//

Leia em: < 1 minuto

O Estado da Bahia se posicionou contrário à retomada da temporada de cruzeiros no país. A exposição foi feita pela secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, e pelo secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, durante uma reunião, realizada de forma virtual, com representantes do Governo Federal e dos setores de saúde e de turismo de estados e municípios que recebem os navios.

Tereza Paim pontuou a atual situação que o país vem enfrentando com o aumento de casos de Covid-19 e também um surto de Influenza. “Além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência”. A secretária ainda destacou que 6 casos da variante Ômicron foram identificados em pessoas que estavam em navios atracados no porto de Salvador.

O secretário de Turismo reafirmou o posicionamento exposto pela secretária de Saúde. “Só é possível retomar qualquer atividade quando houver protocolo que atenda o atual cenário. Por enquanto não temos isso”, afirmou.

📷 Foto de Mateus Pereira/GOVBA
Leia em: 3 minutos

A Prefeitura de Itabuna publica na edição eletrônica do Diário Oficial de hoje (12.janeiro), o Decreto nº 14.781 limitando em três mil pessoas o público nos eventos em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, no período de 12 a 27 de janeiro. Mas é obrigatório o cumprimento dos protocolos de segurança e de saúde contra o Covid-19.

Além disso, os eventos e atividades referidos, deverão ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, respeitando o limite de três mil pessoas. Por isso, a realização de eventos com venda de ingressos fica condicionada à normal, e ao atendimento pelo público, artistas, colaboradores e equipe técnica às exigências sanitária e de segurança. O mesmo se aplica a espaços culturais, cinemas e teatros.

A vacinação das pessoas deverá ser comprovada mediante apresentação de carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado Covid-19 obtido por meio do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde, desde que contenha duas doses ou dose única da vacina, uma dose para crianças e adolescentes ou doses de reforço subsequente.

Já os eventos desportivos coletivos profissionais poderão ocorrer com a presença de público, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos: acesso condicionado à comprovação da vacina, ocupação máxima limitada a 50% da capacidade do local e presença de público não superior a três mil pessoas, controle de fluxo de entrada e saída e o contingenciamento de público nas regiões subjacentes para evitar aglomerações. Por último, respeito aos protocolos.

A presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização contra a Covid-19 fica autorizada nos eventos desportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposição e espaços congêneres, quando acompanhadas por responsável que cumpram as normas quanto a vacinação.

As atividades letivas ficam autorizadas em 100% presenciais nas unidades de ensino públicas e particulares, conforme disposições já estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação e demais protocolos sanitários. Já os estabelecimentos comerciais, de serviço e financeiros, tais como mercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas e afins, deverão controla, rigorosamente, a capacidade de lotação.

A visitação social às unidades de saúde se subordina às normas do Decreto, enquanto a visitação social às unidades prisionais e policiais do Estado, fica condicionada ao Decreto Estadual nº 21.027 de 10 de janeiro de 2022. O acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais situem-se órgãos, entidades e unidades administrativas também fica condicionada às normais.

Os fiscais e agentes das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Infraestrutura e Urbanismo, Saúde e Transportes e Trânsito apoiarão as medidas em conjunto com a Polícia Militar da Bahia. As secretárias, observadas suas peculiaridades, poderão estabelecer medidas complementares de prevenção e combate à pandemia, como revezamento de turnos entre os seus servidores.

BREVE RESUMO ⤵️
✅ Redução da capacidade de público nos eventos para 50% da capacidade do local, no limite de 3.000 pessoas;

✅ Exigência de comprovação da vacina no eventos com cobrança de ingressos;

✅ Manutenção da autorização para aulas 100% presenciais nas unidades de ensino públicas e particulares;

✅ Exigência de comprovação da vacina nas visitações sociais nas Unidades de Saúde do município;

✅ Exigência de comprovação da vacina para acesso aos prédios públicos nos quais funcionem órgãos, entidades e unidades administrativas. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

A Declaração pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30

Leia em: < 1 minuto

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio de 2022 para entregar a Declaração Anual de Faturamento. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o documento é obrigatório e deve ser apresentado por todos os contribuintes. A Declaração pode ser realizada na Sala do Empreendedor, localizada no térreo do Anexo da Prefeitura de Ilhéus, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30.

A declaração também pode ser solicitada diretamente no Portal do Empreendedor. O MEI precisa fazer um relatório das receitas obtidas mensalmente e conferir o valor das notas fiscais emitidas. Depois basta enviar as informações pelo próprio site. O descumprimento desta obrigação gera multa e bloqueio do CNPJ. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Silva Neto, prefeita Sheila Lemos e deputado federal Félix Mendonça Júnior discutiram projetos para principal cidade da região sudoeste

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (12 de janeiro), membros do PDT de Vitória da Conquista se reuniram com o membro da executiva estadual do partido e ex-prefeito de Araci, Silva Neto, e com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM). Virtualmente, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) também participou da conversa.

A reunião teve o objetivo de discutir assuntos pertinentes ao desenvolvimento da principal cidade da região sudoeste, além de tratar sobre recursos e investimentos que devem ser destinados à Conquista para garantir bons resultados à gestão do município.

Na ocasião, Silva Neto fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelas lideranças do PDT na cidade, que tem à frente o presidente Manoel Gusmão da Silveira. A confiança e o apoio imprescindíveis são frutos de uma parceria que deve perdurar por muitos anos, sempre priorizando o cuidado com uma das regiões mais prósperas da Bahia. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: < 1 minuto

Após um período de negociação, a Faculdade de Ilhéus, instituição pioneira no ensino superior privado no município, há 19 anos, informa que efetivou a aquisição da Faculdade Madre Thaís.

Nesse sentido, é importante salientar que serão mantidas as atividades acadêmicas de todos os cursos em funcionamento. Outras informações ou esclarecimentos serão divulgados posteriormente. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Até o momento não há previsão de retomada

Leia em: < 1 minuto

Feira de Santana continua sem receber novas doses da vacina contra a gripe Influenza e a vacinação na segunda maior cidade do estado segue suspensa. Nesta terça-feira, 11, a capital baiana retomou a imunização e com isso a expectativa é de que novas doses sejam destinadas aos municípios do interior.

Para oferecer uma previsão à população, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, questionou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e o Núcleo Regional de Saúde (NRS) sobre o envio de novas doses para o município, mas até momento não obteve resposta.

“Continuamos sem vacina e sem perspectiva. Recebemos a notícias que Salvador retomou a vacinação e estamos aguardando as doses de Feira de Santana. Se a vacina chegou para a capital, temos que receber também”, pontuou.

Até o momento, no município, cerca de 186 mil pessoas estão imunizadas contra a Influenza. Desse total, quase 6 mil vacinadas durante a Campanha Natal Sem Gripe. Quem recebeu o imunizante em 2021, não precisa ser vacinado novamente.

Para prevenir a doença, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que as pessoas utilizem máscaras, mantenham a higienização frequente das mãos e evitem grandes aglomerações. 

📷 Foto de Roberta Costa

//

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reuniu-se hoje (12.janeiro), com o presidente da Conder, José Trindade, o diretor de Habitação, Maurício Mathias Morais, o procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, e técnicos da companhia. Também participaram do encontro, o diretor de Habitação, Maurício Mathias Morais, os secretários municipais Sônia Fontes e Almir Melo Júnior, do Planejamento e Infraestrutura e Urbanismo, respectivamente e o deputado Paulo Magalhães (PSD).

O encontro servir para detalhar os projetos de construção de 1.100 unidades habitacionais para as famílias que perderam suas casas nas enchentes do Rio Cachoeira e nas fortes chuvas na penúltima semana de dezembro no sul da Bahia. Também foi discutido o programa de recuperação da infraestrutura urbana da cidade que foi gravemente afetada pelas cheias, que deixaram rastro de destruição e mais de 3,5 mil desabrigados.

Segundo Augusto Castro, o governador Rui Costa (PT), com quem esteve em audiência no final da tarde de ontem autorizou as obras e pediu celeridade na construção das novas moradias e na restauração das áreas devastadas pelas chuvas. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 2 minutos

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia irá restaurar ou pavimentar mais de 100 km de rodovias estaduais. Os avisos de licitação para a realização de obras em sete diferentes trechos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (12.janeiro). Os serviços serão feitos nas regiões do Recôncavo, Piemonte Norte do Itapicuru, Médio Sudoeste, Sudoeste Baiano, Litoral Sul e Extremo Sul do estado. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas serão abertos na primeira quinzena de março.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca as principais ações: “Começamos o ano licitando a recuperação de 135 quilômetros da ligação de Itambé com Floresta Azul. Agora, publicamos o aviso para a execução de obras em mais 106 km. São 241 km de rodovias estaduais que passarão por melhorias e facilitarão o deslocamento entre os municípios baianos”.

VEJA A LISTA COM OS TRECHOS QUE VÃO PASSAR OBRAS ⤵️

▶️ Recôncavo: Recuperação dos 32,4 km da BR-242, de Sapeaçu até Castro Alves.

▶️ Médio Sudoeste e Litoral Sul baiano: Restauração em 27 km da BA-667, de Itaju do Colônia até Santa Cruz da Vitória.

▶️ Sudoeste baiano: Recuperação dos 23,5 km da ligação entre o Anel Viário Leste de Vitória da Conquista e Barra do Choça, na BR-415; E a pavimentação de 6,1 km do acesso à Aracatu.

▶️ Piemonte Norte do Itapicuru: Pavimentação de um total de 13,5 km de dois acessos à BA-220, em Campo Formoso. A ligação em 4,5 km da sede municipal com o distrito de Curral da Ponta e os 9 km entre as localidades de Tuiutiba, Baixio e Puxadeira passarão por obras.

▶️ Extremo Sul baiano: Pavimentação dos 3,7 km do Anel Viário de Medeiros Neto, que liga os entroncamentos da BA-290 e da BA-690. 

LEIA TAMBÉM ⤵️

Onze mil aposentados e pensionistas do Estado precisam se submeter à prova de vida em janeiro

//

Ação continua como ponto de doações e distribuição de donativos a exemplo de kits para o lar

Leia em: 4 minutos

A rotina do servidor público Gilson Pinheiro foi de 14 horas de trabalho por dia desde o início das chuvas no dia 26 de dezembro de 2021. Ministro da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (IBT), ele, ao lado do pastor Geraldo Meireles, comandou uma equipe de 80 voluntários que preparou 13.780 refeições servidas aos desabrigados pelas chuvas em Itabuna.

As refeições chegaram a dezenas de atingidos pela segunda maior enchente da história de Itabuna, desde moradores da Bananeira a Mangabinha, Vila da Paz, Novo Lomanto, Sarinha Alcântara , Banco Raso e da Rua de Palha (Maria Matos) abrigados no Parque de Exposições, onde, para atender, foi necessário recorrer a helicóptero com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Foram oferecidas três refeições por dia.

Para atender a demanda, duas cozinhas foram utilizadas, as do Colégio Batista de Itabuna e do Instituto Beficente Teosópolis (ABCT). Além do alimento pronto, os desabrigados receberam, de acordo com as necessidades de cada um, água, kits de limpeza e higiene pessoal e roupas, kits para bebê e recém-nascidos, lactantes e fraldas geriátricas.

Membros de outros ministérios da Batista Teosópolis, como a Liga Teen, seguiram a rotina de Gilson Pinheiro, que está a frente do ministério há 20 anos. Gente como a autônoma Flávia Oliveira, o comerciário Nivaldo Freitas, a aposentada Marley Mota, o autônomo Marcos Matos e sua esposa, Mônica Matos Oliveira, o policial militar Alisson Aguiar, a aposentada Angélica Carvalho e seu marido Zózimo, a empresária Anailldes(Ana) Sousa e seu marido Valdemir Sousa, Marli Góes e Edinho, dezenas de outros.

“Eles se uniram em uma corrente de solidariedade para ajudar a cidade. A Itabuna do Bem, a Itabuna da solidariedade da qual nossa igreja faz parte, trabalhou para ajudar as pessoas, aqueles que mais precisam como sempre fizemos em momentos de dificuldade”, disse o pastor Geraldo Meireles.

Servidor publico federal, Gilson Pinheiro lembrou que a igreja é parte integrante da comunidade. “Temos que levar o evangelho além das palavras, através de atos. Jesus demonstrou essa preocupação de socorrer aos mais necessitados, e a igreja teve a oportunidade de demonstrar isso”, disse Gilson.

“Para mim é um momento de poder demonstrar o amor para com o próximo, que sintetiza o papel de nós, cristãos”, comentou Flávia Oliveira. “É um sentimento de amor ao próximo”, disse o comerciário Nivaldo Freitas que, assim como muitos, usaram o seu próprio carro e combustível para ajudar os desabrigados.

“É o mínimo que estamos doando pelas pessoas. Nada mais obrigatório para um cristão”, ressaltou Marley Mota. O autônomo Marcos Matos, de 46 anos, disse que, por ser cristão, busca forças para atender as pessoas e que, mesmo não tendo sido atingido diretamente, sente a dor do outro. Morador do bairro São Caetano, ele esteve acompanhado da esposa, Mônica Matos.

“É um sentimento de gratidão poder ajudar, contribuir de alguma forma com as pessoas. É uma alegria ver a mobilização das pessoas, doando e participando”, pontuou o policial militar Alisson Costa de Aguiar, de 37 anos.

Fazendo a relação do poder publico municipal com a igreja, o economista Rosivaldo Pinheiro afirmou que a Igreja Teosópolis, por meio de seus membros, sob liderança do pastor Geraldo Meireles, é a expressão da solidariedade. “Trago o agradecimento do poder público e da comunidade de Itabuna e do prefeito Augusto Castro”, disse no almoço de encerramento de entrega de refeições prontas.

O trabalho continua agora como ponto de Ponto de doações. “Nós continuaremos como ponto de doações. Agora na fase de reconstrução. Durante esses dias, as pessoas renunciaram às suas famílias. Nós continuaremos de mãos estendidas para abençoar”, disse Geraldo Meireles.

O pastor disse que a próxima etapa, a de reconstrução, a IBT irá realizar uma busca ativa para a doação de 30 camas box já adquiridas, jogo de cama, geladeira, fogão, botijão e vale-gás. Os produtos foram adquiridos via doações da comunidade pelo PIX da Ação Social da Igreja, e teve o apoio da empresária Maria Luiza Trajano da Magazine Luiza que renunciou ao lucro da venda e do frete atendendo diretamente a igreja. “Uma manifestação de solidariedade”, afirmou o pastor. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos