A entrevista com Vilas-Boas foi realizada virtualmente já que ele está em isolamento por ter testado positivo para a Covid-19 pela segunda vez

Leia em: 2 minutos

Nesta 6ª feira (28), o Pauta Blog entrevistou o médico cardiologista e ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Durante a entrevista, ele confirmou a pré-candidatura a deputado federal nas eleições de outubro, declarou estar confiante na vitória e teceu duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Questionado sobre o partido escolhido para concorrer às eleições, Fábio disse que ainda está em processo de negociação, mas tudo indica que vai se filiar ao MDB: “Eu posso dizer que tem 90% de chance de eu ir para o MDB. Só falta concluir esse processo de aliança com Jaques Wagner (PT). Estamos no meio e bem perto disso acontecer. (…) Até fevereiro, a fatura vai estar liquidada”. OUÇA 👇

 

Estreante na disputa por um cargo político, o ex-secretário declarou que tem recebido apoio de várias lideranças e disse acreditar na vitória: “Eu nunca fui político. A minha primeira incursão foi como secretário estadual de Saúde e, agora, eu estou como pré-candidato a deputado federal construindo minhas bases, tentando viabilizar minha candidatura e, graças a Deus, estou caminhando bem. Tenho encontrado muitos apoios, cada vez mais pessoas me buscam para manifestar apoio e isso tem sido muito bom. Creio que a gente vai conseguir chegar entre os mais votados da Bahia”. OUÇA 👇

 

ENFRENTAMENTO À COVID-19
O Pauta Blog pediu para o médico avaliar o enfrentamento à Covid-19 no Brasil e Fábio não hesitou em criticar a conduta do Governo Federal: “A Covid vem sendo enfrentada, no nível nacional, com uma ambiguidade. Por um lado, você tem os técnicos do Ministério tentando fazer a coisa certa e, na outra ponta, o presidente da República remando contra o movimento vacinal e, no meio do caminho, o ministro da Saúde que não sabe a quem atende. (…) O reflexo disso para nós, aqui na ponta, é que não vem dinheiro nem vacina. O discurso é conflituoso”.

CRÍTICAS AO PRESIDENTE BOLSONARO
Sobre a atuação de Jair Bolsonaro (PL), Vilas-Boas disse que o presidente tem o objetivo de ver as pessoas morrerem em decorrência da doença: “Inexperiente, todos nós somos, o mundo inteiro é diante da pandemia. Não é por falta de experiência, o problema do presidente é muito mais grave. É negligência e é dolo, ou seja, vontade de querer fazer o mal, vontade de querer ver as pessoas morrerem. Eu tenho várias declarações no sentido de que as pessoas não deveriam usar máscara nem distanciar-se nem vacinar-se. (…) Ele quer que o povo morra. O que nós temos, em Brasília, é um irresponsável travestido de presidente da República”. OUÇA 👇

📷 Fotos da Ascom/Sesab

A Ômicron foi identificada em 46 amostras

Leia em: 2 minutos

O boletim epidemiológico deste sábado (29) registra 31.884 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Esse é o maior número casos ativos registrado no estado durante toda a pandemia, ultrapassando os 30.221 casos do dia 13/07/2020.

Nas últimas 24 horas também foram registrados 8.125 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,60%), 5.898 recuperados (+0,46%) e mais 13 óbitos. Dos 1.355.500 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.295.709 já são considerados recuperados e 27.907 evoluíram para óbito.

VARIANTE ÔMICRON REPRESENTA MAIS DE 71% DOS CASOS
Em nova rodada de sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), a Ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo.

São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos. Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BL0G ⤵️

ANÁLISE❗ Uma foto diz mais que mil palavras, não é, Enderson Guinho, Augusto Castro e Paulo Magalhães?

Em apenas 5 dias, crescimento dos casos de Covid-19 foi de 7,94%

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Itapebi, na região extremo sul do estado, decidiu suspender os atendimentos ao público na sede administrativa depois que cinco servidores foram diagnosticados com a Covid-19. Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 917 casos e 26 pessoas morreram por causa da doença.

De acordo com a secretaria de Saúde de Itapebi, o crescimento dos casos de Covid-19 em apenas cinco dias foi de 7,94% e deixou a cidade em alerta. Apesar dos trabalhadores contaminados não apresentarem quadros graves da doença e estarem em isolamento, a administração decidiu suspender os atendimentos porque outros funcionários tiveram contato com essas pessoas. Com informações de G1.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BL0G ⤵️

ANÁLISE❗ Uma foto diz mais que mil palavras, não é, Enderson Guinho, Augusto Castro e Paulo Magalhães?

//

Ele tinha mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho

Leia em: < 1 minuto

O empresário e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna, Clóvis Midlej, morreu hoje (28 de janeiro) aos 89 anos de idade. Ele tinha Alzheimer e estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, mas, infelizmente, não resistiu.

Além de empresário do ramo de veículos, Clóvis foi integrante assíduo do Rotary Clube e da Maçonaria, participando de muitas ações em prol da sociedade itabunense.

O sepultamento aconteceu na tarde de hoje no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Clóvis deixa esposa e quatro filhos.

O Pauta Blog deseja força aos familiares e amigos do empresário.

//

Bolsonaro deveria depor às 14h na sede da Polícia Federal em Brasília, mas não compareceu

Leia em: 2 minutos

Nesta 6ª feira (28.janeiro), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, negou o recurso apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União) e manteve o depoimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal. Segundo Moraes, o prazo para o depoimento acontecer terminou em dezembro e foi prorrogado a pedido do próprio presidente que, na ocasião, se dispôs a colaborar com as investigações.

A alegação do advogado-geral da União, Bruno Bianco, apresentada 11 minutos antes do horário estipulado para o depoimento acontecer, era que o presidente deveria ter o direito de ausentar-se à Superintendência da PF em Brasília porque é agente público e deve escolher se quer comparecer ou não para depor na esfera investigativa. Mas, de acordo com Moraes, a AGU protocolou essa petição mesmo sabendo que não estava de acordo com os termos da lei uma vez que o agravo foi considerado ‘intempestivo’, ou seja, fora do prazo.

Na decisão, Moraes alegou, também, que “comportamentos processuais contraditórios são inadmissíveis e se sujeitam à preclusão lógica”. O ministro apontou a incompatibilidade entre a aceitação anterior em comparecer à oitiva em momento oportuno, inclusive com o pedido de extensão do prazo, e a posterior recusa.

Hoje, Bolsonaro deveria depor por causa de uma decisão de Moraes que apura o suposto vazamento de documentos sigilosos. A presença do presidente era esperada na sede da PF às 14h, mas isso não aconteceu.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Ex-secretário Fábio Vilas-Boas confirma pré-candidatura a deputado federal (90% pelo MDB) e dispara “O que nós temos, em Brasília, é um irresponsável travestido de presidente”; ouça!

//

Oziel começou a apresentar os sintomas na última terça

Leia em: < 1 minuto

O jornalista e radialista itabunense Oziel Aragão utilizou as redes sociais hoje (28.janeiro) para comunicar que foi diagnosticado com a Covid-19. Segundo Oziel, ele apresentou alguns sintomas na última 3ª feira (25.janeiro), fez o teste para detecção da doença e o resultado foi positivo.

Ainda de acordo com Oziel, ele está cumprindo o isolamento e utilizando os equipamentos de proteção, assim como a esposa, que também testou positivo. Oziel já foi imunizado com as duas doses da vacina e aguarda a recuperação para tomar a terceira.

O comunicador comentou, também, sobre o aumento dos casos de Covid-19: “Itabuna tem muita Covid espalhada! As pessoas que estão fazendo testes na Câmara de Vereadores, no Cespe e no gripário, também tem muita gente tendo resultado positivo”.

O Pauta Blog deseja melhoras e plena recuperação!

Rosângela estava dentro da própria casa quando foi atingida com um tiro na cabeça

Leia em: 2 minutos

Na noite de ontem (27.janeiro), uma mulher morreu depois de ter sido baleada em um tiroteio entre facções criminosas rivais no Bairro Conquista, em Ilhéus. Rosângela Galvão Simões Vieira levou um tiro na cabeça quando estava dentro da própria casa.

Segundo informações cedidas pela polícia, a vítima estava na porta de casa quando percebeu que homens armados trocavam tiros na localidade. Assustada, ela correu para dentro do imóvel na tentativa de fugir dos disparos, mas, mesmo assim, foi atingida. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas Rosângela já estava sem sinais vitais.

No Bairro Conquista, o clima é de comoção já que a vítima era conhecida por ser uma pessoa de boa índole e sem nenhum envolvimento com a criminalidade. Ela era evangélica, casada e tinha dois filhos.

Rosângela, inclusive, era prima do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB). Nas redes sociais, o político lamentou o ocorrido: “Recebo com profundo pesar o falecimento de Rosângela Galvão, minha prima, que, ao sair da sua Igreja, em nossa cidade, foi vítima de bala perdida em tiroteio promovido por marginais. Que Deus a receba e conforte o coração de todos familiares, especialmente de minha tia Zilda, e amigos neste momento de profunda dor”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Ex-secretário Fábio Vilas-Boas confirma pré-candidatura a deputado federal (90% pelo MDB) e dispara “O que nós temos, em Brasília, é um irresponsável travestido de presidente”; ouça!

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Veloso Leahy

Leia em: < 1 minuto

O presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna), Carlos Leahy, destacou a importância do Programa Auxílio Recomeço criado pela Prefeitura de Itabuna. Em entrevista à TV Santa Cruz, ele apelou aos comerciantes que têm seus estabelecimentos credenciados que não vinculem a venda com a garantia estendida aos contemplados.

“É importante dizer que os estabelecimentos credenciados não podem oferecer serviços, como a garantia estendida ou qualquer outro tipo de transação que configure venda casada. Apenas oferecer o produto ao qual o Auxílio Recomeço se destina. O comerciante que estiver realizando esse tipo de procedimento, poderá ser descredenciado pela administradora do cartão e as entidades parceiras da Prefeitura no programa”, alertou Carlos Leahy.

//

"Quem viu essa cena do clipe?", brincou Anitta nas redes sociais

Leia em: < 1 minuto

Ontem (27.janeiro), o clipe da nova música da cantora Anitta, ‘Boys don’t cry’, foi lançado e o que não faltaram foram ‘memes’ com as cenas da produção. Até mesmo a própria cantora entrou na onda e compartilhou a montagem de um dos takes com a frase “Fora Bolsonaro” no Twitter.

Na versão original, a cantora abre um envelope onde a frase ‘I want you back’ está escrita. Já na versão editada, está escrito “Fora Bolsonaro” nesse cartão e a artista brincou nas redes sociais questionando ‘Quem viu essa cena do clipe?’.

A internet, é claro, foi à loucura! Uma chuva de comentários apoiando a nova edição da cena tomou conta da publicação de Anitta. Essa, inclusive, não foi a primeira vez que a cantora se posicionou contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, durante um show, um grupo de pessoas passou a gritar frases de ofensa ao Chefe do Executivo e ela respondeu “a voz do povo é a voz de Deus!”.

📷 Fotos de reprodução/Instagram
Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (28), uma equipe da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) esteve no início da Avenida Itajuípe e solucionou o problema com a desobstrução da rede com o suporte de um caminhão limpa-fossa com hidrojato. Também houve a substituição da tubulação.

Ao concluir os serviços, a equipe fez a recuperação de piso, colocando solo brita no local e preparou a base a pavimentação asfáltica na próxima segunda-feira.

Também na manhã de hoje, a equipe de saneamento desobstruiu uma rede de esgoto que estava extravasando em um trecho da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano. O problema se deveu ao escoamento de resíduos de material orgânico de um pet-shop instalado nas proximidades.

Notícias mais lidas

Outros assuntos

Custom text