Na reta final, Fernandinho é adepto do BolsoNeto na Bahia pelo voto útil

Leia em: 2 minutos

O presidente do PL (Partido Liberal) em Itabuna, Fernando Netto, divulgou um vídeo na redes sociais em que declara o voto em ACM Neto (União Brasil) para o cargo de governador da Bahia. Vale ressaltar que o PL é o partido do candidato João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania e deputado federal.

Na mensagem, Fernandinho, como é mais conhecido, apela para o voto útil: “Na Bahia, temos que ser sábios. O momento agora é de ACM Neto, ele é o único candidato que tem condições de, realmente, tirar a atual gestão [16 anos do PT]. Vamos votar em ACM Neto 44. Eu voto em ACM Neto 44 porque temos o objetivo de mudar a Bahia! Temos que partir, de fato, para o voto útil”.

A declaração, é claro, causou um rebuliço nos bastidores, mas pode incentivar outros políticos a marchar pela vitória de ACM ainda no primeiro turno das eleições. A justificativa do voto útil reforça a ideia de que Roma não está no páreo – assim como mostram as pesquisas de intenção de voto -, e, portanto, não pode ser considerado uma opção para derrotar o PT baiano.

Assumidamente bolsonarista, Netto tem trabalhado em Itabuna e região para eleger Kátia Bacelar (PL) como deputada estadual, Dra Raíssa (PL) para senadora e, agora, ACM para governador.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

Brasil enfrenta desabastecimento de medicamentos e insumos, mas HBLEM afirma que tem trabalhado para minimizar crise

Leia em: < 1 minuto

A Diretoria Executiva do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, emitiu uma nota para esclarecer a população sobre a falta de medicamentos básicos e insumos na unidade. De acordo com o hospital, todo o país está passando por uma fase de desabastecimento de medicamentos desde o final do ano passado e essa situação tem gerado alguns transtornos.

Fatores como a pandemia da Covid-19, além da guerra entre Ucrânia e Rússia, contribuem diretamente para o prejuízo no envio de alguns itens para o Brasil. Diante dessa situação, instituições hospitalares, clínicas e fabricantes de medicamentos têm sofrido esse impacto direto com a falta de insumos e embalagens utilizadas para o envase de medicamentos.

Ainda segundo a diretoria do HBLEM, as compras de medicamentos são feitas por meio de processo licitatório e, por isso, existe um processo mais demorado. Algumas empresas não estão realizando a entrega dos medicamentos dentro do prazo estabelecido e a unidade tem buscado outros fornecedores que tenham feito estoque para a oferta de vendas emergenciais.

A nota diz, ainda, que o hospital está trabalhando de forma inteligente para receber os itens essenciais por meio de uma programação adequada com o objetivo de atender a demanda diária e está buscando substituir medicamentos que estão em falta no mercado por outros com a mesma finalidade.

Contrato é válido até o final deste ano e foi firmado no valor de R$ 38.079,46

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Itabuna contratou uma empresa para prestar serviços de agenciamento de viagens. O contrato no valor de R$ 38.079,46 foi publicado na edição do Diário Oficial do município e é válido até o dia 31 de dezembro deste ano.

A empresa Koa Turismo e Intercâmbio Ltda vai prestar serviços de agenciamento de viagens por intermédio de operadora ou agência de viagens, incluindo os serviços de cotação, reserva, emissão, fornecimento, cancelamento e remarcação de passagens aéreas nacionais e passagens rodoviárias. O serviço vai ser prestado remotamente, por telefone ou email, para atender as demandas da Casa Legislativa.

Ora, se até uma agência de viagens foi contratada pela Câmara, é porque os vereadores gostam muito de sair da cidade, né? Este Pauta Blog já trouxe aqui, anteriormente, uma lista com os nomes dos edis que mais deixam o município com a justificativa de que vão buscar recursos para melhorar a vida da população.

CLIQUE NA COLINA ABAIXO E CONFIRA QUEM É “O REI DAS DIÁRIAS” ⤵️

Geraldo Simões, Manoel Porfírio e Israel Cardoso, ACM Neto, Kátia Bacelar, Erasmo Ávila, Marcone Amaral, Almir Melo Júnior, Danilo da Nova Itabuna, Pancadinha, Capitão Azevedo, Guinho e Ricardo Xavier, Dr. Mangabeira

Neto lidera e abre grande vantagem em relação a Jerônimo

Leia em: < 1 minuto

Uma pesquisa de intenção de voto encomendada pelo site Política Livre ao instituto DataQualy aponta que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), continua liderando a sucessão estadual na Bahia. No cenário estimulado – quando os nomes são apresentados aos eleitores -, Neto aparece com 49,1% enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) marca 29,6%.

Logo depois, vêm João Roma (PL) com 4,7% e Kleber Rosa (Psol) com 0,5%. Marcelo Millet (PCO) tem 0,3% e Giovane Damico teve 0,2%. Nulos e brancos somam 5,1% e 10,5% dos eleitores disseram que não sabem quem votar.

Já no cenário espontâneo – quando os nomes não são apresentados à população -, Neto marca 33,8% enquanto Jerônimo vai a 18,3%, seguido de Roma com 3,5% e Rosa com 0,2%. Os demais somam 1,4%, brancos e nulos somam 4,3% e não sabem e não responderam são 38,4%.

A pesquisa ouviu 2.027 pessoas em Salvador e outros 93 municípios baianos durante os dias 23 e 29 de setembro. Está registrada sob o número BA-05521/2022 e o levantamento tem margem de erro de 2,2% e nível de confiança de 95%.

Cidadão vai conseguir votar apenas apresentando documento oficial com foto

Leia em: < 1 minuto

Começou a circular nas redes sociais a informação de que, para votar no próximo domingo (2.outubro), o eleitor precisaria utilizar máscara de proteção facial e apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Essa informação é falsa, ou seja, aqui na Bahia, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai seguir o decreto estadual que desobrigou o uso de máscaras em locais fechados desde abril deste ano.

Ainda de acordo com o TRE, também é falsa a informação de que o eleitor só conseguiria exercer o direito do voto se apresentasse a carteira de vacinação. Basta que o cidadão se dirija à seção eleitoral portando documento oficial com foto, que pode ser o RG, a CNH, o passaporte, o certificado de reservista, a carteira de trabalho ou de profissão reconhecida por lei.

Colecionadores, atiradores e caçadores não vão poder circular com armas

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (29.setembro), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, proibir o transporte de armas e munições durante as Eleições Gerais do próximo domingo (2.outubro). A restrição começa a valer 24 horas antes das eleições e termina 24 horas após as eleições.

A decisão do TSE tem o objetivo de impossibilitar a circulação das armas por parte dos colecionadores, atiradores e caçadores. Além disso, a medida quer garantir o livre exercício do direito de votar, afastando as possibilidades de coação e intimidação durante as votações.

Leia em: 2 minutos

As obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, e do Campo de Futebol Amador, no Jardim Primavera, serão inauguradas neste sábado (1º.outubro), pela Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado da Bahia, após passarem por uma ampla reforma.

Essas obras estavam sendo aguardadas com muita expectativa pelos desportistas de Itabuna e região e serão entregues à população graças a uma importante parceria com o Governo do Estado da Bahia. O Campo de Futebol Amador, por exemplo, é o maior em termos de extensão, mede 80×40, ficando atrás apenas do Estádio Luiz Viana Filho, cujas dimensões se aproximam do padrão FIFA, ou seja, de um campo de futebol profissional.

Ele ganhou grama sintética e alambrado, pista de acesso com asfalto, meio-fio e uma rotatória. Além disso, o muro foi restaurado. Já a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso foi totalmente recuperada e ainda ganhou outros espaços para a prática de novas modalidades esportivas, a exemplo de pista de atletismo, campo society com grama sintética e quadra de areia.

Os espaços já existentes também receberam uma atenção especial, a exemplo da piscina, quadra poliesportiva, vestiários e arquibancadas. Ela foi executada por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia por meio da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia).

Notícias mais lidas

Outros assuntos