Leia em: 2 minutos

A Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) suspende todas as atividades presenciais por dez dias a partir desta 6ª feira (21.janeiro). O recrudescimento das infecções de Covid-19 entre parlamentares e funcionários acendeu a luz amarela e o presidente Adolfo Menezes optou pelo isolamento social como mecanismo para proteger deputados e servidores durante esse período crítico, quando as ocupações de UTIs e de leitos clínicos já ultrapassa a marca dos 70% na Bahia.

Para o presidente da Alba, evitar a disseminação da cepa Ômicron, que é extremamente contagiosa, exige atitudes mais duras de todos os gestores e esse lockdown de dez dias contribuirá para isso, cortando o acesso de pessoas contaminadas às dependências da Assembleia, além de permitir aos colaboradores eventualmente infectados pela Covid-19 cumpram seus períodos de quarentena e tratamento com tranquilidade – antes do recomeço do ano Legislativo.

Durante esse dez dias o corpo dirigente monitorará o ritmo de avanço da pandemia na Bahia, para identificar se haverá necessidade de implantação de medidas de distanciamento social mais severo após a reabertura dos trabalhos – que será de forma híbrida, com as sessões plenárias e de comissões podendo ser frequentadas pelos deputados estaduais presencialmente ou de forma remota. Todos os funcionários efetivos, comissionados, estagiários, terceirizados e parlamentares precisam acessar o Portal do RH e apresentar documento comprobatório do cumprimento do calendário vacinal emitido pelas autoridades sanitárias – ou resultado do teste negativo para Covid.

Como já estava previsto, todos aqueles que decidirem não se vacinar, parlamentar ou servidor, precisam comprovar a imunidade através do teste PCR ou de antígenos negativos, renovado a cada 72 horas para ingressar nas dependências da Assembleia. O Legislativo não imporá a ninguém a vacinação, respeitando o direito de quem pretende enfrentar a pandemia sem se vacinar – mas protegerá a todos os vacinados vetando as presenças de quem não comprovar com esses exames que não está infectado. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Cerca de R$ 50 mil foram apreendidos em moedas falsas durante Operação Rebote Fakes 5

Leia em: 2 minutos

A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 18 e 19 de janeiro, a Operação Rebote Fakes 5. A ação fiscalizou encomendas remetidas por meio dos Correios e de transportadoras, onde havia cédulas falsas que seriam distribuídas em 10 cidades de 9 Estados da Federação.

No total, 10 pessoas foram presas e 13 encomendas contendo cédulas falsas foram apreendidas nas cidades de Senhor do Bonfim/BA, Cedro/CE, Rio Grande/RS, Maringá/PR, Rorainópolis/RR, Lagoa da Prata/MG, Ananindeua/PA, Saquarema/RJ, Feira de Santana/BA e São Francisco de Assis/RS.

Além da PF, a Diretoria de Segurança Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e algumas transportadoras colaboraram com as investigações. Segundo a polícia, os valores apreendidos em moedas falsas são de, aproximadamente, R$ 50 mil reais.

De 2019 pra cá, a PF apreendeu quase 15 milhões de reais em cédulas falsas nas ações de combate às falsificações de moeda. Em razão da pandemia da Covid-19, foi adotada uma logística especial de preservação do contágio com distribuição de equipamentos de proteção individual a todos os envolvidos na missão com o objetivo de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Confronto aconteceu na Rua Beira Rio, Bairro Nova Ferradas

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem (19.janeiro), policiais do 15º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da Cipe Cacaueira foram acionados, por meio de uma denúncia anônima, até a Rua Beira Rio, Bairro Nova Ferradas, em Itabuna. Ao chegar ao local, os agentes de segurança se depararam com um grupo de homens armados e comercializando entorpecentes.

De acordo com informações cedidas pelos militares, assim que o grupo avistou as guarnições, começou a efetuar disparos de arma de fogo. Houve trocar de tiros e, após o confronto, foi constatado que um integrante do bando estava baleado.

A polícia, prontamente, o socorreu até o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde foi constatado o óbito. Ainda segundo a PM, ele estava segurando uma pistola, um carregador de pistola, quatro munições calibre 40, três facas, um caderno com anotações provenientes do tráfico de drogas, R$ 365,00 em dinheiro, uma bucha de maconha e uma pedra de crack. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Apenas pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem ter acesso às salas de cinema da Franquia

Leia em: 2 minutos

Um leitor do Pauta Blog entrou em contato conosco para questionar a exigência anunciada pela Franquia de Cinema do Shopping Jequitibá de Itabuna de que apenas pessoas que possam comprovar a imunização contra a Covid-19 tenham acesso às salas de cinema. Segundo ele, o decreto municipal que está em vigor não seguiu a determinação estadual, ou seja, não é preciso apresentar a caderneta de vacinação para entrar em bares, restaurantes, cinemas e teatros.

O Pauta Blog explica: No decreto municipal publicado pela Prefeitura de Itabuna em 12 de janeiro de 2022, é dito que locais que trabalham com a venda de ingressos devem exigir a comprovação da vacina contra o coronavírus, a exemplo de espaços culturais, cinemas e teatros. Ou seja, a franquia está seguindo à risca essa cláusula.

Nós entramos em contato com um membro da administração do Shopping Jequitibá Plaza, onde fica o cinema, e ele informou que, por se tratar de uma multinacional, franquia segue, rigorosamente, as normas sanitárias adotadas pelo poder público. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Charliane Sousa é pré-candidata à deputada estadual pelo PCdoB

Leia em: 2 minutos

A ex-vereadora de Itabuna, Charliane Sousa (PCdoB), divulgou um vídeo nas redes sociais hoje (20.janeiro) desabafando sobre o atual cenário político itabunense. Nos bastidores, o que se comenta é que o vídeo é um recado do partido esquerdista ao prefeito da cidade, Augusto Castro (PSD), ao melhor estilo “fica esperto”.

Sobre o gestor itabunense, Charliane lamentou a atuação dele desde que foi eleito, mas também dos vereadores, além de condenar as escolhas dos secretários: “Temos vereadores totalmente despreparados, nós temos secretários que ganharam os cargos simplesmente por terem dado apoio político durante a campanha eleitoral. Temos o prefeito que está muito preocupado com as estratégias de reeleição e no seu próprio marketing do que com a melhoria e a manutenção do nosso município”.

Ainda segundo a ex-vereadora, a população precisa exercer o papel fiscalizador e cobrar respostas dos governantes: “Vereador não é obrigado a fazer obras. O prefeito não pode viver em uma eterna campanha política. Precisamos de prefeito, vereadores e secretários como nossos funcionários. Nós precisamos tratá-los cobrando a responsabilidade e eles têm que dar satisfação de tudo o que estão fazendo”.

Charliane foi eleita vereadora de Itabuna pelo PTB em 2016 e exerceu o cargo até 2020, quando foi candidata à prefeita já filiada ao MDB. Atualmente, é coordenadora da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) do Governo da Bahia e pré-candidata à deputada estadual pelo PC do B.

A política em Itabuna pode estar apenas começando e quem tiver o melhor “outdoor” para 2022, vai gritar a plenos pulmões: elege-me! 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

Outras medidas restritivas ainda podem ser consideradas para frear doença no estado

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta 5ª feira (20.janeiro) a redução do público presente em eventos de 3 mil para 1.500 pessoas.

De acordo com Rui, a intenção é diminuir o ritmo do contágio pelo coronavírus, que segue em crescimento desde o fim de 2021.

O decreto com a medida vai ser publicado amanhã (21.janeiro) no Diário Oficial do Estado e deve trazer outras medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19 no estado.

DÊ PLAY E ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Variante Ômicron representa mais de 76% dos casos de coronavírus na Bahia

//

Decisão determina prazo de três dias para Legislativo feirense cumprir a decisão

Leia em: < 1 minuto

A Justiça determina que o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana considere a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) sancionada pelo prefeito Colbert Filho com todos os vetos a emendas inconstitucionais e/ou ilegais dos vereadores.

O Poder Legislativo tem até três dias para cumprir a determinação. A informação consta na liminar concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública.

No mandado de segurança, o magistrado Nunisvaldo dos Santos ainda mantém a integralidade do texto e deixa claro que é válida a LDO sancionada pelo prefeito.

O documento ressalva também que o Legislativo “comete ato arbitrário, ilegítimo e ilegal a autoridade ou agente público que se dissocia de princípios constitucionais”. A pena por descumprimento do mandado de segurança é de multa diária de R$ 10.000. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: 3 minutos

Com os estoques em situação crítica e zerado para a tipagem O- (doador universal) e O+, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) não está conseguindo atender os hospitais e pacientes estão precisando desta tipagem. Mas a unidade está em estado de alerta devido ao baixo número de bolsas de sangue de diferentes tipos no estoque, a exemplo A-, B+, B- e AB-.

Os estoques vem sofrendo grandes quedas e não estão conseguindo se manter dentro dos limites seguros desde o início da pandemia. Além disso, a cidade enfrenta nesse período um surto gripal com aumento das doenças respiratórias que afastam os doadores. Outro agravante é que as cirurgias, os procedimentos hospitalares e as demandas transfusionais nos hospitais da cidade aumentaram nos últimos dias.

INCAPACIDADE DE ABASTECER OS HOSPITAIS
De acordo com o captador do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, o baixo estoque de ameaça cancelar cirurgias eletivas nos hospitais da cidade. “Cada vez mais pessoas precisam de doações, o que vem preocupando profissionais da saúde. Estamos fazendo um apelo para as pessoas estarem vindo fazer doação de sangue. Com apenas uma bolsa é possível salvar quatro vidas”, ressalta.

Diante da situação, não há a necessidade de agendamento para doação de sangue. Basta comparecer à sede, localizada no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17h e não fecha para o almoço. Aos sábados o atendimento é das 7 ao meio dia. O telefone é o 73-3214-9126.

QUEM PODE DOAR
✅ Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante.
✅ Quem tem e está com boa saúde;
✅ Quem pesa acima de 50 kg;
✅ Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
✅ Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

QUEM NÃO PODE DOAR
➖Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;
➖Quem tomou a Vacina contra a COVID-19 deve aguardar 7 dias para doação;
➖Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após a Alta da quarentena;
➖Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
➖Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
➖Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anterior à doação;
➖Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
➖Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
➖Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;
➖Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses;
➖Quem fez cirurgia por laparoscopia, artroscopia ou exames de: endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia; nos últimos seis (6) meses;
➖Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;
➖Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

//

Governo do Estado investiga ataque a sites institucionais

Leia em: < 1 minuto

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido hoje (20). Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos.

Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia. 

📷 Foto de Alberto Coutinho/GOVBA
Leia em: 2 minutos

A Federação Baiana de Tênis, organizadora do evento, prevê 12 etapas desta competição, em 2022.

Entre os dias 20 e 23 deste mês, Salvador receberá o Campeonato Baiano de Beach Tênis, que terá abertura hoje (20.janeiro), com congresso técnico virtual (plataforma Tênis Integrado) e as partidas com início na manhã desta sexta (21), no Clube Baiano de Tênis, em Salvador.

Em busca de pontuação máxima para o ranking baiano, 290 atletas, entre veteranos, profissionais e amadores, competirão nas categorias: dupla mista, dupla feminina e masculina, + 40, +50 e Sub 14 e 18. As finais estão marcadas para o domingo (23). A categoria profissional disputará um prêmio no valor de R$ 5 mil.

O Baiano de Beach Tênis conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que está investindo mais de R$ 80 mil para a realização do torneio. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos