//

Prefeito Augusto Castro prefere fechar os olhos a enxergar os verdadeiros problemas da cidade de Itabuna

Leia em: 2 minutos

Analisando friamente a situação da cidade de Itabuna, é nítido que alguns problemas ainda não foram resolvidos pela atual gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Eleito com folga em 2020 ao lado de Enderson Guinho (União Brasil), o gestor havia feito promessas inovadoras e garantido que a cidade mudaria caso assumisse a gestão. Após 1 ano e 3 meses, será que a população concorda que #ItabunaTáDiferente mesmo?

Justiça seja feita, Castro não teve sorte com alguns acontecimentos que, claro, fugiram ao controle de qualquer ser humano, a exemplo da enchente do Rio Cachoeira e os inúmeros transtornos causados por ela. Até mesmo a ornamentação natalina – até então inédita na cidade – foi, literalmente, levada água abaixo e afundou o sonho do “maior natal de todos os tempos”.

Já quando observamos, por exemplo, que, até hoje, o contrato firmado entre a prefeitura e a empresa responsável por operar o transporte público coletivo, é emergencial, fica difícil entender. Durante a campanha, Castro disse que os ônibus eram uma prioridade do governo e chegou a afirmar que seriam um dos primeiros problemas solucionados pela gestão. Por enquanto, o que se vê é a população amargando a falta de estrutura dos veículos, além do descomprometimento e organização da empresa em cumprir os horários e oferecer o mínimo de conforto aos passageiros.

Quando se caminha pelos bairros da periferia, a campeã de reclamações é a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). A impressão é que o que já era ruim, ficou ainda pior. Não se sabe se as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica nas estações de captação ou se a falta de planejamento e modernização da empresa são as responsáveis pelo verdadeiro caos na hora do povo ter acesso ao serviço que, diga-se de passagem, não é barato.

Nos bastidores, o que se comenta é que é difícil encontrar o prefeito em terras grapiúnas até mesmo para apresentar os problemas vividos pelos moradores de Itabuna. Com a justificativa de que está sempre fora da cidade em busca de recursos, o prefeito foge à regra de que “o olho do dono é que engorda o gado”. A oposição está de olho e não poupa críticas ao estilo EAD (à distância) de governar do prefeito, mas, se está agradando a população, 2024 é que vai dizer.

Parece que, até então, quem aprovou mesmo a gestão Augusto Castro foi a Câmara de Vereadores. Com 21 ocupantes na Casa Legislativa, não há oposição real ao Poder Executivo. Prova disso é que o presidente da Câmara e correligionário de Augusto, vereador Erasmo Ávila (PSD), foi reeleito para o próximo biênio com unanimidade no início deste mês.

Leia em: < 1 minuto

O Pauta Blog, constantemente, quer saber a opinião dos leitores sobre a atuação de políticos e políticas da região. É primordial entender como está a aprovação dos eleitores quanto às escolhas feitas nas últimas eleições, principalmente em ano eleitoral. Isso é democracia!

Dessa vez, queremos saber o que a população acha sobre a atuação do secretariado escolhido pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Clique abaixo e vote na enquete!

//

"Vou analisar adiante se vou participar ou não das eleições. (…) Pode ser que eu não seja candidato a nada", declara Moro em entrevista ao Uol

Leia em: < 1 minuto

Hoje (25.abril), o ex-juiz federal e ex-ministro, Sérgio Moro (União Brasil), concedeu entrevista ao Uol e declarou que pode não participar do pleito eleitoral de outubro. Depois de ter trocado o Podemos pelo União Brasil, mas ter sofrido resistência de uma ala do partido, Moro foi escanteado e se recusa a concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo.

Antes, o ex-juiz batia na tecla de que gostaria de “mudar o Brasil” e ser candidato à Presidência. Depois, recuou e disse que era um mero “soldado da democracia” dando a entender que aceitaria o posicionamento da legenda. Agora, ao Uol, ele não confirma a candidatura à Câmara Federal e disse que pode ficar de fora da disputa: “Vou analisar adiante se vou participar ou não das eleições. (…) Pode ser que eu não seja candidato a nada”.

//

Guedes tem 72 anos de idade e tomou as três doses da vacina

Leia em: < 1 minuto

O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, de 72 anos de idade, está com Covid-19. A informação foi divulgada hoje (25.abril) pela assessoria de imprensa do Ministério.

Em nota, a pasta afirmou que o ministro já foi imunizado com as três doses da vacina e que apresenta apenas sintomas leves. Guedes manteve a agenda de reuniões de forma virtual e deve permanecer em isolamento em Brasília.

Leia em: 2 minutos

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, está em Brasília, Capital Federal, para participar a partir desta 2ª feira (25.abril), até a próxima 5ª feira (28.abril), da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece no Centro Internacional de Convenções. Monalisa faz parte de uma grande comitiva baiana com mais de 500 integrantes, entre prefeitos, secretários municipais, assessores e vereadores.

A Marcha será aberta oficialmente na manhã de 3ª feira (26.abril) e tem a realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiada pela UPB. A abertura oficial vai contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado, além de líderes partidários. De acordo com a organização, o evento receberá na sua programação os pré-candidatos à presidência da República.

“Estamos aqui tentando buscar um melhor equilíbrio fiscal. Hoje é muito difícil governar um pequeno município com poucos recursos e muitas dívidas existentes. Participamos com muito e recebemos pouco. Defendemos a redução da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS. Precisamos, entre outras coisas, reduzir esse número para que os municípios possam respirar. A cada novo governo, quem assume, recebe o município mais endividado”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

//

Leia em: < 1 minuto

O jantar que reuniria dirigentes e candidatos dos partidos que compõem a terceira via, programado para esta 2ª feira (25.abril), em São Paulo, foi adiado.

Apesar da presença confirmada dos presidentes partidários Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB), Roberto Freire (Cidadania) e Antônio Rueda (vice-presidente do União Brasil), a reunião será remarcada. A impossibilidade de participação dos pré-candidatos Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil) pede o adiamento do encontro.

Nova reunião será agendada para possibilitar a presença de todos (PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania). A pauta prevista é a discussão de critérios e caminhos para um projeto único de esperança para o Brasil e para os brasileiros.

De acordo com João Doria, pré-candidato pelo PSDB, “separados seremos derrotados e isso só interessa aos extremistas”. E completou: “O momento exige união, serenidade, equilíbrio e convergência”.

Leia em: 2 minutos

No mesmo dia em que a Paraná Pesquisas apontou que o pré-candidato ao governo ACM Neto (União Brasil) tem mais que o dobro das intenções de votos de seus adversários, o ex-prefeito de Salvador recebeu nesta 2ª feira (25.abril) mais dois importantes apoios políticos. O prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon (PP), e o vice, Carlos Alberto Bispo Cruz (PT), anunciaram que vão trabalhar para eleger ACM Neto em outubro.

“Decidi apoiar ACM Neto e João Leão (pré-candidato ao Senado) por afinidade. Sempre tive uma boa relação com Leão e o deputado Cacá Leão, que sempre apoiaram todas as ações para o desenvolvimento de São Francisco do Conde. Nossa cidade precisa de obras de infraestrutura e ACM Neto representa a mudança que todos queremos para a Bahia”, afirmou o vice-prefeito Carlos Alberto.

O prefeito Antônio Calmon disse que ACM Neto é a esperança de dias melhores para a Bahia e que sua gestão em Salvador é o melhor cartão de visita para os outros 416 municípios do estado. “Por ser do PP, pela fidelidade à liderança do nosso presidente, por todo apoio que ele (João Leão) e Cacá Leão sempre nos deram, decidi caminhar com ACM Neto. Nosso município tem muitas necessidades e tenho certeza que eles vão nos ajudar”.

O vice-governador João Leão e o deputado Cacá Leão acompanharam o prefeito e o vice de São Francisco do Conde na agenda com ACM Neto. Após o encontro, Neto falou sobre o apoio recebido. “Agradeço muito ao prefeito Calmon e ao vice Carlos Alberto. Ambos serão muito importantes nessa nossa caminhada que, a cada dia, ganha mais apoios”.

Rui Costa deu a autorização de processo licitatório no dia 2 de março para recuperação e pavimentação da BR-101 que dá acesso ao distrito de Anurí. O investimento é de 4 milhões de reais.

Leia em: < 1 minuto

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado da Bahia o aviso de licitação da estrada que dá acesso a Anuri, distrito de Arataca. O trecho vai ter 2,46km de extensão e vai beneficiar diretamente os moradores da localidade, que esperam pela obra há muito tempo.

O prefeito Ferlú Mansur (PSD), juntamente com o deputado federal Otto Filho (PSD), lutaram arduamente por essa conquista que, agora, vai sair do papel. Ao lado do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) mandou a boa notícia para o prefeito de Arataca: “Estamos recebendo a notícia com o secretário Marcus Cavalcanti, que é super compromissado com você e Otinho, saiu o aviso da licitação da estrada de Anuri”.

Uma das promessas feitas pelo prefeito Ferlú durante a campanha eleitoral de 2020 era que a estrada de Anuri se tornaria uma realidade. Agora, pouco mais de 1 ano depois de assumir o mandato, o gestor mostrou que a promessa foi cumprida e a população de Arataca pode confiar na palavra de Ferlú.

Prefeito Ferlú Mansur, deputado federal Otto Filho e deputada estadual Fabíola Mansur lutaram para que a estrada saísse do papel.

//

Leia em: 3 minutos

A aposentada Maria Francisca do Rosário Franco, de 81 anos, recebeu alta médica, na última 4ª feira (20.abril), menos de 48 horas depois de ser submetida a um implante percutâneo Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. O caso da aposentada foi o décimo segundo na instituição, porém o primeiro no sul, extremo-sul, baixo-sul e sudoeste da Bahia em que um paciente não precisou receber anestesia geral para o procedimento médico, que durou menos de duas horas.
Durante o implante realizado no último dia 18, os médicos e dona Maria Francisca ficaram conversando. “Dona Francisca acompanhou todo o procedimento enquanto batíamos papo com ela. Foi uma intervenção minimamente invasiva, o que possibilita uma recuperação rápida do paciente”, esclarece o chefe do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Itabuna, o médico hemodinamicista Gláucio Wernerck Mozer.

O especialista explica que o implante de válvula aórtica percutânea representa um enorme ganho para o paciente, pois a recuperação ocorre em um período de tempo extremamente curto. “Essa paciente, por exemplo, recebeu apenas uma sedação leve para o implante da prótese na posição aórtica com sucesso. A paciente saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o apartamento 24 horas depois e recebeu alta médica 48 horas após o procedimento”.

Gláucio Wernerck ressalta que este ano completa 20 anos do primeiro implante realizado pelo médico Cribier na França e, que naquela época, os implantes de válvula aórtica eram recomendados somente para pacientes de muito alto risco em que a cirurgia convencional era quase proibitiva por causa da mortalidade em torno de 80%. Hoje, o cenário é outro, com baixa morbimortalidade (em torno de 20% a 30%).

REFERÊNCIA EM INTERVENÇÕES CARDIOVASCULARES
O chefe do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa avalia que o procedimento inédito na região é uma prova de que Itabuna se destaca como referência em procedimentos de alta complexidade na área de intervenções cardiovasculares. “Esperamos que esse procedimento passe a contar com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) para que um maior número de pessoas possam ser beneficiados com o tratamento inovador”.

A estenose aórtica é uma patologia prevalente em pessoas acima de 70 anos e, entre os principais sintomas estão tonturas, dor no peito, cansaço e dispneia. Se não forem tratados, menos da metade dos portadores de estenose aórtica sintomáticos sobrevivem por mais dois anos. “A paciente submetida ao procedimento já vinha perdendo o sentido, apresentava cansaço aos mínimos esforços e dor no peito. Ou seja, vinha tendo uma péssima qualidade de vida”, detalha o médico Gláucio Wernerck,

Maria Francisca do Rosário recorda-se que, durante o procedimento, conversou muito com os médicos, mas não se lembra exatamente sobre o de que falaram. “Lembro-me bem do momento em que o doutor perguntou se eu estava com sono, informando que o procedimento já iria começar. Estava muito confiante nos médicos e graça a Deus ocorreu tudo bem”.

Ela conta que já não mais sente as tonturas, falta de ar e cansaço, sintomas que a perseguiam constantemente. Disse ainda que está muito feliz por voltar para convivência com os filhos, netos, bisnetos, genros e noras. A aposentada comemora ainda o fato de puder voltar a frequentar às missas na Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Ilhéus.

Filha da paciente, a comerciante Maria Rachel Franco Lopes conta que a família estava muito preocupada com o quadro de saúde de dona Maria Francisca, que precisava ser acompanhada por 24 horas. “Percebemos que o quadro de saúde dela se agravava rapidamente. Por isso, procuramos logo um especialista. Sentimos confiança na equipe quando fomos informados sobre qual tipo de procedimento seria feito. É muito bom para toda a família ter a nossa mãe de volta para casa”.

//

22 novos casos foram contabilizados nas últimas 24 horas

Leia em: < 1 minuto

No boletim epidemiológico divulgado ontem (24.abril) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, consta que o estado tem, atualmente, 354 casos ativos da infecção pelo coronavírus. Desses, 22 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Além disso, também nas últimas 24 horas, 36 pessoas se recuperaram da doença e outras 6 perderam a vida. Dos 1.541.077 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.883 já são considerados recuperados e 29.840 tiveram óbito confirmado.

Em relação à imunização contra o vírus, até o momento, há 11.489.974 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.622.903 com a segunda dose ou dose única e 5.358.972 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 868.745 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 298.844 já tomaram, também, a segunda dose.

Notícias mais lidas

Outros assuntos