O barco político do ex-prefeito Marcone Amaral não navegou; Lusiane vai tentar a reeleição

Leia em: < 1 minuto

Na noite desta sexta-feira (19 de julho), Lusiane da Saúde (PSD) divulgou uma carta de desistência de sua pré-candidatura à prefeitura de Itajuípe. Isso representa um revés para o grande apoiador Marcone Amaral (PSD), ex-prefeito da cidade e atual suplente de deputado estadual.

Amaral não conseguiu se destacar no cenário itajuipense, e como resultado, a pré-candidatura de Lusiane não decolou. No início do ano, em março, Marcone estava entusiasmado com o nome escolhido, mas acabou recuando antes mesmo de começar a campanha.

Lusiane afirmou em suas redes sociais que irá tentar a reeleição como vereadora no município.

Jabes Ribeiro e Augusto Castro durante a reunião de adesão do PP de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O cenário político de Itabuna ganhou novo contorno com o anúncio oficial de apoio do Partido Progressistas (PP) à reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD).

A reunião aconteceu na noite desta sexta-feira (19.julho) e contou com a participação do secretário-geral do PP baiano e ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

Com essa adesão, a corrida eleitoral em Itabuna ganha um novo capítulo rumo às eleições de outubro.

Ações de saúde e cidadania vão ser ofertadas para moradores dos bairros Urbis IV, Campo Formoso, Sinval Palmeiras, Brasil Novo e Morumbi

Leia em: < 1 minuto

Nesse final de semana, a Congregação Batista Teosópolis, em Itabuna, vai realizar um mutirão de ações sociais e de cidadania para os moradores dos bairros Urbis IV, Campo Formoso, Sinval Palmeiras, Brasil Novo e Morumbi.

Amanhã (20.julho), de 8h às 13h30, serão oferecidos atendimentos médicos com dois clínicos gerais e um cardiologista, além de atendimentos odontológicos com um dentista infantil. Também vai ser ofertado atendimento jurídico com três advogados, escuta psicológica, informações sobre cadastramento do programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), passe-livre, ações de evangelismo e culto.

Já no domingo (21.julho), as atividades acontecem das 9h às 11h30, com ações de evangelismo e atividades com crianças.

Os cultos acontecem às sextas-feiras, a partir das 19h30, aos sábados às 19h e aos domingos, às 18h30, na Congregação Batista Teosópolis da Urbis IV.

De engenheiro civil a político, Chico França declara ser apaixonado pela cidade de Itabuna

Leia em: 5 minutos

Este Pauta Blog conversou com o engenheiro civil, empresário e pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, Chico França. O político nascido em Santa Cruz da Vitória chegou a Itabuna com quatro anos de idade e, desde então, se apaixonou pela cidade.

Chico morou com a família, inicialmente, na Rua do Berilo e sentiu na pele os efeitos da enchente de 1967 quando a casa foi inundada pelas águas do Rio Cachoeira. Quando jovem, mudou-se para Salvador, onde cursou Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atualmente, mantém uma empresa no ramo da construção civil em Itabuna e se diz dedicado à família. Está casado há 45 anos com a mesma esposa, tem quatro filhas e cinco netos.

➡️ Confira a entrevista completa:

Pauta Blog // Como surgiu o interesse pela política?
Chico França // Meu interesse pela política surgiu porque, quando jovem, eu ia às ruas com um grupo de universitários pedindo eleições diretas já, pedindo constituinte e pedindo “abaixo a ditadura!”. Acabou o regime militar, houve eleições e nasceu a nova constituinte, que é essa coisa tão ruim que está aí hoje. Elegemos um candidato que sofreu impeachment e, ainda assim, fomos às ruas elegemos outro candidato. Fomos às ruas por vários motivos porque acreditamos que aquilo era o ideal. A gente estava em uma caverna. (…) O tempo passou e, com a ajuda de um celular, nós elegemos [Jair] Bolsonaro. Quando Bolsonaro foi eleito, todos se voltaram contra ele! (…) Naquele momento, eu saí da caverna, vi o sol e vi que precisava haver mudança. Participei ativamente da eleição para eleger Bolsonaro e vi que uma pessoa, motivada por um problema de saúde, saiu de lá tremendo e se elegeu. Então, percebi que, novamente, a gente tinha que ter um grito de independência, por isso sou pré-candidato a prefeito de Itabuna.

Pauta Blog // A sua pré-candidatura vem recebendo o apoio de muitas lideranças?
Chico França // Venho recebendo o apoio de diversas lideranças, não só de Itabuna, mas da Bahia, através da liderança maior do meu partido, que é João Roma. Aliado a isso, também estamos recebendo um apoio muito grande do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pauta Blog // Existe a expectativa de que Bolsonaro venha a Itabuna?
Chico França // Eu tenho conversado, constantemente, com João Roma e essa perspectiva existe. A partir do dia 10 de agosto, possivelmente, teremos a felicidade de ter, aqui na cidade, a visita do nosso líder Jair Messias Bolsonaro.

Pauta Blog // Há possibilidade de desistir da pré-candidatura para apoiar outro pré-candidato?
Chico França // Eu entrei na política com o objetivo de exercer a função política de uma forma. Cada um tem o seu projeto. Eu entrei por um ideal e não por um interesse. Tracei meu caminho e sei onde quero chegar. Diferentemente do presidente Lula, que diz que a democracia é um termo relativo, para mim, é um termo absoluto. Cada um tem o seu espaço, cada um tem o eleitor daquele projeto e, na hora que eu desvio, o eleitor não é meu, é do projeto. Quando eu desvio, nem sempre os eleitores deverão me acompanhar.

Pauta Blog // Qual é a nota que o senhor dá para a gestão do prefeito Augusto Castro?
Chico França // Eu atribuo nota zero! Eu sou da área da construção civil e sei, perfeitamente, ver um cronograma de construção de obra. Você vai nas praças aí, que são obras fáceis de executar, e quanto tempo demora? O agravante maior é quando, faltando seis meses para concluir o mandato, ele [Augusto Castro] chega no posto de saúde e derruba. O posto de saúde é a coisa mais importante da comunidade! E ele conhece o cronograma das obras dele, que é muito lento. A feira do São Caetano tem um ano e seis meses para fazer um galpão. A coisa mais fácil de fazer é um galpão! É deprimente essa administração.

Pauta Blog // Qual é o principal erro do prefeito Augusto Castro?
Chico França // Primeiro, o erro dele é prometer e não cumprir. A todo momento, é prometer esse canteiro de obras. Estamos há três anos e meio no governo dele e, ainda assim, agora está tentando fazer. Fez um empréstimo e as obras dele são obras lentas e não saem do lugar. Esse é o grande defeito.

Pauta Blog // Em quais outras áreas, existem deficiências na atual gestão de Itabuna?
Chico França // O prefeito deu uma entrevista na rádio dizendo que nós temos 20 mil alunos e dois mil professores, ou seja, é um professor para cada dez alunos. Pegando Vitória da Conquista como referência, você tem um professor para 25 alunos. Em Itabuna, quase 436 milhões para a educação e 22 milhões para reformas e você vê as escolas sucateadas. Quando você tira isso e divide pelos 20 mil alunos pelo número de meses, você tem 1.330 reais por aluno, o que é muito mais caro que uma boa escola de Itabuna. O resultado é ruim porque nosso IDEB é 4,3 e o de Vitória da Conquista é 6. (…) Eu conheci o Centro de Cultura. Ubaldo [Dantas] transformou o Centro de Cultura, que era uma cadeia, em um local de libertação porque a cultura liberta as pessoas. O governo atual deixou abandonado e até servindo de moradia para marginais. Então, ele deixou a cultura de lado porque a cultura não é só o Ita Pedro. O Ita Pedro é interessante, mas não destinar todos os recursos e as energias para isso aí. A cultura tem uma abrangência muito maior.

Pauta Blog // Caso o senhor seja eleito, quais são as principais mudanças que irá fazer?
Chico França // A principal mudança a fazer é um mutirão na rede escolar. É preciso reformar e construir escolas para trazer mais alunos para a sala de aula porque, se nós temos 8% da população que não está na sala de aula, significa dizer que tem 16 mil alunos fora da escola. Quando o aluno vem para dentro da escola, o município é remunerado pela União e isso a gente tá perdendo.

Pauta Blog // O senhor faz parte do grupo de oposição aos governos estadual e federal. Caso eleito, como vai lidar com esse cenário?
Chico França // Hoje, eu sou oposição aos governos municipal, estadual e federal. Se eleito, eu entendo que os governos estadual e federal foram eleitos para gerir o estado, a união e a cidade, independente de partido. Quem precisa ser beneficiado com os recursos é o cidadão. Quando o prefeito, governador ou presidente tomam posse, precisa ser centrado no retorno buscando dar estado melhor de convivência à comunidade.

//

Ubaldino foi encontrado morto dentro do próprio apartamento

Leia em: < 1 minuto

O advogado Ubaldino Marques da Silva Junior foi encontrado morto dentro do seu apartamento em Brasília. A principal suspeita é que ele tenha sido vítima de um infarto fulminante.

Ubaldino Marques exerceu os cargos de Técnico Administrativo e de Professor Substituto no Departamento de Ciência Jurídicas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A instituição emitiu uma nota de pesar.

O advogado possuía familiares em Itabuna e, atualmente, estava atuando profissionalmente na capital federal. Nossos sentimentos.

📷 Reprodução Redes Sociais

//

Problema estava relacionado a sistemas que utilizam o Windows na empresa CrowdStrike

Leia em: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (19.julho), um apagão cibernético provocou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema está relacionado a sistemas que utilizam o Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo com o objetivo de encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. Informações iniciais dão conta de que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Em entrevista à rede americana NBC, o CEO da empresa CrowdStrike pediu desculpas. A Microsoft informou que a falha já foi resolvida.

No Brasil, os usuários reclamaram que aplicativos de bancos ficaram fora do ar. O Aeroporto de Viracopos confirmou que o apagão afetou o sistema da Azul Linhas Aéreas, que opera a maior parte dos voos no terminal. Outros aeroportos e companhias disseram que não enfrentaram intercorrências significativas.

Tags: ,

Pesquisa foi realizada pela empresa Séculus Análise e Pesquisa, contratada pelo site Bahia Notícias

Leia em: < 1 minuto

O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Coaraci, Miltinho do Axé (PSD), lidera as intenções de voto, segundo uma pesquisa feita pela empresa Séculus Análise e Pesquisa, contratada pelo site Bahia Notícias. Miltinho rompeu politicamente com o prefeito Jadson Albano (Avante).

Em entrevista espontânea, ou seja, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, Miltinho aparece com 49,83%, seguido do principal candidato da oposição, Célio do Asfalto, apoiado pelo prefeito Jadson, com 26,33%.

Jadson, indisponível para a reeleição, aparece com 0,83% e a ex-prefeita Josefina Castro (PT) tem 0,33%. A vereadora e pré-candidata a vice, Rúbia Soraia, aparece com 0,17% enquanto Carlos Maia tem 0,17%. Nesse cenário espontâneo, 18,67% dos eleitores se declararam “indecisos” e 3,67% não souberam ou não responderam.

Já no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Célio do Asfalto atinge 28,67% das intenções de voto em relação aos 55,83% pontuados por Miltinho do Axé. Outros 4,50% dos eleitores responderam nenhum ou nulo e 11,00% não souberam ou não responderam.

Quando perguntados sobre o candidato que deve ganhar a eleição, independente das intenções de voto, Miltinho aparece em 56,17% das respostas e Célio em 26,50%. 6,67% dos entrevistados responderam nenhum ou nulo e 10,67% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 11 e 12 de julho e tem margem de erro de 3,93% para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n.° – BA-02852/2024.

//

Agricultor Fausto Pinheiro foi eleito novo presidente do órgão

Leia em: < 1 minuto

Nessa quinta-feira (18.julho), foi eleito o novo presidente da Câmara Setorial do Cacau da Bahia durante um encontro realizado em Ilhéus. O médico e produtor rural, Valnei Pestana, deixou o cargo e o agricultor Fausto Pinheiro assumiu a presidência do órgão.

O encontro contou com a presença do secretário Wallison Tum, além de produtores, representantes das indústrias moageiras, da Companhia Nacional de Abastecimento, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Ceplac, Federacão da Agricultura da Bahia, do FAO e do terceiro setor.

Um dos temas mais debatidos na reunião foi a monilíase do cacaueiro, uma doença que ameaça a cadeia produtiva do cacau. Os produtores indicaram a necessidade de aporte de recursos para fortalecer o sistema de prevenção à doença. Outro ponto importante da reunião foi a apresentação de projetos e ações voltadas ao financiamento da cadeia produtiva do cacau na Bahia e, entre as iniciativas apresentadas, que somam 1 bilhão de reais, estão o Projeto Parceiros da Mata, da Companhia de Ação Regional da Bahia, com aporte de 750 milhões de reais e o Projeto Centro de Referência das Ruralidades – Bahiater/SDR-BA.

Foi debatida, também, a criação do fundo do cacau da Bahia, para financiar ações como assistência técnica, produção de mudas e ações de sanidade vegetal.

Enderson Guinho teria informado partido sobre decisão durante reunião realizada ontem

Leia em: < 1 minuto

O vice-prefeito de Itabuna e presidente municipal do União Brasil, Enderson Guinho, decidiu que quer ser candidato a vereador nas eleições de outubro. Guinho já cumpriu um mandato no Legislativo itabunense entre 2017 e 2020.

Uma fonte ligada a este Pauta Blog confirmou que Guinho manifestou o interesse em concorrer à Câmara durante uma reunião realizada com líderes da legenda nessa quinta-feira (18.julho). Agora, cabe ao partido deliberar sobre a pré-candidatura do jovem político.

📷 Reprodução Redes Sociais

//

Expectativa do município é imunizar 37 mil cães e gatos até o final da campanha

Leia em: < 1 minuto

A campanha de vacinação antirrábica foi iniciada no último dia 8 em Itabuna. Desde então, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses e da Divisão de Combate às Endemias estão atuando nas praças dos bairros e na zona rural, o que foi suficiente para alcançar a média de 600 cães e gatos imunizados diariamente.

Amanhã (20.julho), de 8h às 16h, os animais devem ser levados às praças dos bairros São Caetano, Sarinha Alcântara e Pedro Jerônimo para receber a vacina. A vacinação contra a raiva também está ocorrendo na zona rural e, no próximo domingo (21.julho), será a vez da comunidade do Serrado.

Para receber a dose, o animal precisa estar saudável e, no caso das fêmeas, não gestantes. Os tutores também devem levar o cartão de vacina do cão ou gato, mas, se não tiverem, o documento pode ser feito na hora.

📷 Foto de Prefeitura de Itabuna

Notícias mais lidas

Outros assuntos