A população poderá acompanhar a sessão de forma simultânea através das redes sociais da Câmara ou através de um telão a ser instalado do lado de fora

Leia em: < 1 minuto

Uma sessão marcada para a próxima segunda-feira (1º de fevereiro), às 14h, abrirá o início do Ano Legislativo de 2021, na Câmara de Itabuna. Sob a presidência do vereador Erasmo Ávila (PSD), o ato contará com a presença dos 21 vereadores que representarão a população até 2024, no Plenário Raymundo Lima.

O prefeito Augusto Castro (PSD) é esperado na Casa, assim como nome do Poder Judiciário, OAB e demais entidades da sociedade organizada. Respeitando as medidas sanitárias, a sessão, terá no máximo, 80 pessoas.

A Mesa Diretora: Erasmo Ávila (PSD), presidente; Sivaldo Reis (PL), 1º vice-presidente; Francisco Gomes (PSD), 2º vice-presidente; Israel Cardoso (PTC), 1º secretário; Luiz Alberto (DC), 2º secretário; Pastor Francisco (Republicanos), 3º secretário.

Segue a lista dos demais vereadores que também foram eleitos:
Adão Lima (PSB)
Alex da Oficina (PTC)
Cosme Resolve (PMN)
Dando Leone (PDT)
Danilo Freitas (PSL)
Gilson da Oficina (PL)
Kaiá da Saúde (Avante)
Manoel Porfírio (PT)
Marcelo Souza (Cidadania)
Nem Bahia (PP)
Pancadinha (PMN)
Piçarra (Solidariedade)
Ronaldão (PL)
Solon Pinheiro (Solidariedade)
Wilma (PCdoB)

No encontro, Rodrigo Xavier confirmou a intenção de disputar a Série B do Baianão 2021. Ele revelou seus projetos para a recuperação do clube e a volta às competições neste ano

Leia em: < 1 minuto

O fortalecimento do futebol itabunense segue em pauta na Federação Bahiana de Futebol. Após o Grapiúna Atlético Clube, o Itabuna Esporte Clube também iniciou os trabalhos para retornar aos gramados.

O presidente do clube, Rodrigo Dantas Xavier, esteve na sede da Federação Bahiana de Futebol. Acompanhado do ex-presidente e atual diretor de esportes da cidade, Ricardo Dantas Xavier, do diretor jurídico, Othon Henrique Rodrigues, e do vice-prefeito e secretário de esportes, Enderson Guinho, o dirigente se reuniu com o presidente da entidade, Ricardo Lima.

ITABUNÃO
Ainda na reunião, o vice-prefeito Enderson Guinho também apresentou um projeto para recuperação do Estádio Municipal Luiz Viana Filho. O Itabunão, como é conhecido, deve ser a casa dos clubes locais no retorno ao futebol profissional.

Uma grávida do bairro Rio Vermelho ganhou um enxoval

Leia em: < 1 minuto

Policiais da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, com o apoio das Voluntárias Sociais, entregaram um enxoval para uma grávida do bairro Rio Vermelho, em Salvador. A jovem já é atendida pela unidade através de projetos solidários que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a comandante da unidade, major Érica Patrícia Silva, a gestante foi convidada para um café da manhã e presenteada com fraldas, roupinhas e itens de higiene. “Adquirimos conjuntos e mantas, tudo em cores neutras, pois ela ainda não sabe o sexo do bebê. As Voluntárias Sociais contribuíram fraldas e a banheira”, detalhou a oficial.

A unidade conheceu Maria Angélica e sua família através de outra ação desenvolvida pelos PMs e passou a acompanhá-los com cestas básicas e pães. “Outras 50 moradias são assistidas pela mesma iniciativa”, falou a PM.

//

O projeto-piloto está sendo desenvolvido junto a empresários da Chapada Diamantina

Leia em: < 1 minuto

No momento em que especialistas de todo o mundo recomendam a retomada do turismo após a pandemia da Covid-19 aconteça a partir de atividades em contato com a natureza, evitando aglomerações, os municípios da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, vão criar novos roteiros para contemplar atrativos menos tradicionais.

A ideia é criar oportunidades para a diversificação da atividade turística nessa que é a maior turística do estado e reúne mais de 30 municípios.

Trata-se do serviço de teleatendimento a empresários com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19, inclusive informações sobre acesso a crédito, em parceria com agências de fomento e bancos, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O encontrou contou com a participação de empresários e políticos

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) se reuniu com políticos e empresários de diversos estados que participaram do Encontro Parcerias Municipais pelo Clima. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier, foi quem organizou o grupo para ir a Itapetinga para dialogar com o prefeito.

Entre os visitantes, estava o vereador do município de Brusque, Santa Catarina, Jean Pirola, que falou sobre as experiências do projeto que existe no município para a transferência de tecnologia e políticas públicas municipais. Brusque tem obtido ótimos índices na política de desenvolvimento econômico, com a geração de emprego, tecnologias novas para as indústrias, energias renováveis, dentre outros.

Rodolfo Back Loch, dono da empresa RAC Saneamento falou sobre estratégias para reduzir problema dos resíduos sólidos no município.

Erlon Botelho, do Instituto do Chocolate, também esteve presente na reunião, reafirmando a importância dessa troca de experiências e formação de novas parcerias.

//

Na Bahia, 39.706 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19

Leia em: < 1 minuto

Com 137.732 vacinados contra a Covid-19 até às 14 horas de hoje, quinta-feira (28), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.645 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.343 recuperados (+0,6%). Dos 577.707 casos confirmados desde o início da pandemia, 556.354 já são considerados recuperados e 11.366 encontram-se ativos.

A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

O Nubank tá atrás apenas de Itaú, Bradesco e Santander

Leia em: < 1 minuto

O Nubank levantou 400 milhões de dólares em sua sétima rodada de financiamento, numa captação que avaliou a fintech entre as cinco maiores instituições financeiras da America Latina, disse seu presidente e fundador David Velez numa entrevista.

Isso quer dizer que o Nubank ficaria atrás de Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil e da XP, de acordo com capitalização de mercado da véspera.

Esta nova rodada de financiamento avaliou o Nubank em cerca de 25 bilhões de dólares, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, mais do que dobrando sua avaliação desde a última rodada de financiamento, em julho de 2019. Tal valor o colocaria à frente do Banco do Brasil e do BTG Pactual, por exemplo.

O Nubank não quis comentar o assunto.

Apesar de a carteira de credito do Nubank equivaler a apenas 1,5% daquela detida pelo Itaú Unibanco, a fintech alcançou com a avaliação uma cifra igual à metade do valor de mercado do maior banco brasileiro.

O Nubank foi fundado em 2013 no Brasil como emissor de um cartão de crédito de cor roxa e sem anuidade. Desde então, conquistou 34 milhões de clientes, lançou novos produtos e se expandiu pela América Latina. Nos últimos sete anos, levantou 1,2 bilhão de dólares em várias rodadas de captação com fundos de venture capital.

Também planeja lançar novos serviços, como cartões de crédito corporativos, impulsionar o crédito pessoal e expandir a sua unidade de corretagem Easynvest, principalmente com produtos voltados para pessoas de classe média. De Reuters.

Marcone Amaral (PSD), prefeito de Itajuípe e Vinícius Ibrann (DEM), prefeito de Buerarema

Leia em: < 1 minuto

Os prefeitos associados à Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), com 36 anos de fundação, escolhem os seus novos representantes da Diretoria Executiva para o biênio 2021/2022 nesta sexta-feira (29), às 14 horas, no Teatro Municipal Candinha Dóriae, em Itabuna.

A eleição conta com apenas uma chapa inscrita, encabeçada pelos prefeitos, de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD) e de Buerarema, Vinícius Ibrann (DEM). A escolha dos representantes dos prefeitos da região representa um passo importante na defesa das causas municipalistas junto às esferas, municipal, estadual e federal.

A chapa contém representantes de 4 Territórios de Identidades, que abarca 5 Consórcios Públicos, objetivando desenvolver ações conjuntas, ganhando escala em pautas comuns a exemplo de resíduos sólidos, infraestruturas e políticas de desenvolvimento sustentável, econômico e social, que exigem planejamento estratégico integrado e força política.

Estão sendo oferecidas 16 vagas, nas seguintes especialidades: anestesiologista, angiologista, cardiologista\ergometria, cardiologia\ecocardiografia, cardiologista clínico, colonoscopia, ultrassonografia, gastroenterologista, ginecologia e obstetrícia, radiologista, neurologista e urologista

Leia em: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para processo seletivo público simplificado para preenchimento temporário para vagas de médico em diversas especialidades do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde do Oeste da Bahia, com sede em Barreiras.

As inscrições serão realizadas somente de forma presencial, de hoje (28/01) até o dia 19/02, das 8h às 12h e das 14h às 170h. O candidato deverá a Ficha de Inscrição, disponível no Edital, e entregar a ficha de inscrição, currículo e documentos comprobatórios presencialmente, na sede do Consórcio, Rua Barão de Cotegipe, 1172, 1º Andar, Loteamento São Paulo, CEP 47.807-008, Barreiras.

A seleção simplificada será executada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, com prazo de validade de 1 (um) ano a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8 (oito), 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte), com remuneração proporcional, e salários a partir de R$ 5 mil, e gratificação por desempenho no patamar de até 100% em relação ao salário base.

Para ter acesso ao edital na íntegra, clique aqui.

//

“Eu me emocionei hoje já várias vezes”, disse Cacique Catitu

Leia em: < 1 minuto

Mais um grupo prioritário da 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi vacinado nesta quinta-feira (28), Vitória da Conquista: os povos indígenas.

O Cacique Catitu, representante dos povos Mongoiós do Sudoeste, foi o primeiro vacinado na ação. “Eu me emocionei hoje já várias vezes. A gente vê que, por conta do Coronavírus, está morrendo parente, morrendo gente branca, morrendo a população; e é uma grande satisfação estar aqui hoje, em memória desses que não puderam, recebendo a vacina. Fomos muito bem recebidos, estamos sendo respeitados, e o nosso direito está sendo cumprido”, conta.

Ao todo, foram vacinados 25 indígenas dos povos Camacã Mongoiós do Sudoeste, da Aldeia Reserva Sol Nascente, dentre eles, a indígena Vanessa Oliveira.

Ainda segundo a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, o quantitativo de doses de vacinas foi pequeno, mas assim que forem recebidas novas remessas será dado o seguimento à vacinação dos demais grupos prioritários das fases definidas para a campanha.

Notícias mais lidas

Outros assuntos