Rafael morreu após acidente na Av. Beira Rio e João Victor perdeu a vida na Av. Princesa Isabel

Leia em: < 1 minuto

Dois motociclistas perderam a vida em graves acidentes registrados em Itabuna em apenas dois dias. Em ambos os casos, as vítimas pilotavam sozinhas e morreram após perderem o controle da direção e não resistirem ao impacto da queda.

Na manhã de ontem (8.junho), Rafael Ribeiro, de 40 anos, pilotava uma motocicleta nas proximidades da Praça Olinto Leone, região central da cidade, quando perdeu o controle da direção, caiu e se chocou na grade de proteção do Rio Cachoeira. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) socorreu a vítima até o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde ele foi entubado, mas não resistiu.

Já na madrugada de hoje (9.junho), por volta das 5h, João Victor Oliveira, de 22 anos, passava de moto pela Avenida Princesa Isabel quando colidiu violentamente em um poste. A batida foi tão forte que o jovem morreu ainda no local.

"A gente tem um vice-prefeito que não tem atuação em nada e não ajuda a população em nada", dispara Mangabeira sobre Guinho

Leia em: 3 minutos

Parece que a briga entre o pré-candidato a prefeito de Itabuna, Dr Mangabeira (PL), e o vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil), está longe de terminar. Em entrevista à rádio Interativa FM, o médico não economizou críticas ao jovem político e o colocou “na boca do tubarão”.

Mangabeira relembrou, por exemplo, as eleições de 2016, quando Guinho foi eleito vereador de Itabuna. Para o médico, ele apenas exerceu o mandato na Câmara por causa da composição do PDT: “Guinho foi eleito vereador pelo partido, ele não foi eleito pela votação dele. Ele teve 600 e tantos votos, mas mais de 20 vereadores tiveram mais votos que ele e não foram eleitos. Ele foi eleito pela composição do PDT e ele é tão ingrato que nem foi agradecer aos colegas que foram candidatos e que contribuíram para que ele fosse eleito. Ele foi ingrato e desonesto com o partido porque, logo em seguida, ele se associou ao prefeito [Fernando Gomes] para conseguir cargos”.

De acordo com Mangabeira, após as eleições, houve uma série de acontecimentos que fizeram com que Guinho fosse expulso da PDT, na época liderado pelo médico: “Guinho perdeu a credibilidade, é desonesto, tinha vários cargos [na prefeitura] e dizia que não tinha. Ao longo desse período, nós chamamos ele e pedimos para que ele saísse do partido porque nós não iríamos solicitar a substituição do cargo de vereador, mas pedimos apenas para que ele saísse do PDT. Ele ficou enrolando e querendo nos enganar para sair candidato novamente pelo PDT, então nós expulsamos ele em um processo muito bem feito para comprovar que ele traiu o partido”.

Ao falar sobre a situação atual, Mangabeira criticou a passagem de Guinho pela secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna: “A gente tem um vice-prefeito que não tem atuação em nada, não ajuda a população em nada, foi secretário de Esportes quando a atividade esportiva de Itabuna estava abandonada. Não vimos reformas, campeonatos nem nada com a atuação desse secretário. Tanto é que ele foi retirado porque, se ele tivesse sido um grande secretário, o prefeito manteria ele, mas viu que ele é ineficiente e quer enganar a população com conversa bonita. Gosta de rede social e acha que rede social vai fazer dele um grande homem, mas não vai. Ele não trabalha, não tem profissão nem ombridade para ocupar o cargo que ocupa. É por isso que eu coloco ele na boca do tubarão”.

ATUALIZAÇÃO ÀS 16H DE 9 DE JUNHO DE 2023 PARA ACRESCENTAR A “PARTE” DO VICE-PREFEITO  ⤵️

O vice-prefeito Enderson Guinho limitou-se a dizer, ironicamente, que não pode responder as declarações: “Eu cursei química na Uesc, deixei o curso para cursar Direito na FTC. Nunca fiz psiquiatria, então não posso responder!”.

"Dra Lívia precisa dizer que é secretária e fazer mudanças que tragam efeitos positivos para Itabuna", declarou Ronaldão em entrevista à Interativa FM

Leia em: 2 minutos

Em entrevista à Rádio Interativa FM na manhã de hoje (9.junho), o vereador Ronaldão (PL) soltou o verbo sobre a atuação da secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes. Ao participar do quadro “Na Boca do Tubarão”, Ronaldão disse, enfaticamente, que colocaria a médica nessa posição por causa do trabalho que vem desempenhando à frente da secretaria.

Para Ronaldão, essa não é a primeira vez que a secretária deixa a desejar e ela está ciente das críticas que a pasta vem sofrendo: “Ela já foi chamada várias vezes pelos vereadores e não toma a atitude que deve tomar na Saúde de Itabuna. Eu acho que a doutora faz um trabalho sensacional como pessoa e profissional, mas a equipe da doutora não ajuda Itabuna. Tem pessoas que acompanham a doutora e que tratam funcionários mal. Já fui procurado por várias pessoas que trabalham na Saúde e que são maltratados, não pela secretária, mas por pessoas da equipe dela”.

O vereador disse, também, que é necessário fazer uma oxigenação no quadro de funcionários da Saúde e prestar um atendimento melhor para quem precisa: “Ela tem obrigação de chegar para o prefeito e dizer que o funcionário não está dando certo e precisa trocar. A todo momento, tem reclamações sobre o posto do Bairro São Caetano, por exemplo. (…) A Saúde de Itabuna tem condições de melhorar sim e não precisa da intervenção do prefeito. Basta Dra Lívia dizer que é secretária e vai fazer esse tipo de mudança para trazer efeitos positivos para Itabuna”.

Ronaldão foi além e afirmou que existem inconsistências dentro do processo de marcação de exames e consultas, mas que tudo precisa ser investigado pelo poder público: “A Saúde de Itabuna é uma coisa tão complicada que você fica sem entender. Há poucos meses, a doutora citou e é verdade. Itabuna tem 220 mil habitantes e 485 mil cartões do SUS. Como é possível isso? É mágica? (…) Não tem condições de você chegar no dia 1º para marcar o exame e, quando retorna no dia 25, é o mesmo cidadão que está lá. Ele ganha pra marcar? Quem é que marca para esse cidadão? Tem carta marcada em Itabuna! O pobre que precisa não consegue marcar!”

DÊ PLAY E ESCUTE ⤵️

Pancadinha se reuniu com ACM Neto e a bancada de oposição na última segunda-feira

Leia em: 2 minutos

O deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) resolveu ser definido, politicamente, como “lá e cá”. O ex-vereador de Itabuna, que hoje mantém uma cadeira na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), está como deputado porque abraçou, beijou e declarou amor ao ex-candidato a governador da Bahia, ACM Neto, seu mentor político e mandachuva do União Brasil no estado.

Atualmente, cinco meses após assumir o cargo de deputado, Pancadinha ainda não levantou críticas ao atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT). Como se não bastasse, está dando cambalhotas por causa de uma parceria firmada com o governo do estado para patrocinar o “Arraiá da Comunidade”, que vai ser realizado em Itabuna nos dias 17 e 18 de junho. Veja aqui ⬇️

Após conseguir patrocínio do governo estadual para realizar “Arraiá na Comunidade”, Pancadinha comemora investimento de Jerônimo na festa.

Creia, Pancadinha terá que bater o bumbo para Jerônimo durante os festejos no Bairro São Pedro, reduto eleitoral do parlamentar. Em outubro de 2022, gritou o nome de Neto a plenos pulmões, mas, sete meses depois, vai levantar a bandeira vermelha. Calma! É de um abraço que nasce um empurrão para beijar a estrela petista.

Fato é que Pancadinha está tão ambicioso que não importa se o partido é o PT ou o União Brasil, pois ele quer mesmo é atropelar as rivalidades e matar a sede de poder visando o pleito de 2024. Como bom músico, está sabendo cantar e tocar a música sobre como “enrolar” o povo no quesito lado partidário. Em Salvador, é Bruno Reis (União Brasil) e ACM Neto, mas, em Itabuna, é 50% Neto e 50% Jerônimo. Será que é crise de identidade?

Nos bastidores, teve vereador e ex-companheiro de Pancadinha na Câmara de Itabuna que, lá atrás, cantou a pedra de que ele não iria fazer oposição ao governador Jerônimo. Pelo visto, apostou e ganhou.

Enquanto isso, no jogo do politiquês, a regra de Pancadinha é ficar “lá e cá” ou “lá e lo” no linguajar do dominó. Pavimentar o futuro e atropelar qualquer lado partidário tem nome e sobrenome: Fabrício Pancadinha.

Ferlú e Fabíola se reuniram com secretária estadual de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), e a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), participaram de uma audiência com a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo. A pauta do encontro foi solicitar a criação de mais políticas públicas para as mulheres de Arataca.

O objetivo é melhorar o atendimento que é disponibilizado para o público feminino, além de garantir que vítimas de quaisquer tipos de violência sejam amparadas com a criação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

Para Ferlú, esse é um momento de unir esforços: “É preciso mostrar para essas mulheres que elas têm poder e merecem ser capacitadas, acolhidas e independentes. A reunião foi muito produtiva e nós estamos confiantes nesse processo de inclusão. Arataca está unida e empenhada na luta pelo bem estar das mulheres”.

A deputada Fabíola Mansur também demonstrou otimismo após a reunião: “Nós fomos muito bem recepcionados. Solicitamos o CRAM e, também, cursos de capacitação, principalmente, para mulheres do campo. Saímos de lá com muita esperança de políticas inclusivas para as arataquenses”.

Também participaram do encontro o secretário de Governo de Arataca, Renato Freitas, a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo, Nilda Bonfim, e a presidente do Partido Verde, Ninha.

Ministério Público alega que prefeitura precisa regularizar o Portal da Transparência

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública contra a prefeitura de Bom Jesus da Lapa para que regularize o Portal da Transparência da cidade. Além disso, a administração municipal deve adequar o portal às alterações introduzidas na Lei Complementar nº 131/2009, às diretrizes normativas apontadas no relatório da Unidade Técnica do MP e aos fins estabelecidos na Lei de Acesso à Informação.

Por causa das irregularidades, foi ajuizada uma ação civil pública contra o prefeito Fábio Nunes (PSD) pelo ato de improbidade administrativa. De acordo com o MP, foram realizados estudos em diversos portais da transparência dos municípios baianos com população superior a 50 mil habitantes, no qual se incluiu Bom Jesus da Lapa.

Na ação por improbidade administrativa, o MP requer que a Justiça determine que o gestor seja condenado ao pagamento de uma multa civil de 24 vezes o valor da remuneração recebida pelo prefeito e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a quatro anos, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa.

//

Estudantes de 16 anos ou mais e que estejam cursando nível superior podem se inscrever

Leia em: < 1 minuto

A Petrobras abriu quarta (7.junho) as inscrições gratuitas para um concurso com cerca de 200 vagas para formação de cadastro de reserva de estágio em diferentes cursos do ensino superior. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 16.

A estatal divulgou que a seleção vai contemplar onze estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A seleção é para estudantes de 16 anos ou mais e que estejam cursando ao menos o terceiro semestre para cursos com menos de quatro anos de duração. Para os cursos com mais de quatro anos, é preciso estar ao menos no quinto semestre. Já para quem faz direito, é necessário estar ao menos no sétimo semestre.

Quem for aprovado, receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1.825 e transporte diário, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. A carga horária é de 20 horas semanais. Com duração mínima de seis meses, o estágio poderá ser renovado por até 24 meses.

Além da prova online, o processo terá análise comportamental e exames médicos. Para se inscrever, basta acessar o site.

Ao todo, vão ser ofertadas 259 vagas para 17 cargos

Leia em: < 1 minuto

Na última 3ª feira (6.junho), a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna iniciou as inscrições para o processo seletivo que vai preencher 259 vagas para 17 cargos diferentes.

Entre as oportunidades, estão vagas para Digitador, Cuidador, Técnico em Montagem e Manutenção de Rede, Auxiliar de Serviços Gerais e Cozinheira. Além disso, o processo seletivo vai formar cadastro reserva para os cargos de Assistente Social e Psicólogo.

As provas vão acontecer até hoje (9.julho) e as inscrições devem ser realizadas pelo site.

//

Interessados devem acessar o site do Detran e obter mais informações

Leia em: < 1 minuto

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com três leilões online abertos. O interessado deve acessar o site do órgão, seguir as regras dos editais e ficar atento aos prazos para o registro de lances.

Os certames oferecem, além de sucatas aproveitáveis, veículos conservados e custodiados em sete cidades baianas. Nos editais dos leilões, constam endereços dos pátios, datas e horários para visitação prévia dos lotes, com orientações gerais aos interessados.

As regras para os certames e informações adicionais estão disponíveis no site do órgão, na aba “Leilões”, ou pelo telefone (71) 3116-2300. O veículo de leilão é entregue livre e desembaraçado. O arrematante é responsável pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA, além das taxas dos serviços para transferência de propriedade.

O leilão é realizado, exclusivamente, na modalidade eletrônica. No caso das sucatas aproveitáveis, só podem participar do leilão pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos