O deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) não deu as caras no evento na missa de aniversário dos 115 anos de Itabuna

Leia em: 2 minutos

A missa dos 115 anos de Itabuna, realizada na Catedral São José nessa segunda-feira (28.julho), reuniu parte significativa da política baiana, mas foi a ausência de um nome local que provocou os cochichos mais afiados nos bastidores. O deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) não deu as caras no evento.

Eleito com votação expressiva em Itabuna, Pancadinha carrega uma responsabilidade simbólica, que é representar o município. Não aparecer em uma celebração tradicional desse porte não passou despercebido. A ausência provocou muito barulho e gestou bastante especulação.

“Cadê Pancadinha?”, disparou um observador atento durante a cerimônia, ecoando o incômodo que se espalhou entre lideranças locais.

O FATOR ACM NETO
O pano de fundo da ausência parece estar ligado à presença de um ex-aliado, que, atualmente, ocupa o outro lado do tabuleiro: ACM Neto (UB), que estava acompanhado do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB). Pancadinha, que, até outro dia, se apresentava como um quadro do grupo de Neto, mudou de rota e se abrigou na base do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

A avaliação nos bastidores é de que Pancadinha quis evitar dividir o mesmo ambiente que Neto e, por tabela, com os aliados do ex-prefeito de Salvador, que ensaiam repaginar Itabuna pela via eleitoral.

QUEM FOI, QUEM NÃO FOI
Do lado governista, marcaram presença nomes como os deputados Paulo Magalhães (PSD), Lídice da Mata (PSB) e Marcone Amaral (PSD), todos com alguma ligação com o prefeito Augusto Castro (PSD). Do outro lado, o bloco ACM e Valderico foi representado pelos parlamentares Leur Lomanto Jr. (UB), Alan Sanches (UB), Sandro Régis (UB) e Robinho (UB).

NOVA MARCA
A nova identidade política de Pancadinha é clara! O próprio deputado já cravou que, agora, é “PancaJero”, enterrando o passado ao lado de Neto. Acontece que, ao evitar um momento de celebração pública do município que o ajudou a eleger deputado, o parlamentar corre o risco de parecer desconectado.

Se foi um gesto estratégico para não reforçar um palanque adversário ou um erro de cálculo que pode custar caro, só o tempo dirá. Por ora, a ausência falou alto e, em política, o silêncio também é discurso já que presença é gesto, ausência também.

📷 Reprodução / Redes Sociais

Grupo da ex-prefeita Gicélia alega que Bambu agiu com ingratidão ao cortar relações

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Floresta Azul, Bambu (PSB), rompeu relações com a ex-prefeita Gicélia Santana (PSB), aliada de longa data e responsável direta pela eleição dele em 2024. O marido da ex-prefeita e também ex-prefeito da cidade, Garrafão (PSB), que atuava como secretário municipal de Obras, foi exonerado do cargo.

Em comunicado divulgado à imprensa, Gicélia disse que foi surpreendida com o rompimenro político e que não houve diálogo antes da tomada de decisão. Segundo a ex-gestora, Bambu sempre recebeu o apoio necessário para prosperar na vida pública, no entanto, retribuiu com ingratidão, lealdade e traição política.

O grupo de Gicélia alega que há divergências com o prefeito Bambu desde que ele assumiu o cargo em janeiro deste ano. Além disso, o comunicado divulgado pela política diz que o atual gestor jamais se reuniu com os secretários, o que deixa clara a falta de diálogo com o próprio governo, mas, principalmente, a falta de interesse com a gestão pública.

Este Pauta Blog conversou com um membro do grupo da ex-prefeita Gicélia, que elencou uma série de situações desconfortáveis vividas de janeiro até agora. De acordo com o aliado da ex-gestora, Bambu, inicialmente, demonstrava muita gratidão ao grupo, mas tudo indica que, ao sentar na cadeira, tudo mudou e a ambição falou mais alto.

Nessa segunda-feira (28.julho), os secretários municipais ligados a Gicélia e Garrafão foram exonerados das funções e tudo indica que mais demissões vão acontecer nos próximos dias. Além de Garrafão, a titular da pasta de Administração, Diana de Santana, de Saúde, Louise Prates, e a coordenadora de Saúde, Jackeline Silva, foram demitidas. Na semana passada, Daniel de Garrafão, foi dispensado do cargo de chefe de gabinete.

Este Pauta Blog tentou manter contato com o prefeito Bambu para que ele apresentasse a sua versão sobre os fatos, mas nossas ligações não foram atendidas. Nosso espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Novo centro funcionará na Rua Laurinda Fontes, no Bairro Pontalzinho

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA), para atender crianças e adolescentes que necessitam de cuidados intensivos em saúde mental. Com a nova unidade, será possível melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos pacientes com TEA, TDAH e TOD.

O significado de cada uma das letrinhas: TEA (Transtorno do Espectro Autista) envolve dificuldades na comunicação e interação social; TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade; enquanto TOD (Transtorno Opositor Desafiador) é marcado por padrões de comportamento desobediente.

A execução da obra e dos serviços do novo CAPs IA será viabilizada pela empresa GMC Construções e Engenharia Ltda., vencedora da licitação, com previsão de conclusão em 10 meses. O novo centro funcionará na Rua Laurinda Fontes, no Bairro Pontalzinho.

Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 30

Leia em: 2 minutos

Termina amanhã (30.julho) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 9. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 30 de julho.

O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco ou Banco Sicoob.

Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 9 é até 27 de novembro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Os donos de automóveis com placas 7 e 8 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota também até 30 e 31 de julho, respectivamente. Nessas mesmas datas, ocorre o vencimento da terceira cota para placas 5 e 6, da quarta cota para placas 3 e 4, e da quinta cota para placas 1 e 2, respectivamente. No caso dos donos de automóveis com placas 1 e 2 que não parcelaram o tributo, 30 e 31 de julho também são os últimos dias para pagar a cota única do IPVA sem desconto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site https://www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2500 ou 2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

📷 Divulgação GOV BA

Sessão ordinária será realizada às 14h

Leia em: < 1 minuto

Após o recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Itabuna vai retomar os trabalhos legislativos na próxima sexta-feira (1º.agosto) com sessão ordinária marcada para as 14h, sob a presidência de Manoel Porfírio (PT).

A volta das atividades antecede uma das solenidades mais tradicionais do calendário legislativo já que, no próximo dia 7, será realizada a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Itabunense e da Medalha de Honra ao Mérito.

De acordo com apuração deste Pauta Blog, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), vai comparecer à cerimônia. O chefe do Executivo estadual será um dos homenageados da noite, por iniciativa do próprio presidente da Casa.

Ryquelmy estava na porta de casa quando foi atingido pelo veículo em alta velocidade

Leia em: < 1 minuto

Nessa segunda-feira (28.julho), uma criança de apenas um ano e nove meses de idade morreu depois de ser atropelada por um automóvel no Bairro Jardim Valéria, em Vitória da Conquista. O pequeno Ryquelmy estava em frente à casa onde morava com a família quando foi atingido pelo veículo.

Segundo testemunhas, o motorista trafegava em alta velocidade na via e, por isso, não conseguiu frear e impedir que o garoto fosse atingido. Após provocar o acidente, o homem deixou o local sem prestar socorro à vítima.

O impacto da batida foi tão violento que a criança foi arremessada a cerca de 30 metros de distância. Os familiares de Ryquelmy chegaram a levá-lo até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas ele já chegou ao local sem sinais vitais.

Horas depois, o motorista se apresentou à delegacia da Polícia Civil, onde prestou depoimento e foi flagranteado. Ele confessou que dirigia acima da velocidade porque estava com pressa e disse que deixou o local por medo de ser linchado. O homem permanece à disposição da justiça.

Abertura oficial da 8ª FLI será às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

A 8ª Festa Literária Ilhéus (FLI) começa hoje (29.julho) e segue até a próxima quinta-feira (31.julho) com uma programação recheada de atividades para avivar o hábito da leitura e valorizar a produção literária. Durante o dia, acontecem diversas ações, nas praças Pedro Mattos e Dom Eduardo, no centro histórico da cidade.

A abertura oficial da 8ª FLI será às 18h, no Teatro Municipal de Ilhéus. A noite de abertura será estrelada também com uma palestra do sociólogo e escritor Jessé Souza, sobre o tema “Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe”, com intermediação do professor Flávio Gonçalves, da UESC.

Haverá, também, o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia e homenagens a personalidades da literatura e da cultura regional, como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio. O tema da 8ª FLI é “A literatura centenária de homens e mulheres do Sul da Bahia.”

A programação da Festa Literária de Ilhéus prossegue na quarta-feira (30.julho) com mais atividades e apresentações ao ar livre, nas praças em frente ao Teatro Municipal, onde haverá rodas de conversa durante a tarde. Oficinas e diálogos literários serão realizadas na sede da Academia de Letras de Ilhéus e nos auditórios do Ilhéus Praia Hotel e de A Parceria Contabilidade, todos localizados na Rua Antonio Lavigne de Lemos.

E tem mais: shows musicais de Armandinho e Banda, Bomjuni, Laiô, Bia Berbert, Banda Pier 5, Orquestra Gongombira de Percussão, Flash Mob Literário, Balé Afro Batukejeje, Teatro Popular de Ilhéus, entre outras atrações.

Notícias mais lidas

Outros assuntos