De acordo com Danilo, há vereadores preocupados com os partidos, mas não com o povo: "Eu queria que, nessa Casa, se preocupassem, realmente, com a população que foi atingida com a enchente"

Leia em: 2 minutos

O vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) não poupou críticas ao governador Rui Costa (PT) durante sessão realizada hoje (27.abril) na Câmara de Vereadores. O edil fez questão de lembrar que as pessoas atingidas pela enchente do Rio Cachoeira em dezembro do ano passado continuam passando necessidades e precisando de moradia, principalmente das 1.100 casas prometidas pelo governo estadual.

De acordo com Danilo, dentro da Casa Legislativa, há vários colegas preocupados em defender partidos ao invés de pensar na população: “Infelizmente, muitos ainda se preocupam com a bandeira do partido e com a sigla partidária. Eu queria que, nessa Casa, se preocupassem, realmente, com a população que foi atingida com a enchente”.

Danilo subiu o tom ao dizer que Rui Costa também não está preocupado com o bem estar do povo e que a promessa da construção das casas ainda não saiu do papel: “O governador, no período de dezembro, sobrevoou a região de Itabuna, mas não colocou o pé na lama! O governador foi para o programa de televisão para dizer que ia fazer 1.100 casas em Itabuna e, se fosse o joão-de-barro, já tinha feito a casa dele, mas o governador nem nessas casas apareceu! Cadê o seu Rui Costa que não veio aqui falar nada para esse povo? As pessoas estão morando de favor nas casas. As pessoas estão padecendo na cidade e muitos sem condição de pagar aluguel. As pessoas estão esquecendo de defender quem colocou a gente aqui. Cadê o governador que prometeu 1.100 casas em Itabuna? Por que não se fala mais nada? Será que a necessidade do povo passou?”.

Além disso, o vereador classificou como “oportunistas” as pessoas que utilizam a população para se promover, mas não gostam da cidade, assim como não investem nela: “Me mostre alguma empresa em Itabuna gerada pelo governo do estado nesses últimos 16 anos. Quantas indústrias trouxeram para cá? Covardes! Essas pessoas não gostam de Itabuna e são oportunistas! Essas pessoas são covardes para se beneficiar e fortalecer as bases eleitorais! (…) Respeito todos os vereadores dessa Casa, mas vamos nos preocupar com Itabuna! Eu respeito os vereadores, mas não bajuladores de governador, de candidato nem de ninguém”.

Por fim, Danilo lembrou que os anos passam e nenhum político dura para sempre: “Nós temos uma missão nessa cidade que é reerguer a desgraça que estava nessa cidade. Nós não somos capachos de políticos. Isso aqui é passageiro e a conta de todos nós vai chegar. Daqui a 2 anos, a conta chega e muita conta não fecha!”.

Leia em: 2 minutos

“A retomada e transformação em realidade do projeto de irrigação Baixios de Irecê, depois de anos de descaso, marca a diferença entre o governo Bolsonaro e as gestões do PT”, disse o pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma, em entrevista à rádio Caraíbas, de Irecê, na tarde desta 5ª feira (27.abril). “Enquanto Bolsonaro trabalha e realiza, o PT vive de propaganda”, acrescentou.

Localizado no município de Itaguaçu da Bahia, o projeto de 1987, segundo Roma, vai começar a cumprir depois de décadas seu objetivo de ser um poderoso vetor de desenvolvimento para a região de Irecê, composta por 19 municípios e população de cerca de 500 mil habitantes. “Parece que os governos petistas consideram como adversários todos aqueles que querem produzir e, por isso, não contribuem com o setor produtivo. Esquecem que o agronegócio representa quase 30% da economia estadual”, comentou.

Para o pré-candidato bolsonarista, o descaso não foi diferente com a duplicação das BRs 101 e 116, que foram ampliadas nos estados vizinhos, mas o trecho da Bahia permaneceu inalterado na era petista. “O mesmo se repetiu na Fiol que só agora saiu da propaganda do PT para entrar de verdade nos trilhos, durante o governo Bolsonaro”.

João Roma garantiu que, no caso de eleito, vai promover avanços não só na infraestrutura da Bahia. “Vamos também melhorar os serviços públicos. Criar condições para que a saúde ofereça um atendimento digno e os baianos não fiquem sujeitos à roleta russa da regulação. Vamos investir na segurança pública e impedir o avanço da escalada da violência, bem como oferecer uma educação decente, à altura dos baianos, que não merecem o pior ensino do Brasil”.

//

Leia em: < 1 minuto

A Adasb (Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia) está na contagem regressiva para a terceira edição do Final de Semana do Produtor, que acontecerá nos dias 29, 30 de Abril e 1º de Maio, no Divino Bosque, em Itabuna.

O espaço aconchegante e muito agradável completa o evento que vai reunir um seleto grupo de expositores de diversos segmentos do setor agropecuário, uma programação técnica preparada com muito critério, além de diversão para toda família. “Preparamos tudo com muita dedicação e empenho. Será um evento imperdível”, comentou o presidente Pablo Nascimento.

Leilões virtuais de gado de corte e de leite, organizados pela Rancho Leilões, que mais uma vez é parceira da Adasb no Final de Semana do Produtor, também fazem parte da programação. Os leilões prometem movimentar o evento, com ótimas oportunidades de bons negócios!

//

Maior evento municipalista da América Latina não acontecia há dois anos

Leia em: 2 minutos

Com a presença de mais de 8 mil gestores de todo o Brasil, está acontecendo a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios no Centro Internacional de Convenções de Brasília. A abertura aconteceu ontem (26.abril) após dois anos sem a realização do maior evento municipalista da América Latina e contou com a presença de autoridades dos três poderes.

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), fez questão de ir à capital federal e destacou a importância de um evento dessa natureza: “Essa oportunidade é única para que a gente possa discutir os caminhos para a construção de um país melhor. A gente sabe que tudo começa de baixo, das cidades, depois temos os estados, as regiões e o Brasil inteiro. A união, com certeza, constrói pontes e melhora a vida das pessoas”.

Durante o encontro, vários temas vão ser discutidos com os prefeitos, a exemplo do Projeto de Emenda Constitucional que propõe a redução da alíquota das contribuições sociais, o Projeto de Lei que institui o Regime Especial de Contribuição Patronal Previdenciária dos Municípios e o Projeto que altera a Constituição Federal para garantir recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social, entre outros.

Além de Ferlú Mansur, participam do evento Vinícius Ibraan, prefeito de Buerarema, Naeliton Rosa, prefeito de Itapé, Gel da farmácia, vice-prefeito de Buerarema, Antônio Valete, prefeito de Jussari, Paulo do gás, prefeito de Camacã, Léo Capoeira, prefeito de Itajuípe, e Renato Freitas, secretário de governo de Arataca.

//

A sessão especial também será transmitida pelas redes sociais da casa legislativa ilheense

Leia em: < 1 minuto

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Vereadores de Ilhéus terá sessão especial para discutir o Abril Indígena. O debate acontecerá amanhã (28.abril), às 16h, no plenário Gilberto Fialho e contará com a presença de diversas lideranças dos povos originários e de representantes de entidades representativas que apoiam a causa indígena e a demarcação de seus territórios.

De acordo com Cláudio Magalhães, primeiro indígena eleito vereador no município e autor do requerimento que viabilizou a sessão, o cenário atual para indígenas no Brasil é bastante desfavorável. “Assim como nos últimos anos, 2022 teve um início dramático para os brasileiros e se mostra especialmente desafiador aos povos indígenas, que permanecem mobilizados na defesa de seus direitos”, justificou.

O vereador ainda lembrou que no país tem mais de 800 terras indígenas não demarcadas e as ameaças em virtude da não demarcação são inúmeras, com invasões, desmatamentos e perseguições de lideranças. “Por esse motivo, este ano vamos colocar em pauta o tema: “Retomando o Brasil, Demarcar Territórios e Aldear a Política”. Aqui em Ilhéus, temos nosso povo Tupinambá, muito participativo e atuante nas políticas de nosso município, nesse sentido será muito importante termos esse debate na casa legislativa”, concluiu.

Leia em: 2 minutos

Ao lado da comunidade do bairro Hernani Sá, a pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão, participou do ato de assinatura da ordem de serviço para a construção da areninha da zona Sul de Ilhéus. Com as presenças do secretário da Setre, Davidson Magalhães, o superintendente Marcos Almeida da Sudesb, a coordenadora da Setre, Charliane Sousa, junto ao vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, e aos vereadores Gurita e Cláudio Magalhães, Soane também transmitiu, aos moradores do bairro, o abraço do prefeito Mário Alexandre, que se encontra em Brasília.

“Essa é mais uma obra em parceria com Rui Costa, um homem que tem olhado por Ilhéus com amor e carinho, assim como olha Jerônimo, o nosso secretário Davidson Magalhães, e o governo Marão. São seis anos de uma evolução muito grande em Ilhéus. Agradeço a cada um de vocês que tem na mente, esperança e fé em Deus que as coisas vão acontecer. Isso aqui vai melhorar e muito, acredite! Porque é assim que se pensa na evolução de uma cidade, com gratidão, trabalho e comprometimento”, disse, em seu pronunciamento, emocionada. Soane agradeceu ao governador Rui Costa, às equipes de governos, ao secretário Davidson, ao vice-prefeito Bebeto Galvão e aos vereadores parceiros.

“O resultado do trabalho de melhoria da cidade é, por exemplo, o saldo positivo de 2.164 novos postos de trabalho e mais de 600 empresas criadas”, acrescentou a pré-candidata. Ela acredita que a areninha beneficiará o bairro não só pelo atrativo da prática esportiva, mas uma melhora substancial no comércio local e movimento, gerando emprego e renda na localidade. A obra para a construção do campo de 50 m x 30 m com alambrado, grama sintética, iluminação e vestiário está orçada em R$ 890 mil reais. Também foi anunciado que o governo vai reformar, ainda, 60 barracas da central de abastecimento.

//

Área de 6 hectares foi cedida à UFSB pela Ceplac

Leia em: 2 minutos

Já está quase tudo pronto para a grande inauguração do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A área de 6 hectares, localizada na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na BR-415, entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, vai ser aberta no próximo dia 6, às 14h. Na solenidade de inauguração, vão estar presentes autoridades municipais, estaduais e federais, além do ministro da Educação, Victor Godoy.

As obras do Núcleo Pedagógico e dos demais elementos da infraestrutura do Campus Jorge Amado foram licitadas nos anos de 2015 e 2017. O edifício do Núcleo Pedagógico, por exemplo, que vai concentrar salas de aula e laboratórios, possui 6 mil m² de área e, ao todo, o investimento na infraestrutura chegou a R$ 61 milhões.

As edificações contam com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não-industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva. Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do sul da Bahia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos