Senador anunciou medida horas depois das declarações feitas pelo Presidente

Leia em: < 1 minuto

O senador e líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede), protocolou uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta 4ª feira (8.setembro) contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante as manifestações do feriado de 7 de Setembro.

Na notícia-crime, o senador solicita que seja aberto um inquérito contra o Chefe do Executivo “por sua grave ameaça ao livre funcionamento do Judiciário e pelo uso de recursos públicos para financiar atos antidemocráticos”.

Horas depois das declarações do presidente, Randolfe falou postou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Acabo de ingressar com notícia-crime no STF para que o presidente da República, Jair Bolsonaro, seja investigado pelos seguintes crimes: atentado contra a Ordem Constitucional, o Estado Democrático de Direito e a separação dos poderes, conforme prevê a Constituição Federal”.

Lira se pronunciou pela primeira vez sobre atitudes de Bolsonaro no 7 de setembro

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta 4ª feira (8.setembro), o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), discursou e comentou sobre as falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante o 7 de setembro. No entanto, o político não falou sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra o Chefe do Executivo.

Lira pediu que os conflitos entres os Poderes acabem: “É hora de dar um basta a essa escalada em um infinito looping negativo. Na discórdia, todos perdem”. Além disso, deixou claro que as portas da Câmara continuam abertas ao diálogo e que a Constituição jamais será deixada de lado.

Apesar das críticas ao presidente Bolsonaro, Lira criticou decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) contra políticos aliados ao Chefe do Executivo e elogiou todos os brasileiros que foram às ruas de modo pacífico no 7 de setembro.

//

Marco Lessa é CEO do Chocolat Festival e foi eleito duas vezes uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil

Leia em: < 1 minuto

Começa hoje (8.setembro) uma expedição dos organizadores do Chocolat Festival por seis estados brasileiros a fim de promover o cacau e o chocolate produzidos no país, bem como planejar novas edições do evento.

Entre os municípios interessados em realizar o festival estão Urubici, em Santa Catarina, famoso por abrigar o local mais frio do Brasil; Altamira, no Pará, atualmente o maior produtor de cacau do país, além de Linhares, principal cidade cacaueira do Espírito Santo. “Além desses três estados, iremos nos reunir com autoridades locais na Bahia, São Paulo e em Brasília para firmarmos protocolos de intenções e iniciarmos o planejamento das próximas edições, previstas para o início de 2022”, declara Marco Lessa, idealizador do evento e quem está à frente da expedição.

Lessa foi eleito em 2015 e 2018 uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil pela Revista Dinheiro Rural por conseguir agregar, valorizar e divulgar a cultura do cacau e a produção artesanal de chocolate de origem brasileira. O Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau é considerado o maior evento do setor na América Latina e acumula 19 edições presenciais já realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo.

Os interessados no segmento podem acompanhar a missão através das redes sociais, nos perfis no Instagram @chocolat.festival, @marcolessa360 e @grupom21.

Presidente do Senado cancelou sessões // Foto de Roque de Sá/Agência Senado

Leia em: < 1 minuto

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), cancelou as sessões deliberativas remotas e as reuniões de comissões que estavam previstas para esta quarta (8) e quinta-feira (9).

“A Presidência comunica às senadoras e aos senadores que estão canceladas as sessões deliberativas remotas e as reuniões de comissões previstas para os dias 8 e 9 de setembro”, diz a nota enviada aos parlamentares comunicando a decisão.

Um dos eventos cancelados foi audiência da Comissão Temporária da Covid-19, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para discutir o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento de medidas de combate à pandemia. Também deverá ser remarcada audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) sobre o impacto do uso de agrotóxicos no Brasil. A audiência havia sido agendada para às 14h.

//

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, foi homenageada na manhã desta 4ª feira

Leia em: 2 minutos

Reconhecida pelo apoio e serviços prestados ao 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus (5º GBM), Soane Galvão foi agraciada com o título de ‘Amigo do 5º GBM’, entregue durante a passagem de comando da corporação, realizada na manhã de hoje (8.setembro). A honraria é, sem dúvida, o resultado do trabalho em prol do povo ilheense, firmado por meio da interlocução com diversos segmentos da sociedade.

Soane agradeceu a condecoração e assegurou a continuidade da parceria de sucesso com o 5º GBM, destacando a importância do trabalho realizado pela corporação.

“Eu fico feliz com essa homenagem concedida pelo Corpo de Bombeiros, instituição que tenho grande apreço. Continuaremos empenhados para desenvolver projetos sociais e buscar o apoio necessário, a fim de ampliar as ações em benefício da nossa população”.

A solenidade marcou a despedida do Tenente-coronel BM Ednei Factum, que passou o cargo para o Tenente-coronel BM Gabriel Penna. A entrega do título foi realizada pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Adson Marchesini, e pelo ex-comandante do 5º GBM.

Zé Eduardo e o prefeito Bruno Reis (DEM)

Leia em: < 1 minuto

O apresentador Zé Eduardo disse que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), é o “prefeito mais perdido do país”. A declaração foi ontem, 3ª feira (7.setembro), pela suas redes sociais.

Zé Eduardo que também é radialista detonou o prefeito por causa das cenas de aglomeração registradas na praia do Porto da Barra.

LEIA MAIS ⬇️

Guinho e Azevedo, Geraldo Simões vs Porfírio, Gilson da Oficina, Sivaldo Reis, PDT e Podemos de Itabuna, Maria Rezadeira, Rodrigo Hagge era Neto e agora é Roma?

O presidente Jerbson Moraes (PSD) convocou para hoje a tarde, às 16 horas, a posse do vereador suplente Baiano do Amendoim

Leia em: 2 minutos

CHEGOU AO FIM O IMPASSE! O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), havia convocado primeiro o vereador suplente pelo PSL, Nery Santana, para assumir o mandato de vereador no lugar de Luca Lima (PSDB), que foi cassado em 25 de agosto.

No entendimento de advogados especialistas em direito eleitoral comentavam que seria improvável a posse de Marisvaldo dos Anjos, mais conhecido como Baiano do Amendoim (PSDB), já que ele não alcançou os 10% do quociente eleitoral nas últimas eleições.

Mas o juiz de Direito titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, Alex Venícius Campos Miranda, em decisão no domingo (5.setembro), mandou o presidente Jerbson Moraes, convocar Baiano do Amendoim para ocupar a vaga. Entendendo que a cláusula de barreira/desempenho não se aplica aos suplentes, razão pela qual reconhece Baiano do Amendoim como apto para assumir a vaga.

A decisão reconhece Baiano do Amendoim como apto para assumir a vaga deixada pelo ex-vereador Luca Lima, que teve o seu mandato cassado pela Câmara. O novo vereador de Ilhéus é filiado ao PSDB.

Baiano do Amendoim nasceu em Belmonte. Tem 49 anos, é vendedor pracista e caixeiro viajante, segundo informação prestada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na eleição de 2020, o novo vereador obteve 361 votos.

Nery Santana decidiu recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), mas o Tribunal negou.

LEIA A ÚLTIMA DECISÃO DE JERBSON MORAES👇

Considerando a decisão judicial exarada nos autos da ação de Mandado de Segurança nº 8006185-50.2021.8.05.0103, em 06 de setembro do corrente ano.

RESOLVE:

1) Tornar sem efeito a decisão publicada no diário em 03 de setembro de 2021, Edição 1318;

2) CONVOCAR o 1º Suplente do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, o Sr. MARISVALDO DOS ANJOS DE SOUZA para prestar compromisso e TOMAR POSSE do MANDATO DE VEREADOR DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, na sessão plenária do dia 08.09.2021, às 16:00hrs, no plenário desta Câmara Municipal. Até antes do momento da posse o vereador deverá apresentar à Secretaria Parlamentar Declaração de Bens e documentos pessoais.

Publique-se. Diligencie-se. Cumpra-se.

Ilhéus -BA, 08 de setembro de 2021.

JERBSON ALMEIDA MORAIS
Presidente

LEIA TAMBÉM ⬇️

Guinho e Azevedo, Geraldo Simões vs Porfírio, Gilson da Oficina, Sivaldo Reis, PDT e Podemos de Itabuna, Maria Rezadeira, Rodrigo Hagge era Neto e agora é Roma?

//

Não FICC parado, Dance! contará com palestra exclusiva de Ana Botafogo

Leia em: < 1 minuto

A Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), realizará nos dias 8 e 9 de setembro, o projeto “Não FICC parado. Dance!”, primeiro evento de dança em Itabuna na Gestão de Augusto Castro. A primeira edição conta com a participação de escolas privadas e pública do setor.

A primeira edição do tem como proposta promover, resgatar e difundir os elementos da cultura da dança itabunense. A programação contemplará, na 4ª feira (8), oficinas de danças de ritmos diferentes, dentre eles ballet, dança afro, jazz e dança do ventre. Já na 5ª feira (9), a palestra exclusiva de Ana Botafogo, renomada bailarina brasileira, com uma carreira inspiradora. Essa última será aberta, e, para participar da palestra, os interessados deverão se cadastrar o CADCULTI e reservar a vaga.

Essa é mais uma demonstração da preocupação do Governo de Augusto Castro em difundir a cultura na cidade, promovendo diferentes interações entre as diversas expressões do setorial da dança.

Para o Presidente da FICC, Aldo Rebouças, o “Não FICC Parado, Dance!” sem dúvidas irá difundir a cultura da dança e seu valor educativo entre os cidadãos itabunenses, entendendo esta como uma “expressão cultural marcante, preservando assim a nossa identidade cultural”.

Leia em: < 1 minuto

O município de Mucugê, na zona turística Chapada Diamantina, é um dos destinos mais procurados para a prática de mountain bike. Neste fim de semana, a cidade recebe uma das principais provas do calendário nacional da modalidade.

Na última 6ª feira (3.setembro), aconteceu o 8° Desafio Mucugê de Mountain Bike e reuniu aproximadamente 500 ciclistas, que seguiram os protocolos de segurança sanitária. Eles enfrentaram circuitos de 50 e 140 quilômetros por trilhas da Chapada. Já no sábado (4.setembro), aconteceu a primeira etapa da competição; no domingo (5), a segunda etapa e cerimônia de premiação.

Notícias mais lidas

Outros assuntos