Vereadores vão ter 90 dias para analisar denúncias de irregularidades na gestão de Cordélia

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (23.março), a Câmara de Vereadores de Eunápolis, no extremo sul baiano, acatou a denúncia que solicita a cassação do mandato da prefeita Cordélia Torres (União Brasil). Por 12 votos a 4, os edis aprovaram a denúncia que é baseada no possível crime de infração político-administrativa.

Por sorteio, ficou definido que os vereadores Tiago Mota (Republicanos), Jairo Brasil (PP) e Arilma Rodrigues (União Brasil) vão compor a Comissão que vai analisar o caso. Os vereadores vão ter 90 dias para apurar denúncias de irregularidades e, no final do processo, Cordélia pode perder o cargo de chefe do Executivo eunapolitano.

📷 Foto de Reprodução/Redes Sociais

//

Sessão vai acontecer na próxima segunda, dia 27, às 14h

Leia em: 2 minutos

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), entregou o requerimento de convocação ao secretário de Transporte e Trânsito da cidade, Thales Rodrigues. Além dele, o representante da empresa Atlântico Transportes também foi convidado a comparecer à Casa Legislativa e prestar esclarecimentos sobre o transporte público.

Essa “novela” começou no ano passado após inúmeras e frequentes reclamações dos usuários do serviços. Desde que a concessionária passou a operar em Itabuna, a população reclama que as promessas feitas pela empresa antes da assinatura do contrato não foram cumpridas e, assim, quem precisa andar de ônibus passa vários “perrengues” no dia a dia.

A partir dos constantes pedidos de socorro do povo, os vereadores começaram a discutir a possibilidade de convocar o responsável pela pasta de Transporte para explicar em que termos foi firmado esse contrato. Também foi acordado que o responsável legal da Atlântico deveria comparecer para explicar o porquê do não cumprimento de algumas cláusulas.

Secretário Thales Silva vai ter que explicar em quais termos foi firmado o contrato entre a prefeitura e a empresa Atlântico Transportes.

Na próxima segunda-feira (27.março), às 14h, os edis vão ter a oportunidade de fazer questionamentos à dupla, isto é, se nada mudar daqui até lá. Vale relembrar que essa convocação já havia sido feita anteriormente e, às vésperas da data prevista, foi cancelada por causa de uma viagem do secretário e pela apresentação de um atestado médico do representante da Atlântico.

O que a população itabunense espera é que, após esse encontro na Câmara de Vereadores, sejam tomadas algumas decisões em relação ao que vem acontecendo. Não é possível que um município com mais de 200 mil habitantes e um dos maiores do Sul da Bahia não possa ofertar um serviço básico para os cidadãos. 

Presidente Erasmo Ávila tenta, mais uma vez, levar secretário de Transporte e representante da Atlântico para a Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Atlântico Transportes “brinca com a cara” dos vereadores de Itabuna

Dra Iara Cajado, recém-chegada de Salvador, é graduada em Medicina pela Uesc

Leia em: < 1 minuto

O Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, acaba de ganhar um reforço importante na equipe de cirurgia pediátrica. Trata-se da médica Iara Cajado, que estava atuando em Salvador e acaba de ingressar na equipe comandada pelo médico Ronaldo Garcia.

Formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a médica Iara Ferraz Ramos Cajado iniciou a carreira no sul da Bahia, onde foi plantonista no Hospital Calixto Midlej Filho, atuou no Samu 192 e fez residência médica no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Depois, seguiu para Salvador, onde fez especialização no Hospital Geral do Estado (HGE) e atuou no Hospital Irmã Dulce.

A contratação para reforçar a equipe de cirurgia no HMN era uma antiga necessidade, que esbarrava na escassez de profissionais no mercado. Na unidade de saúde, são realizados procedimentos de média e alta complexidade, a exemplo de gastrosquise, mielomeningocele, má-formação digestiva, apêndice, trauma, pacientes com pneumonia com derrame pleural, cirurgia oncológica, dentre outros.

Docentes foram aprovados em concurso realizado em junho do ano passado

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (23.março), seis novos docentes foram empossados na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em uma solenidade presidida pelo reitor da instituição, Alessandro Fernandes.

Os professores empossados foram aprovados no concurso público realizado no dia 10 de junho do ano passado. O objetivo do concurso era preencher 49 vagas e, destas, 38 já haviam sido ocupadas por docentes empossados no dia 2 de março.

Foram empossados os professores Bruno Aguiar Santana, Chandra Lima Maciel, Jaci Lima Vilanova Neta, Paula Elisa Brandão Guedes, Randra Kevelyn Barbosa Barros e Rejane Santos Barreto.

Parabéns aos profissionais! Deus abençoe a jornada de cada um de vocês.

Para Jerbson: "a CEI não resolveria os problemas da população, precisamos de novas empresas para prestar um serviço eficaz"

Leia em: 2 minutos

O advogado e vereador de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), concedeu entrevista à Rádio Gabriela FM nesta 5ª feira (23.março), e tratou a respeito da situação caótica que se encontra o serviço de transporte público coletivo municipal. Durante a entrevista, o vereador se posicionou a favor do rompimento do contrato que existe hoje com as empresas Viamentro e São Miguel, e contra a instalação de uma nova CEI do transporte, “a CEI não resolveria os problemas da população, precisamos de novas empresas para prestar um serviço eficaz”, defendeu o vereador.

Moraes explicou que defende o rompimento do contrato com as atuais empresas pois ele está defasado. “Foi um contrato realizado há 20 anos, quando Ilhéus vivia uma realidade diferente. Então, foi um contrato feito para atender a realidade daquela época que foi perdendo a eficiência com o passar dos anos. Hoje ele não contempla mais as nossas necessidades e precisa ser revisto”. O vereador ainda destacou que Ilhéus cresceu e o número de habitantes aumentou, logo “as linhas de ônibus que contemplavam o município há 20 anos, hoje precisam ser diferentes, além da quantidade de ônibus que é insuficiente. Por isso, deve ser feita uma nova licitação com novos contratos que contemplem a nossa realidade atual”, declarou.

Durante a entrevista, Jerbson sinalizou também a questão social, que está em falta no contrato atual com as empresas de ônibus. Segundo o parlamentar, é um contrato público x privado, mas que precisa ter como objetivo maior o bem estar da população e não oferecer o serviço de qualquer forma. “Precisa ter em contrato a questão da segurança, conforto, eficiência, resguardar primeiramente o interesse e direito da população, oferecer dignidade”.

O vereador explicou que vem estudando o contrato de Ilhéus e também os de outras cidades, que são exemplos em relação ao serviço de transporte público coletivo municipal. “Estudando esses municípios que oferecem um bom serviço, chegamos a conclusão que Ilhéus também possui essa capacidade. Precisamos pedir urgentemente a rescisão deste contrato atual com as empresas, discutir com a população e órgãos competentes as necessidades atuais do município, e fazer uma licitação com novo contrato que atenda as necessidades de Ilhéus hoje e não de 20 anos atrás”, defendeu.

CEI DO TRANSPORTE
Em relação à instauração de uma nova Comissão Especial de Inquérito (CEI) do transporte, o vereador explicou que é contra pois hoje ela não resolveria o problema da população. “A CEI teria 90 dias para analisar o contrato que existe com as empresas Viametro e São Miguel, seria um tempo que iríamos perder. Não há nada mais para ser analisado com essas empresas, não há mais que insistir com elas, precisamos de novas empresas com novos contratos”, esclareceu o advogado.

//

O grupo era formado por 7 pessoas, inclusive um adolescente de 16 anos

Leia em: 2 minutos

Sete trabalhadores da construção civil foram resgatados em situação similar à escravidão na obra de um residencial de casas em Barra Grande, na Península de Maraú. Os homens não tinham equipamentos de segurança e dormiam na própria construção.

De acordo com os órgãos, os trabalhadores eram do interior da Bahia e, dentre eles, havia um adolescente de 16 anos. Os funcionários não tinham registro do contrato de trabalho e eram submetidos a jornadas acima de 52 horas semanais.

Como os trabalhadores dormiam na própria construção, os cômodos não tinham janelas ou portas e eles não tinham acesso a água potável, banheiro ou cozinha. Para tomar banho, os homens usavam um chuveiro ao ar livre.

Após o resgate, os funcionários foram levados para uma pousada paga pelo empregador. Os auditores fiscais do trabalho embargaram a obra e, nos próximos dias, os empregadores serão autuados por cada uma das irregularidades verificadas.

Os resgatados receberam o total de R$150 mil referente às verbas rescisórias e terão direito a sacar três parcelas do seguro-desemprego especial. Logo após o resgate, foi firmado um termo de ajuste de conduta emergencial, no qual os empregadores reconhecem o vínculo trabalhista e se comprometem a pagar os valores calculados para cada trabalhador.

Inauguração da Wash Concept acontece no sábado, dia 25

Leia em: < 1 minuto

No próximo sábado (25.março), a cidade de Itabuna vai ganhar mais um empreendimento de peso e credibilidade. A loja Wash Concept, especializada em serviços de estética automotiva, vai ser inaugurada na Avenida Ilhéus, número 603, Centro.

A população está convidada para comparecer ao culto de ação de graças a partir das 9h e conferir as novidades que o empresário Alan Guimarães está trazendo para o município. Segundo Alan, os serviços de lavagem detalhada, polimento, higienização, detalhamento de rodas e chassi vão ser disponibilizados no estabelecimento.

Contas são relativas ao primeiro ano de gestão de Augusto

Leia em: < 1 minuto

As contas da prefeitura de Itabuna relativas ao ano de 2021 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Esse foi o primeiro ano da gestão de Augusto Castro (PSD).

O conselheiro Fernando Vita disse que as contas do gestor ingressaram no TCM dentro do prazo e estiveram disponíveis para consultas. Ele citou, ainda, que no exercício fiscal analisado, o orçamento da prefeitura foi de R$ 633.475.000,00.

Projeto de Lei foi apresentado para apreciação dos outros deputados

Leia em: < 1 minuto

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) quer impedir, através do Projeto de Lei nº 24.764/2023 apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, a nomeação para cargos públicos de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei do Racismo ou pelo crime de Injúria Racial.

De acordo com a deputada, consta na Constituição Federal que o Brasil repudia o terrorismo e o racismo e esta última constitui crime inafiançável e imprescritível: “Nada mais justo que pessoas que cometem esse crime odioso tenham como efeito da condenação criminal e a vedação de nomeação para ocupação de cargos públicos”.

Ainda segundo Mansur, o Código Penal aponta que a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo figura como efeito da condenação quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública.

Notícias mais lidas

Outros assuntos