Este tipo de busca ativa já aconteceu nos bairros São Caetano, Califórnia e Santo Antônio. Trata-se de uma ação estratégica com o intuito de identificar, precocemente, os casos assintomáticos e evitar a transmissão do vírus entre a população

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizará cerca de 600 testes rápidos com os moradores do Jardim Primavera e bairros vizinhos, como Novo Jaçanã, Novo São Caetano, Sarinha Alcântara e Vila Anália.

A ação acontecerá nesta quinta-feira, dia 1º, entre 8h e 13 horas, em frente à Unidade de Saúde da Família Lourdes Alves, no Colégio Caic Jorge Amado. Tem como objetivo detectar casos ativos da Covid-19.

Estarão atuando profissionais de saúde das divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Cerest, Coordenação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além do apoio da Settran e Guarda Civil Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a população que redobre os cuidados com a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão a cada hora, faça uso de álcool gel 70%, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações e saia de casa se, estritamente, necessário. 

//

A morte do soldado Wesley comoveu os baianos

Leia em: < 1 minuto

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público estadual, Norma Cavalcanti, instituiu uma comissão para atuar no acompanhamento das investigações do Inquérito Policial Militar da morte do policial Wesley Soares Góes, ocorrida no domingo (28.mar).

A comissão foi publicada pela PGJ no Diário Oficial desta terça-feira (30.mar) e buscará acompanhar todos os detalhes do inquérito, inclusive no que tange a celeridade para sua conclusão.

Máquinas da Emasa trabalhando no canal do bairro Santo Antônio // Foto de Cláudio Rodrigues

Leia em: < 1 minuto

A dona de casa Laís Silva, reside há 14 anos na Rua Santos Dumont, que é cortada pelo canal do bairro Santo Antônio. A convivência dela e de sua família com o mau cheiro, insetos, roedores, animais peçonhentos e o risco de crianças caírem no canal que passa na porta das casas faz parte do seu cotidiano e dos demais moradores das ruas Santos Dumont e José Bonifácio.

As obras de desobstrução, limpeza e canalização no Santo Antônio está sendo realizado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, em convênio com a Prefeitura de Itabuna, e traz um alivio e esperança de que a vida de muita gente melhore.

O canal do bairro Santo Antônio corta as ruas Santos Dumont e José Bonifácio, tem aproximadamente 1,5 quilômetro e vai receber redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos através de dutos até a destinação final. 

A distribuição do pescado está sendo feita em algumas unidades escolares da Rede Municipal

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) vistoriou alguns pontos de distribuição do tradicional peixe da Semana Santa para a população carente de Itabuna. Ele esteve acompanhado da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, que coordena a operação.

A distribuição do pescado está sendo feita em algumas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para famílias carentes que foram previamente cadastradas. Cada senha indica o local para a retirada do peixe.

Augusto ressalta que, além da distribuição do peixe na Semana Santa, a Prefeitura trabalha para a reabertura do Restaurante Popular para o fornecimento de alimento às pessoas a preços subsidiados, distribuir cestas básicas. Também liberar o Auxílio Emergencial de Itabuna que prevê a entrega de R$ 100 para pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo federal.

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, lembra que para evitar aglomerações todas as famílias foram cadastradas previamente e há toda preocupação para que não haja aglomerações nas escolas onde está sendo feita a distribuição do peixe. 

//

É uma sugestão a utilização da estrutura de clubes de futebol para vacinação

Leia em: 2 minutos

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem (29.mar) uma indicação à Prefeitura de Curitiba. A proposta, assinada pelos vereadores Leonidas Dias (Solidariedade) e Sidnei Toaldo (Patriota), sugere a utilização da estrutura de clubes de futebol da cidade (profissionais e amadores) para ampliação dos pontos de vacinação contra a Covid-19 na capital paranaense.

De acordo com a proposta, que foi votada na Sessão Plenária, a ideia seria que o Executivo municipal buscasse parcerias com os clubes da cidade, considerando-se a previsão de chegada de maior volume de vacinas no município e a necessidade em ampliar as opções de locais de aplicação das vacinas para diversos pontos da cidade, facilitando assim o acesso da população à vacinação. Considerando-se tanto os clubes profissionais como os amadores, haveria a possibilidade de abrir cerca de 20 novos pontos de vacinação pela cidade, caso o município assim achasse necessário.

Ao longo da última semana, filas quilométricas de carros e pessoas se formaram pela cidade, especialmente nas proximidades do Parque Barigui, onde fica o Pavilhão da Cura. Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o grande “gargalo” não seria a vacinação em si, mas sim a necessidade de se fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo Saúde Já. Como as pessoas não estão fazendo esse cadastro antes de ir para a fila da vacinação, acabam tendo de fazer tudo na hora, o que atrasa o processo. Não à toa, nos últimos dias o município tem feito uma campanha pedindo àqueles que serão vacinados para que já façam esse pré-cadastro antes de ir pra fila tomar a vacina.

Na Câmara, o vereador Leonidas Dias, um dos signatários da indicação à prefeitura, destacou que os três principais clubes da capital, Athletico, Coritiba e Paraná Clube (o chamado Trio de Ferro) já se colocaram à disposição para ajudar neste momento de combate à pandemia. Além disso, segundo o parlamentar, as instituições já contam com suas estruturas adequadas para atendimento, além de estarem localizados em diferentes pontos da cidade.

Com o ritmo de doses aplicadas diariamente aumentando, o vereador entende que as filas registradas em alguns pontos de vacinação na última semana tendem a aumentar. A ideia de colocar a estrutura desses clubes como possíveis locais para vacinar os curitibanos é justamente com o intuito de desafogar os demais espaços, como o Pavilhão da Cura. Esta seria uma forma de acelerar a imunização da população, fator necessário e urgente para diminuirmos as mortes pela Covid e, consequentemente, caminharmos rumo à retomada econômica de Curitiba.

Antes, outras cidades já haviam feito iniciativas desse tipo, como São Paulo, com os estádios Morumbi (do São Paulo FC) e a Neoquímica Arena (do Corinthians). Em Santos, também no estado paulista, a Vila Belmiro também virou ponto de vacinação. Já nos Estados Unidos, a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) ofereceu ainda no começo de fevereiro a transformação de cada um dos 30 estádios onde a liga é disputada em centros de vacinação em massa contra o novo coronavírus.  

//

Ciro Nogueira, autor do projeto, em sessão remota do Senado // Foto de Marcos Oliveira/Agência Senado

Leia em: < 1 minuto

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá passar a registrar obrigatoriamente a informação do tipo sanguíneo e do fator Rh do condutor de veículo. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 807/2021, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que pretende facilitar o atendimento médico das vítimas de acidentes.

“A obtenção rápida de informação quanto ao tipo sanguíneo e ao fator Rh pode salvar a vida do condutor de veículo que houver se envolvido em acidente de trânsito, facilitando o trabalho dos paramédicos naqueles casos nos quais haja a necessidade de transfusão urgente de sangue. Como resultado, a facilidade de acesso a essa informação pode promover o aumento do número de pessoas salvas em acidentes de trânsito”, justifica o senador.

Pelo texto, que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB — Lei 9.503, de 1997), além da fotografia, da identificação (nome completo, filiação, número da carteira de identidade) e do número de cadastro de pessoas físicas (CPF), a CNH deverá registrar o tipo sanguíneo e o fator Rh do motorista. A carteira antiga, sem essa informação, continuará válida até a sua renovação, para evitar corridas para a troca, diz o senador.

Se o projeto for aprovado, a lei decorrente dele entraria em vigor em 90 dias após a publicação.  

//

Coronel Paulo Coutinho // Foto de Mateus Pereira/GOVBA

Leia em: < 1 minuto

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, prestou esclarecimentos sobre a ação da PM na contenção do policial Wesley Soares.

Segundo o coronel Coutinho: “A situação não permitia, inclusive pela distância, a utilização de uma pistola de condicionamento. A tropa estava sendo atacada com uma arma de guerra, um fuzil. Efetivamente, é um potencial de letalidade grande. As ações foram desencadeadas com o objetivo de retirá-lo do enfrentamento”. O coronel informou também que a PM possui equipe de psicólogos para atender a tropa. “Temos uma equipe de psicólogos e fomos reforçados, recentemente, com 20 psicólogos clínicos para atendimento de policiais militares em todo o estado”.

O coronel Coutinho destacou ainda: “Um policial militar que não apresentava problemas de comportamento, não deu sinais em qualquer momento de distúrbios, trabalhava em Itacaré, assumiu o serviço ontem [domingo, dia 28] pela manhã em Itacaré e dirigiu-se ao Farol da Barra, armado, pra fazer aquela situação que nós nos envolvemos como ocorrência crítica, no veículo dele próprio. Trouxemos, inclusive, uma irmã dele, no helicóptero da corporação, em uma tentativa de negociação para encerrar aquela situação”, revelou o comandante-geral.

Ontem, domingo (28.mar), Wesley dirigiu-se ao Farol da Barra, em Salvador, aparentando um quadro de surto psicótico e, por volta das 14h, começou a atirar com um fuzil, primeiramente para o alto e, no final da tarde, contra a própria tropa da Polícia Militar presente no local, colocando em risco também a vida dos moradores da região.

Ele foi neutralizado e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde acabou morrendo no final da noite.

Dê e assista a entrevista do coronel Coutinho ⤵️

//

O assunto tem sido motivo de preocupação entre representantes de vários órgãos

Leia em: < 1 minuto

Mesmo sendo convidados com antecedência para a audiência pública que discutiu a possível Abertura de Capital da Embasa e as suas consequências ao direito à água e ao saneamento, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, bem como o Secretário da SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) não compareceram à reunião virtual. Ambos alegaram conflitos na agenda com outras atividades.

Tal atitude deixou no ar muitas perguntas e dúvidas sobre o que essa iniciativa acarretará para a população baiana. O evento foi realizado pela Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, sob a liderança do deputado estadual Marcelino Galo.

Representado o Sindae, o Coordenador Geral Grigório Rocha, fez duras críticas à ausência de representações do governo do estado, e também cobrou maior transparência da Embasa nesse processo e explicações da empresa em relação a todos os questionamentos que foram feitos na ocasião da audiência pública, que contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual.

Especialistas participaram da reunião apresentando fundamentos para a pauta, sendo que um dos principais foram dados que demonstram o insucesso das privatizações no país, seja através de venda de ações ou Parcerias Público-Privadas – PPPs.

Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD)

Leia em: 2 minutos

Graças a Lei municipal 4.105, de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Ilhéus, é que foi possível se chegar a um acordo entre a Prefeitura e os empresários do setor, permitindo que, a partir de hoje, haja uma flexibilização para o funcionamento parcial das academias de musculação e as atividades físicas individuais. As academias tiveram suas atividades restritas pelo município desde a semana passada atendendo ao que determinava um decreto estadual, que impedia aglomeração de pessoas.

Atividades como natação, cross fit, e quaisquer outras individuais ou de uso de equipamento individual, estão permitidas. Aulas de ginástica, de dança, de spinning, e todas aquelas que sejam realizadas em grupo, ou que gerem aglomerações, não estão autorizadas a acontecer nesses estabelecimentos.

De acordo com a lei municipal as academias de ginástica de Ilhéus estão na lista de “atividades essenciais” do município e por estarem nesta classificação estão desobrigadas a fechar as portas mesmo com a publicação do decreto estadual que limita, neste momento, o funcionamento da atividade em todo o estado. A condição de essencial foi conquistada no início do ano, graças à aprovação de um Projeto de Lei aprovado em plenário e sancionado em forma de lei pelo prefeito Mário Alexandre.

“O papel nosso é exigir o cumprimento de nossa lei”, afirma Jerbson Moraes. O presidente da Câmara destaca que para permanecer funcionando, as academias de Ilhéus terão que cumprir, com rigor e transparência, as medidas de higienização, distanciamento e redução de capacidade de funcionamento -, todas regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

CUIDADOS
Na academia do professor e empresário Fabrício Daneu há controle permanente de temperatura, tapetes sintetizantes, uso de álcool em gel e máscaras e, pelo menos, duas vezes ao dia a academia é fechada ao público para higienização geral, de todos os espaços coletivos. O professor considera a lei municipal uma salvação para o setor. Viviane Pereira, também empresária do setor, explica que além de todos os cuidados que se tornaram padrões, a academia oferece ao cliente um kit individual contendo Quartenário de Amônia de 5ª geração, pano toalha descartável e sanitiza as áreas coletivas permanentemente. Ela assegura que esta lei municipal tem uma importância enorme tanto para as academias quanto para os usuários.

Foi a partir da lei municipal em Ilhéus que diversos outros municípios do sul da Bahia aprovaram projeto semelhante. Itabuna, por exemplo, é um dos mais recentes e, depois de muito tempo sem funcionamento, as academias voltaram a funcionar com restrições e flexibilizações.

O cacau é um dos responsáveis pela preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica

Leia em: 2 minutos

Principal produto do Sul da Bahia, que forjou a chamada Civilização Grapiuna, celebrizado mundialmente nos romances de Jorge Amado, o cacau, cujo dia é comemorado nesta sexta-feira, é também um aliado do meio ambiente.

Graças a uma de suas características de cultivo, que necessita de sombreamento, o cacau é um dos responsáveis pela preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica, que concentram uma das maiores biodiversidades do planeta e da Cabruca, um sistema agroflorestal tradicional da região, que maneja culturas à sombra das árvores nativas.

Com uma produção de cerca de 110 mil toneladas na última safra 2020 de acordo com o IBGE, a lavoura vem dando seguidos sinais de recuperação e com a aposta na agroindústria, consolida, a região como um polo de produção de chocolates, com cerca de 70 marcas que já conquistaram mercado no Brasil e no exterior, impulsionadas pelo Chocolat Festival, em Ilhéus, maior evento do gênero na América Latina.

A CVR Costa do Cacau é a única no Sul da Bahia credenciada para a destinação adequada de resíduos sólidos, com licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema. Instalada numa área de 75 hectares às margens da Rodovia Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna, a CVR mantém uma área de mata nativa preservada, que inclui o cultivo de cacau cabruca. O nome da empresa foi escolhido para homenagear o produto símbolo do Sul da Bahia.

O gerente comercial da CVR, Maurício Sena, destaca que “o Dia Internacional do Cacau é uma data que estreita os nossos laços com a região em que queremos contribuir com seu desenvolvimento”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos