Enfermeira e ex-vereadora por dois mandatos em Floresta Azul, Daniela disputou a prefeitura em 2024 e, agora, se reposiciona no cenário municipal e estadual

Leia em: < 1 minuto

A ex-candidata a prefeita de Floresta Azul, Daniela Laranjeira, selou nessa terça-feira (27.janeiro), em Salvador, uma mudança clara de rota política. Ela deixou o PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, para se filiar ao União Brasil e declarar apoio à pré-candidatura de ACM Neto (UB) ao governo do Estado.

Enfermeira e ex-vereadora por dois mandatos em Floresta Azul, Daniela disputou a prefeitura em 2024 e, agora, se reposiciona no cenário municipal e estadual. No ato de filiação ao UB, esteve ao lado do pedagogo Gideon Matias (Republicanos), que foi seu vice na última eleição municipal.

Ao assinar a ficha partidária, Daniela fez um chamado direto ao eleitorado baiano: “Eu convido você, baiano e baiana vamos fazer uma mudança e trazer este nome”, afirmou em referência a ACM Neto.

A adesão reforça o movimento de atração do União Brasil sobre lideranças do interior e amplia o palanque de Neto para 2026. A leitura é simples: A eleição começou bem antes do calendário oficial.

>>ASSISTA AO VÍDEO:

Otto foi taxativo ao afirmar que, no contexto da Bahia, nada muda já que o partido, segundo ele, segue apoiando as reeleições do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula

Leia em: 2 minutos

O senador Otto Alencar (PSD) tratou de esfriar qualquer especulação sobre turbulência interna no PSD baiano após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à sigla. Em entrevista ao programa Antena 1 Salvador na manhã desta quarta-feira (28.janeiro), Otto foi taxativo ao afirmar que, no contexto da Bahia, nada muda já que o partido, segundo ele, segue apoiando as reeleições do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Lula (PT).

Questionado sobre a possibilidade do PSD lançar um candidato próprio à presidência da República, Otto foi ainda mais direto: “No meu palanque, não! No PSD da Bahia, não. Com todas as letras, nós vamos apoiar Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição”. O senador ainda fez questão de deixar claro que não aceitará mudança de rumo de última hora.

Otto revelou, também, que a filiação de Caiado já era conhecida há cerca de uma semana e que a informação chegou a ele por meio do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, ou seja, o movimento foi absorvido com naturalidade, ao menos no discurso.

O que chama atenção, no entanto, não é o que Otto disse, mas o que deixou de dizer. Em nenhum momento, o senador saiu em defesa da permanência de Angelo Coronel na chapa majoritária de 2026. O silêncio é eloquente e, na política, ausência de gesto também é posicionamento.

Com isso, o cenário para Angelo Coronel segue estreito e se reduz a dois caminhos: Oprimeiro é lançar a candidatura à reeleição de forma avulsa, pelo PSD, mantendo o apoio ao governo petista, mas sem o peso da chapa majoritária. Um caminho solitário, de alto risco e baixa proteção política.

A segunda alternativa é o rompimento: Coronel poderia deixar a órbita PSD-PT e aderir à pré-candidatura de ACM Neto (UB), que já sinalizou abertura para abrigá-lo. Nesse cenário, o senador deixaria de ser coadjuvante e passaria a ocupar espaço estratégico na oposição.

Vamos aguardar as decisões nacionais e a repercussão do cenário na Bahia. Ou não.

Enquanto isso, o xadrez político segue em temperatura elevada!

📷 Foto de Otto Alencar: Agência Senado

A solenidade, que marca o início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, será conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB)

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Salvador vai abrir no dia 2 de fevereiro, às 9h30, os trabalhos legislativos de 2026, em sessão solene a ser realizada no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal. A solenidade, que marca o início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, será conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).

“Daremos início a mais um ano de atividades legislativas com a missão de fortalecer o papel do Parlamento Municipal, aprimorar o debate público e colaborar, de forma institucional, para o avanço das políticas públicas que impactam diretamente a vida dos soteropolitanos”, destaca o presidente Carlos Muniz.

Durante a sessão, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), fará a tradicional leitura da Mensagem do Executivo, com um balanço das ações realizadas no ano anterior e a apresentação dos eixos prioritários do planejamento municipal para 2026.

“Por mais um ano, estaremos atentos às necessidades da cidade e do povo de Salvador, mantendo uma postura de independência, harmonia e diálogo com o Executivo. Tenho certeza de que teremos mais um período bastante produtivo, com foco na aprovação de matérias de interesse da cidade e do cidadão, contribuindo para o aprimoramento da qualidade de vida de quem vive em nossa capital”, completa o presidente Muniz.

Notícias mais lidas

Outros assuntos