Alex Santana, Zé Ronaldo, Manoel Porfírio, Cosme Resolve, Jaques Wagner, Guinho, Marcone Amaral, Augusto, Capitão Azevedo

Leia em: 7 minutos

💣 PDT não vai expulsar o deputado Alex Santana, mas também não dará a legenda para ele ser candidato

💣 BOMBA! O PDT já enviou sinais ao deputado federal Alex Santana de que ele não terá a legenda para concorrer a mais um mandato na Câmara em 2022. A gota d´água foi a votação ontem (05) do projeto de privatização dos Correios. Ao invés de seguir a determinação do PDT e votar “não”, Santana votou “sim”, acompanhando a orientação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Não vamos expulsar ninguém do partido. Mas o Alex não concorrerá, pelo PDT, à reeleição. Ele vai ter que sair se quiser concorrer”, informou uma importante figura da Executiva nacional pedetista.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não se manifestou (até o fechamento desta Coluna) sobre a insubordinação do deputado baiano. O presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça, se limitou a dizer que lamentou o voto do colega. Já Félix votou contra a privatização.

⚠️ Análise: Zé Ronaldo não é candidato ao governo da Bahia 

Alguns blogs na Bahia noticiaram que o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), iria concorrer ao governo da Bahia. Estranhamos, mas o fato não procede.

A Coluna Balão correu ao Zé e obteve algumas informações. A primeira é que: “Meu candidato ao governo é Neto”.

A segunda: não sairá candidato ao Governo, mas apoiará ACM Neto. E o por quê da insatisfação diante do partido DEM? Questionamos o motivo da saída do DEM, mas não explicou o ‘estopim’ da mudança. Esquivou-se e disse apenas: “o quadro partidário estamos discutindo”.

Ora, o ex-prefeito (por três mandatos) de Feira é da época em que o DEM era ainda o PFL. Estranho!

A terceira: finalizou explanando o seu desejo de conquistar uma cadeira no Senado, ou quiçá uma vice em 22: “Estou trabalhando com o objetivo de senador ou vice-governador”.

Chegando aqui, analiso que a paranoia de Zé Ronaldo esteja ligada porque Neto (já) pode ter descartado seus anseios. Neto tem declarado em bons tons que investirá em candidatos jovens, ou seja, este link pode justificar futuramente a uma de suas bandeiras: jovens + novo = MUDAR. E Wagner não refletiria ao novo, pois já passou pelo cargo por dois mandatos.

Zé pode estar chateado porque foi ‘usado’ nas eleições de 2018 e se sente ‘descartado’.

⚠️ ACM Neto é arguto.

🗣️ Manoel Porfírio pegou ar na Câmara

Líder do prefeito Augusto Castro (PSD) na Câmara Municipal de Itabuna, o vereador Manoel Porfírio (PT) pegou ar com as abordagens da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Ele bradou a forma com que a Operação Oxigênio chega aos bairros carentes. Porfírio disse que no Centro eles “chegam igual gatinho”, insinuando que chegam mansos. Porém, na periferia é até “tiro pro alto”.

Ameçou enfrentar “esta truculência” junto ao Ministério Público ou na Corregedoria da Polícia Militar.

No mesmo dia, coincidentemente ou não, a secretária Mariana Alcântara foi bater no gabinete do vereador. Mariana é a responsável pela pasta da Segurança e Ordem Pública do município de Itabuna.

🗣️ Provou que o líder tem voz altiva.

💣 Cosme Resolve foi parar na delegacia

O vereador de Itabuna, Cosme Resolve (PMN), e sua assessora, Thaymara Freitas, que também é a presidente do bairro João Soares, alegaram na delegacia, ao registrar um boletim de ocorrência (B.O.), serem vítimas de fake news nas redes sociais.

💣 Está aí um B.O. para Cosme “resolver”.

💰 Nova modalidade da ‘rachadinha’

Vereadores e assessores estão na mira do Ministério Público com a tal “rachadinha consignada”. Os vereadores pedem (ou obrigam) seus assessores a pegar um empréstimo consignado e o valor é repassado para o edil.

💰 A “usura” pelo dinheiro faz os ambicioso$ cobiçarem mais e mais por malotes.

📵 Prefeito tem celular hackeado

Golpe❗ O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), teve o telefone celular invadido por hackers, que roubaram dados da agenda de contatos e enviaram mensagens no nome dele. Aproveitando a influência que ele tem, os golpistas tentam se passar pelo político para tentar de aplicar golpes financeiros.

📵 Muito cuidado!

🗝️ Andrea disse quem decide é Augusto

A primira-dama Andrea Castro foi entrevistada pelo radialista Oziel Aragão, na Rádio Boa FM, onde ele perguntou: “Você é candidata deputada ou não? O povo quer saber: nas ruas o papo já é comentado”. Ela não respondeu, mas deixou no ar…

Ou seja: Augusto Castro é quem tem a 🗝️ chave do cofre para a eleição de Andrea. Ela disse: “vai ter a hora e momento certo em que o prefeito vai se posicionar”.

Andrea evita falar de candidatura, mas a movimentação nos bastidores é de uma candidatura certa.

🛩️ Guinho eleva ritmo rumo à 2022

Enderson Guinho (DEM), vice-prefeito e secretário de Esportes de Itabuna, almoçou esta semana com o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), além das apresentadoras de TV Ellen Prince (Rede) e Manu Berbert. A pauta foi regada de muita articulação política para 2022.

O viés, é claro, foi o rumo da pré-candidatura de Guinho a deputado federal. Guinho vem demonstrando traquejo nos bastidores de diversos municípios.

🤝 Peso político

Dobradinha entre o mega-empresário Raimundinho da JR para deputado estadual e Valderico Reis para deputado federal é quase certa. 👉 Clique aqui e confira!

♟️ Bolsonaro, o jogador

O presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Jovem Pan, ameaçou “jogar fora das quatro linhas da Constituição”. Motivo?

Não precisa ser vidente para ver que Bolsonaro não se conforma por ter sido incluído no inquérito das fake news no STF, pelo ministro Alexandre de Moraes.

O fato mais concreto, no momento, é: quanto mais ele joga ‘palavras ao vento’, mais ele se sangra.

♟️ Chamou para briga e vai dar confusão.

👏 O ministro ‘terrivelmente evangélico’

O ministro-chefe da AGU, André Mendonça (indicado de Jair Bolsonaro para o STF), esteve esta semana em Salvador para um encontro com o senador Jaques Wagner (PT). Dizem que ele saiu de lá convencido de que terá o voto dos seis senadores do Partido dos Trabalhadores. Será que o ‘terrivelmente’ PT cumprirá?

👮 O Capitão resolveu falar

O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (por enquanto no PL), resolveu falar. Até a semana passada, ele estava ‘contido’. Mas em entrevista ao Pauta Blog não se externou com tanta verossimilidade em avaliação ao governo municipal.

Fato é que a sua entrevista não repercutiu com ‘peso’ e agora mudou o tom (ou foi instruído) a soltar o verbo. Em entrevista na Rádio Interativa FM, afirmou que “o que estamos observando, no momento, em nossa cidade, é muita mídia e pouco norte. Em realidade, tem a questão do pouco tempo de gestão, mas já deveria estar com mãos nas obras e ter apresentado mais resultados”.

Para quem está precisando de estrutura para sair candidato em 2022, logo se utilizou daquele ditado: “Quem não é visto, não é lembrando”. Tanto é que somente esta semana ele foi à Rádio Interativa FM e irá neste sábado (7.agosto) à Rádio Boa FM.

👮 O Capitão vem marchando em busca de alguém para bater continência (leia-se: quem bancará sua campanha).

🎲 Jaques Wagner é candidatíssimo

O senador Jaques Wagner é o candidatíssimo do Partido dos Trabalhadores ao governo da Bahia. Resta saber como vai solucionar a situação com o “Bonitão” João Leão (PP), atual vice-governador, que passou a gritar que é candidato em 2022. O último recado foi: “Estou com a saúde de ferro para trabalhar por minha Bahia”.

Leão conta com nove deputados estaduais que são filiados à sigla e, agora, o comandante nacional, Ciro Nogueira, é o novo chefe da Casa Civil e líder do centrão.

Fica aquela dúvida: será que João Leão irá ouvir Ciro Nogueira e se casar com o governo Bolsonaro?

Já o governador Rui Costa (PT) está de orelhas em pé. Se isso acontecer, alguns deputados não irão continuar no PP, pois eles não vão querer a sua imagem atrelada à rejeição do presidente na Bahia.

O “divórcio” PT-PP traz riscos enormes para a candidatura do “Galego” Jaques Wagner.

POLÍTICA EM UMA FRASE:

✔️ O prefeito de Coaraci, Jadson Albano (DEM), foi a pé para Bom Jesus da Lapa, onde cumpriu uma promessa feita por ele ao pai, Joaquim Gally Galvão, Gima, ex-prefeito de Coaraci, vítima da Covid.

✔️ O vereador Chico Estrela (PTC), líder da prefeita Sheila Lemos (DEM) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, pediu desculpas ao ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) e também teceu elogios. Estrela foi um dos maiores críticos dos governos petistas.

✔️ O prefeito Bruno Reis voltou a Brasília esta semana e participou de uma reunião na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ambos do Democratas.

✔️ Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara de Salvador, visitou o município de Itapetinga e comprou melhorias no sistema de abastecimento de água realizado pela Embasa.

✔️ O deputado federal Adolfo Viana, líder do PSDB da Bahia, está otimista para eleger três federais e quatro estaduais. A conferir.

✔️ O prefeito de Catu, Pequeno Sales (PTB), aumentou a lista de parentes em seu governo. Além da irmã, Rose Sales, na secretaria de Educação; sua esposa, a primeira-dama Jucicleide Bezerra da Silva, agora é nova secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

🔼🔽 Coluna Balão da Política: todas às sextas-feiras.

Notícias mais lidas

Outros assuntos