Câmara de Itabuna quer explicações sobre má qualidade do transporte público e ineficiência da Emasa

Leia em: 2 minutos

Durante a sessão ordinária realizada hoje (30.novembro) na Câmara de Vereadores de Itabuna, os edis aprovaram, com unanimidade, a convocação dos responsáveis pelo transporte público e pela Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) para esclarecer aos moradores de Itabuna porque os serviços não têm atendido à demanda. A ideia de convocá-los partiu do líder do governo municipal na Câmara, Manoel Porfírio (PT), e foi acompanhada pelos outros 18 vereadores presentes na Casa.

Os únicos vereadores que não votaram nas convocações foram Fabrício Pancadinha (Solidariedade), Cosme Resolve (PMN) e Sivaldo Reis (PL). Os três não participaram da sessão realizada nesta quarta-feira e, por isso, não deliberaram sobre os temas.

Na próxima 3ª feira (6.dezembro), o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Thales Silva, assim como o responsável pelo gerenciamento da empresa Atlântico Transportes vão ser convocados a comparecer à Câmara e tirar algumas dúvidas a respeito do serviço que vem sendo ofertado à população itabunense. O objetivo dos vereadores é entender porque existem tantas queixas sobre a qualidade dos ônibus coletivos, além da precariedade da frota e inúmeros atrasos nos itinerários.

Já na 4ª feira (7.dezembro), o presidente da Emasa, Raymundo Mendes, é o convocado para esclarecer as inúmeras reclamações que a Emasa vem recebendo. Ultimamente, o que mais revolta a população é o anúncio do reajuste de quase 10% na tarifa de água já que o abastecimento é tão deficiente em vários bairros da cidade.

ATUALIZAÇÃO ÀS 21H DE 1º DE DEZEMBRO DE 2022 ⤵️

O secretário de Transportes, Thales Silva, e o proprietário ou representante da empresa Atlântico, responsável pelos coletivos deverão comparecer às 9 horas da manhã de 5ª feira (7.dezembro).

Já às 15 horas também da mesma quinta, é esperado o presidente da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Raymundo Mendes Filho.

//

"Todos os dias, tem ônibus parado porque eles não têm condição de uso!", dispara Ronaldão

Leia em: < 1 minuto

Na sessão ordinária realizada hoje (30.novembro) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Ronaldão (PL) criticou a atuação da empresa Atlântico Transportes. De acordo com o edil, são constantes as denúncias feitas sobre a ineficácia da frota, além do desrespeito com a população que utiliza o serviço.

Para Ronaldão, é urgente convocar os responsáveis pela empresa para que eles expliquem à sociedade o porquê de tantas reclamações: “Todos os dias, tem ônibus parado nas artérias principais da cidade porque eles não têm condição de uso. Eu gostaria de saber dessa Casa qual vai ser a posição!”.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Relação entre poderes Executivo e Legislativo está estremecida após eleições gerais

Leia em: < 1 minuto

O Pauta Blog apurou que, nos bastidores, circula a informação de que algumas pessoas que ocupavam cargos comissionados dentro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, foram exoneradas. Isso porque essas pessoas teriam sido empregadas na unidade para atender a algumas solicitações, no entanto, não se sabe ainda o que aconteceu, o cenário mudou e os funcionários perderam o emprego.

Com isso, fica no ar a dúvida sobre o que pode estar acontecendo na relação entre os poderes Executivo e Legislativo. Será que, finalmente, os edis vão “se revoltar” contra o prefeito e, de fato, passar a cobrar mais atuação em prol da população?

Depois do resultado das eleições gerais deste ano, a cobra fumou pra muita gente!

"Os servidores terminarão o ano com todos os vencimentos em dia", garante o vereador Jerbson Moraes

Leia em: < 1 minuto

Durante sessão ordinária desta 4ª feira (30.novembro), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), anunciou que vai pagar dobrado o valor do ticket alimentação no mês de dezembro aos servidores da Casa Legislativa e terminará a sua gestão com o pagamento das 12 parcelas do ticket pagas.

O vereador explicou que precisou estudar primeiramente a viabilidade financeira da Câmara, para somente então tomar essa decisão. “Assim como também será paga a 2ª parcela do 13º salário. Os servidores terminarão o ano com todos os vencimentos em dia”, declarou.

Após a empresa Le Card, que oferecia o serviço ao Legislativo Municipal, não realizar a renovação contratual, a Câmara de Vereadores precisou executar em tempo recorde a licitação para contratação de uma nova empresa para que a prestação do serviço não pudesse ser interrompida neste ano. “A licitação já aconteceu e em breve a empresa assinará o contrato para fazermos o pagamento de forma responsável em dezembro dos meses de novembro e dezembro, e finalizar o ano em dia com os nossos servidores”, finalizou.

Prefeitura municipal autorizou reajuste de 9,95% nas contas da Emasa a partir de dezembro

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna e deputado estadual eleito, Fabrício Pancadinha (Solidariedade), enviou um documento ao Ministério Público estadual em que denuncia o reajuste tarifário autorizado pela prefeitura nas contas de água da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento). De acordo com o decreto municipal, as contas vão ficar 9,95% mais caras a partir do mês de dezembro.

No documento encaminhado ao MP, o vereador cita que é um absurdo haver tal reajuste uma vez que o serviço prestado pela concessionária é ruim e denunciado pela população há anos. Em alguns bairros da cidade, por exemplo, o desabastecimento é frequente, mas a conta chega e, caso não haja pagamento, o morador tem o serviço interrompido.

A indignação do edil é, também, a da população. Muitas pessoas sofrem com a falta de comprometimento da Emasa que, dessa vez, afirma que não se trata de um aumento e, sim, de uma reparação inflacionária. Fato é que, como sempre, a população é quem sofre com a situação e vai precisar “pagar o pato” com o próprio bolso.

//

Leia em: < 1 minuto

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães informa que estão temporariamente suspensas todas as visitas sociais aos pacientes internados na instituição.

A medida passou a valer desta 3ª feira (29.novembro), diante do aumento do número de casos de Covid-19 que vem sendo registrado em todo o Brasil nos últimos dias. O objetivo é conter a disseminação do coronavírus no ambiente hospitalar.

Estão liberados apenas acompanhantes para casos previstos em lei: pacientes internados nas UTIs, pacientes idosos, pacientes com deficiência física e comprometimento psíquico. Os acompanhantes devem apresentar cartão de vacina com no mínimo duas doses, conforme o Decreto nº 21.744, de 28 de novembro de 2022, do Governo do Estado da Bahia. O uso de máscaras de proteção dentro da unidade hospitalar permanece obrigatório.

Notícias mais lidas

Outros assuntos