De acordo com o presidente Jerbson Moraes (PSD), em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), durante a sessão ordinária desta 4ª feira (2.junho), decidiu devolver dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existir irregularidades no teor dos referidos projetos.
De acordo com Moraes, em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021. “Estas são situações que não são permitidas pela Lei Orgânica do Município”, informa o presidente.
A partir desta devolução, o Poder Executivo vai ter que corrigir os equívocos, informar as dotações em valores reais, retirar os cancelamentos que não são permitidos pela Lei, substituir os outros cancelamentos de dotações e reapresentar o Projeto de Lei à Câmara.
A partir desta reapresentação, os projetos passam a ter um rito ordinário, explica Jerbson, acrescentando que o prefeito pode, na reapresentação, solicitar o rito de urgência para avaliação e votação do plenário.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os motoristas de aplicativos que atuam em Itabuna, a procurar a SETTRAN para realizar cadastramento que irá viabilizar o acesso destes profissionais à vacinação contra a Covid-19.
A vacinação dos motoristas que atuam com aplicativos segue recomendação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), instituição responsável pelas resoluções dos grupos para vacinação contra Covid-19.
Para realizar o cadastro na SETTRAN, o motorista deve portar a carteira de identidade, comprovante de residência e registro no aplicativo.
Servidor Público Municipal, lotado na Superintendência Municipal de Trânsito (Sutrans), o agente Tarcísio Paixão assume por 30 dias o mandato de vereador em Ilhéus. Primeiro suplente do Partido Progressista (PP) ele ocupará a vaga do médico Aldemir Almeida, que pediu afastamento temporário alegando problemas de saúde.
Tarcísio tem 48 anos, já cumpriu três mandatos consecutivos como parlamentar na Câmara de Ilhéus (2009 a 2012, 2012 a 2016 e 2016 a 2020) e por duas outras vezes ocupou a vaga de suplente. Tarcísio Paixão foi empossado hoje 4ª feira (2.junho) à tarde pelo presidente da Câmara, Jerbson Moares (PSD), durante o início da sessão ordinária.
Em reunião virtual com o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, hoje 5ª feira (2.junho), o diretor-geral da Air Europa, Romero Gonzalo, anunciou a volta das operações da companhia entre Salvador e Madri a partir do dia 20 de julho. Será a princípio uma frequência semanal, com a possibilidade de aumentar para duas a partir de setembro.
Os desembarques no aeroporto de Salvador, segundo o diretor, serão às 3ª feiras, às 19h50, com partidas para a capital espanhola às 4ª feiras, às 15h30. Já em setembro, a meta é reativar a segunda frequência aos domingos. Um receptivo especial será providenciado pelo Governo do Estado para a chegada dos passageiros no dia da retomada.
No encontro, Gonzalo falou sobre os desafios da companhia diante da pandemia, os projetos de retomada e a importância que tem a Bahia para o mercado espanhol.
Em abril, a TAP retornou as operações entre a capital baiana e Lisboa.
Com a carga desta 5ª feira, a Bahia chega ao total de 6.775.710 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 173.160 da Pfizer
A Bahia recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, nesta 5ª feira (2.junho). São 366.000 doses de imunizantes da Astrazeneca/Oxford. O voo comercial trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador por volta das 9h30.
As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação. Além do quantitativo recebido hoje, está prevista a chegada de mais 37.440 doses de vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech na tarde desta 5ª feira (3.junho).
Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.
Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
A prefeitura de Itapetinga, buscando oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes diabéticos, já disponibiliza, através da Assistência Farmacêutica, as novas canetas de insulina.
As canetas para aplicar insulina tornaram o tratamento da diabetes mais prático e simplificado para crianças, adultos e idosos. Além de facilitar a aplicação, essa tecnologia tem armazenamento e transporte fácil (pode ser levada na bolsa ou no bolso) e permite melhor ajuste da dosagem, evitando erros.
Até então, as insulinas distribuídas eram de aplicação via seringa. O próprio paciente era o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. Agora, eles contam com a distribuição das canetas pré-preenchidas com insulina.
“Com esse tipo de autonomia, espera-se melhores resultados e maior controle do diabetes dos pacientes, o que irá contribuir para melhorar os índices de tratamento da doença em nossa cidade. Vale salientar que todo paciente diabético deve fazer acompanhamento mensal com seu médico da unidade de saúde, para manter sob controle seu problema de saúde”, afirmou o farmacêutico, Danylo Patês Meira.
Estava refletindo sobre a velocidade das redes sociais e da notícia, a quantidade de fake news gerada incessantemente e tentando, no meio dessa atribulação mental toda, esquematizar a linha de trabalho da equipe de comunicação que está me acompanhando em uma nova fase à qual estou embarcando. É que é tudo tão rasteiro que se a gente não se percebe, embarca em um efeito dominó de sentimentos dúbios e chega lá no final do dia exaurido, se perguntando. “Eu tive um dia ruim por qual razão, mesmo?”, sem se dar conta que foi lá naquele Bom Dia lotado de desaforos morais e políticos na palma das mãos.
Sei lá se estou certa ou errada, mas quero falar do que é bom! Mostrar o que vale à pena da vida e da Bahia! Perpetuar no espaço o que vale o nosso tempo de verdade! “Talvez seja a hora de tirar de cena os textos mais pessoais, que me afastam da Manu jornalista e me conectam diretamente com uma mulher mais sensível que nem sempre gosto de mostrar ao mundo”, pensei, naquela caminhadinha matinal marota no país Itabuna, ao redor do Rio Cachoeira. Mas sei lá, numa pandemia, onde nada faz muito sentido, tudo anda fazendo mais sentido ainda.
Cheguei em casa, abri as redes sociais e me deparei com uma pessoa contando que Nando Reis teria escrito a música Resposta após o termino de seu relacionamento com Marisa Monte, meio inconformado com o fim do romance e das suas ligações profissionais. Eles eram, além de namorados, parceiros musicais, e Nando enviava suas letras para que ela desse sempre uma olhadinha. Várias partes da canção fazem menção à artista e ao que viveram, como a citação de “Ainda Lembro”, que é um dos grandes sucessos de Marisa. Em Resposta, Nando escreveu “ainda lembro o que eu estava lendo / só pra saber o que você achou/ dos versos que eu fiz / e ainda espero resposta”. Ele queria um perdão. Ela nunca respondeu. E sei lá, hoje eu resolvi que iria falar de AMOR…
Uma Comissão de Estudos foi instituída por meio do Decreto Municipal nº 14.436, publicado no Diário Oficial do dia 1º de junho para analisar e elaborar a proposta do Plano de Cargos dos Servidores Públicos do Município. A comissão será formada por representantes indicados pelo governo e pelo sindicato da categoria.
O Secretário Municipal de Gestão e Inovação, José Alberto Lima ressalta que esta iniciativa integra um pacote de medidas que buscam garantir a valorização do servidor efetivo e também corrigir injustiças e distorções salariais.
José Alberto Lima destaca ainda ressalta que essa medida está em consonância com o compromisso firmado pelo prefeito Augusto Castro com os servidores públicos, seguindo a sua proposta de governo.
O Secretário ainda esclarece que os servidores da educação não serão contemplados com esta medida porque eles já contam com Plano de Cargos específico. A previsão é de que num prazo de 180 dias a comissão apresente a conclusão da proposta do Plano de Cargos e Carreiras, que em seguida será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.
A comunidade de Anuri, município de Arataca, fez uma manifestação para cobrar da administração municipal a aprovação do enfermeiro Elton Edgard no concurso público realizado este ano. Elton foi desclassificado por não apresentar o comprovante de residência, mas mesmo com a ausência do documento ele foi mantido nas fases seguintes da seleção.
Conforme o edital, Elton não deveria ter participado da entrevista.
Diante de tal situação, eles consideram que o profissional que é muito querido no município, deveria ser aprovado no concurso.
“Minha desclassificação revoltou a comunidade, que decidiu se manifestar ao meu favor”, disse Elton Edgard.
Elton já trabalhou na unidade de saúde de Anuri por 1 ano e 8 meses, e logo após foi coordenador da vigilância sanitária, onde ficou até dezembro de 2020. Na atual gestão também foi contratado, por um curto período de cerca de três meses. O Secretário Municipal de Administração, Vitor Mansur, explica que “todos que se inscreveram para o processo seletivo foram convocados para fazer entrevista e para o resultado final que foi analisada a documentação exigida”.
“O mesmo não foi aprovado por não cumprir as exigências do edital. O mesmo já vinha desempenhando a função de enfermeiro no município e lamentamos muito a desclassificação do mesmo por ser uma pessoa muito competente e bem quisto no distrito de Anuri”, comentou o Secretário de Administração.
A Secretária de Saúde, Amora Ferreira, lembrou que Elton Edgard foi pontuado positivamente pelo tempo de experiência e pelo bom desempenho na entrevista, “porém não entregou a documentação completa, conforme exigido pelo item 4.1.1 do edital”.
E completou: “Informamos que o mesmo havia sido contratado pela nova gestão em meados de fevereiro e vinha desempenhado um bom serviço no distrito de Anuri e foi desclassificado do seletivo apenas pelo descumprimento na entrega da documentação. Informamos ainda, que todos os inscritos tiveram tempo e oportunidade de entrar com recurso em caso de discordância com o resultado, no entanto não há nenhum requerimento questionando o resultado desse candidato, assim a reivindicação para que o mesmo exerça a função de enfermeiro no município é infundada. Lamentamos e sabemos da competência do profissional e do serviço de qualidade prestado a comunidade, não temos dúvidas da trajetória de sucesso que ele percorrerá”.