Utilização das diárias voltou a ser tema principal de sessão na Câmara; O clima ficou 'tenso' entre Ronaldão e Manoel Porfírio

Leia em: 3 minutos

A sessão realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna hoje (17.novembro) voltou a pegar fogo. Ainda repercutindo as declarações do vereador Ronaldão (PL) sobre as diárias utilizadas pelos vereadores para viajar, o assunto voltou à tona e deixou o clima tenso entre os edis. Clique aqui e entenda o caso!

Danilo da Nova Itabuna (PSL) era um dos vereadores que estava viajando a Brasília na semana passada e, no momento em que foi à tribuna, desabafou: “Algumas pessoas até dizem que viajar em Itabuna é luxar. Outras pessoas dizem que, em Itabuna, se você for fazer um curso, você está indo luxar ou passear ou está indo para Londres. (…) Eu queria estar aqui na quarta-feira passada quando foi citada a situação das ‘farras das diárias’. Aquilo é muito importante para mim porque eu viajo um pouco mais que todo mundo”.

👂 ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

Danilo também cobrou que sejam divulgados os nomes dos políticos que têm utilizado, inadequadamente, os valores cedidos pela Casa Legislativa: “Itabuna tem diversos problemas, coisas que não têm lógica, as pessoas ficam tentando alimentar para tentar manchar essa Casa. Eu desafio qualquer um dizer aqui que Danilo participa disso ou daquilo. (…) Vamos dar nomes aos bois para não prejudicar aqueles que tentam ajudar Itabuna”.

Logo depois, foi a vez de Ronaldão pedir a palavra e dizer que foi mal interpretado quando apenas deu a própria opinião sobre a utilização do dinheiro público: “Eu citei naquela tarde que Itabuna estava passando fome e tinha muita gente desempregada. (…) Eu citei que estava acontecendo um momento terrível no planeta, Itabuna faz parte e eu queria pedir aos colegas que deixassem as viagens para 2022. Foi essa maneira que eu me dirigi a esta Casa”.

💣 ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

O vereador do PL declarou que concorda com as viagens para que os vereadores aprimorem as funções desempenhadas na Câmara: “O vereador tem que viajar mesmo! Ele tem que se aprimorar para trazer para aqui o que aprende lá fora. Agora o que ocorre é o momento, nobre vereador. Este momento da fome, o momento do desemprego, o momento em que estão cozinhando com lenha nessa Itabuna e nesse Brasil”.

Ao final do pronunciamento de Ronaldão, o líder do governo na Câmara, Manoel Porfírio (PT), salientou que é preciso listar os participantes das diárias: “Desafio Vossa Excelência a colocar em Plenário se Vossa Excelência tem alguma coisa contra qualquer colega ou contra essa Casa”.

🔥 ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

Já o vereador do PMN, Cosme Resolve, utilizou o espaço na tribuna para dizer que o colega não pensou antes de falar: “A gente tem que começar a entender que, no calor da fala, antes de se falar, tem que pensar. Muitas vezes, a Excelência não queria que chegasse a essa altura que chegou, mas eu lhe garanto o que causou”.

Resolve também classificou como “infeliz” o posicionamento de Ronaldão: “Esse Cosme Resolve aqui, não querendo lhe maltratar e maltratando, achou o senhor infeliz na maneira em que o senhor conduziu a sua fala. Nunca eu vou chegar para o senhor e dar uma lição de moral porque, primeiro, eu não tenho a experiência que a Excelência tem de tantos anos de mandato”.

As diárias dos vereadores de Itabuna ainda iria render muitas sessões acaloradas. Mas após a sessão, o presidente Erasmos Ávila (PSD), convocou os 18 dos 21 vereadores presentes, e deu um “chá de calmante” para todos, inclusive para o vereador Ronaldão (PL) que trouxe o assunto à tona. Resumindo: ficou acordado agora que diárias somente a partir de 2022.

DÊ PLAY E ASSISTA O VÍDEO ⤵️

LEIA TAMBÉM ⤵️

Léo Prates de ACM Neto e Augusto Castro de Otto Alencar, Farras das diárias e Câmara de Itabuna, Rede Buriti, João Roma e Kátia Barcelar, Andrea-Guinho, Rubenceu, Azevedo

Danilo cobrou reforma administrativa e declarou que, no governo, "tem gente que atrapalha"

Leia em: 2 minutos

Durante sessão na Câmara de Vereadores hoje (17.novembro), o vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) reivindicou a colocação de lâmpadas nos postes públicos da cidade. De acordo com o edil, ele tem recebido inúmeras denúncias de moradores que já não aguentam mais viver, literalmente, no escuro.

Ainda segundo o vereador, as pessoas têm telefonado para ele cobrando melhorias nos bairros: “A gente tem que buscar alternativas sobre a iluminação pública de nossa cidade. A população tem clamado, tem chorado e tem sofrido, mas não está conseguindo ter êxito na iluminação pública. Eu tenho aqui mais de 40 pedidos, uma senhora estava me ligando agora para contar que comprou uma lâmpada para colocar no poste. Isso é um absurdo!”.

Danilo lembrou, também, que é papel do vereador falar em nome do povo, mas cobrar providências do Poder Executivo: “O povo paga para nós fazermos nosso trabalho. É um trabalho certo, um trabalho sincero. Hoje, nós vemos a cidade escura e dizem que tem um problema na licitação. Eu acho que o prefeito Augusto Castro tem que, realmente, anunciar essa reforma porque tem parte do governo que está acertando, mas tem parte do governo que está atrapalhando”.

Em tom de desabafo, o edil declarou que é preciso dizer o que realmente vem acontecendo em Itabuna: “A licitação do município não está funcionando. O governo tem que chegar e dar um basta nisso! Está na hora de procurar saber onde está o erro e colocar no lugar”.

LEIA TAMBÉM ⤵️

Léo Prates de ACM Neto e Augusto Castro de Otto Alencar, Farras das diárias e Câmara de Itabuna, Rede Buriti, João Roma e Kátia Barcelar, Andrea-Guinho, Rubenceu, Azevedo

"Já fiz diversos pedidos de providências. Eu entreguei à Emasa e falei com o secretário de Infraestrutura", declara vereador Francisco

Leia em: 2 minutos

O vereador Francisco Gomes (PSD) cobrou, em sessão realizada na Câmara de Vereadores nesta 4ª feira (17.novembro), a limpeza dos bueiros do Bairro Santo Antônio, em Itabuna. Segundo edil, as fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Itabuna pioraram a situação, que já dura há muito tempo.

O transtorno já está comprometendo os pisos das residências que costumam ser invadidas pela água quando chove: “É um problema antigo na Rua Osvaldo Cruz por conta dos ralos que são de vazão curta e tem entrado água nas residências. Inclusive, após as chuvas dos últimos dias, o piso está cedendo. Quem for lá na Osvaldo Cruz, vai ver. É tanto que está sinalizado porque o piso está cedendo, podendo causar um dano maior não só à população que mora ali ou, até mesmo, para algum desavisado que vai com o carro e possa ser que caia”.

Ainda de acordo com Francisco, os órgãos responsáveis já foram acionados para que tomem providências sobre o caso: “Já fiz diversos pedidos de providências. Eu entreguei à Emasa através do diretor João Bittencourt, mas o presidente da Emasa também está ciente, o Raymundo Filho. Em seguida, eu falei com o secretário Almir Melo, de Infraestrutura, como superintendente Sousa Lino. Tanto a Emasa quanto o secretário de Infraestrutura, Almir Melo, mandaram in loco o pessoal olhar se procedia tudo aquilo que aconteceu. Acredito eu, que foram lá também por conta da televisão que foi lá”.

A indignação do vereador é ainda maior porque o pedido para que a vida da população melhore não é de agora: “Esse pedido de providência que a gente fez já tem mais de seis meses”.

LEIA TAMBÉM ⤵️

Léo Prates de ACM Neto e Augusto Castro de Otto Alencar, Farras das diárias e Câmara de Itabuna, Rede Buriti, João Roma e Kátia Barcelar, Andrea-Guinho, Rubenceu, Azevedo

Encontro acontece na sede da AABB Itabuna das 12h às 17h

Leia em: 2 minutos

A primeira edição já foi um sucesso, mas a 2ª Roda de Conversa da Mulher Empreendedora promete ser ainda melhor! No próximo dia 20, das 12h às 17h, na sede da AABB de Itabuna, mulheres empoderadas com trajetórias de vida inspiradoras vão se reunir para conversar sobre temas atuais e pertinentes à realidade feminina.

O tema escolhido para o debate é “O Legado da Mulher Empreendedora”. Regado à música ao vivo e uma deliciosa feijoada, o encontro promovido pela experiente jornalista Vitória Santana, fundadora da Revista Vitória, é uma excelente oportunidade para apresentar ideias sobre como se reinventar no período pós-pandemia.

Grandes parceiros já garantiram a presença no encontro que promete revolucionar a visão sobre o empreendedorismo feminino. São eles: Realize Festas, Ayalla Santana, Biscoitos Vovó Nau, Marmoraria Margran e Benevides Chocolates Finos.

Então, não deixe para a última hora! Participe desse momento com um investimento de apenas R$ 70,00. Para mais informações, entre em contato pelo 73 98824-0080.

//

Coletas realizadas pelos bombeiros correspondem a 70% do estoque de leite do Hospital Manoel Novaes

Leia em: 2 minutos

A parceria entre o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna e o Hospital Manoel Novaes continua e o projeto “Bombeiro Amigo do Peito” é muito importante para a manutenção do estoque do banco de leite da unidade. Atualmente, as coletas realizadas pelos bombeiros correspondem a 70% do estoque de leite do hospital.

O leite materno é rico em anticorpos produzidos pela mãe e, por isso, é capaz de gerar defesas no organismo do bebê. Até os seis meses de vida, o leite é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança, evitando inúmeros problemas de saúde.

Uma criança amamentada adequadamente está protegida contra alergias, infecções, problemas como diarreias, pneumonias, otites e meningites. Além disso, a amamentação ajuda no desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face, facilita o desenvolvimento da fala, regula a respiração e previne problemas na dentição.

De acordo com o Tenente Coronel Manfredo, comandante do 4º GBM, o incentivo ao aleitamento ajuda a salvar vidas: “Esse projeto Bombeiro Amigo do Peito é de suma importância para a sociedade, principalmente aqui na região, onde ele corresponde a 70% do estoque de leite materno do Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes. Com certeza, nós estamos não só e, principalmente, salvando vidas, como também fazendo com que essas crianças prematuras tenham acesso ao leite materno”.

As mães que tenham interesse em contribuir para a continuidade desse projeto tão importante, devem entrar em contato com o 4º GBM ou com o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes. Doar leite humano é doar vida e saúde às crianças da nossa sociedade!

//

Leia em: < 1 minuto

A Embasa informa que o abastecimento de água no município de Santa Luzia foi interrompido, na manhã desta 4ª feira (17), devido à falta de energia no município.

A Coelba informou que a previsão para restabelecer o fornecimento de energia é às 6h30 da manhã de 5ª feira (18.novembro), quando será iniciada a retomada gradativa do abastecimento de água com estimativa de regularização completa nas 24 horas seguintes.

Leia em: 2 minutos

Os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia rejeitaram as contas da Câmara de Floresta Azul, da responsabilidade do vereador Márcio Soares de Souza, relativas ao exercício de 2020. Elas foram consideradas irregulares porque o gestor não comprovou o pagamento total de multa a ele imputada em processo anterior. O conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, ao final da análise, ainda imputou multa de R$1 mil ao vereador. A decisão foi anunciada hoje (17.novembro).

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$11.260,00, com recursos pessoais, em razão da ausência de comprovação da prestação dos serviços contratados, diante da não apresentação dos relatórios de atividades ou de discriminação dos serviços prestados.

A Câmara de Floresta Azul recebeu em 2020, a título de duodécimos, a quantia de R$1.151.647,42, e realizou despesas no total de R$1.147.264,88, respeitando, assim, o limite previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. Os gastos com pessoal alcançaram o montante de R$976.011,46, que correspondeu a 3,51% da Receita Corrente Líquida, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Cabe recurso da decisão.

//

Leia em: 2 minutos

As praias de Canavieiras, na região da Costa do Cacau, recebem muitos visitantes vindos do Sul baiano e do sudoeste brasileiro. A viagem até o município do Litoral Sul do estado se tornará mais rápida e segura com a recuperação e pavimentação de 60 quilômetros da BA-270. O trecho entre Santa Luzia, o entroncamento da BA-001 e Canavieiras será restaurado pelo Governo da Bahia. O aviso de licitação saiu no Diário Oficial do Estado (DOE) hoje (17.novembro).

A requalificação da rodovia reduzirá o tempo de viagem entre os dois municípios de 1h30 para 50 minutos. A Costa do Cacau é quarta maior zona turística baiana e recebe uma média de 810 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo. Além do turismo, a via recuperada beneficiará o desenvolvimento de outras atividades econômicas com a agricultura, a pecuária e a pesca. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços serão abertos em 21 de dezembro.

“Outra importante via que contribui no desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau também passará por recuperação. Os 59,6 quilômetros da BA-001, entre Itacaré e Ilhéus, serão restaurados através do Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Premar). A ordem de serviço da obra na última terça (16), em Ilhéus, e as ações irão iniciar nos próximos dias” ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Na BR-415, a manutenção no trecho do KM 0 ao KM 9 saindo de Ilhéus em direção à Itabuna é realizada pela Seinfra.

Leia em: 2 minutos

A Polícia Federal deflagrou a Operação “Mesa Farta”, objetivando combater o desvio de recursos públicos federais no município de Riachão das Neves, Bahia. A operação foi nesta 4ª feira (17.novembro).

As investigações, iniciadas em maio deste ano, revelaram a existência de uma organização criminosa (Orcrim) composta por agentes públicos municipais e especialmente criada para se apropriar de recursos públicos federais.

O grupo criminoso teria desviado milhões de reais ao permitir, dolosamente, que o município de Riachão das Neves usasse verbas oriundas do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e do SUS (Sistema Único de Saúde) para contratar empresa de fachada, que não possui funcionários registrados e nem capacidade técnica, operacional e econômica.

Foram constatados fortes indícios de fraude nos procedimentos licitatórios que culminaram na contratação da empresa de fachada e estima-se um prejuízo aproximado de R$ 1.400.000,00 aos cofres públicos.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Riachão das Neves, todos eles expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos