O evento cumpriu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19

Leia em: 3 minutos

Com a retomada gradual de atividades do setor de eventos, em Itabuna, a Terceira Via realizou, no dia 15 de abril, a solenidade de formatura da turma 2020.2 do curso de Direito da Unime, tendo como marca o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral da Unime-Itabuna, professor Santo Ádamo Nunes de Oliveira.

Realizada no Centro de Convenções Terceira Via Hall, sede da Terceira Via Formaturas e Eventos, a partir das 17 horas, a solenidade aconteceu com limitação de público, uso obrigatório de máscaras e atenção rigorosa ao distanciamento social. Como o espaço da Terceira é muito amplo, torna-se possível arrumar a plateia com a devida distância entre as cadeiras. Além disso, os colaboradores da empresa usam equipamentos de proteção individual e são treinados especialmente para a produção das solenidades.

A turma de novos bacharéis e bacharelas prestou homenagem “in memoriam” aos colegas Anne Aparecida Almeida Cruz e Pablo Mattos Barreto, que participariam da solenidade. O momento de lembrança de Pablo Barreto foi conduzido pela bacharela Maria Fernanda Sena Rodrigues.

A cerimônia de formatura contou com as presenças da coordenadora do curso, professora Sara Amorim Silva, o paraninfo da turma, professor Paulo Afonso de Andrade Carvalho, e o secretário acadêmico Amadeu Bezerra Lima. A oradora da turma foi a formanda Manuela Santos Cardoso, sendo que o juramento foi conduzido pela formanda Gláucia Lopes de Souza.

 

O palco da Terceira Via Hall ganhou uma cenografia especial para a solenidade, com efeitos visuais de acordo com cada etapa da cerimônia. O restante do espaço foi decorado para destacar a retomada dos eventos, através das solenidades de Culto de Agradecimento e Outorga de Grau, como explica a diretora da empresa, Leandra Batista.

Por sua vez, o diretor da Terceira Via, Franklin Bastos, ressalta que a empresa, com 14 anos de atuação no mercado, desenvolveu diversos protocolos que podem ser adequados a qualquer tipo de cerimônia, inclusive com a opção do modelo híbrido, com cobertura e transmissão on-line pelas plataformas de redes sociais da empresa.

Agradecimento – O grupo Terceira Via ressalta que este retorno do evento com capacidade reduzida deve-se também ao entendimento e sensibilidade do poder público municipal, ao observar que é sim possível, obedecendo a todos os protocolos sanitários, a realização destas solenidades com a devida segurança. Nesse sentido, reconhece e agradece o esforço do Poder Legislativo, na pessoa do presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Erasmo Ávila, e do Poder Executivo, nas pessoas dos Srs. Prefeito, Augusto Castro, e do vice-prefeito, Enderson Guinho, além do secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, e toda sua equipe.

//

Leia em: 2 minutos

Amanhã, terça, 27, o vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania) vai anunciar seu novo abrigo partidário.

Duas legendas, DEM e Republicanos, foram citadas como as mais prováveis para receber o ex-vereador. Com a filiação do médico Isaac Nery ao Republicanos, do deputado Márcio Marinho, o Partido do Democratas, que é presidido nacionalmente por ACM Neto, é dado como certo.

Guinho e Isaac são pré-candidatos ao Parlamento federal. O presidente estadual do Cidadania, Joceval Rodrigues, ficou sabendo da saída de Guinho pela imprensa.

O relacionamento pessoal do prefeito Augusto Castro (PSD) com seu substituto imediato não deve sofrer nenhum abalo. Mas o político caminha para um desentendimento.

A estrada de Guinho é outra. Mudando de sigla e de grupo político, sua permanência como secretário de Esportes já não é mais segura. Ficaria estranho um demista ocupando o primeiro escalão de um governo cujo prefeito é do PSD do senador Otto Alencar, que é aliado do governador Rui Costa (PT).

Outro ponto é que até as freiras do convento das Carmelitas sabem que Enderson Guinho pretende disputar o cobiçado centro administrativo Firmino Alves na sucessão de 2024.

Se ACM Neto for o próximo governador da Bahia, a candidatura de Guinho passa a ser favas contadas.

Vale lembrar que Isaac Nery é também prefeiturável. 

___________
Marco Wense é Analista Político

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

//

Nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, a vacinação da 1° dose em pessoas com 60 e 61 anos continua.

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna, através da Rede de Frio, recebeu 1.650 doses da vacina Coronavac nesta segunda-feira (26.abril). Os imunizantes se destinam à aplicação da 2º dose em pessoas a partir de 60 anos de idade.

O quantitativo equivale a 50% da população que recebeu a vacina na 1ª semana de abril. Nesta terça-feira, logo cedo, os imunizantes serão distribuídos para todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, alertou que algumas pessoas podem não tomar a 2° dose dentro do intervalo previsto. 

Tags: , ,

Segundo o presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, as aulas serão remotas

Leia em: < 1 minuto

A partir de hoje, dia 26, está aberto o período de matrículas de crianças e adolescentes para as quatro unidades da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente nos bairros São Roque, São Pedro, Fonseca e Nova Ferradas. Os pais ou responsáveis devem apresentar no ato de matrícula a Carteira de Identidade (RG) e Cartão do CPF pessoais e do aluno.

O presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, explica que as aulas serão remotas, daí a necessidade que cada aluno tenha acesso à internet, por meio de um telefone celular, tablet, computador ou notebook. Serão matriculados alunos entre 7 e 17 anos de idade.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, novas metodologias serão aplicadas como também novos cursos, a exemplo de ateliês de arte, natureza e sustentabilidade, esportes, empreendedorismo e tecnologia. “Desejamos oferecer às crianças e adolescentes das comunidades dos bairros adjacentes às unidades participação nas atividades pedagógicas”, afirma Valter Silva.

Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição

Leia em: 2 minutos

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mais uma vez, faz parte do grupo de Instituições de Ensino Superior que recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no IGC – Índice Geral de Cursos, avaliação realizada pelo Ministério da Educação.

Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição. De acordo com o IGC de 2019, foram cerca de 24 mil cursos avaliados entre 2017 e 2019, em mais de duas mil instituições (públicas e privadas).

Segundo a pró-reitora de Graduação da Universidade, professora, Rosenaide Pereira Ramos, “o resultado alcançado pela UESC no IGC, traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a, sempre, ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES”.

Os dados do IGC levam em consideração 2.070 instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Para que um curso tenha o IGC calculado, de acordo com o Inep, é preciso que a instituição tenha, no mínimo, um curso com CPC calculado no triênio de referência.

Leva-se em conta, no cálculo do IGC, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do triênio 2017-2019, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes na graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O levantamento faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Além do IGC, também compõem a lista o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

O resultado alcançado pela UESC no IGC, traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a, sempre, ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES.

//

Repórter perguntou sobre foto de Bolsonaro segurando a placa “CPF Cancelado” que gerou muitas críticas da oposição // Foto de Reprodução/Twitter

Leia em: < 1 minuto

A repórter da TV Aratu (afiliada a SBT na Bahia), Driele Veiga, foi xingada pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã desta segunda-feira (26.abril). O ataque aconteceu durante a passagem do gestor na inauguração da duplicação de parte da BR-101, no município de Conceição do Jacuípe, a 95 km de Salvador.

A repórter questionou Bolsonaro sobre o posicionamento dele diante às críticas feitas a ele por postar uma foto com a placa “CPF cancelado” na atual situação do país. O Presidente da República, por sua vez, chamou a jornalista de “idiota” e perguntou se ela não tinha nada melhor para perguntar.

A foto a qual a jornalista se referia se tornou pública depois da visita de Bolsonaro a Manaus, na última sexta-feira (23). Na imagem, ele aparece ao lado do apresentador Sikêra Júnior segurando uma placa que dizia “CPF cancelado”.

Por meio de nota, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia condenou o ato: “O Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia) lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de “idiota” somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público”.

Dê play e assista ⤵️

Vice-prefeito Guinho anunciará seu novo partido e planejamento político

Leia em: < 1 minuto

O vice-prefeito e secretário de Esportes de Itabuna, Enderson Guinho (de saída do Cidadania), anuncia coletiva de imprensa para esta terça-feira (27.abril), às 9 horas, na Terceira Via Hall, em Itabuna.

A informação foi confirmado pelo vice-prefeito ao Pauta.blog. De acordo com o Guinho, a coletiva será para anunciar o seu novo rumo partidário.

Guinho é cotado para concorrer uma cadeira de Deputado (estadual ou federal?). Vale destacar, na última eleição para deputado estadual, Guinho concorreu pelo PDT e obteve 13.562 votos.

O atual vice-prefeito de Itabuna foi vereador do município entre 2017 e 2020 e possui um forte apoio dos jovens na região.

Cotações de segunda-feira, 26 de abril de 2021

Leia em: < 1 minuto

🍫 Cotação do Cacau 
Ilhéus > R$ 215,00 (comum > arroba)
Nova York > R$ 2.451,50 (futuro > tonelada)

☕ Cotação do Café Conillon (60 kg) 
Eunápolis > Café Tipo 7/8 > R$ 425,00
Eunápolis > Café Tipo 7 > R$ 430,00

🐂 Cotação do Boi Gordo @ arroba 
Jequié > R$ 285,00
Barreiras > R$ 285,00
Feira de Santana > R$ 285,00
Santo Antônio de Jesus > R$ 295,00
Itapetinga > R$ 290,00
Salvador > R$ 286,00

15º Batalhão da Polícia Militar nas ruas com o intuito de frear a criminalidade em Itabuna

Leia em: 2 minutos

No último sábado (24.abril), por volta das 23h30, uma guarnição da CETO do 15º BPM apreendeu na Rua J, Bairro Sinval Palmeira em Itabuna, um revólver Taurus, municiado com três cartuchos intactos, calibre 38 de posse de um menor de idade. O menor estava na garupa de uma moto. Piloto, passageiro, arma e moto foram apresentados ao Complexo Policial de Itabuna.

 

Após receber uma denúncia anônima via Centro Integrado de Comunicações (Cicom), no início da noite do domingo (25.abril), equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar de Itabuna apreenderam um revólver Taurus calibre 32, municiado com seis cartuchos no Condomínio Pedro Fontes I, Bairro São Roque. O suspeito foi conduzido ao Complexo Policial junto com a arma para as medidas cabíveis.

Já na manhã de hoje, segunda-feira (26.abril), uma ação conjunta entre a CIPE-Cacaueira, Rondesp-Sul e 15º BBPM, foi apreendida uma pistola Taurus calibre 380, mais 26 munições no bairro São Pedro.

DENUNCIE
As denúncias serão fundamentais para facilitar o trabalho da polícia. Ligue 190 para Polícia Militar e denuncie de forma anônima.

//

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, recebeu 13 capacetes tipo Helmet

Leia em: 2 minutos

Chegaram ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, 13 capacetes tipo Helmet enviados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Este equipamento, de ventilação mecânica não invasiva (VNI), pode evitar a intubação em pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A fisioterapeuta Alana Ferreira Farias, coordenadora de Fisioterapia da Unidade Covid do HRCC, ressalta que o capacete é um tipo de interface usada entre o paciente e o aparelho de ventilação mecânica ou a um fluxo de oxigênio com pressão. “O objetivo é que o ar chegue ao paciente de forma não invasiva (interna), diferente da intubação, que necessita do tubo orotraqueal” explica.

O capacete tipo Helmet envolve a cabeça inteira do paciente e é vedado com um colar de silicone que envolve o pescoço. A vantagem é que não permite a propagação do vírus no ambiente, esclarece Alana Farias. “Sua vedação evita grande quantidade de vazamento de gás e ainda é possível colocar um filtro antiviral na saída de ar, assim, reduzimos a contaminação dos profissionais da saúde. Com o uso deste equipamento permitimos que haja a melhora da oxigenação e que o assistido continue interagindo com a equipe”, complementou.

De acordo com a fisioterapeuta, diante da avaliação diária da equipe médica e da fisioterapia, é possível evitar e/ou reduzir uma intervenção invasiva com alto risco. “Também reduzimos a necessidade do uso de medicações que já estão começando a ter falta no mercado mundial”, disse Alana Farias.

A coordenadora de Fisioterapia ainda destaca o trabalho da Sesab e do governo estadual no combate ao novo coronavírus. “O governo do Bahia vem investindo nas melhores tecnologia para o tratamento da Covid-19, em todo o estado. Juntos, com essa parceria: gestão, unidade e equipes de profissionais, podemos oferecer o melhor para a saúde da população”, concluiu.  

Notícias mais lidas

Outros assuntos