//

Sarah não resistiu à doença // Foto de Arquivo pessoal

Leia em: < 1 minuto

Uma bebê de apenas 5 meses, a Sarah Vitória Domingues, morreu vítima da Covid-19 nessa 5ª feira (27.maio). O caso ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o G1, a pequena estava intubada e com 80% dos pulmões comprometidos. Ela morreu um dia antes de completar seis meses de vida.

Segundo a mãe, Sameque Vitória Gois, que também havia contraído o vírus, na última semana o estado de saúde da bebê havia melhorado, mas houve uma piora no quadro.

Sameque afirma que desde que foi internada, a menina precisou fazer transfusões de sangue. Também foi necessário fazer uma traqueostomia, mas ela sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

“Eu acho muito importante as pessoas saberem, porque eu mesma não acreditava que [a Covid-19] poderia acometer as crianças, como acometeu a minha filha. Então, se vocês têm condições de ficar em casa, fiquem, porque nada se compara à dor de perder um filho para essa doença”, desabafou a mãe ao G1.

❌ A mãe pede que outros pais cuidem dos filhos e tomem as medidas de prevenção contra a Covid-19. Com informações do G1

Vigilância Epidemiológica acompanha paciente desde chegada ao hospital

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Juiz de Fora informou ter sido notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais de que o sequenciamento genético de um paciente internado na Santa Casa de Misericórdia do município teve resultado positivo para a variante indiana do novo coronavírus.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que o paciente está sendo acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município, na Zona da Mata mineira.

“Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético”, informa a secretaria.

Segundo a prefeitura, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram adotados. O paciente foi isolado e encontra-se nas instalações do hospital. Da Agência Brasil.

“A requalificação permitirá criar um novo ambiente de convivência e de negócios para moradores e comerciantes da área” , destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Junior // Foto de Daniel Thame

Leia em: 2 minutos

As obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, em Itabuna, prosseguem com perspectiva de entrega da primeira etapa em 28 de julho – aniversário de emancipação política e administrativa do município. A obra está sendo executada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com investimentos de cerca de R$ 3,6 milhões, e é considerada o ponto de partida para o projeto de modernização das principais avenidas do centro e dos bairros da cidade.

A comerciante Maria Alaíde dos Santos, que trabalha há mais de 20 anos com a confecção e venda de fardamentos da Polícia Militar, Indústria e Comércio, acredita “no aquecimento das vendas após a conclusão da obra, que vai trazer um grande impacto positivo em todo o bairro”. A aposentada Valdete Almeida mora há 30 anos na avenida e conta que está “acertando agora com o pedreiro para reforma da minha casa e a fachada. Essa obra é um incentivo para deixar nossas casas mais bonitas”.

Narciso dos Santos trabalha no comércio de equipamentos e acessórios para o ciclismo e vê boas perspectivas para o futuro do seu empreendimento após a requalificação da avenida. “Acredito que influenciará positivamente no meu comércio, principalmente por ter uma ciclovia”.

MODERNIDADE
Almir Melo Junior afirma que a Avenida Manoel Chaves será uma via moderna e segura e que receberá o reforço da reforma de outros equipamentos importantes da localidade, a exemplo da Vila Olímpica, do Estádio Luiz Viana Filho e da pracinha de acesso ao 15º BPM.

Os trabalhos compreendem a instalação de parte do piso intertravado compartilhado em parte concreto asfáltico, ciclovia, passeio, iluminação de LED e troca de meio fio de toda a extensão da avenida, que terá origem na confluência da Avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo seguindo até a rodovia BR-101.

De acordo com o projeto, o piso de concreto vai ser instalado no primeiro quarteirão da via, sendo que ao todo serão 2,3 quilômetros de concretagem e asfalto.

Murillo Santos, Roberto de Souza Filho, Isaura Brandão, Manu Berbert e Luciano Filho

Leia em: 2 minutos

Usando a força e a visibilidade da internet, jovens de Itabuna se uniram e criaram o Projeto Pix do Bem. Nele, comunidades e instituições estão sendo contempladas com campanhas e doações do grupo. “Na Páscoa levamos chocolate para crianças de algumas comunidades. Agora, conseguimos arrecadar um valor para o Albergue Bezerra de Menezes e fomos pessoalmente fazer as entregas”, disse Murillo Santos, um dos jovens pioneiros na iniciativa.

Quem recebeu o grupo e as doações foi a administradora Isaura Brandão, que apresentou as dependências da instituição. “Estamos sem algumas certidões e por isso impossibilitados de nos inscrever em projetos de fundos. Essas doações são muito importantes e nos ajudam a manter a casa, que abriga quase 90 pessoas, entre homens e mulheres”, explicou. Carne, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene pessoal foram entregues, além de 600 máscaras e EPIs, esses últimos doados por Rafle Salume, integrante do grupo.

PRESTAÇÃO DE CONTAS E PLANEJAMENTO DE AÇÕES
Após a entrega e prestação de contas do valor arrecadado (tudo isso pode ser acompanhado na perfil oficial do Instagram, o grupo planeja a próxima ação. “Estamos organizando para começar no dia 01 de junho. A ajuda das pessoas, e o envolvimento na divulgação do projeto tem sido muito importante. Tudo isso só demostra o quão solidário somos nós, brasileiros”, disse Vitor Rabelo, um dos integrantes da direção do grupo.

//

"Além de pagar uma multa, você não vai conseguir fazer as próximas declarações", explica Karla Klarto contadora e professora

Leia em: 2 minutos

O prazo para que os microempreendedores individuais (MEIs) entreguem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) termina na próxima 2ª feira (31.maio). A declaração é obrigatória mesmo para quem não teve faturamento em 2020 e pode ser realizada completamente pela internet através do site da Receita Federal.

É importante ficar atento à declaração do MEI e não confundir com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que também termina nesta segunda. O microempreendedor que perder o prazo ou não declarar pode pagar multa no valor mínimo de R$ 50 ou no valor de 2% ao mês – com limitação de 20% em relação ao total dos tributos declarados.

A especialista alerta ainda para a necessidade de os microempreendedores individuais estarem atentos às regras da declaração, evitando que deixem de fora informações relevantes para o procedimento. “Realizar a declaração é simples, mas requer atenção. A dica é que os microempreendedores possam organizar em uma planilha todos os faturamentos referente ao ano de 2020. Essa ação facilita o preenchimento da declaração e evita que dados importantes sejam esquecidos”, explica Karla Klarto contadora e professora do curso de Ciências Contábeis da Rede UniFTC.

A dica vale também para os microempreendedores mais recentes. Afinal, ao longo de 2020 houve um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019. De acordo com dados do Governo Federal, do total de 3.359.750 empresas abertas no ano passado, 2.663.309 eram MEIs. No fim do terceiro quadrimestre de 2020, existiam, no Brasil, 11.262.383 MEIs ativos, representando 6,7% do total de negócios em funcionamento.

PASSO A PASSO PARA DECLARAR O MEI
1️⃣ Acesse a página de declaração no site da Receita Federal http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/dasnsimei.app/default.aspx;

2️⃣ Informe seu CNPJ e coloque os caracteres alfanuméricos que aparecem na tela;

3️⃣ Selecione ‘2020’ na linha ‘Original’

4️⃣ Em ‘Valor da Receita Bruta Total’, coloque o valor total do seu faturamento em 2020;

5️⃣ Caso o microempreendedor não seja apenas prestador de serviços, deverá informar o total do valor de receitas com relação a atividade de Comércio, Serviço de Transporte Intermunicipal e Interestadual e Indústria;

6️⃣ Informe se possuiu algum empregado em 2020;

7️⃣ Em seguida irá aparecer um resumo das informações. Se estiver tudo correto, clique em ‘Transmitir’;

8️⃣ O último passo é finalizar, imprimir e guardar recibo da declaração.

//

Patrícia Marques: mãe do recém-nascido Mateus

Leia em: < 1 minuto

O primeiro recém-nascido baiano com anticorpos contra a Covid-19 nasceu na última 6ª feira (21.maio), em Salvador, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina. A mãe, que é médica obstetra, recebeu a primeira dose da vacina Oxford AstraZeneca em 4 de fevereiro e a segunda dose em 5 de maio, dezesseis dias antes do parto.

A presença de anticorpos na mãe, Patrícia Marques, e no recém-nascido, Mateus, foi confirmada por teste de sorologia no Lacen-BA, que implantou a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos.

Mesmo após a imunização, Patrícia Marques ressalta: “teremos que manter o acompanhamento e a proteção, ainda sem deixar o uso de máscara, o distanciamento, pois é o que vai manter o controle dessa pandemia”, pontua a médica e mãe do Mateus.

Secretário Thales Silva, esteve no local junto com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Souza

Leia em: 2 minutos

Com o objetivo de garantir uma cidade organizada e limpa, a Prefeitura de Itabuna busca atender aos anseios das comunidades para que tenham melhor qualidade de vida.

Hoje, 5ª feira (27.maio), por exemplo, as equipes estão divididas para fazer serviços de manutenção em diversos bairros. Entre eles, os bairros Jardim Alamar e Jaçanã, com serviços de recapeamento e pintura de meio-fio. No Monte Cristo, os moradores solicitaram da Prefeitura a retirada de quebra-molas na Rua Q instalados pela própria comunidade.

O secretário de Transporte e Transito, Thales Silva, esteve no local junto com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Souza, quando constatou a irregularidade. Ele determinou que os redutores de velocidade fossem removidos.

No local, a Prefeitura já iniciou a instalação de outros, dentro dos padrões permitidos em lei, com base nas recomendações técnicas dos profissionais de engenharia de trânsito. O titular da Settran disse que a construção irregular de quebra-molas pelos moradores têm sido frequentes na cidade, o que tem colocado em risco a vida de condutores, já que não há sinalização.

Thales Silva lembra que a pretensão da Prefeitura não é punir. Mas, orientar e atender as solicitações de obras e serviços da comunidade. “Temos profissionais que atuam nas diversas secretarias municipais que trabalham na cidade para fazer o melhor em beneficio de todos”, comentou.

Morador do Monte Cristo, o motociclista Dailton Silva dos Santos, disse que redutor de velocidade é importante em vias movimentadas. “Desde que obedeçam às normas legais de segurança”, ressaltou. Ele também destacou a ação da Prefeitura ao atender as solicitações dos moradores do bairro com rapidez. “Quem sai beneficiada é a população”, acrescentou.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Souza, confirma que o programa de serviços de melhoria é executado diariamente, inclusive nos fins de semana, para garantir a limpeza de vias públicas e de canais, dentre outros serviços.

Segundo ele, as equipes disponíveis atuam desde a reposição de lâmpadas e reatores na iluminação pública, a operação tapa-buracos, limpeza e pintura de meios-fio, além de podas de árvores e roçagem. “O trabalho de manutenção da cidade é contínuo. Temos trabalhado para atender a comunidade nas suas necessidades,” concluiu.

Serão 750 vagas para o ensino médio

Leia em: < 1 minuto

Estão abertas, até 13 de junho, as inscrições do Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) 2021, que oferece 750 vagas de ensino médio.

Para participar, é preciso ser do sexo masculino, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1° de janeiro do ano de 2022, entre outros requisitos.

Interessados devem acessar o site, preencher o formulário online, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$40 até o dia 18 de junho de 2021, no horário bancário.

Os rendimentos de um Marinheiro são de R$2.294, sendo R$ 1.765 de soldo militar, R$ 229,45 de adicional militar, R$ 211,80 de adicional habilitação e R$ 88,25 de adicional de compensação por disponibilidade militar.

Baixe o edital.

//

Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer // Foto: Rafael Menezes/Saúde GOVBA

Leia em: < 1 minuto

Mais 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19 chegará à Bahia nesta quarta-feira (26). O avião comercial que trará a carga está previsto para pousar no aeroporto de Salvador às 9h45. Toda a remessa foi produzida pela AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação do esquema vacinal.

Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta quarta-feira (26) para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

As aulas iniciam no dia 14 de junho

Leia em: 2 minutos

Estudantes e egressos da rede estadual de ensino estão cheios de expectativas para a realização dos 44 cursos de qualificação (Formação Inicial e Continuada – FIC) do programa Educar para Trabalhar, que estão com inscrições abertas até 31 de maio, pelo Portal da Educação. Em dez eixos tecnológicos, os cursos representam uma nova oportunidade para adquirir novos conhecimentos, empreender ou se preparar para a inserção no mundo do trabalho.

Cíntia Gomes Ribas, de 19 anos, está otimista e já garantiu sua inscrição. Ela faz o curso técnico em Logística, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão do Meio Ambiente, localizado em Brumado, e fará o curso de qualificação de Assistente de Logística. “Sou estudante de Logística e um dos meus objetivos é dar continuidade ao curso e me aperfeiçoar ainda mais nesta área. Como surgiu essa oportunidade, eu vou me dedicar ao máximo, não para ser só mais um curso, mas, sim, para eu me tornar uma ótima profissional no campo de trabalho”, afirmou.

Podem se inscrever, os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020. Dentre os cursos ofertados, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e Organizador de Eventos. A relação completa dos cursos e demais informações podem ser acessadas no endereço.

O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o aluno matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.

SELEÇÃO
O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 1º de junho. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 4 de junho, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 5 a 13 de junho, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato. As aulas iniciam no dia 14 de junho. 

Notícias mais lidas

Outros assuntos