//

As medidas devem ser implementadas nos aeroportos em um prazo de 48 horas

Leia em: < 1 minuto

Medidas sanitárias restritivas equivalentes às determinadas pelos governos estaduais e municipais devem ser implementadas nos aeroportos, em um prazo de 48 horas. A recomendação da Anvisa foi enviada às administradoras e às operadoras aeroportuárias ontem (24.mar).

A medida foi adotada com base na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 2/2003, que classifica ações de proteção à saúde pública como responsabilidade de todos os envolvidos em atividades na área aeroportuária. Devem ser mantidos apenas os serviços considerados essenciais, como alimentação, farmácias e drogarias, e serviços de transporte – táxis, aplicativos de transporte de passageiros e de locação de veículos.

A Anvisa reforçou maior rigor para a exposição das pessoas no momento da alimentação. Será necessário definir locais que atendam às seguintes regas:
– disposição de mesas e cadeiras, com distância segura entre as pessoas;
– procedimentos que evitem aglomeração; e
– as demais regras previstas na Nota Técnica 49/2020 da Anvisa.

Os aeroportos também devem manter atualizados Planos de Contingência voltados à detecção, ao monitoramento e ao controle de eventos de saúde pública. Esses documentos devem incluir os fluxos de comunicação entre as autoridades aeroportuárias – Anvisa, Vigiagro, Receita e Polícia Federal – e a administradora aeroportuária.

//

Fica determinado a restrição de locomoção noturna das 18h às 5h

Leia em: < 1 minuto

O Governo do Estado prorrogou até o dia 5 de abril o toque de recolher em todo o território baiano, ficando determinada a restrição de locomoção noturna das 18h às 5h. O decreto que determina as medidas está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25.mar) e proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido.

Também fica vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até o dia 5 de abril. Serão permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Seguem suspensos eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até o dia 5 de abril.

//

Litro da gasolina está sendo vendido a R$ 2,59 para as distribuidoras

Leia em: < 1 minuto

Os preços do litro da gasolina e do óleo diesel ficam R$ 0,11 mais baratos a partir de hoje (25.mar) nas refinarias da Petrobras. Com isso, o litro da gasolina está sendo vendido a R$ 2,59 para as distribuidoras (uma queda de 4,1%).

Já o óleo diesel está sendo comercializado nas refinarias pelo valor de R$ 2,75 por litro (uma queda de 3,8% no preço anterior).

A Petrobras ressalta que o valor do combustível para os consumidores finais ainda sofre a influência de tributos, da adição obrigatória dos biocombustíveis e da margem de lucro das distribuidoras e postos.

Podem receber a dose cães e gatos a partir de três meses de vida

Leia em: < 1 minuto

Profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna estarão nesta quinta (25.mar), na Praça dos Frades Capuchinhos, Bairro da Conceição, em Itabuna, para imunizar cães e gatos contra a raiva.

A vacinação é gratuita e acontece das 9 ao meio-dia e das 14 às 16 horas nestes dois dias.

A coordenadora da Divisão de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, informa que os donos de pets que moram em áreas próximas, como bairros São Pedro, Zizo, Vila Zara, entre outros, também podem levar seus animais de estimação para serem imunizados.

//

É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus montará nesta quinta-feira (25.mar) e sexta-feira (26.mar), a partir das 8h, pontos de vacinação no sistema drive-thru e um ponto fixo para aplicar a primeira dose contra a Covid-19 em idosos.

Com abertura do ponto fixo, o município pretende ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário. As doses serão aplicadas até que o estoque da vacina seja esgotado. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. À medida que novas doses forem entregues, um novo cronograma será divulgado.

VACINAÇÃO (1ª dose)
Público-alvo: idosos a partir de 68 anos
Data: 25.03.2021 (quinta-feira)
Horário: A partir das 8h
Sistema drive-thru

PONTOS
📌 Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções.
📌 Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista.

LOCAL FIXO
📌 Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.

VACINAÇÃO (1ª dose)
Público-alvo: idosos a partir de 66 anos
Data: 26.03.2021 (sexta-feira)
Horário: A partir das 8h
Sistema drive-thru

PONTOS
📌 Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções.
📌 Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista.

LOCAL FIXO
📌 Cruzada do Bem pelo Bem
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, Boa Vista – próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.

//

Novo ministro fará reestruturação no sistema público de saúde

Leia em: < 1 minuto

O novo ministro da Saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, reuniu com a imprensa para divulgar as novas ações e estratégias do governo federal no combate à covid-19.

O ministro também deverá falar sobre a reformulação do sistema público de saúde e sobre a intensificação da campanha de imunização, além da produção nacional de vacinas contra o novo coronavírus.

Segundo Queiroga, o governo aposta na vacinação em massa como ação primária contra a pandemia. O ministro afirmou, ainda, que a meta é vacinar 1 milhão de brasileiros por dia.

Andrea Castro acrescentou que a distribuição do peixe será feita nas próximas terça e quarta-feira, dias 30 e 31, nas escolas da rede municipal

Leia em: < 1 minuto

Pessoas residentes em Itabuna, que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza, estão sendo cadastradas a partir de hoje (24.mar), por técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para receberem o tradicional peixe da Semana Santa.

A secretária Andrea Castro informou que para evitar aglomerações, o cadastro será feito nos CRAS de abrangência de cada bairro. Ela explicou que “ao fazer o cadastro, a pessoa já sabe o local que vai receber o peixe”. Itabuna conta atualmente com três Centros de Referência de Assistência Social, e dois itinerantes.

O cadastramento, que começou a ser feito nesta quarta-feira vai até a próxima sexta-feira, dia 26, das 8 às 14 horas, nos CRAS e na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, de acordo ao bairro do assistido. Para realizar o cadastro, é preciso apresentar o número de NIS e estar inscrito no CadÚnico.

//

Tem sido grande o medo de contaminação no trabalho

Leia em: < 1 minuto

Os petroleiros que trabalham na Bahia têm se assustado com o crescente número de mortes por conta da covid-19 registradas no Estado. O último domingo (21), foi o terceiro consecutivo de mortes em decorrência da covid-19 entre petroleiros no Estado da Bahia.

A mais recente foi Gilsi Vasconcelos Fernandez, terceirizada da Telsan, no setor de terras em Taquipe, e faleceu no domingo (21), em Salvador. O Sindipetro BA, recebeu confirmação que o setor em que Gilsi trabalhava, está funcionando com número exagerado de trabalhadores, o que provoca aglomeração e consequente aumenta o risco de contaminação pelo coronavirus.

E pede a adoção de medidas preventivas mais concretas, de higienização no local de trabalho, de testagem dos trabalhadores com frequência, de isolamento e acompanhamento das pessoas que testem positivo. Também recomenda adotar medidas de higienização de veículos, diminuir o número de trabalhadores que circulam nos ônibus e nas vans, fornecer mascaras de proteção, para que haja troca com maior intensidade durante o dia de trabalho, entre outra medidas.

//

Investimentos privados e novo horizonte trazido pela Fiol estão entre bons indicadores, segundo a publicação Mineração e Sustentabilidade deste trimestre

Leia em: < 1 minuto

A revista Mineração e Sustentabilidade nº 36 indica que a Bahia deve se tornar o terceiro maior produtor mineral do país. Com investimentos de R$ 10,5 bilhões até 2024 e a conclusão do trecho 1 da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), estado deve ter novo salto de crescimento no setor.

“Mesmo na pandemia, a mineração não parou. O setor trabalhou de forma responsável, tomando todas as providências em favor da saúde. Turnos e horários de almoço foram alterados e os operários foram redistribuídos nos transportes a fim de evitar a proliferação do vírus. Com tudo isso, mantivemos um elevado nível de entrega. Aliados a esses fatos, tivemos a alta do dólar em 2020 e o aumento das cotações dos principais metais, o que intensificou os resultados positivos”, disse o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, à revista.

Itabuna adotou medidas mais duras para a circulação noturna e nos finais de semana

Leia em: 2 minutos

O município de Itabuna continuará seguindo as medidas restritivas estabelecidas pelo Governo do Estado, como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O prefeito Augusto Castro (PSD), por meio de decreto de nº 14.344, coloca em vigor a exigência ao respeito ao “Toque de Recolher”, antecipando o horário das 18h até às 05h da manhã, valendo partir desta terça-feira, dia 23.

Neste período está proibida a circulação de pessoas em vias públicas, com exceção de casos por motivos de saúde, como a compra de medicamentos ou ida à consulta médica. Esta medida segue até 1º de abril, seguindo o Decreto Estadual n° 20.324 de 19 de março de 2021.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Veja detalhes:
• Toque de recolher, das 18h às 05h (23 março a 01 de abril)
• Academias funcionando até 30 min antes do toque de recolher
• Igrejas funcionando, de forma presencial até 30 min antes do toque de recolher, podendo ser realizados atos litúrgicos até as 19h30min de forma virtual.
• Bares e restaurantes deverão encerrar as atividades 30 min antes do toque de recolher. Delivery de alimentos até às 00h

A outra novidade é que haverá LOCKDOWN a partir das 18h do dia 26 de março até às 05h do dia 29 de março, final de semana. Estarão funcionando neste período apenas serviços essenciais. Vale ressaltar que será proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento.

Notícias mais lidas

Outros assuntos