//

Leia em: 2 minutos

Até o final deste mês de janeiro, mais de 11 mil aposentados e pensionistas do Estado precisarão se submeter à prova de vida para garantir a continuidade do recebimento de seus benefícios. O procedimento – que foi retomado pelo Estado este ano após um período de interrupção provocado pela pandemia – está sendo oferecido pela primeira vez também por videochamada, para minimizar riscos em relação à contaminação pela Covid-19.

A coordenadora de relacionamento com o beneficiário da Superintendência de Previdência do Estado, Sílvia Machado, a prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes.

A convocação é realizada de acordo com o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor que instituiu a pensão. Para realizar o procedimento, os aposentados e pensionistas precisam fazer o agendamento prévio na plataforma de serviços eletrônicos SAC Digital ou por meio do serviço de call center da Superintendência de Previdência, pelos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). Mais informações também podem ser conferidas no endereço. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Em três modalidades de ensino, o CEEP Itabuna oferece mais de 500 vagas para cursos técnicos profissionais como Saúde Bucal, Gastronomia e Segurança do Trabalho

Leia em: 3 minutos

Jovens e adultos que querem se qualificar para o mercado de trabalho, concluir o ensino médio e ainda se preparar para o ENEM e vestibulares, precisam ficar atentos para uma oportunidade. O CEEP em Biotecnologia e Saúde de Itabuna iniciou o calendário de inscrições e matrículas para o ano letivo de 2022.

São 525 vagas no total, distribuídas nos três turnos, nas modalidades Subsequente (PROSUB), Educação Profissional Integrada (EPI) e Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Os cursos são: Biotecnologia, Nutrição e Dietética, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Análises Clínicas, Gerência em Saúde e os novos cursos de Gastronomia, Meio Ambiente e Técnico em Alimentos O CEEP, que fica no espaço do antigo Colégio Polivalente, recebe alunos de mais de 19 municípios das regiões Sul e Baixo Sul do estado.

DIRETO PRO MERCADO
Mateus Oliveira (foto) 🔽 concluiu o curso de Técnico de Enfermagem em 2014 e desde então trabalha no Hospital Manoel Novaes. Posteriormente se graduou em Enfermagem na UESC e atualmente é professor no próprio CEEP. “Para mim, foi uma porta aberta para mudança de vida. Estou atuando há 8 anos com base em minha formação lá”, finalizou.

Mateus é um dos muitos alunos que saíram do CEEP e estão trabalhando em hospitais, clínicas odontológicas, laboratórios, farmácias, indústrias, entre outros locais. “Como o estágio é obrigatório, boa parte dos estudantes acaba saindo do curso já com emprego garantido. Além disso, o CEEP faz parte do Programa 1° Emprego, do Governo Estadual”, explica Jô Marinho, diretora geral da instituição.

Ainda de acordo com a diretora, o foco é preparar os alunos para o mercado de trabalho, a partir de uma formação técnica, humana, cidadã e emancipatória. “Para isso, contamos com uma equipe de professores com formação específica nas áreas, inclusive muitos mestres e doutores. Temos ainda um conjunto de laboratórios equipados com aparelhos bastante modernos.” Mais informações sobre os cursos, datas das matrículas e documentos necessários pelo telefone (73) 3613-8051/98848-6534 (Graziele) e no @ceep_biotecnologiaesaude.

▶️ PROSUB – Subsequente
Inscrição: de 07 a 18/01
Sorteio: 20/01
Inscrição online pelo site educação.ba.gov.br
Duração do curso: 1 ano e meio
Público: quem concluiu o ensino médio

▶️ EPI – Educação Profissional Integrada
Matrículas: 25/01: alunos da rede estadual; 26 e 27/01: para alunos da rede municipal; 31/01 e 01/02: para todos alunos
Matrícula presencial (sem sorteio) no próprio CEEP.
Duração do curso: 3 anos
Público: quem concluiu o nono ano, seja da rede estadual, municipal ou particular.

▶️ PROEJA – Educação de Jovens e Adultos
Matrículas: 25/01 a 01/02
Matrícula presencial (sem sorteio) no próprio CEEP.
Duração: 2 anos e meio
Público: jovens e adultos a partir de 18 anos que não concluíram o ensino médio 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Governador Rui Costa recebe prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e primeira-dama Andrea Castro

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, foi recebido em audiência no final da tarde de hoje, dia 11, pelo governador Rui Costa (PT). No encontro, o Chefe do Executivo baiano assegurou investimentos de R$ 10 milhões para a recuperação da infraestrutura da cidade e da pavimentação asfáltica, danificadas pelas cheias do Rio Cachoeira e fortes chuvas do final de dezembro passado.

Castro também apresentou ao governador baiano as opções de terrenos para a construção de 1.100 unidades habitacionais que vão acolher as famílias de áreas ribeirinhas que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes. Na audiência, Rui Costa também sinalizou a liberação de outros R$ 2,5 milhões para a completa requalificação da praça da Feira Livre do Bairro São Caetano.

“Apresentamos ao governador o real diagnóstico do nosso município, que foi fortemente o mais atingido. Trouxemos projetos, cadastro das famílias e opções de áreas para a construção das unidades habitacionais para as famílias que perderam suas casas. O governador está vendo junto a Conder e, na próxima semana, vai anunciar se serão erguidas casas ou apartamentos”, disse o prefeito de Itabuna.

A primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, lembrou que no primeiro momento da tragédia a prioridade foi preservar vidas e acolher os desabrigados e desalojados.

“Foi montada uma ‘Operação de Guerra’, que contou com o pessoal da Prefeitura, o 4º Grupamento dos Bombeiros Militares e centenas de voluntários, que fizeram uma corrente de solidariedade e amor ao próximo. Conseguimos acolher e assistir os desabrigados na grande corrente de solidariedade que contou com os itabunenses e pessoas de todos os cantos do País e até do exterior”, ressalta.

A enchente que afetou Itabuna em 2021 foi a maior já registrada na história do município. Deixou centenas de famílias sem casas, móveis, utensílios e eletrodomésticos. Cerca de 40% da área urbana foram inundados pelas águas do Rio Cachoeira. O maior indicador de extensão dos danos causados pelas enchentes está nos 20 bairros diretamente afetados, inclusive áreas que há 54 anos não eram  urbanizadas nas zonas sudeste e oeste. 

📷 Fotos de Lucas Matos

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

A campanha do Vestibular 2022.1 com a primeira mensalidade gratuita foi prorrogada pela Faculdade de Ilhéus até o dia 31 de janeiro, válida para a formação de novas turmas dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição e Psicologia. Apenas o curso de Odontologia não integra a campanha promocional.

O exame do Vestibular é gratuito e realizado no modo on-line, no horário mais adequado ao candidato. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site www.faculdadedeilheus.com.br, ou de forma presencial na secretaria da instituição, localizada na Avenida Tancredo Neves, km 1 da Rodovia Ilhéus/Una, zona sul da cidade.

Outra forma de inscrever-se é por meio do link na bio do Instagram oficial da Faculdade.
O acesso aos cursos de graduação da Faculdade de Ilhéus também pode ocorrer com a utilização da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado pelo Ministério da Educação, ou através de matrícula especial para quem já possui uma graduação e quer ampliar seus conhecimentos no mercado de trabalho.

O início do semestre letivo 2022.1 na instituição está marcado para o dia 9 de fevereiro. Uma novidade é a alteração do horário de aulas do período noturno, que será antecipado para as 18h30min, com término às 22 horas.

OPÇÕES
A Faculdade de Ilhéus facilita o acesso ao curso de graduação através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), do Governo Federal, e também por meio do Cred-IES-Cesupi, sistema próprio que oferece crédito até 70 por cento do valor da mensalidade, do início ao fim do curso.

Em funcionamento há 19 anos, a Faculdade de Ilhéus também oferta cursos em nível de pós-graduação e profissionalizantes. Na sua sede própria, disponibiliza uma infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia atualizada, um programa permanente de atividades de extensão que possibilita a prestação de serviços à comunidade e projeto pedagógico baseado no empreendedorismo. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Posto voltou a funcionar das 6h às 18h

Leia em: < 1 minuto

Um leitor do Pauta Blog entrou em contato com a nossa equipe para solicitar informações a respeito do funcionamento do Posto, localizado às margens da BR-415, no Bairro Ferradas, em Itabuna.

Em contato com o proprietário do estabelecimento, nós fomos informados que os atendimentos voltaram desde ontem (10.janeiro) das 6h às 18h, no entanto, devido à alta demanda, é possível que a fila de carros esteja muito grande próximo ao horário de encerramento e alguns clientes não consigam abastecer.

O posto estava com o funcionamento interrompido desde o natal, quando as fortes chuvas que caíram sobre a região e assolaram várias partes do município de Itabuna, também causaram prejuízos ao local. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Operação Intensificação visa coibir crimes e excessos no trânsito itabunense

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Militar de Itabuna, por meio do 15º BPM, está realizando a Operação Intensificação nas ruas e avenidas da cidade. O efetivo de militares foi aumentado, assim como os números de abordagens em todo o município com o objetivo de coibir delitos de várias naturezas, assim como excessos no trânsito que possam ocasionar acidentes.

O objetivo da operação é garantir que a população se sinta ainda mais segura com a presença de mais policiais nas ruas. É claro que é possível ajudar no trabalho da PM fazendo denúncias anônimas por meio do 190. Então, se você flagrar alguma situação suspeita, não hesite em acionar a polícia e cumprir o papel de cidadão. 

Documento foi encontrado no centro de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

Um leitor do Pauta Blog encontrou um cartão do Banco Santander em nome de Amanda N dos Santos nas proximidades da Clínica Acácio Cardoso, na rua Ruffo Galvão, centro de Itabuna.

Se alguém conhecer a proprietária desse documento, pode entrar em contato com Helenilson Brito, mais conhecido como Nilsinho, ligando ou mensagem pelo WhatsApp para o número 73 98864-8458. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (11.janeiro), a Paleteria e Gelateria do Brasil assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para realizar a implantação de uma unidade industrial no município de Itabuna, com investimento de até dois milhões de reais.

A unidade está destinada a fabricação de sorvetes e picolés, com capacidade de produção de 350.000 Kg/ano e pretende gerar 26 empregos diretos e 50 indiretos além de promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.

“Novos investimentos na Bahia são sempre bem vindos e essa nova implantação será importante para o município de Itabuna se recuperar após as fortes chuvas que atingiram a cidade. São novos postos de trabalho que vai gerar renda para o cidadão e receita para o município”, enfatizou o secretário Nelson Leal. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 3 minutos

Os técnicos Francisco Ribeiro dos Santos e Pryscila Carneiro da Silva, Assistentes Sociais da Diretoria de Habitação; Luã Matos, Engenheiro Civil – DIURB e Marcelo Batista dos Santos, Engenheiro Civil da Diretoria de Equipamentos e Qualificação Urbanista da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), estiveram em Ibicaraí durante os dias 10 e 11 de janeiro para vistoriar as áreas atingidas pelas chuvas de final de dezembro e para prestar assessoria técnica para pleitear financiamento através de convênio para a construção de moradias para os desabrigados.

Na oportunidade os técnicos foram recebidos pelas secretárias Yanca Soares (Infraestrutura), Marlene Nascif (Assistência Social), Adriana Assis (Administração), Odemir Céo (Finanças), Fredson Santos (Agricultura e Meio Ambiente) e a equipe de engenharia da Seifra-PMI, que documentou pedido para convênio de construção de 247 unidades habitacionais.

A prefeitura indicou também três possíveis locais (terrenos) do município com infraestrutura mínima para atender as famílias atingidas. Os engenheiros da prefeitura ainda apresentaram um projeto de requalificação urbana da área atingida pelas chuvas para evitar ocupação irregular futura. Foi feito também projeto de reforço estrutural na ponte que dá acesso ao Hospital Arlete Maron de Magalhães.

De acordo com Francisco Ribeiro, caberá a Conder prestar assessoria técnica à prefeitura para pleitear financiamento através de convênio para construção de unidades habitacionais (casas), como medida compensatória para as famílias que tiveram seus imóveis destruídos ou que foram considerados condenados pela Defesa Civil.

Hoje (11.janeiro), logo após a segunda reunião, os técnicos da Conder, com a equipe de engenheiros da prefeitura, visitaram os locais afetados pelas águas, o bairro do Luxo e os três terrenos onde poderão ser construídas as 247 moradias.

Estiveram presentes também nas duas reuniões Kayse Gabriele de Farias Mateus, Procuradoria do Município; Arlyson Ramos, Assessor Especial; o vereador Herbert Santana Pereira; Ireni Silva Santos, Gabriel Silva Nascimento e os engenheiros da prefeitura Brenda Santos Oliveira, Erenice Gonçalves Ferreira, Arthur Santos Peixoto e Keven Oliveira Mota. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Atividades no prédio da prefeitura e na Secretaria de Comunicação Social foram interrompidas ontem e retomadas hoje

Leia em: < 1 minuto

O prédio onde funciona a sede da prefeitura de Feira de Santana, assim como a sede da Secretaria de Comunicação Social, foram fechados para desinfecção na tarde de ontem (10.janeiro). As atividades foram retomadas, normalmente, nesta 3ª feira (11.janeiro).

A medida foi adotada depois que quatro integrantes do secretariado foram diagnosticados com a Covid-19. Segundo Edson Borges, secretário de comunicação, além dele, o chefe de gabinete, Fanael Ribeiro, o secretário de Agricultura, Pablo Roberto, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha, testaram positivo para a doença.

Todos os servidores que tiveram contato com esses profissionais realizaram testes para diagnóstico da doença e os resultados são aguardados. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos