Estimativa é que cerca de 47,2 mil turistas estrangeiros desembarquem na capital baiana em novembro

Leia em: < 1 minuto

Salvador segue fortalecendo a posição como destino internacional em novembro, mês marcado pelo Movimento Salvador Capital Afro. A estimativa é que cerca de 47,2 mil turistas estrangeiros desembarquem na capital baiana em novembro deste ano, um aumento de quase 70% em relação a 2023, quando foram contabilizados 28,1 mil visitantes internacionais. No ano passado, o número já havia saltado para 44,9 mil, confirmando a curva ascendente do turismo estrangeiro na cidade.

O crescimento é impulsionado pela força cultural e simbólica do Salvador Capital Afro, que transformou novembro em um dos períodos mais vibrantes e representativos do calendário turístico da cidade. Com programação intensa em todos os bairros e linguagens, o movimento vem atraindo visitantes da América do Sul, Europa e Estados Unidos, com destaque para turistas da Argentina, Chile, França, Espanha e Portugal, além de um público crescente vindo dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além da intensa agenda cultural, os dados indicam que Salvador vem conseguindo manter o fluxo turístico em alta também fora da tradicional temporada de verão. A ocupação hoteleira, o aumento de voos internacionais e a ampla divulgação da cidade em mercados estratégicos reforçam a expectativa de que o mês de novembro siga se consolidando como um dos principais períodos do calendário turístico da capital baiana.

📷 Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Evento vai acontecer entre os dias 10 e 15 de novembro na sede do IF Baiano

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca, em parceria com o IF Baiano, o Sebrae e o Sindicato dos Produtores Rurais, vai realizar, entre os dias 10 e 15 de novembro, a Semana do Fazendeiro 2025, um dos maiores eventos voltados ao fortalecimento do campo e da agricultura familiar no município. O evento será no Campus do IF Baiano – Uruçuca.

Com o tema “Aprender, Produzir e Crescer Juntos”, a programação inclui palestras técnicas, oficinas, exposições, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e rodas de conversa com produtores e especialistas. O evento tem como objetivo estimular a inovação no campo, valorizar o produtor rural e ampliar o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias do agronegócio.

Durante toda a semana, o público poderá conferir demonstrações de práticas sustentáveis, degustações de produtos locais, além de ações voltadas à qualificação e à geração de renda para pequenos e médios produtores.

Convocados devem se apresentar, com documentação exigida, em prazo máximo de 10 dias

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou na edição eletrônica do Diário Oficial, Portaria de convocação de aprovados no Processo Seletivo nº 01/2025, que devem comparecer, impreterivelmente, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Comendador Firmino Alves, nº 110, Centro), no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados da data da publicação, no horário das 8h às 12h.

Os convocados devem se apresentar munidos de toda a documentação exigida no Anexo I do Edital. O não comparecimento no prazo estabelecido, bem como a apresentação incompleta da documentação exigida, será considerado como desistência tácita da vaga, acarretando a perda do direito à contratação, conforme previsto no Edital do certame.

Os exames médicos constantes no Anexo II devem ser apresentados posteriormente ao Médico do Trabalho, em consulta a ser agendada pelo Departamento de Recursos Humanos.

📷 Prefeitura de Itabuna

De acordo com o TCM, foram encontradas diversas irregularidades na gestão entre 2021 e 2022

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram a representação apresentada contra o prefeito de Anagé, Rogério de Zinho (PSD), por causa das irregularidades cometidas durante os exercícios de 2021 e 2022. A relatora do processo, conselheira Aline Peixoto, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O gestor foi multado em R$ 3 mil pelas irregularidades.

Foi determinado, também, o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 3.794.286,01, com recursos pessoais do prefeito. Esse valor é referente ao pagamento realizado à empresa “FR Transporte”, que superou o valor estabelecido em contrato (R$ 3.065.673,18); às quantias pagas a escritórios de advocacia acima do estabelecido contratualmente (R$ 314.000,00); a valores oriundo de pagamentos à “One Consultoria Empresarial”, que ultrapassaram o estabelecido inicialmente (R$ 224.349,03); à despesa ilegítima, vez que a nota fiscal apresentada não foi reconhecida pela Autoridade Fazendária (R$ 140.700,00); às diárias pagas a agentes públicos sem comprovação do interesse público justificando seus deslocamentos (R$ 32.500,00); aos valores pagos à “Metha Consultoria e Assessoria Municipal” acima do estabelecido contratualmente (R$ 10.000,00); e à quantia paga a acima do valor estabelecido na Dispensa de Licitação de nº 005/2021, sem a devida fundamentação (R$ 7.063,80).

Entre as irregularidades consideradas procedentes pela relatoria, estão as contratações de assessorias e consultorias jurídicas com indícios de conluio entre empresas e pagamentos acima dos valores contratados; locações de veículos e máquinas pesadas com fortes indícios de irregularidades; o pagamento de diárias sem comprovação das finalidades que deram causa a tais gastos; além da prática de nepotismo diante da nomeação da esposa, filho, irmãs, nora do prefeito sem que tenha sido apresentadas as qualificações técnicas exigidas para os cargos.

O prefeito ainda pode recorrer da decisão.

Ferlú estava acompanhado da primeira-dama de Arataca e secretária de Assistência Social, Ayka Barros, e do secretário municipal de Governo, Renato Freitas

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), participou nesse fim de semana do 1º Congresso Foco no Municipalismo, promovido pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), em Itacaré. O evento foi voltado, exclusivamente, para prefeituras associadas à entidade com o objetivo de discutir soluções e estratégias para o fortalecimento da gestão pública municipal.

O evento também contou com a participação do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e teve como tema “O Municipalismo como ferramenta do Desenvolvimento Territorial”.

Ferlú e o petista posaram juntos, fortalecendo a aliança que existe entre os governos municipal e estadual.

Ao lado do senador Angelo Coronel (PSD), Ferlú demonstrou bastante prestígio entre os presentes no congresso.

Ferlú aproveitou a oportunidade para cumprimentar o ex-governador baiano e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

”Esse congresso foi uma excelente oportunidade de estreitar laços com outros gestores e pensar soluções que beneficiem a nossa região. Ao mesmo tempo, tivemos a chance de dialogar com grandes lideranças da base estadual e fortalecer essa aliança que já dura tantos anos e só tem trazido frutos positivos para Arataca”, disse Ferlú Mansur.

”Ao lado do nosso prefeito, temos certeza de que vamos conseguir ainda mais melhorias para Arataca e um evento como esse apenas reforça o compromisso da gestão com o futuro”, salientou Renato Freitas, secretário de Governo de Arataca.

Para a primeira-dama Ayka Barros, o saldo foi bastante positivo: ”Um fim de semana enriquecedor e, com certeza, cheio de oportunidades de pensar a nossa gestão com ainda mais comprometimento com a população”.

Uruçuca se classificou para as quartas de final depois de vencer o time de Buerarema por 1x0

Leia em: < 1 minuto

Com o Estádio Ferreirão completamente lotado e uma atmosfera de pura emoção, o time de Uruçuca garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Intermunicipal 2025 ao vencer Buerarema por 1 a 0. O gol salvador veio dos pés de PH, já nos minutos finais da partida, fazendo a torcida explodir em festa.

Após o empate sem gols no primeiro confronto em Buerarema, Uruçuca entrou em campo com tudo, pressionando o adversário desde o início. O duelo foi tenso e muito equilibrado, mas, no fim, prevaleceu o talento do elenco uruçuquense e o apoio incondicional da torcida, que fez a diferença nas arquibancadas.

Agora, Uruçuca se prepara para encarar Santo Amaro, fora de casa, no próximo domingo (2.novembro), pela primeira partida das quartas de final do Intermunicipal. A expectativa é de mais um grande espetáculo dentro e fora de campo.

📷 Wá Fotos

//

Encosta atingiu residências e morador não conseguiu sair com vida dos escombros

Leia em: < 1 minuto

Na madrugada deste sábado (25.outubro), as fortes chuvas que caíram sobre Porto Seguro provocaram um deslizamento de encosta no distrito de Arraial D’Ajuda. Infelizmente, um morador ficou preso nos escombros de um imóvel e não conseguiu sobreviver.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, houve movimentação de terra e queda de árvores de grande porte, uma delas atingindo uma das residências, o que provocou o desabamento parcial da estrutura. A vítima foi identificada como Elias Muniz dos Santos.

Nossos sentimentos aos familiares.

A tão esperada etapa da construção foi desbloqueada e o recurso já está na conta

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itajuípe, Léo da Capoeira (Avante), e o deputado estadual Niltinho (PP) anunciaram mais uma grande conquista para o município: o início da terceira etapa da obra da nova ponte que liga o Centro ao Bairro Acácio Almeida. A tão esperada etapa da construção foi desbloqueada e o recurso já está na conta, permitindo que a empresa responsável inicie os trabalhos que vão concluir esse importante equipamento.

Durante o anúncio, o prefeito destacou a importância da obra para o dia a dia da população: “Essa ponte representa muito mais do que uma ligação entre dois pontos da cidade. Ela simboliza o avanço, a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de todos os itajuipenses”.

A conquista é fruto de uma importante parceria com o deputado Niltinho, o deputado federal Neto Carletto (Avante) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que vêm colaborando para garantir mais investimentos e desenvolvimento para o município.

//

Suspeito conseguiu fugir ao avistar as guarnições da PM se aproximando

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta quinta-feira (23.outubro), policiais militares da 72ª CIPM apreenderam cerca de 21 quilos de entorpecentes em Itacaré. Durante a realização de ações de intensificação do patrulhamento na localidade conhecida como Bairro Novo, os militares avistaram um homem nas proximidades de um imóvel em construção que, ao perceber a presença dos agentes, fugiu.

Após uma varredura, a equipe encontrou 2.800 porções de maconha prontas para revenda, além de 17 tabletes da erva e câmeras clandestinas de videomonitoramento.

Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil.

//

Capacitação será realizada no dia 4 de novembro

Leia em: < 1 minuto

Com 25 anos de um trabalho sério, em uma parceria com o Instituto Cappacitah, a Biofábrica abre vagas para mais uma turma de Capacitação Técnica em produção de mudas de cacau enraizadas, ministrado por Drª Kaleandra Sena, que será realizado no dia 4 de novembro.

Todas as informações e formas de inscrição estão no link cappacitah.com.br/enraizadas/ e no Instagram @biofaricadabahia e @cappacitah.

Notícias mais lidas

Outros assuntos