Escola 28 de Julho será requalificada pela Prefeitura de Itabuna // 📷 Foto de Pedro Augusto.

Leia em: 2 minutos

Alunos da Escola Municipal 28 de Julho, no Califórnia, que atende á 562 alunos, tiveram o primeiro dia de aula presencial nesta 4ª feira (26.outubro), no 3º andar do antigo Ciso (Colégio Sesquicentenário), no Bairro de Fátima, para onde foram transferidos. A mudança é provisória em virtude das obras de reforma que serão realizadas no telhado e no muro da unidade.

O terceiro andar do prédio do Ciso passou por adequações porque estava fechado. Dentre elas, no forro, pintura e telhado e ganhou mobiliário. “O espaço foi cedido sem ônus para o município após um diálogo com a direção do educandário. Antes, cogitamos o espaço de uma escola particular, no Parque Boa Vista, mas o imóvel não comportava os estudantes”, explicou o secretário da Educação, Júnior Brandão.

A  diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação, Elioenai Farias, lembra que os alunos transferidos estavam recebendo Blocos de Atividades. A partir de agora terão  atendimento com professores em sala de aula, na sala multifuncional e atendimento do Grupo de Estudos e Intervenção na Alfabetização(GEIA). “É um novo tempo para  essa comunidade escolar”, frisa.

Ela disse ainda que a escola municipal também tem alunos cadeirantes. Por isso, foi necessária a adequação de uma sala no andar térreo do Ciso para atender esses estudantes. “Essas turmas  não retornaram  hoje, porque o piso será trocado. Mas na próxima semana estarão na sala de aula”, afirmou.

PASSE ESCOLAR
Por causa do deslocamento dos estudantes para a nova unidade, 151 alunos já  foram cadastrados, par fazer o cartão de meia passagem no transporte público. A recomendação é que os alunos da Escola 28 de Julho se dirijam à sede da empresa de ônibus Atlântico, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, para  confeccionar o referido cartão. É necessário apresentar RG, CPF, comprovantes e de residência e de matrícula.

//

Projeto tem o objetivo de diminuir o tempo de espera de atendimentos e humanizar prestação do serviço

Leia em: < 1 minuto

Representantes do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, apresentaram os resultados do Projeto “LEAN nas Emergências” em uma solenidade realizada no Teatro Municipal Candinha Doria. Foram seis meses intensos de atividades que tinham o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências e, ao final, foi observada uma diminuição de 51% de superlotação no HBLEM.

Em relação ao tempo de permanência do paciente no pronto-socorro até o momento da alta hospitalar, houve uma diminuição de 54%. Já os pacientes com indicação de internação, atualmente, ficam 70% menos tempo dentro do PS. O tempo de decisão do médico até o paciente chegar ao leito de internação é, agora, 71% menor do que antes.

Os representantes da unidade esperam que, a partir de agora, o projeto seja colocado em prática para humanizar o atendimento às pessoas com paciência e, acima de tudo, prudência.

//

Senador teve ferimentos leves e esposa ficou gravemente ferida

Leia em: < 1 minuto

Hoje (26.outubro), o senador pelo estado do Tocantins, Irajá Silvestre Filho (PSD), sofreu um acidente de carro próximo ao município de Arraias, no Tocantins. No veículo, também viajavam a esposa do político e o motorista, que não resistiu aos ferimentos.

O senador e a esposa deram entrada no Hospital de Arraias depois de serem socorridos por pessoas que passavam pelo local e, em seguida, foram transferidos para um hospital em Goiás. Irajá teve apenas alguns ferimentos, mas a esposa dele ficou gravemente ferida.

Suspeito era interno de centro de reabilitação e aproveitou momento em que vítima estava sozinha em casa para cometer o crime

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem (25.outubro), um homem de 26 anos foi preso depois de estuprar uma criança de 7 anos no Condomínio Pedro Fontes, localizado no Bairro São Roque, em Itabuna. O suspeito faz parte de um centro de recuperação e estava na companhia de outros internos arrecadando contribuições para a instituição quando cometeu o crime.

Tudo começou quando o suspeito bateu na porta de uma casa e percebeu que a criança estava sozinha. Foi nesse momento que ele pediu um copo de água e entrou no imóvel, trancou a vítima no banheiro e cometeu o ato criminoso.

A mãe da criança havia saído de casa rapidamente para comprar um refrigerante e, quando retornou, encontrou a menina chorando bastante. O suspeito já havia fugido do local, mas os moradores acionaram a polícia para denunciar o caso e as buscas foram iniciadas.

O suspeito foi encontrado nas imediações do condomínio e, em depoimento, confessou que já havia estuprado uma mulher anteriormente na cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado. Ele deve passar por uma audiência de custódia na tarde de hoje (26.outubro), onde o juiz vai decidir se ele permanecerá preso ou não.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Manoel Novaes, onde passou por atendimento e, depois, foi levada para o Departamento de Polícia Técnica para realizar o exame de corpo de delito. O Conselho Tutelar está acompanhando o caso.

//

Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão visitam o município para angariar votos para Jair Bolsonaro

Leia em: < 1 minuto

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, visita o município de Itabuna nesta 4ª feira (26.outubro). Além dela, a senadora e ex-ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), e a vice-governadora eleita pelo Distrito Federal, Celina Leão (PP), também marcam presença na cidade.

A confirmação da visita foi feita pelo presidente do PL em Itabuna, Fernando Netto. O encontro está previsto para acontecer às 16h na Tenda da Igreja Vida e Paz, localizada na Avenida Princesa Isabel, ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves.

Por meio de nota, o presidente da legenda convidou a população para comparecer ao evento, que tem o objetivo de atrair o voto feminino para o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

//

Medida é para não interferir no resultado das eleições de domingo

Leia em: < 1 minuto

Desde 3ª feira (25.outubro) até dois dias depois das eleições de domingo (30.outubro), eleitores não podem ser presos ou detidos. As exceções são em casos de flagrante delito ou por causa de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

Além disso, membros das mesas diretoras e fiscais de partidos políticos também não podem ser presos durante o exercício das funções. Caso ocorra qualquer prisão, a pessoa deve ser conduzida, imediatamente, à presença do juiz competente, a quem vai caber verificar a legalidade ou não da detenção.

O salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto e impedir que haja interferência externa no resultado do pleito.

Pedro Cícero e Luís Augusto "caíram no murro" durante sessão legislativa

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de ontem (25.outubro), os vereadores Pedro Cícero (Cidadania) e Luís Augusto (DEM) discutiram e foram às vias de fato dentro da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. De acordo com o site Acorda Cidade, a briga começou quando Pedro filmou os vereadores da base do prefeito Colbert Martins (MDB), o que não agradou Luís Augusto,

Após trocar ofensas verbais, a dupla começou a dar socos e foi contida por outros vereadores e pelos seguranças da Casa Legislativa. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a confusão generalizada e é lamentável ver que a Casa do Povo se transformou em um ringue de boxe.

//

Ferramenta pode ser utilizada na hora de votar por eleitores que realizaram o cadastramento biométrico

Leia em: < 1 minuto

Os eleitores brasileiros podem baixar o aplicativo e-Título até o próximo sábado (29.outubro), véspera do 2º turno das Eleições Gerais. O eleitor que tiver realizar o cadastramento biométrico pode utilizar apenas a ferramenta para conseguir exercer o direito do voto.

O e-Título também pode ser utilizado para consultar o local de votação, emitir certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais, além da guia para pagamento de multas, justificativa eleitoral, entre outros.

O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Para aqueles que não fizeram o cadastramento, é preciso apresentar algum documento oficial com foto para votar no próximo domingo (30.outubro), a exemplo do RG, carteira de motorista ou passaporte.

Notícias mais lidas

Outros assuntos