//

Ao todo, 9 celebrações religiosas vão ser realizadas no Cemitério Campo Santo

Leia em: 2 minutos

Amanhã (2.novembro) é feriado nacional pelo Dia de Finados e, em Itabuna, está prevista uma programação especial no Cemitério Campo Santo para homenagear as pessoas que já partiram. Ao todo, vão ser realizadas 9 celebrações religiosas ao longo de todo o dia.

A primeira missa vai ser celebrada às 7h pelo Padre Adriano Fernandes, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A partir das 8h, o Padre Acássio Alves, da Paróquia de São Judas Tadeu, vai celebrar outra missa e, às 9h, o Padre Renaldo Jacinto, da Paróquia Santa Inês, vai ser responsável pela celebração.

Às 10h, os padres Vanildo Nascimento, da Paróquia Santa Maria Goretti, e Gabriel Assis, da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, vão conduzir as homenagens aos mortos. A partir das 11h, a missa vai ser celebrada pelos padres Manuel Carlos de Jesus, da Paróquia Senhor do Bonfim, e Ricardo Nunes, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

No período da tarde, as celebrações continuam e o Padre Diego de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, juntamente com o Frei Gilton Santos, da Paróquia Santa Rita, vão realizar uma missa às 14h. Em seguida, às 15h, os padres Ezequias Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Unaldo Júnior, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, dão continuidade à missa.

Para finalizar, os padres Tony Valério, da Paróquia Santa Maria Madalena, e José Andrade Paz, da Paróquia Santo Antônio, vão celebrar uma missa às 16h e, às 17h, é a vez do Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos e do Padre Gilvan de Oliveira, da Catedral São José, encerrarem as celebrações.

Porfírio exaltou resultado democrático que elegeu Lula para presidente e Jerônimo para governador

Leia em: 2 minutos

O Pauta Blog conversou com o vereador de Itabuna e líder do governo municipal na Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT). O edil falou sobre o resultado das eleições do último domingo (30.outubro) e sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Marimbeta.

Para Porfírio, a eleição de Lula (PT) para presidente e Jerônimo Rodrigues (PT) para governador são resultado da força da vontade do povo brasileiro e baiano, mas que é preciso trabalhar para unir o país novamente: “Em primeiro lugar, é um sentimento de justiça que foi feito. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à Presidência da República democraticamente eleito. Em segundo, o sentimento é de união. Agora, nós precisamos unir os quatro cantos desse país. Nós precisamos governar para todos e para todas. Nós, do PT, temos muito trabalho pela frente para ajudar Lula a unir esse país. Aqui na Bahia, a Bahia escolheu seguir em frente, escolheu o professor, agrônomo, Jerônimo Rodrigues, para dar continuidade ao grande trabalho de Wagner e do governador Rui Costa. Então, gratidão ao povo da Bahia, gratidão ao povo do Brasil e a palavra do momento é união. O evangélico, o candomblezeiro, o espírita, de todas as religiões do negro, do branco, do índio e unir esse país do Oiapoque ao Chuí. Essa é a nossa missão!”.

Questionado sobre a possibilidade dele assumir a direção da Fundação Marimbeta em breve, o vereador disse que as conversas ainda vão acontecer: “Estou indo para Salvador nesta semana conversar com a turma e com os líderes. Vamos bater um papo e, na volta, a gente vai conversar porque precisa de apoio para assumir uma pasta. Precisa de apoio na política, apoio financeiro e isso nós estamos construindo passo a passo. Em breve, teremos novidades concretas sobre isso”.

📷 Foto de Hansley Neves

//

Colbert gravou vídeo ao lado do secretário Eli Ribeiro

Leia em: < 1 minuto

O prefeito da cidade de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), utilizou as redes sociais para pedir que os vereadores aprovem o orçamento para que a prefeitura realize serviços básicos para a população. Ao lado do vereador e secretário de Serviços Públicos, Eli Ribeiro (Republicanos), o gestor solicitou que a Câmara libere a utilização dos recursos porque “dinheiro não falta”.

De acordo com Colbert, serviços como limpeza de bueiros, parques, praças e recolhimento do lixo estão comprometidos com a trava feita pelos edis. Sendo assim, os maiores prejudicados são os moradores de Feira de Santana que, segundo o prefeito, estão sentindo na pele a falta de manutenção de espaços e limpeza de ruas e avenidas.

Não é de agora que o prefeito e os vereadores da cidade discordam e a situação se agravou no mês passado quando a Câmara emitiu uma nota acusando o gestor de competir à Casa Legislativa uma responsabilidade que é apenas dele. Essas afirmações de Colbert, segundo os edis, teria o objetivo de jogar a população contra o Legislativo.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Prefeito foi multado em R$ 3 mil

Leia em: < 1 minuto

Na sessão realizada hoje (1º.novembro) no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, os conselheiros decidiram rejeitar as contas da prefeitura do município de Irajuba referentes ao ano de 2021. As contas são de responsabilidade do gestor Antônio Sampaio, mais conhecido como Sampaio (PP), por não ter comprovado o recolhimento de multa imputada em processo anterior.

O prefeito foi multado no valor de R$ 3 mil pelas irregularidades encontradas no relatório técnico. De acordo com o TCM, nas contas de governo, a relatoria encontrou irregularidades e divergências entre os demonstrativos contábeis e, nas contas de gestão, foram observados o desrespeito aos princípios e regras à licitação pública. O gestor de Irajuba ainda pode recorrer da decisão.

Rui pode se tornar ministro da Casa Civil a partir de janeiro

Leia em: < 1 minuto

Nos bastidores, comenta-se que o atual governador Rui Costa (PT) vai ser convidado para assumir algum ministério a partir de janeiro quando Lula (PT) assumir a presidência do Brasil. O mais provável é que Rui seja convidado para ser ministro da Casa Civil, mas nada confirmado ainda.

Plenário Orlando Spínola

Leia em: 2 minutos

O resultado das eleições em 2 de outubro trouxe pouco menos de 40% de renovação para as cadeiras da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia). A nova verdade eleitoral saída das urnas alterou bastante a composição na Casa. Legendas perderam cadeiras, outras aumentaram a representação parlamentar e até partidos que não estavam presentes na composição da atual legislatura conseguiram obter nas urnas uma vaga no plenário.

Serão 25 novos deputados estaduais, sendo três deles ex-integrantes da Assembleia Legislativa. Doze deputados da atual legislatura, a 19ª, não se candidataram ou concorreram a vagas na Câmara dos Deputados (seis). Diego Coronel, Leo Prates, Dal e Capitão Alden venceram e serão deputados federais na próxima legislatura.

COMPOSIÇÃO
Entre os partidos, descontando federações partidárias, o União Brasil (UB) formou a maior bancada, com dez deputados eleitos. A legenda que contava até as eleições com 12 integrantes, perdeu dois. A próxima composição: Pedro Tavares, Kátia Oliveira, Marcelinho Veiga, Alan Sanches, Sandro Régis, Luciano Simões Filho, Robinho, Júnior Nascimento, Marcinho Oliveira e Manuel Rocha. Os três últimos são novatos.

O PSD conseguiu um deputado, além dos oito da atual legislatura, com a vitória de Ivana Bastos, Alex da Piatã, Adolfo Menezes, Eures Ribeiro, Angelo Coronel Filho, Cafu Barreto, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues e Cláudia Oliveira. Já Cafu Barreto Ricardo Rodrigues, Angelo Coronel Filho são novatos. Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira já foram deputados estaduais em legislaturas anteriores.

O Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger nove no pleito disputado. O PT reelegeu os deputados: Rosemberg Pinto, Zé Raimundo, Osni Cardoso, Junior Muniz, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Maria del Carmen e Paulo Rangel.

A legenda com o quarto maior número de deputados eleitos foi o Partido Progressista (PP): Niltinho, Nelson Leal, Eduardo Salles, Antonio Henrique Júnior, Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte. Hestes dois últimos foram eleitos para cumprir o primeiro mandato na ALBA.

O PCdoB, o PV e o Partido Liberal (PL) conquistaram, cada, quatro cadeiras: Olívia Santana, Bobô, Fabrício Falcão e Zó. Já o PV, da mesma federação e que possui agora três cadeiras, conquistou mais uma. Além da reeleição de Vitor Bonfim, Marquinho Viana e Roberto Carlos, a nova parlamentar da agremiação é Ludmilla Fiscina.

Já o Partido Liberal: Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro. Já o PSDB: Tiago Correia e dois parlamentares novos, Jordávio Ramos e Pablo Roberto. O Republicanos perdeu um parlamentar, mas reelegeu para as três vagas os deputados Samuel Junior, Jurailton Santos e José de Arimateia.

Com duas cadeiras no plenário a partir do dia primeiro de fevereiro, o PSB, Solidariedade e o MDB, tiveram trajetórias diferentes nas eleições. O PSB: Soane Galvão e Angelo Almeida. O Solidariedade conseguiu eleger Luciano Araújo e Pancadinha. Já o MDB elegeu Rogério Andrade e Matheus de Geraldo Júnior, sendo que Rogério já exercera o mandato de deputado estadual.

Outras cinco legendas conquistaram uma cadeira cada. O PDT será representado por Emerson Penalva, enquanto o PSC terá Laerte do Vando. O Patriota terá Binho Galinha no Legislativo baiano, o Psol terá Hilton Coelho, e o Avante contará com Patrick Lopes. Laerte do Vando e Hilton Coelho irão em fevereiro para o segundo mandato. Os demais, portanto, são novos.

Pessoas físicas que tenham débitos em atraso com instituições financeiras e que não tenham dado bens como garantia podem participar do mutirão

Leia em: < 1 minuto

Durante todo o mês de novembro, pessoas endividadas vão ter a oportunidade de limpar o nome por meio do 2º Mutirão Nacional de negociação de dívidas e orientação financeira. A ação é conjunta entre o Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos, a Secretaria Nacional do Consumidor e os Procons de todo o país.

O mutirão vai oferecer a oportunidade de renegociar dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso dos brasileiros. Podem participar dessa iniciativa as pessoas físicas com débitos em atraso com bancos desde que as dívidas não estejam atreladas a bens dados como garantia.

As negociações podem ser solicitadas por meio da plataforma Consumidor.gov.br ou pelos canais diretos das instituições participantes. No site do mutirão, o interessado consegue ter acesso ao link do Registrato, sistema do BC que informa os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro.

No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto.

//

Leia em: < 1 minuto

Itabuna terá uma escola do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) voltada para a educação profissionalizante nas áreas de bens e serviços. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo.

Ele participou de um encontro com a diretoria da Fecomércio (Federação Comércio do Estado da Bahia), na 5ª feira (27.outubro), quando se definiu pela instalação da unidade em Itabuna. Segundo o secretário, o contrato para a instalação da unidade do Senac vai ser assinado nos próximos dias. A escola capacitará e incentivará ao empreendedorismo pessoas de Itabuna e da região Sul da Bahia.

José Raimundo afirma que antes da construção da unidade em terreno de 12 mil metros quadrados está sendo negociada a implantação de um espaço provisório para dar início a cursos técnicos na cidade.

As reuniões com a Fecomércio contaram com a participação da secretária municipal do Planejamento, Sônia Fontes, de representantes do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna), da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Notícias mais lidas

Outros assuntos