Deputado estadual Robinho Rodrigues e vice-governador João Leão

Leia em: 2 minutos

No último sábado (12.março), o deputado estadual e ex-prefeito de Nova Viçosa, Robinho Rodrigues (PP), declarou, em entrevista ao programa Frequência Política da Rádio Interativa, que não está surpreso com a mudança de rumo do PT: “Isso é normal de o PT não cumprir compromissos e, na política, tem-se que ter palavra”.

O vice-governador João Leão (PP) estava prestes a assumir o Palácio de Ondina, mas, segundo uma declaração dada pelo senador Jaques Wagner (PT), tudo mudou. De acordo com o Galego, o Bonitão estava com a caneta na mão e faltava apenas a tinta: “Em tese, já estava tudo combinado”.

Ainda na entrevista, Rodrigues afirmou que o Partido Progressista está em “conversação” com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que também é pré-candidato ao governo da Bahia. O ‘baque’ vai ser forte já que Leão caminhava ao lado da base aliada há 14 anos e provou que um vice tem muito poder!

Robinho sobre Rosemberg Pinto: “Muita promessa, muita enganação, muita mentira, as estradas acabadas e ele, líder do governo, não conseguiu resolver”.

Já sobre o prefeito de Itarantim, Fábio Gusmão (PSD), apoiar o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), Robinho detonou: “Rosemberg está muito desgastado na região [de Itarantim]. Muita promessa, muita enganação, muita mentira, as estradas acabadas, e ele, líder do governo, não conseguiu resolver isso”.

Quanto ao governo da Bahia, o deputado Robinho pontuou: “É muita promessa, muita enganação e o povo cansou disso”. Sobre o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ser pré-candidato ao governo da Bahia, o deputado não mediu as palavras: “O PT, vendo que não tem chances de ganhar as eleições, colocou Jerônimo como “boi de piranha” para perder as eleições”.

Jerônimo Rodrigues tem boa reputação, mas é calouro nas urnas e quase um desconhecido do grande público

Leia em: 2 minutos

Depois da experiência catastrófica de lançar a Major Denice Santiago (foto ⬇️) à prefeitura de Salvador nas eleições de 2020, o PT baiano dá claros sinais de que não aprendeu a lição de casa. Ao anunciar o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, como candidato ao governo do estado, o partido mostra despreparo e até ingenuidade, por assim dizer.

Se o nome mais forte do partido no estado é o do governador Rui Costa (PT), mas esse não pode mais se eleger como governador, o reserva e mentor Jaques Wagner seria a escolha mais natural. Por motivos que, até então, não foram completamente esclarecidos, o senador jogou a toalha e não quis concorrer. Direito dele, mas a sigla ficou à deriva.

Com a negativa do senador Otto Alencar (PSD) de concorrer ao governo, gerou-se um desconforto com o grande aliado e vice-governador João Leão (PP). Depois que o leite já estava derramado, era necessário encontrar alguém para ‘pagar o pato’. Eis que surge Jerônimo, o sacrificado! Se as pesquisas que apresentavam o nome de Wagner já sinalizavam para uma derrota para ACM Neto (UB), imagine agora com um calouro encabeçando a chapa.

Mais um improviso a lá PT baiano, mas, dessa vez, o gosto da provável derrota vai ser um pouco mais amargo já que a base aliada já governa o estado há 16 anos.

Leão entregou cargo de secretário estadual de Planejamento; demais cargos do PP devem ser entregues

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações do site Bahia Notícias, o vice-governador do estado, João Leão (PP), entregou uma carta ao governador Rui Costa (PT) na tarde de hoje (14.março) pedindo exoneração do cargo de secretário estadual de Planejamento. O pedido é mais um aceno de que o PP está deixando a base do governo para se aliar ao pré-candidato ao governo, ACM Neto (UB).

Os demais aliados devem seguir a mesma tendência de Leão e deixar os cargos ligados diretamente ao governo. A ruptura acontece depois da confusão gerada na semana passada antes do Partido dos Trabalhadores anunciar o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato a governador.

Anteriormente, o cenário estava montado para que Rui se desincompatibilizasse do cargo para concorrer ao Senado e, assim, Leão assumiria o cargo de governador. Após discussões internas no PT, liderados pelo senador Jaques Wagner (PT), foi decidido que o plano não iria para frente e, assim, o vice-governador se sentiu desprestigiado.

Primeira-dama Andrea Castro afirma que Augusto e senador Otto Alencar vão se reunir para lançar um novo nome para se candidatar à Alba

Leia em: 3 minutos

Nesta 2ª feira (14.março), contrariando a previsão e o anúncio do prefeito Augusto Castro (PSD) ao Pauta Blog anteriormente, a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, anunciou que não vai mais concorrer a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

A primeira-dama confessou, com exclusividade, que, em breve, Augusto e o senador Otto Alencar (PSD) devem anunciar um novo nome que vai concorrer a uma cadeira na Alba. Em relação ao próprio futuro, Andrea declarou que, por enquanto, vai continuar com as ações voltadas para o segmento social e, depois, vai retomar as atividades no meio jurídico já que é advogada e empresária.

Grande reviravolta no cenário das eleições de outubro. Em entrevista ao Pauta, o prefeito Augusto, chegou a dizer que a candidatura da primeira-dama “foi algo que se desenhou naturalmente ao longo dos 14 meses de governo” e que o partido ao qual ela se filiaria estava sendo analisado. Clique aqui e leia a entrevista!

O Pauta Blog deseja sucesso à primeira-dama Andrea Castro, seja qual for o caminho que ela deseja traçar, politicamente ou não.

De acordo com Andrea Castro, ela vai seguir com as atividades no segmento social e, posteriormente, vai se dedicar à advocacia e ao empresariado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO AUGUSTO CASTRO ⤵️

O bom trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza credenciou o nome da primeira-dama Andrea Castro, a uma possível candidatura para uma vaga à Assembleia Legislativa do Estado, numa escolha da direção do PSD.

Porém, a escolha da chapa majoritária da coalizão governista, compromete a composição da chapa proporcional. Além do nosso compromisso em trabalhar as demandas da cidade de Itabuna, nos levaram a reavaliar a escolha e retirar o seu nome da pré-candidatura.

Vamos priorizar a realização das propostas apresentadas e aprovadas pela população de nossa cidade e fazer um governo de transformação para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente, sempre focado na gestão. A primeira-dama Andrea Castro segue apoiando as ações sociais. No momento oportuno, apresentaremos o nome que nos representará na disputa ao Legislativo baiano.

Reafirmamos o nosso compromisso com o projeto liderado pelo governador Rui Costa e os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner pelo desenvolvimento de Itabuna e da Bahia.

Itabuna, 14 de março de 2022.

Augusto Castro
Prefeito

Atualização ás 18h58min de 2ª feira (14.março) para acrescentar a nota de esclarecimento do prefeito Augusto Castro.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

NOVA ROTA❗ Augusto Castro deve passar o “rodo” no secretariado; sete mudanças são esperadas

Tudo sob controle no governo municipal e mudanças devem ser anunciadas nos próximos dias

Leia em: 2 minutos

Uma fonte que conhece as profundezas do governo municipal de Itabuna revelou ao Pauta Blog que o prefeito Augusto Castro (PSD) pode mudar o time do secretariado em breve. No último sábado (12.março), o gestor reafirmou que as mudanças vão, realmente, acontecer e, pela nossa apuração, sete mudanças são esperadas.

CONFIRA AS POSSÍVEIS ALTERAÇÕES:
➡️ Secretaria de Governo: Júnior Brandão (Rede) pode assumir o lugar da advogada Janaína Araújo na Secretaria de Educação;
➡️ Secretaria de Educação;
➡️ Secretaria de Comunicação: Cláudio Rodrigues, assessor da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), pode assumir o lugar de Afonso Dantas;
➡️ Secretaria de Esportes: o vice-prefeito Enderson Guinho (UB) pode direcionar o próximo nome;
➡️ Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda: Ricardo Xavier (Cidadania), que é vereador licenciado, pode retornar à Câmara de Vereadores;

➡️ Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: a primeira-dama Andrea Castro (sem partido) é pré-candidata à deputada estadual, como já anunciado por Augusto Castro aqui no Pauta Blog;
➡️ Fundação Marimbeta.

Augusto Castro quer sinalizar para Salvador que vai entrar de vez na campanha do pré-candidato da base aliada ao governo do Estado, ou seja, pessoas “ligadas” a ACM Neto (UB) podem deixar o primeiro escalão.

Pitaco do Pauta Blog: Os nomes que também mereciam a troca são: Almir Melo Jr, secretário de Infraestrutura e Urbanismo, que não está fiscalizando as obras (apenas um exemplo, a rotatória do São Caetano, quando chove, é alagamento na certa) e pelas diversas críticas do Legislativo Municipal; Thales Silva, da Secretaria de Transporte e Trânsito, até porque já se passaram 14 meses e nenhum semáforo foi trocado além das sinalizações estarem precárias (verticais e horizontais).

O prefeito Augusto Castro deve “cortar na carne” para conter as alterações no secretariado e tentar estancar a enorme rejeição ao governo.

Atualização ás 14h45min de 2ª feira (14.março): Por enquanto, a primeira-dama Andrea Castro vai permanecer no cargo de secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza já que anunciou, com exclusividade ao Pauta Blog, que desistiu da pré-candidatura à deputada estadual. Andrea vai continuar se dedicando ao segmento social até se dedicar, inteiramente, à advocacia e ao empresariado.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Primeira-dama Andrea Castro desiste de pré-candidatura à deputada estadual

Notícias mais lidas

Outros assuntos