inviável! Esse ar condicionado não está funcionando!”.

O Pauta Blog estava na sessão e constatou, pessoalmente, que o ambiente estava realmente insuportável. Prova disso é que as pessoas começaram a improvisar e tentar se refrescar utilizando leques e folhetos. Pode isso, Arnaldo? Em pleno 2022 e uma repartição pública que recebe, quase diariamente, várias pessoas, não está pronta para atender a demanda.

Outros vereadores presentes na sessão reclamaram, também, sobre a falta de água mineral no recinto, o que complicou a situação mais ainda. Além disso, a sessão estava marcada para começar às 14h e teve mais de 1 hora de atraso, deixando as pessoas ainda mais indignadas e impacientes. É Itabuna, é?

O presidente da Casa, vereador Erasmo Ávila (PSD), não estava presente e quem comandou a sessão foi Sivaldo Reis (PL). O espaço do Pauta está aberto caso o presidente queira explicar o que motivou essa situação caótica, assim como esclarecer o porquê do plenário ainda não ter sido reinaugurado com condições ideais para o bem estar de todos.

ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Wenceslau Júnior e Guinho, Zé Alberto, Diego Pitanga, Cosme Resolve, Júnior Brandão, Augusto Castro, Janaína Araújo, João Roma, Capitão Azevedo, Dr. Mangabeira, Erasmo Ávila, Maria Alice, ACM Neto

Aparelhos vão servir para otimizar trabalho dos agentes no dia a dia

Leia em: 2 minutos

A Saúde de Arataca ganhou um importante reforço para promover mais qualidade no atendimento prestado à comunidade. Isso porque o prefeito Ferlú Mansur (PSD) e a secretária de saúde Neuza Fonseca entregaram 26 tablets para os agentes comunitários trabalharem com mais rapidez e segurança no dia a dia.

Os aparelhos vão servir para otimizar a coleta de informações junto à população, além de facilitar a demanda dos profissionais. Arataca, inclusive, é um dos poucos municípios da Bahia a disponibilizar os aparelhos eletrônicos para os agentes da Atenção Básica.

De acordo com Ferlú, esse é mais um passo importante na valorização do servidor: “Os agentes comunitários exercem um papel essencial dentro da Atenção Básica e merecem contar com ferramentas que possam enriquecer o trabalho de cada um. O profissional é beneficiado, mas a população também”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Prefeito Ferlú Mansur lança “Arafolia 2022 – Micareta da Alegria” em Arataca

Pré-candidato do União Brasil abriu 61 pontos percentuais de vantagem sobre os adversários; levantamento aponta vitória já no primeiro turno

Leia em: < 1 minuto

Levantamento Genial/Quaest divulgado na manhã desta 4ª feira (18) pela CNN Brasil mostra o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) com 67% das intenções de votos para o pleito deste ano no cenário estimulado.

Em segundo lugar, aparece Jerônimo Rodrigues (PT), com 6%, e João Roma (PL) em terceiro, com 5%. O pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, acumulou 1% e Giovani Damico (PCB) não pontuou.

A pesquisa entrevistou 1.140 pessoas, de maneira presencial, entre os dias 13 e 16 de maio, em 74 municípios da Bahia. Com margem de erro de 2,9 pontos percentuais, o levantamento tem 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Wenceslau Júnior e Guinho, Zé Alberto, Diego Pitanga, Cosme Resolve, Júnior Brandão, Augusto Castro, Janaína Araújo, João Roma, Capitão Azevedo, Dr. Mangabeira, Erasmo Ávila, Maria Alice, ACM Neto

Leia em: 6 minutos

🤜🤛 Bate-rebate (1)

O ex-vice-prefeito de Itabuna e pré-candidato a deputado federal, Wenceslau Júnior (PCdoB), soltou o verbo contra a atuação do vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil) enquanto secretário de Esportes: “Guinho deveria prestar contas do que fez enquanto secretário. O secretário de Esportes de Itabuna é Davidson! (…) Guinho fez o quê mesmo?”.

As declarações aconteceram durante entrevista ao programa Frequência Política e Wenceslau disse que as obras em andamento no município são de responsabilidade do governo estadual e não do município. Eita!

🤜🤛 Bate-rebate (2)

Por sua vez, Enderson Guinho utilizou as redes sociais para rebater as declarações do ex-vice-prefeito Wenceslau Júnior e disse que o político não pode falar da atual gestão porque, quando teve a oportunidade de contribuir para o crescimento do município, não atendeu às expectativas da população. Xiiii!

🤓 Onipresente

Por falar em Zé Alberto, onde tem evento da prefeitura de Itabuna, lá está ele colado que nem visgo de jaca. Como marinheiro de primeira viagem na política, até que ele está se saindo muito bem.

🏃‍♂️ Em alta

Corre nos bastidores a informação de que o suplente de vereador pelo PT, Diego Pitanga, vem sendo cotado por diversos pré-candidatos a deputados. Apesar de ainda permanecer no Partido dos Trabalhadores, ele não deve apoiar ninguém da legenda. Enquanto Zé Alberto (PSB) já conta com o apoio para pré-candidato a deputado estadual, para federal, a aliança deve ser com algum pré-candidato de Salvador. Pitanga está em alta e vai jogar mesclado!

🤷‍♂️ O que “Não Resolve” está de volta

O vereador Cosme Resolve (PMN) está de volta! O edil estava sumido tanto nos bastidores como nos bairros, mas “resolveu voltar”. Ao que tudo indica, vai apoiar a ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, na pré-candidatura como deputada estadual pelo PSD. Já em Itabuna, dizem que ele não está resolvendo absolutamente nada!

⚽ Com a bola toda (1)

O recém-empossado secretário de Educação de Itabuna, Júnior Brandão (Rede), está com a bola toda! O prefeito Augusto Castro (PSD) teceu vários elogios ao professor durante a cerimônia de posse: “Júnior é aquele que joga em qualquer setor na Administração”.

⚽ Com a bola toda (2)

Júnior Brandão já jogou na secretaria de Governo e assumiu interinamente, em dezembro, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza. Agora, na Educação, tem o desafio de colocar as 89 escolas para voltar às aulas de forma presencial já que, por enquanto, apenas 35 delas retornaram as atividades, ou seja, apenas 39% das unidades.

Prefeito Augusto Castro elogia Júnior Brandão, novo secretário municipal de Educação

😳 Impressionante (1)

Na posse do secretário Júnior Brandão, bastou o prefeito Augusto Castro chegar e o auditório lotou. Do nada, surgiram o presidente da Emasa, a presidente do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e o da Câmara de Itabuna. O efeito é impressionante ao melhor estilo “o prefeito está entre nós”.

😳 Impressionante (2)

A advogada e ex-secretária de Educação, Janaína Araújo, não compareceu à cerimônia de posse de Júnior Brandão. Será que saiu chateada?

🤐 Na bronca

Alguns membros do PL (Partido Liberal) estão na bronca com o pré-candidato ao Governo da Bahia pelo partido, João Roma. Tudo porque ele veio a Itabuna, mas não comunicou sobre a visita, ou melhor, avisou apenas os “queridinhos”. Alguns dizem que é complicado querer fazer campanha com um ar seletivo enquanto outros afirmam que Roma só está interessado mesmo é em eleger a esposa como deputada federal.

✌️ Azevedo está de boas

Capitão Azevedo (PDT), ex-prefeito de Itabuna, está de boas. No último sábado, foi bem recepcionado e, inclusive, aplaudido durante o lançamento oficial de uma pré-candidatura a deputado estadual. Será que saiu da toca pra valer?

👀 Reapareceu

Após alguns meses sumido e correndo atrás da produção do Fantástico para pedir música (conforme as três derrotas seguidas, duas para prefeito e uma para deputado), o médico Dr. Mangabeira (agora no PL), provavelmente, vai disputar uma vaga na Câmara Federal. A declaração foi dada por João Roma durante uma entrevista recente.

🥱 Tamanho G

É impressionante o tamanho da bajulação do presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), ao discursar na posse do secretário de educação. Expressões como “a nossa gestão” e “parabéns ao meu prefeito, meu gestor, meu líder” tomaram conta das palavras do homem. O papel do vereador é, de fato, fiscalizar o Executivo ou inflar o ego dele?.

🙌 Bênção, Maria… (1)

Durante passagem pela cidade de Itabuna, o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), foi até a residência de Maria Alice para pedir a bênção.

🙏 Bênção, Maria… (2)

Ao ser questionado por um jornalista se teria mantido contato com o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Agir), Neto disse que estava costurando a parceria com um interlocutor dando a entender que essa pessoa seria Maria Alice. Será que Fernando vai apoiar Neto?

🤝 Os vereadores que estão com Neto

Ronda o zum-zum-zum em Itabuna que os vereadores que vão subir no palanque de ACM Neto são: Danilo da Nova Itabuna (UB), Pancadinha (Solidariedade), Solon Pinheiro (Solidariedade), Pastor Francisco Edes (Republicanos), Dando Leone (PDT), Israel Cardoso (Agir), Ricardo Xavier (Cidadania) e Ronaldão (PL).

🎂 Vai fazer aniversário

Um sub-secretário da prefeitura de Itabuna garantiu ao Pauta Blog que um determinado equipamento (público) estava passando por licitação para reformá-lo. Acontece que faz quase 1 ano e nós vamos, em breve, exibir a foto dele com um bolo de aniversário nas mãos. Repara só!

🗣️ Revanche (1)

Após a passagem de ACM Neto por Itabuna, a expectativa agora é sobre a presença do pré-candidato do governo, Jerônimo Rodrigues (PT). Um medalhão ligado à base aliada declarou ao Pauta Blog com ar de revanche: “Aguarde a vinda de Jerônimo”.

🗣️ Revanche (2)

Lideranças políticas ligadas ao governo do estado realizaram uma reunião para traçar estratégias para a pré-campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato a governador da Bahia, na região Sul do estado. O encontro contou com a participação do presidente municipal do PCdoB, Wenceslau Júnior, o presidente municipal do PSD, Alcântara Pellegrini, além de Roberto José (PSD), Professor Valter (PSB), Aldenes Meira (PV) e Jackson Moreira (PT).

Perguntar não ofende: Por que não convidaram o petista de carteirinha e ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões?

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

//

Leia em: 2 minutos

A Diretoria da Defesa Civil de Itabuna lançou oficialmente nesta 3ª feira (17.maio), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Boletim Meteorológico Municipal. A novidade foi apresentada pelo diretor Kaique Brito durante encontro com o corpo técnico e administrativo do órgão da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

“Trata-se de uma informação pública que vamos gerar todos os dias, quando requisitados, inclusive pelo número 153 da Guarda Civil Municipal. Mas, teremos o compromisso de lançar semanalmente nas redes sociais, sobretudo antes da chegada de frentes frias ou quentes e de eventos climatológicos adversos”, explica o Diretor da Defesa Civil.

Kaique Brito completa que serão divulgadas informações pontuais sobre chuva, temperatura e eventuais alertas meteorológicos. “Por meio deste Boletim, será feita uma leitura de cenários para que o município não sofra em momentos de calamidade ou emergência”, comenta, lembrando que também é papel da Defesa Civil ser um órgão de cunho técnico-científico.

“Estamos trabalhando com um Plano de Ação que tem como base a otimização de processos, o Boletim Meteorológico Municipal e a cooperação técnica. Tudo isso, por entender que a Defesa Civil precisa reforçar o seu caráter propositivo, de promover ciência, conhecimento técnico e ao mesmo tempo ser assertivo com a população”, reforça.

MAPA DE DECLIVIDADE
Outra novidade que será lançada ainda esta semana e publicada no Diário Oficial do Município será o Mapa de Declividade de Itabuna. “Será disponibilizado para o conhecimento da população, mas  também será utilizada para o trabalho interno da Defesa Civil”, informa.

O Mapa de Declividade, segundo o diretor da Defesa Civil, facilitará a identificação das áreas mais suscetíveis para o deslocamento de terra, o que perpassa pela identificação das encostas, a sua declividade e o tipo de solo. “Será uma nova ferramenta que a Defesa Civil contará para entender quais são as zonas de risco de Itabuna”, encerra.

//

O investimento é feito pelo Governo da Bahia com recursos na ordem de aproximadamente R$ 150 milhões

Leia em: 2 minutos

Com oito quilômetros executados, a implantação da BA-649 segue a todo vapor. Na manhã desta 3ª feira (17.maio), o prefeito Mário Alexandre vistoriou a obra, acompanhado da primeira-dama Soane Galvão, secretários e vereadores. O investimento é feito pelo Governo da Bahia com recursos na ordem de aproximadamente R$ 150 milhões.

Conforme o gestor, o serviço atende uma demanda histórica do sul do estado, ligando Ilhéus e Itabuna, as duas maiores cidades da região.

“A gente só tem a agradecer ao nosso governador Rui Costa, porque essa obra é uma das maiores em andamento no Brasil. É uma obra feita com carinho, com amor e, acima de tudo, com planejamento. Isso é o que faz a diferença. Então, eu fico muito feliz em fazer parte dessa equipe. Mais um sonho realizado para o povo de Ilhéus, Itabuna e de toda a região. Gratidão a Deus e ao Governo da Bahia, que executa obras nos quatro cantos do estado para dar dignidade e promover qualidade de vida ao nosso povo”, ressaltou.

O gestor reiterou que a obra pertence ao sul da Bahia, visto que impulsiona o desenvolvimento dos municípios circunvizinhos. Na ocasião, Mário Alexandre estendeu os agradecimentos à equipe do governo baiano, na figura do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Marcando presença na vistoria, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes, pontuou que a união entre os poderes Executivo e Legislativo garante investimentos promissores para o município.

“Quero agradecer ao prefeito Mário Alexandre por ter despertado as autoridades políticas do estado e ao governador Rui Costa, que tem realizado investimentos jamais visto na nossa região. A nossa união mostrou ao governador a necessidade de desenvolvimento e o potencial que Ilhéus possui. Com essa obra vislumbramos uma perspectiva de grande crescimento econômico. Sem dúvida essa parceria constrói uma cidade melhor para todos nós”.

Obra BA
Nesta etapa, os serviços mobilizam cerca de 180 trabalhadores. A obra possui uma extensão total de 18 quilômetros e contará com quatro pontes, ciclovia e iluminação moderna. A pista deve medir 1,0 metro de faixa de segurança; 7,20 metros de rolamento; 2,5 metros de acostamento e 3 metros de ciclovia.

O novo trecho será responsável por ampliar o corredor logístico e melhorar o escoamento da produção oriunda do sul da do estado, beneficiando aproximadamente 510 mil habitantes de municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. A previsão é que a nova rodovia seja entregue nos próximos 24 meses.

"Nesse novo compromisso, a gente tem que se dedicar mais sempre pensando no melhor do nosso povo agindo junto com a gestão. O prefeito Ferlú tem feito grandes mudanças em nosso município", declarou Zé Coelho após ser eleito

Leia em: 2 minutos

O vereador Zé Coelho (PSD) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Arataca em votação realizada na última 2ª feira (16.maio). Reeleito em 2020 com 296 votos, Zé Coelho foi o vereador mais votado do PSD no município.

Estiveram presentes na eleição da mesa diretora os vereadores Larissa Salles (PP), Professor Fabrício (PSB), Professor Gilmário (PP), Juliana Chagas (PP), Fabrício da Ambulância (PSD), Olímpio Antônio (PP) e Lindomar de Jesus (PP). Dos 9 votos disponíveis, Zé Coelho foi escolhido por 8 vereadores para presidir a Casa Legislativa pelos próximos 2 anos.

Ao blog do Paulo José, o presidente declarou após a eleição: “Nesse novo compromisso, a gente tem que se dedicar mais sempre pensando no melhor do nosso povo agindo junto com a gestão. O prefeito Ferlú tem feito grandes mudanças em nosso município. Cada dia, são obras inauguradas e a saúde sempre avançando. Eu me comprometerei mais ainda porque o legado do político é ver o município evoluir”.

PRÓXIMA MESA
Zé Coelho vai assumir a presidência no dia 1º de janeiro de 2023. Além dele, foram eleitos a vereadora Juliana Chagas como vice-presidente, Fabrício Fernandes como 1º secretário e Larissa Salles como 2º secretária.

Notícias mais lidas

Outros assuntos