Nas diligências, os policiais apreenderam drogas, um revólver calibre 38 e 23 munições do mesmo calibre

Leia em: < 1 minuto

Três homens foram presos em flagrante durante a deflagração da Operação Guararema Segura em Buerarema. Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Um deles possuía três mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de Brusque, em Santa Catarina,  dois por roubo e um por dívida de pensão alimentícia.

Durante a ação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos bairros São Bento e Santa Helena. Nas diligências, os policiais apreenderam 46 pinos de cocaína, 56 pedras de crack, 15 buchas de maconha, um revólver calibre 38 e 23 munições do mesmo calibre.

Os suspeitos foram conduzidos à unidade policial e estão à disposição do Poder Judiciário. O material apreendido será submetido à perícia.

📷 Divulgação Polícia Civil

Presidente da Câmara, Chico do Doce é oposição à prefeita Monalisa Tavares

Leia em: < 1 minuto

Este Pauta Blog conversou com o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Chico do Doce (PSDB), que declarou que a prefeita Monalisa Tavares (UB) tem até oito dias para se manifestar sobre a decisão do Ministério Público Federal que cassou seus direitos políticos. Chico recebeu o ofício do MPF solicitando que a prefeita seja afastada do cargo e o vice, Jonathas Soares (UB), assuma a função.

Segundo Chico, assim que recebeu o documento, pediu para que a prefeitura cedesse esclarecimentos sobre o caso. Dessa forma, a defesa de Monalisa precisa correr contra o tempo para apresentar um recurso à Justiça e reverter a decisão do MPF ou convencer os vereadores de que está em situação favorável.

O advogado da prefeita, Michel Reis, disse a este Pauta Blog que ingressou com uma ação no Tribunal Regional Federal para tentar anular a decisão que cassou os direitos políticos de Monalisa. Ainda de acordo com o advogado, o pedido é para que essa medida seja revogada até que a ação rescisória seja julgada.

Michel disse, também, que nem Monalisa nem a assessoria jurídica foram notificadas sobre a necessidade de apresentar uma defesa no prazo de oito dias, embora o comunicado tenha sido publicado no Diário Oficial. O advogado afirmou que segue aguardando a notificação oficial.

Bombeiro está internado no Hospital Regional Costa do Cacau desde a última segunda-feira

Leia em: < 1 minuto

O Tenente Coronel Manfredo Santana, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, está internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, desde a última segunda-feira (7.julho). Manfredo foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está se recuperando.

Segundo a esposa do bombeiro, ele será submetido a novos exames nesta quinta-feira (10.julho), mas, por enquanto, não tem previsão de receber alta.

A verdade é que alguns edis estão à mercê dos secretários e, consequentemente, de mãos atadas para legislar em prol da população

Leia em: < 1 minuto

Tem vereador de Itabuna mais que “injuriado”! O motivo é a frustração com alguns secretários da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Este Pauta Blog apurou, nos bastidores, que houve um acordo político que não foi cumprido.

O clima azedou e há relatos de parlamentares que não estão aguentando a pressão. É bom ter cuidado porque a tensão já virou ou pode virar problema de saúde, hein? A queixa é clara: Os edis perderam o ofício de fiscalizar e, no lugar, foram empurrados para o papel de dizer ‘’assim seja’’ à gestão.

A verdade é que alguns edis estão à mercê dos secretários e, consequentemente, de mãos atadas para legislar em prol da população. Quando o mandato vira submissão, a conta chega no gabinete e no corpo.

Um pitaco do guru da política: Vistam-se de fiscalizadores e, então, serão respeitados. Em tempos de submissão travestida de aliança, o respeito não se pede, se impõe.

Em 2022, Jucuruçu estava em calamidade pública e, mesmo assim, gestor realizou festejos juninos

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros da 1ª Câmara de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Jucuruçu, Lili (PSDB), por causa da irrazoabilidade dos gastos promovidos com os festejos juninos de 2022, quando o município estava sob decreto de calamidade pública. O relator do processo determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor, além da aplicação de uma multa de R$ 2 mil.

Segundo a denúncia, mesmo após a publicação de decreto de calamidade pública, foram realizados atos administrativos que envolveram inexigibilidade e dispensa de licitação para contratação de bandas e cantores para realização dos festejos juninos de 2022. Os dois dias de festa custaram aos cofres municipais mais de R$ 592 mil, que representa 17% da receita corrente prevista para o mês de junho e cerca de 2% do orçamento anual do município.

O Ministério Público de Contas se manifestou pela procedência da denúncia, mas a defesa do prefeito ainda pode recorrer da decisão.

📷 Reprodução Redes Sociais

Presidente anterior, Isabela Fontes passa o cargo para Ayram Leahy

Leia em: < 1 minuto

Ayram Mara Leahy, esposa do presidente do Rotary Club de Itabuna, Carlos Leahy, é a nova presidente da Casa da Amizade. Ela recebeu o cargo em reunião festiva onde aconteceu a posse conjunta da presidência da Casa da Amizade, do Rotary Club de Itabuna e do Rotaract Club Itabuna Universitários.

Durante a solenidade, a presidente anterior, Isabela Fontes, passou o cargo a Ayram Leahy para o período 2025/26. A recém empossada anunciou os nomes que farão parte da sua diretoria e compartilhou sobre os propósitos da Casa da Amizade: ”Sempre que somos chamadas a servir, somos mãos acolhedoras e luz na vida de tantas pessoas. Vamos seguir levando amor e cuidado. Unidas, vamos continuar fazendo o bem!”.

A Casa da Amizade é uma instituição vinculada ao Rotary Club de Itabuna. Composta pelas esposas de rotarianos, é responsável por promover ações sociais e filantrópicas e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas por seu respectivo Rotary Club. De acordo com seu estatuto, tem por objetivo auxiliar preferencialmente as instituições que se dedicam à proteção da infância, sem faltar com a assistência a outras obras sociais.

Notícias mais lidas

Outros assuntos