//

Vídeo mostra que muro do posto tem rachaduras e local é verdadeira tragédia anunciada

Leia em: 2 minutos

Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Fabrício Pancadinha (PMN) denunciou, novamente, a situação do Posto de Saúde Simão Fitterman, localizado no Bairro São Pedro. Segundo o vereador, assim que retornou da viagem a Salvador, ele foi procurado pelos moradores, que pediram ajuda.

Ao chegar à unidade básica de saúde, Pancadinha se deparou com um senhor de 70 anos de idade que precisava fazer um curativo, mas não tinha material. Diante da situação, o edil cobrou a presença da secretária municipal de saúde, Dra Lívia Mendes: “Não tinha gaze no posto. Eu fui e comprei. Já comprei computador para o posto de saúde, agora já comprei gaze. Cadê a secretária de saúde? Se quiser que ‘papai’ tome conta do posto, eu vou tomar pé do posto. Eu tomo conta, mas isso aí eu não vou admitir!”.

Pancadinha também relembrou que a situação não é de agora e, além da precariedade do serviço ofertado, a unidade apresenta problemas na estrutura e uma tragédia pode acontecer a qualquer momento: “O muro da unidade de saúde está caindo. O muro onde o povo fica, o povo vai para a fila às 3 da manhã e o muro lá está caindo. Vão esperar acontecer outra tragédia? Estou avisando isso há mais de 3 meses. Desde janeiro, estou avisando a secretária”.

Ainda durante a sessão, o vereador fez referência ao líder do governo na Câmara, para que apresentasse a demanda ao prefeito Augusto Castro (PSD), no entanto, ressaltou que suas denúncias sempre são interpretadas como politicagem: “Quando vai cobrar alguma coisa do prefeito, aí povo fala que tô fazendo palanque político. Cobrar agora é palanque político? Eu tô cobrando aqui o direito do povo. O povo elegeu Pancada para defender o direito do povo, que é fiscalizar”.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais e foi gravado por um morador do Bairro São Pedro, é possível constatar a situação caótica do muro do posto de saúde. Inclusive, uma fita amarela foi colocada na tentativa de “isolar” a área, mas as rachaduras podem piorar e um acidente, que poderia ter sido evitado, pode custar ainda mais caro que uma reforma. Afinal, vidas têm preço?

O Pauta Blog manteve contato com a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, disse: “Houve um desabastecimento pontual. O fornecedor já entregou ontem!”

DÊ PLAY E ASSISTA O ESTADO DO MURO DO POSTO DE SAÚDE DO SÃO PEDRO, EM ITABUNA ⤵️

Para vereador, alternativas poderiam ser criadas, mas falta iniciativa

Leia em: 2 minutos

O vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) utilizou o espaço reservado a ele durante sessão na Câmara de Vereadores de Itabuna para comentar a situação do transporte público coletivo da cidade. Segundo o edil, os gestores sempre se comprometem a resolver o problema, mas, de fato, ele ainda existe.

De acordo com o relato do vereador, a população tem sofrido com a precariedade do serviço oferecido e alternativas poderiam ser criadas, mas falta iniciativa: “Eu não sei onde é que está o problema que prometeram uma coisa e está acontecendo outra. As pessoas têm que dar um basta nessa situação. Itabuna tem que chegar e abrir para o transporte alternativo. (…) Se você colocar uma van em Itabuna, seu carro vai ser apreendido e isso vai gerar uma confusão, mas quem tem o transporte coletivo não quer servir à comunidade e à cidade”.

Ainda segundo Danilo, no fim de tudo, a conta é paga pelo povo: “Quem está sofrendo é a população. Não adianta ficar aqui procurando chifre em cabeça de cavalo. Não adianta ficar aqui dando murro em ponta de faca. O que é certo, é certo. O que estiver errado, tem que falar. (…) Se, realmente, a empresa não presta, tem que mandar embora porque é vergonhoso”.

O assunto veio à tona e exemplos de prejuízos à população foram citados, como um rapaz que perdeu a oportunidade de realizar um exame pois chegou atrasado devido ao atraso do ônibus. Enfim, parece que a empresa que assumiu o transporte em Itabuna é nova, mas os problemas continuam sendo velhos conhecidos dos usuários do serviço.

DÊ PLAY E ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

Vereador Simão vai deixar PSD e apoiar ACM Neto para Governador do Estado

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Jussari, Simão Cavalcante (PSD), declarou ao Pauta Blog que, atualmente, se considera oposição ao prefeito da cidade, Antônio Valete (PSD), por estar insatisfeito com as decisões do gestor. Os dois fazem parte da mesma legenda que, inclusive, é da base aliada ao governador do estado, Rui Costa (PT), mas o caldo parece ter entornado nos bastidores da cidade.

De acordo com Cavalcante, existem atritos entre o gestor e o Legislativo: “Valete ficou vaidoso e não respeita vereador. Ele se transformou”. O edil ainda afirmou que, devido às situações desgastantes dos últimos tempos, pretende deixar a sigla assim que for aberta a janela de transferência.

Questionado pelo Pauta sobre as eleições do próximo ano, Cavalcante disse que irá apoiar o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na candidatura ao Governo do Estado: “Vou apoiá-lo sim, com muito orgulho!”.

Simão Cavalcante está no primeiro mandato como vereador e foi eleito em novembro do ano passado com 204 votos, sendo o terceiro mais votado de Jussari.

O Pauta deixa o espaço aberto para o prefeito de Jussari, Antônio Valete (PSD).

Medidas sanitárias devem ser seguidas por todos os envolvidos no retorno às aulas presenciais

Leia em: < 1 minuto

A Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) autorizou o retorno das aulas presenciais para cursos da graduação que exijam carga horária prática. São eles: Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Civil.

A decisão foi tomada durante a 59º reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc). No entanto, o retorno às atividades de forma presencial deve atender aos pré-requisitos indicados nas recomendações do Praep (Plano de Retorno das Atividades de Ensino Presencial), que recomenda a vacinação completa dos indivíduos envolvidos nas atividades, classificação dos cenários de avaliação de risco em Ilhéus e Itabuna que não deve passar do moderado (laranja) e disponibilização de equipamentos de proteção individual para os envolvidos.

De acordo com o reitor da universidade e presidente do Consu, Alessandro Fernandes, a instituição tem adotado todas as medidas de segurança desde o início da pandemia da Covid-19. Ele também afirmou que a equipe tem atuado, firmemente, para retomar todas as atividades presenciais o quanto antes, mas a prioridade continua sendo a segurança das pessoas.

//

Evento acontece no próximo dia 4 na sede da Terceira Via Hall

Leia em: 2 minutos

Na próximo 5ª feira (4.novembro), será realizada a segunda edição do Encontro de Comandantes do Interior do Estado da Bahia. O evento vai acontecer na sede da Terceira Via Hall, localizada na Avenida J.S. Pinheiro, das 8h às 17h, e será organizado pelo tenente-coronel Manfredo Santana, comandante do 4°GBM (4° Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna), com sede em Itabuna.

Coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros

Entre os participantes que virão à Itabuna, estão o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Adson Marchesini, e o comandante-regional, Coronel Jadson Ferreira.

Coronel Jadson Ferreira, comandante-regional.

O primeiro encontro aconteceu na cidade de Feira de Santana e, agora, Itabuna vai sediar essa reunião que pretende discutir a expansão do Corpo de Bombeiros, além de abordar a temática da grande incidência de incêndios florestais neste ano e falar sobre defesa civil.

Tenente-coronel Manfredo Santana, comandante do 4°GBM.

//

Marão antecipou os salários dos servidores do mês de outubro

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), conhecido como Marão, antecipou para ontem (27.outubro), os pagamentos de salários dos servidores públicos municipais.

“Uma das marcas da nossa gestão é a assiduidade no pagamento em dia dos salários dos servidores. Essa é a grande demonstração de que, para nós, o maior patrimônio que existe na administração pública são as pessoas”, declarou Marão sobre a valorização do servidor, cuja data comemorativa acontece hoje (28.outubro).

A antecipação do pagamento chega em um momento importante para movimentar o comércio, às vésperas do final de semana e feriado de finados, 2 de novembro.

//

Leia em: 3 minutos

A Rota Transportes garantiu o tradicional apoio social à campanha McDia Feliz, em Itabuna, cuja renda obtida na venda de sanduíches é revertida para o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) Sul Bahia. A ação proporcionou a participação das crianças atendidas nas creches Irmã Margarida e Maria Goretti.

Crianças da Creche Irmã Margarida com professores e a equipe da Rota Transportes

Este ano, em virtude das restrições impostas pela pandemia da covid-19, não foi possível o transporte das crianças até o restaurante do McDonald’s, no Shopping Jequitibá, como sempre ocorreu, para que elas pudessem interagir com as brincadeiras, apresentações musicais e o consumo de lanches.

Professores da Creche Irmã Margarida e os colaboradores da Rota Transportes

Os colaboradores da Rota, Janine Cezar (assistente de Diretoria), Jaciara Santos (coordenadora de Recursos Humanos), as psicólogas Stefane Pereira e Luiza Santos, Jad Gama, do RH, Tony Carvalho e Weslley Teixeira (Marketing) realizaram as ações da campanha nas sedes das próprias creches. Foram distribuídos 100 sanduíches da campanha McDia Feliz e 100 garrafinhas de sucos para as crianças das creches Irmã Margarida e Maria Goretti. Além disso, o lanche também foi entregue aos professores das duas instituições.

A equipe do GACC e o grupo da Rota Transportes, sob a liderança da Secretária Janine Cézar, e da Coordenadora de Recursos Humanos, Jaciara Santos

Desta vez, os pais levaram as crianças para a escola com a finalidade de participar do evento. A primeira creche a ser visitada pelos colaboradores da Rota foi a Irmã Margarida, localizada no Bairro Maria Pinheiro. A equipe foi recepcionada pelas crianças com canções e agradecimentos, ao lado da diretora Cátia e da pela psicóloga Dôra.
Em seguida, foi a vez da visita à creche Maria Goretti, situada no bairro Mangabinha, onde a recepção ficou a cargo da diretora Marluce, que demonstrou muita emoção, na oportunidade, por se tratar do primeiro encontro presencial com as crianças após o surgimento da pandemia.

A Rota Transportes, empresa que atua na Bahia e em outros estados do Nordeste, mantém, há muitos anos, o apoio à campanha McDia Feliz e às creches Irmã Margarida e Maria Goretti. Inclusive, a diretora de Desenvolvimento da Rota, Elaine Carletto, foi três vezes madrinha da campanha do GACC, entidade que será beneficiada com o evento.

A equipe da Rota Transportes e professores da Creche Maria Goretti

Vice-prefeito Enderson Guinho que também é secretário de esportes de Itabuna

Leia em: 2 minutos

O início das atividades esportivas da Segunda Semana Esportiva de Itabuna, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, está confirmado para a próxima 4ª feira (3.novembro). Durante todo o mês, serão desenvolvidas diversas modalidades esportivas que serão praticadas em locais e horários diferenciados para atender a todos os públicos praticantes do esporte.

Ao Pauta Blog o secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, disse: “A 2ª semana esportiva marcará o retorno das atividades esportivas com a presença do público, autorizado por decreto”.

E finalizou acrescentando: “Temos como objetivo promover competições entre as diversas modalidades, incentivando a prática e destacando os grandes talentos da nossa cidade. Esporte é política pública, e Itabuna sempre foi referência, vamos recuperar o espaço que jamais deveríamos ter perdido!”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 3, a partir das 19 horas: Adeptos de patins poderão exibir manobras variadas. A saída será do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano;

Dia 4, será aberta às 17 horas: Na Avenida Fernando Cordier, disputa na modalidade calistenia, que é um conjunto de exercícios físicos onde se usa apenas o peso do próprio corpo e o atleta procura movimentar grupos musculares de maneira natural;

Dia 5 a 7, a partir das 8 da manhã: Futevôlei na Avenida Beira Rio;

Dia 6, a partir das 13h30min: Natação no Parque Aquático do Ciso;

Dia 7, a partir das 8 da manhã: Game Fifa 22, na sede da Secretaria de Esporte, na Rua Casemiro Rego, entre os bairros Góes Calmon e Conceição.

Dia 13, a partir das 14 horas: Torneio Proclamação da República Sublime de Futsal entre o Ciso e Avenida Beira Rio. Essa modalidade vai acontecer ainda no dia 14 e 15, a partir das 9 horas.

Dia 21: No Bairro Jaçanã dentro do projeto “Movimente-se nos Bairros”, que acontece entre 8 e 11, das 15 às 18 horas. “Essa prática de esportes ao ar livre visa o lazer e o incentivo, mas também uma prática saudável que proporcione a satisfação, reduza o estresse e ainda permite maior integração entre as comunidades” destacou o secretário de Esporte.

Dia 28: 1º Guardião Run 2021, uma corrida de rua promovida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento terá largada e chegada na sede do Batalhão, no Bairro São Caetano.

Agentes das secretarias municipais se preparam para mobilização no Góes Calmon.

Leia em: 2 minutos

Foi aprovada em AGE (Assembleia Geral Extraordinária), 3ª feira (26.outubro), a mudança a estatuária da Associação dos Catadores que, a partir de agora passa a denominar-se de Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna.

A Assembleia Geral teve a participação da representante da Defensoria Pública da Bahia, Aline Müller, e do consultor do projeto André Dantas, além de 80 agentes ambientais. O consultor explicou que as mudanças estatutárias incluem  a coleta seletiva e todas  as  suas etapas, dentre elas, a coleta, transporte, triagem, estocagem e comercialização do material reciclável. “Esse é um dos  poucos projetos na Bahia em que os recursos financeiros foram assumidos pela gestão municipal”, elogia Dantas.

Ele disse ainda que a coleta de resíduos representa um novo momento para Itabuna e para a cultura da reciclagem.

O trabalho de conscientizar a população sobre a reciclagem dos materiais já foi iniciado. Entre as ações, a mobilização de agentes das secretarias municipais de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, Infraestrutura e Urbanismo e de Promoção Social e Combate à Pobreza que na manhã de hoje visitaram condomínios e residências do Góes Calmon. No bairro, houve a distribui panfletos e orientações

A coleta seletiva em Itabuna começa em novembro e terá o suporte de oito ecopontos instalados em alguns bairros e nas Praças Adami, Camacan, além da Avenida Aziz Maron. Cada ecoponto terá 1,90 metro de altura e capacidade para armazenagem de 2.500 litros de resíduos. “Nossa  proposta é colocar um catador durante o dia para orientar a população sobre o descarte correto”, falou o , consultor do projeto André Dantas e do Programa de Coleta Seletiva, que está boa receptividade dos itabunenses.

O microempresário Ezequiel ladeado por Dielson Mendes e Rosivaldo Pinheiro em sua banca de jornais no Góes Calmon.

A Dececap integra a força tarefa que realiza mais uma fase da Operação Invólucro, em Salvador e RMS

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) participa de mais uma fase da “Operação Invólucro”, na manhã desta quarta-feira (27), em Salvador e Região Metropolitana (RMS). O objetivo é coibir crimes financeiros, praticados por um grupo empresarial do segmento de embalagens plásticas, que resultaram em uma sonegação fiscal de mais de R$ 15 milhões.

Conforme as investigações, o suspeito criava empresas em nome de laranjas. O crime consistia na inclusão de pessoas sem condições econômicas e financeiras no quadro de sócio dos diversos estabelecimentos criados. Em seguida, estas organizações eram abandonadas e imediatamente continuadas por outros estabelecimentos, no mesmo segmento de mercado, deixando para trás débitos tributários e ao mesmo tempo blindando o verdadeiro gestor do grupo.

A unidade especializada do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) integra a Força-Tarefa composta pela Promotoria Regional de Combate à Sonegação Fiscal, Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (INFIP), da Secretaria da Fazenda.

Notícias mais lidas

Outros assuntos