Augusto Castro e Pancadinha estão em Brasília

Leia em: < 1 minuto

Enquanto alguns afirmam que a principal fonte política está em Salvador, é na capital federal que se desenrolam muitas das negociações e articulações que norteiam as decisões da região Sul da Bahia.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recentemente, desembarcou em Brasília para uma série de compromissos e reuniões. Nos bastidores, há rumores de que a visita tenha tido o objetivo de garantir recursos para o município, mas há quem sugira que o gestor buscava mesmo era fortalecer alianças partidárias.

Outro político que marcou presença em Brasília foi o deputado estadual Pancadinha (SD), que se encontrou com o deputado federal Elmar Nascimento (UB). Embora já seja nítido o apoio de Pancadinha a Elmar em 2026, ainda não está confirmado se o União Brasil irá se juntar ao parlamentar na pré-campanha rumo ao Centro Administrativo Firmino Alves.

Estamos de olho nas cenas dos próximos capítulos!

Danilo e Israel se abraçam após sessão ordinária desta terça-feira

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna passou a ter dois representantes de oposição ao atual prefeito Augusto Castro (PSD). Além de Danilo da Nova Itabuna (UB), o edil Israel Cardoso (PMN) declarou que, a partir de agora, vai caminhar fora da base.

Na sessão ordinária desta terça-feira (9.abril), Danilo fez questão de elogiar a postura do colega e a saída dele da base do governo municipal. Segundo Danilo, eles vão caminhar juntos durante a pré-campanha e, “se Deus permitir”, permanecerão na Casa Legislativa.

Os dois colegas se abraçaram em um claro sinal de que “a união faz a força”. Enquanto Danilo é filiado ao União Brasil, que tem Capitão Azevedo como pré-candidato a prefeito, Israel vai caminhar ao lado do deputado estadual Pancadinha (SD), que também pretende ocupar o Centro Administrativo Firmino Alves a partir de janeiro de 2025.

📷 Foto de Matheus Vital

//

Aulas serão retomadas após realização de reparos

Leia em: < 1 minuto

Nesta terça-feira (9.abril), uma parte do forro do Grupo Escolar Maria Creuza Pereira da Silva, localizado no Bairro Urbis IV, em Itabuna, desabou após as chuvas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o local completamente alagado.

Em nota, a secretaria municipal de Educação informou que os engenheiros civis da secretaria de Infraestrutura já vistoriaram a unidade e os reparos necessários vão ser realizados amanhã (10.abril). Ainda segundo a nota, as calhas não suportaram o volume da água e um furo em uma telha provocou o alagamento em uma sala e no corredor.

As aulas foram interrompidas temporariamente e serão retomadas assim que o serviço dos técnicos for concluído.

//

Emasa ficou 90 dias sem pagar as contas da Coelba

Leia em: < 1 minuto

Depois que a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) ficou em débito com a Neoenergia Coelba por 90 dias, o serviço de fornecimento de energia foi interrompido na Estação de Tratamento de Água do Bairro Nova Ferradas. A empresa municipal, prontamente, acionou a Justiça e conseguiu uma liminar favorável que determina que a Coelba restabeleça o fornecimento em, no máximo, 24 horas.

Em nota, a Emasa reconheceu o débito com a Coelba e disse que a situação não foi resolvida completamente ainda porque a Neoenergia se nega a negociar nos mesmos parâmetros que contratos anteriores. Ainda segundo a Emasa, o fornecimento de água na cidade não será afetado porque a ETA está operando com o auxílio de geradores para não prejudicar a população.

A Emasa declarou, também, que existe uma discussão sobre a possível redução do custo de energia no horário de maior consumo já que a empresa municipal vem sendo afetada pelas constantes interrupções no fornecimento de energia.

Na decisão favorável à Emasa, o juiz afirmou que “o fornecimento de energia é um serviço essencial à vida digna”, principalmente quando o fornecimento de água é afetado diretamente por esse serviço. O juiz proibiu a Neoenergia Coelba de suspender o fornecimento até a constituição dos débitos, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 400 mil.

Notícias mais lidas

Outros assuntos