Charliane Sousa (PCdoB) assumiu a coordenação na Superintendência de Esportes da Bahia

Leia em: < 1 minuto

A ex-vereadora de Itabuna, Charliane Sousa (PCdoB), assumiu a coordenação na Superintendência de Esportes da Bahia, da secretaria Setre, sob o comando de Davidson Magalhães (PCdoB).

Ao visitar a Vila Olímpica de Itabuna, na manhã desta 3ª feira (22 de junho), disse que foi “acompanhar o ínicio da obra de reforma e ampliação da nossa amada Vila Olímpica”.

Ficou parecendo mais que a ex-vereadora foi abrir o leque para atrelar o seu nome e do secretário Davidson à ‘paternidade’.

Nos bastidores, dizem que o ‘PCdoB é o PCdoB’, ou seja, eles não são ‘aspirantes’ de deixar o barco tocar sem buscar à ‘paternidade’ das obras da Vila Olímpica.

Chegou chegando, e por baixo, deu o recado.

Dê play e assista o vídeo⤵️

Grupo com 40 anos ou mais poderá ser vacinada no drive thru // Roberto Santos

Leia em: < 1 minuto

A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar drive-thru das 17h às 21 horas desta 3ª feira (22.junho), no Teatro Candinha Dórea, para aplicação da primeira dose contra Covid-19 nas pessoas com idade a partir de 40 anos. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas sem que haja aglomeração

Para hoje foram disponibilizadas 400 senhas, havendo a possibilidade de extensão das doses, mediante disponibilidade da vacina e do quantitativo de pessoas que comparecerem. Outra vantagem da vacinação pelo sistema drive-thru é que cada família estará em seu próprio veículo, o que facilita o trabalho dos vacinadores.

O Teatro Municipal Candinha Dórea fica localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. É necessária apresentação da Carteira de Identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência.

//

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, de 1.434.323 doses recebidas, a capital baiana já aplicou 1.356.726. Além de Salvador, apenas Campo Grande (MS) ultrapassou o índice de 90% – apresentando 92,4% no ranking

Leia em: 2 minutos

Com índice de 94,6%, Salvador é a cidade mais eficiente na aplicação de doses da vacina contra a Covid-19. Os dados são referentes à relação entre o quantitativo de doses recebidas e aplicadas, e fazem comparação com as outras capitais do país.

No último dia 19, a cidade ultrapassou a marca de 957 mil pessoas imunizadas que receberam a primeira dose da vacina – a segunda dose já abrangeu 408 mil cidadãos. Após alcançar os públicos prioritários, seguindo o Plano Nacional de Imunização, Salvador também tem avançado na vacinação por idade. No domingo (20), receberam a primeira dose as pessoas com 48 anos, nascidas até 20 de fevereiro de 1973.

“Desde o início, entendemos que a vacinação é o caminho para vencermos a Covid-19 e fazer com que Salvador possa retomar todas as atividades e a rotina o mais rápido possível. É muito gratificante ver que esse esforço vem dando resultado, principalmente no sentido de preservar vidas. Vamos continuar trabalhando para, assim que chegarem, colocar rapidamente as doses no braço de cada um dos cidadãos”, destacou o prefeito Bruno Reis (DEM-BA).

De acordo com a Prefeitura de Salvador, para garantir a ampla vacinação da população, foi montada uma megainfraestrutura de aplicação das doses através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e com apoio de outros órgãos municipais.

Hoje, mais de 1,5 mil profissionais estão envolvidos no processo. Além disso, a Prefeitura disponibilizou diversos pontos de imunização drive-thru e fixos, implantou a vacinação em domicílio através do Vacina Express, e criou ferramentas tecnológicas como Hora Marcada, QR Code da Vacinação, Vacinômetro, Filômetro e o portal de cadastramento das comorbidades.

O vacinômetro aponta que 10.483 doses já foram aplicadas até o momento no município de Itambé

Leia em: < 1 minuto

O cumprimento do Plano Municipal de vacinação contra a Covid-19 em Itambé avança cada dia mais. Nesta 4ª feira (23.junho), a Secretaria de Saúde estará realizando um mutirão de vacinação que vai contemplar pessoas acima 30 anos.

Seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento, o atendimento será na Praça Osório Ferraz, das 9h ao meio dia. No ato da imunização, é necessário apresentar cartão SUS, CPF, cartão de vacina e comprovante de residência. A quantidade de doses é limitada.

A atualização mais recente são: 5.726 pessoas receberam a dose da Coronavac, 4.715 pessoas receberam da Astrazeneca, e 42 pessoas receberam da Pfizer. No total, 11.046 doses da vacina foram enviadas para o Município até o momento.

Raymundo Mendes sengue a linha do prefeito Augusto Castro de valorização dos funcionários

Leia em: < 1 minuto

Seguido a mesma política de valorização do servidor público adotada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, determinou que seja creditado em conta antes do São João o salário dos funcionários da empresa. A medida é inédita na gestão da concessionária de saneamento básico.

“Seguimos a linha do prefeito Augusto Castro, pois, o nosso funcionalismo é patrimônio da empresa. Além disso, os festejos juninos estão enraizados na cultura da nossa gente. Mesmo com as restrições para festas, devido à pandemia da Covid-19, os proventos dos nossos colaboradores foram antecipados para que comemorem junto com seus familiares em casa”, diz Raymundo Mendes Filho.

Atualmente, a Emasa emprega pouco mais de 350 colaboradores que atuam nas áreas de campo e administrativa. Além de valorizar os servidores, com o pagamento salarial rigorosamente em dia, a empresa municipal contribui com a economia cidade, beneficiando particularmente o comércio, ampliando a circulação do dinheiro em uma época tão importante para os comerciantes.

Jerbson Moraes esteve acompanhado do Ten Cel Ednei Factum, Ten BM Nunes e Asp BM Kruschewsky

Leia em: < 1 minuto

Acompanhado de uma representação do 5º GBM – Guardião da Costa do Dendê à Costa do Cacau, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), participou de uma vistoria técnica à localidades que são consideradas de risco no município de Ilhéus.

A proposta é empreender ações preventivas para resguardar a segurança da população que mora nas adjacências destas regiões. Moraes citou como exemplo o Alto do Amparo. A comunidade está entre os 26 morros e uma das 48 áreas com alto risco de deslizamento de encosta e deve receber obras emergenciais do município. Os altos do Carvalho, Coqueiro, Nerival, Legião e Tapera também foram vistoriados.

“O que estamos fazendo com esta visita é cumprir a missão constitucional no que tange a execução de atividades de Defesa Civil, notadamente preventiva, com a iminência das chuvas previstas para o corrente mês”, destacou o presidente da Câmara.

Ele esteve acompanhado do Comandante do 5º GBM, Ten Cel Ednei Factum, dos Oficiais Ten BM Nunes, chefe do Setor de Defesa Civil, e Asp BM Kruschewsky, coordenador de área.

A proposta também foi ouvir as reinvindicações da população local, providenciando articulação junto a prefeitura e governo estadual para melhorar a qualidade de vida de quem reside nos altos e morros de Ilhéus.

//

Manchetes desta 3ª feira, 22 de junho/2021

Leia em: < 1 minuto

// O ESTADO DE S.PAULO: Governo comprou vacina indiana por preço 1.000% mais alto

// FOLHA DE S.PAULO: Desigualdade racial é pior nas regiões mais ricas do Brasil

// TRIBUNA DA BAHIA: A incurável dor do luto que a Covid já impôs a mais de meio milhão de famílias

// A TARDE: Salvador planeja fazer evento-teste para medir risco de festas

// O GLOBO: Conta de luz deve subir ao menos 15% a partir de julho

// ZERO HORA: Venda de automóveis usados sobe 34,2% no Estado em cinco meses

// ESTADO DE MINAS: BH completa 10 dias sem ampliar vacinação por idade

//

A antena foi instalada provisoriamente no prédio da Cacau FM para a rádio poder voltar ao ar

Leia em: 2 minutos

A manhã do último sábado (19.junho), será lembrada como o dia em que a justiça foi feita e o povo de Ibicaraí e cidades circunvizinhas voltaram a receber o sinal da rádio Cacau FM, depois de 12 longos dias fora do ar em virtude de duas ações que deixaram perplexas milhares de pessoas em cerca de 20 cidades do Sul da Bahia.

A primeira ação para tirar a rádio do ar aconteceu no dia 8 de junho, quando um dos sócios da Cacau FM determinou a retirada do transmissor e alguns equipamentos que recebem e repetem o sinal da rádio, calando milhares de ouvintes que diariamente usam a rádio como instrumento de defesa e cobrança dos seus direitos.

De imediato a direção da Rádio Ibicaraí FM Ltda-ME, com o nome de fantasia Cacau FM 88,5, procurou as autoridades competentes e prestou queixa crime da ação ocorrida, que configura crime federal, e acionou o seu departamento jurídico para autuar o responsável pela remoção dos equipamentos.

Na madrugada do dia 14 de junho aconteceu o pior, pessoas que não amam Ibicaraí e região, se dirigiram até a fazenda onde ficava a antena da emissora e derrubaram a torre da FM, tentando calar de vez a Cacau FM. Essa ação resultou na indignação de toda a região, que se posicionou contrária a tamanha arbitrariedade.

A tentativa de calar a rádio só fortaleceu a direção da emissora, que conseguiu recuperar as antenas, e com a ajuda da sua equipe, da comunidade (que vestiu a camisa da Cacau) e de amigos valiosos a rádio voltou ao ar com a sua antena instalada provisoriamente no prédio da emissora, na praça Henrique Sampaio.

Segundo a sócia Nildete Cruz e o diretor da rádio Otaviano Neto, assim que a torre foi derrubada a direção da rádio de imediato prestou outra queixa, acionou o jurídico e comunicou a Anatel mais essa ação criminosa.

“A Cacau precisava voltar, era um anseio popular. Colocamos a antena provisoriamente em nosso prédio até conseguirmos comprar uma nova torre. Graças a Deus temos recebido apoio de quem ama Ibicaraí. Quero agradecer a toda a minha equipe, ao advogado Roberto Coelho, ao escritório de advocacia de Jerbson Almeida Moraes, a Miguel Franrlei dos Santos (que durante três dias trabalhou junto com Pelé para montar a estrutura para segurar nossa antena), a Sérgio Trancoso Pedreira, aos feirantes que se reuniram e juntaram 300 reais para ajudar na mão de obra da montagem da antena e a todos os ouvintes de Ibicaraí e da nossa região que pediram e oraram pela volta da nossa rádio. Quero usar um bordão nosso que diz que ‘para a alegria de muitos e tristeza de poucos…pouquíssimos, a Cacau voltou’”, disse Otaviano Neto.

Neusa obteve a mesma quantidade de votos que a companheira de partido Noeli Ponktes Medeiros, segunda suplente, mas ficou com uma vaga por ter idade superior a concorrente

Leia em: < 1 minuto

Tomou posse como vereadora da Câmara Municipal de Dois Irmãos das Missões, município do Rio Grande do Sul, Neusa de Fatima Correa dos Santos (PP). Neusa assume a vaga, após o falecimento do vereador titular Édio Barbosa ocorrida neste mês, por complicações de Covid-19 ligada a doença pré-existente.

Nas eleições de 2020, a vereadora obteve 07 votos sendo a primeira suplente do partido. A dona de casa assumiu a vaga no início deste mês de junho, dia 7, durante sessão plenária. Neusa é filiada ao PP há mais de 20 anos e pela primeira vez concorreu ao cargo.

Conforme informações do site do Tribunal Superior Eleitoral, Neusa obteve a mesma quantidade de votos que a companheira de partido Noeli Ponktes Medeiros, segunda suplente, mas ficou com uma vaga por ter idade superior a concorrente. Neusa nasceu em 20 de agosto de 1967, enquanto que Noeli no dia 09 de dezembro de 1967. Foto e informações da Rádio Avenida.

Secretária Andrea Castro chama a atenção da data limite para o cadastramento do “Auxilio Emergencial de Itabuna”

Leia em: 2 minutos

O prazo final para cadastramento no “Auxílio Emergencial Itabuna” será encerrado no próximo dia 30. O alerta é feito por Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, que chama atenção das famílias em situação de vulnerabilidade social e em extrema pobreza para que não percam o benefício oferecido pela Prefeitura.

Para atender cerca de 3.500 famílias da cidade de Itabuna, a Administração do prefeito Augusto Castro (PSD) começou o cadastramento em março para a concessão do benefício. De acordo com a secretária Andrea Castro, o objetivo é contribuir para a melhoria das condições nutricionais e da qualidade de vidas das famílias, especialmente nesse momento pandêmico causado pelo novo coronavirus.

“Estamos trabalhando para beneficiar todas as famílias que realmente estão precisando de auxílio. Alguns beneficiários do “Auxilio Emergencial Itabuna” já receberam duas parcelas, outros receberam a primeira e já estão aptos receber a segunda parcela. Agora, iniciaremos o último lote de cadastramento para atender aqueles que, por algum motivo, ainda não receberam o auxílio”, comentou a secretária.

Andrea Castro lembra que tem direito a receber o “Auxílio Emergencial Itabuna”, a família com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa. O benefício de R$ 100,00 é pago em até três parcelas. O crédito é feito na conta do beneficiário fornecida no ato de cadastramento.

Para o cadastro é necessária apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Número do NIS, comprovante de residência e cartão bancário. O agendamento pode ser feito pelo número (73) 99992-0551, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, em virtude da Portaria municipal nº 9.713, que prorroga o expediente interno nas repartições públicas de Itabuna.

Notícias mais lidas

Outros assuntos