Fonte com vista aérea privilegiada confessou a este Pauta Blog que o político está ''no sereno'' há vários meses

Leia em: < 1 minuto

Um vereador de Itabuna, que já ocupou uma posição de destaque na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), está amargando o silêncio e o esquecimento. Uma fonte com vista aérea privilegiada confessou a este Pauta Blog que o político está ”no sereno” há vários meses.

A primeira possibilidade é a de que o prefeito não faz mais questão desse aliado. A segunda é a de que a tal “caixa da bondade” ainda não foi aberta para ele. Nenhuma das opções é boa e a dúvida tem tirado o sono desse vereador. Que coisa, hein?

Enquanto isso, outros membros da Casa Legislativa já sentaram, sorriram e selaram inúmeros acordos.

Agressor foi exonerado do cargo na prefeitura após vídeo com agressões viralizar

Leia em: < 1 minuto

O homem flagrado agredindo a ex-companheira com tapas, socos e puxões de cabelo no Bairro Urbis IV, em Itabuna, se apresentou à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) na tarde desta quinta-feira (24.julho). Acompanhado do advogado, o agressor permanece sendo ouvido pela autoridade policial.

Câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem cometeu as agressões. O motivo do crime seria o fim do relacionamento. A vítima registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva de urgência contra ele.

O agressor era servidor da Secretaria de Saúde de Itabuna e foi exonerado do cargo pelo prefeito Augusto Castro (PSD) assim que o vídeo com as agressões veio à tona.

📷 Kelly Hosana/SSP BA

Presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto esclarece demora na convocação de aprovados em concurso

Leia em: 3 minutos

Este Pauta Blog entrou em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, César Porto (PP), que respondeu os nossos questionamentos sobre a demora na convocação dos aprovados no concurso realizado pelo Poder Legislativo ilheense.

Confira a entrevista completa ⤵️

Pauta Blog // Recebemos a informação de que os candidatos aprovados no concurso da Câmara de Ilhéus ainda não foram convocados porque as vagas estão sendo ocupadas por pessoas indicadas por aliados políticos. Essa informação procede?
César Porto // Não procede! Cargos de concursos não podem ser indicados por questão de comissão, é cargo de concurso. Os cargos comissionados têm nomenclaturas completamente diferentes. Além disso, nós assinamos um TAC na época de Jerbson Moraes sobre a questão do concurso público. O concurso não foi feito por Jerbson. Carqueija entrou, fez o concurso e cumpriu com o TAC, mas sem espaço adequado para colocar esses concursados. Como vamos colocar? Não há espaço físico! Se fizer uma visita à Câmara, vai ver que tem gabinetes pequenos com cinco pessoas. Como vamos colocar 19 concursados para trabalhar em cargos que exigem a necessidade de estar sentados com computador para fazer o trabalho?

Pauta Blog // Existe algum empecilho financeiro para a contratação?
César Porto // A questão financeira sobre o concurso está tranquila, mas o que estamos fazendo é, desde janeiro, trabalhando junto ao Ministério Público para tratar sobre o assunto. A última reunião foi na quarta-feira da semana passada. Nós estamos procurando um imóvel para alugar e realocar os funcionários da Casa. Não é só a questão dos concursos, não. A ideia é fazer um Centro Administrativo da Casa Legislativa. É justo convocar os concursados e jogar em uma área insalubre? Usar o dinheiro público para que eles fiquem dentro de casa trabalhando? Não é! Nós já limpamos esse local que será alugado, também já fizemos uma reforma nesse imóvel, que é onde funcionava uma clínica. São nove salas, todas já estão com internet, com PABx, a Vigilância também já está no local, mas ainda estamos aguardando os móveis e aparelhos chegarem. Já está tudo organizado e a promotora do Ministério Público sabe de tudo isso.

Pauta Blog // Quanto tempo vai levar para que os funcionários sejam transferidos para esse Centro Administrativo?
César Porto // Uns 30 ou 40 dias. Em nenhum concurso público, todo mundo é chamado de vez. Nós pretendemos convocar de seis a nove pessoas, que é a metade, e, até o final do ano, convocando de acordo com a nossa necessidade. A expectativa é que, até lá, todo mundo já estava organizado, treinado e trabalhando. Inclusive, já estamos buscando empresas para treinar os concursados para que eles cheguem, façam o curso de uma semana e se adaptarem à necessidade da Casa.

Pauta Blog // Após o aluguel desse novo espaço, a sede da Câmara será reformada para que volte a receber esses funcionários?
César Porto // Nós vamos precisar construir uma nova Câmara. A ideia é que o prefeito ceda um espaço para essa construção porque ali não comporta mais. Aquele espaço é de quando existiam 13 vereadores e, hoje, nós temos 21. Podemos destruir e tentar outro prédio de quatro ou cinco andares, aí vai funcionar, mas, do jeito que está, ele não comporta mais. O espaço é do município. Essa saída do administrativo é uma ida sem volta! Se não nos atentarmos que é preciso construir uma nova sede, sempre estaremos vivendo de aluguel e esse não é um perfil da Câmara. O dinheiro a gente tem! Se fizermos uma economia e tivermos um espaço próprio, a gente consegue construir a nova sede.

De acordo com o levantamento, 16 das 20 cidades mais violentas do país estão no Nordeste

Leia em: < 1 minuto

Com uma taxa de quase 80 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes, Maranguape, no Ceará, liderou o ranking das cidades mais violentas do Brasil em 2024. Os dados foram divulgados hoje (24.julho) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A vice-liderança do ranking ficou com Jequié, na Bahia, que teve uma taxa de 77,6. Em seguida, vêm Juazeiro e Camaçari, também na Bahia, seguida de Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco.

De acordo com o levantamento, 16 das 20 cidades mais violentas do país estão no Nordeste e a Bahia concentra cinco das dez cidades mais violentas. Para o FBSP, a violência está relacionada às disputas entre facções por controle do tráfico de drogas.

O ranking leva em conta homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

//

Lançado pelo prefeito Léo da Capoeira (AVANTE) e pela vice-prefeita Dra. Clara Adry, programa garante segurança jurídica aos moradores

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Itajuípe iniciou as atividades do Programa Nossa Terra, uma iniciativa voltada à Regularização Fundiária Urbana Social que marca mais um avanço da atual gestão na promoção da cidadania e no fortalecimento do desenvolvimento urbano. O Bairro Acácio Almeida (Novo Itajuípe) é o primeiro a ser contemplado com o programa, que está sendo executado com recursos próprios.

Lançado recentemente pelo prefeito Léo da Capoeira (AVANTE) e pela vice-prefeita Dra. Clara Adry, este programa garante segurança jurídica aos moradores, valorização dos imóveis e assegura o direito à moradia digna para centenas de famílias.

”O Nossa Terra representa mais do que a entrega de documentos. É um instrumento de justiça social, que promove inclusão, cidadania e dignidade, especialmente para as populações historicamente à margem do acesso formal à terra e à propriedade”, disse o prefeito.

Ação busca identificar usos, interesses e contribuições dos diversos atores sociais presentes, com o objetivo de promover visão ampliada do ambiente marinho.

Leia em: < 1 minuto

Nessa sexta-feira (25.julho), a partir das 9h, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai sediar o lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho da Região Nordeste (PEM-NE). O evento ocorrerá no auditório da Torre Administrativa e reunirá autoridades, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.

Pela manhã, a programação contará com pronunciamentos de autoridades e do coordenador regional, professor João Carlos de Pádua Andrade. À tarde, a partir das 13h, será realizada a atividade colaborativa “Mapa Vivo do Mar”, na sala de reuniões do Centro de Inovação do Cacau (CIC), sob coordenação dos professores Alexandre Schiavetti e Katianny Estivel.

A ação busca identificar usos, interesses e contribuições dos diversos atores sociais presentes, com o objetivo de promover uma visão ampliada do ambiente marinho.

Medida tem como objetivo viabilizar a retirada de cabos elétricos que estão pendurados e em contato com o Rio Cachoeira

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), em parceria com a Marinha do Brasil e a Coelba, realizará a interdição parcial temporária da Ponte Lomanto Júnior amanhã (25.julho), a partir das 9h. A medida tem como objetivo viabilizar a retirada de cabos elétricos que estão pendurados e em contato com o Rio Cachoeira.

A ação será conduzida de forma coordenada pelos órgãos envolvidos para garantir a segurança dos trabalhadores e transeuntes. Durante a operação, o tráfego de veículos e pedestres será interrompido e orientado por agentes da Sutram e a recomendação é que os motoristas busquem rotas alternativas até a conclusão do serviço.

Segundo o poder público, a interdição é uma medida preventiva e essencial para evitar acidentes e conta com a compreensão da população para a realização do serviço com segurança e agilidade.

//

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quinta-feira a ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova ponte sobre o rio Jequitinhonha

Leia em: < 1 minuto

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou na manhã desta quinta-feira (24.julho), a ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, no sul da Bahia. A estrutura será construída pela Rivoli Construtora Ltda., com prazo de conclusão estipulado em doze meses e investimento total de R$ 104.780.326,74.

A assinatura marca o início oficial dos trabalhos a partir desta quinta-feira, 24 de julho de 2025. Além da nova ponte, o contrato inclui a elaboração do projeto e a execução das obras de reforço da atual estrutura existente sobre o rio, que também integra o traçado da BR-101.

Durante o anúncio, o ministro garantiu que o cronograma será acelerado e se comprometeu com a conclusão da ponte antes mesmo do prazo estipulado. “Então, você, salva este vídeo aí, porque nós vamos começar a obra sobre o rio Jequitinhonha, da nova ponte, hoje [22 de julho], e vamos entregar a ponte pronta antes de um ano de obra, no sul da Bahia”, afirmou Renan Filho.

A nova ponte é considerada estratégica para o escoamento da produção regional e para a segurança dos milhares de motoristas que trafegam diariamente pela BR-101, uma das principais rodovias federais do país.

Motivo da rejeição foi a não recondução do índice de despesa com pessoal ao limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram à Câmara de Vereadores a rejeição das contas da prefeitura de Morpará, de responsabilidade do ex-prefeito Lelei Barreto (PT), relativas ao exercício de 2023, em razão da não recondução do índice de despesa com pessoal ao limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

As despesas com pessoal ao final do exercício de 2023 atingiram R$ 20.515.787,15, equivalente a 57,74% da Receita Corrente Líquida de R$ 35.531.703,98, extrapolando o limite de 54% previsto na LRF, o que comprometeu o mérito dessas contas.

Após a aprovação do voto, houve a Deliberação de Imputação de Débito ao ex-gestor, com multas de R$ 1 mil (pelas falhas registradas no relatório técnico) e de R$ 8.640,00, que corresponde a 6% dos seus vencimentos anuais, em razão da falta de medidas para a recondução da despesa total com pessoal ao limite de 54%.

O município de Morpará arrecadou, em 2023, recursos no total de R$ 40.160.798,95 e realizou despesas de R$ 41.831.365,11, o que gerou um déficit orçamentário de execução de R$ 1.670.566,16, configurando, assim, desequilíbrio das contas públicas.

A administração investiu 26,47% dos recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, cumprindo o mínimo de 25%. Ainda sobre as obrigações constitucionais e legais, a prefeitura investiu 80,83% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, cumprindo o mínimo de 70% e aplicou em ações e serviços de saúde 29,47% dos recursos específicos, atendendo o mínimo de 15%.

Notícias mais lidas

Outros assuntos