//

De acordo com Neto, governo prometeu durante a campanha que não aumentaria a alíquota do ICMS

Leia em: 2 minutos

O ex-prefeito de Salvador e ex-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), reapareceu nas redes sociais para criticar a decisão do governo estadual de reajustar o valor da alíquota do ICMS a partir de março de 2023. Neto ironizou a situação ao dizer que esse é o presente de Natal que o governo dá aos baianos.

O ex-candidato relembrou, inclusive, que o governo chegou a dizer durante a campanha que não aumentaria o ICMS, mas a promessa não foi honrada: “Eu lembro que, na campanha, eles disseram que não fariam isso. (…) Não é isso que os baianos esperam. A nossa esperança e a nossa expectativa é que as coisas melhorem, mas, definitivamente, o caminho não é esse”.

ACM Neto criticou, também, o aumento nos salários do governador, vice-governador e secretários. O político disse que, enquanto várias pessoas enfrentam dificuldades para ter o que comer na mesa, os governantes estaduais vão receber um salário ainda maior.

Recentemente, a secretaria estadual da Fazenda divulgou que, a partir de março, a alíquota do ICMS vai passar de 18% para 19% e que a decisão foi necessária para manter o funcionamento dos serviços. 

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Vereador Danilo da Nova Itabuna dá repaginada no cabelo

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna, Danilo da Nova Itabuna (União Brasil), resolveu mudar e deu uma repaginada no visual para iniciar o ano de 2023. De cabelo platinado, ele surgiu sorridente nas redes sociais para mostrar a mudança.

Será que vem mais novidades por aí no mandato do edil em 2023? A conferir!

//

Rio de Contas não banha cidade de Ilhéus e, portanto, não há risco de provocar alagamentos no município

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Ilhéus está alertando a população sobre uma fake news que tem circulado nas redes sociais dizendo que o aumento da vazão da Barragem da Pedra, em Jequié, pode impactar diretamente a população do município. A realidade é que o Rio de Contas banha Jequié, Aurelino Leal, Ubaitaba e Itacaré, mas não abrande os rios Cachoeira, Almada e Santana.

Apesar do Rio Cachoeira ter tido um considerável aumento no volume após as fortes chuvas, a situação está sendo monitorada de perto e é considerada sob controle. Dessa forma, são inverídicos os vídeos compartilhados em grupos de mensagens que dizem que Ilhéus vai ficar igual a Jequié.

Em caso de dúvidas, basta acionar a Defesa Civil do município pelo telefone 73 97400-3521.

//

Zé Cocá assegura que município está tentando minimizar situação mesmo sem o auxílio da empresa

Leia em: 2 minutos

Em coletiva de imprensa realizada nesta 2ª feira (26.dezembro), o prefeito do município de Jequié, Zé Cocá (PP), cobrou explicações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) sobre o aumento da vazão da Barragem da Pedra. Após o aumento da vazão do equipamento, o Rio de Contas encheu e, consequentemente, houve represamento do Rio Jequiezinho, que transbordou e alagou ruas e avenidas da cidade.

De acordo com o gestor, até o momento, a Chesf não deu explicações sobre a atual situação e, há 5 dias, o poder público tenta entender o que realmente aconteceu para que o caos se instalasse. Ainda segundo Zé Cocá, o município já vinha se preparando para a situação, no entanto, sem receber detalhes da empresa.

Em reunião realizada com um representante da empresa, o prefeito disse que o prejuízo em Jequié é incalculável: “A Chesf falou na reunião que passou para todos os municípios o plano de inundação, mas nós vimos que nenhum município recebeu. O que nos foi passado foi o plano em caso de rompimento da barragem. O prejuízo em Jequié e na região é incalculável, não só o financeiro, mas o psicológico porque todo mundo está abaladíssimo”

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

“Neste primeiro momento, 208 feirantes que trabalham em boxes estão sendo transferidos. Mas, o galpão abrigará um total de 400 feirantes, inclusive aqueles que trabalhavam na área externa da feira”, explica o secretário Humberto Mattos.

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna deu início nesta 2ª feira (26.dezembro), à transferência dos comerciantes da Feira Livre do Bairro São Caetano para o antigo galpão da fábrica de calçados da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro. A mudança temporária e de forma consensual foi necessária em decorrência do início das obras de requalificação da feira livre do bairro, que atende a um pedido de comerciantes e consumidores.

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, responsável pela condução do processo de transição, explica que o galpão está sendo adaptado para receber os feirantes de forma humanizada. A expectativa é de que o novo espaço provisório da feira livre do São Caetano esteja em pleno funcionamento no próximo dia 5 de janeiro.

A obra de requalificação da Feira Livre do São Caetano conta com execução sob a responsabilidade da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões nas obras de requalificação do equipamento.

Notícias mais lidas

Outros assuntos