Cotações desta 6ª feira, 4 de junho de 2021

Leia em: < 1 minuto

🍫 Cotação do Cacau 
Ilhéus > R$ 192,00 (comum > arroba)
Nova York > R$ 2.413,00 (futuro > tonelada)

☕ Cotação do Café Conillon (60 kg) 
Eunápolis > Café Tipo 7/8 > R$ 435,00
Eunápolis > Café Tipo 7 > R$ 440,00

🐂 Cotação do Boi Gordo @ arroba 
Jequié > sem contação
Barreiras > R$ 285,00
Feira de Santana > R$ 300,00
Santo Antônio de Jesus > R$ 300,00
Itapetinga > R$ 290,00
Salvador > R$ 301,00

//

As fiscalizações estão intensas em toda região Sul da Bahia

Leia em: < 1 minuto

Está em andamento a Operação Corpus Christi da Polícia Rodoviária Estadual, iniciada ontem (2.junho), e com previsão de término na próxima 2ª feira (7.junho).

Neste período estarão sendo fiscalizados o transporte irregular de passageiros e a realização de testes de alcoolemia nos condutores de veículos automotores.

Com essas medidas, a CIPRv/Itabuna espera reduzir os índices de acidentes de trânsito no comparativo com mesmo período do ano anterior (2020), além de fazer cumprir as medidas estaduais e municipais de enfrentamento da pandemia pelo Covid-19.

E não esqueça, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp: (73) 99984-8359.

//

O Instituto Butantan iniciou as obras para a construção de uma nova fábrica de soros com linha de produção completa, na qual será possível elaborar inclusive soros em pó

Leia em: < 1 minuto

O Instituto Butantan iniciou as obras para a construção de uma nova fábrica de soros com linha de produção completa, na qual será possível elaborar inclusive soros em pó, e para a edificação do Museu da Vacina, novo espaço voltado à divulgação científica.

O Centro Avançado de Produção de Soros terá 6,6 mil metros quadrados e cinco pavimentos, e deve ficar pronto em 2023. Quando entrar em operação, a fábrica absorverá, em uma única planta, a produção de todos os 12 tipos de soros que o instituto produz, e fornece ao Ministério da Saúde, contra toxinas de animais peçonhentos e micro-organismos.

Com investimentos de R$ 34,5 milhões, a fábrica contemplará desde o processamento do plasma até o envasamento dos frascos e terá um liofilizador. O aparelho vai permitir que os produtos líquidos do Butantan sejam desidratados e transformados em pó, mantendo as propriedades neutralizantes mesmo sem refrigeração. “Isso fará com que os soros estejam mais acessíveis, principalmente em regiões inóspitas onde os acidentes com animais peçonhentos são muito comuns”, explica a gerente do Núcleo de Produção de Soros, Fan Hui Wen.

Os soros são produzidos a partir da inoculação dos antígenos do veneno, toxina ou vírus em cavalos, o que resulta na produção de anticorpos hiperimunes. O plasma onde estão esses anticorpos é coletado e submetido a processamento industrial, utilizando métodos físico-químicos, purificado, formulado e envasado.

//

Manchetes desta 6ª feira, 4 de junho/2021

Leia em: < 1 minuto

// CORREIO DO POVO: Ministro da Saúde diz que pandemia só será controlada com vacinação

// CORREIO BRAZILIENE: Quem tem 59 anos pode agendar vacinação hoje

// ZERO HORA: Exército livra Pazuello de punição por participar de ato político com Bolsonaro

// TRIBUNA DA BAHIA: Um a cada 3 óbitos pela Covid na Bahia acontece em Salvador

// Correio*: Número de crianças e adolescentes com covid dispara e já supera 2020

// A TARDE: Vacinação avança com as praias interditadas

// FOLHA DE S.PAULO: Após pressão direta de Bolsonaro, Exército livra Pazuello de punição

// O ESTADO DE S.PAULO: Exército livra Pazuello de punição e cria desgaste entre oficiais

// O GLOBO: Sob pressão de Bolsonaro, Exército livra Pazuello e põe disciplina em risco

//

As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação

Leia em: < 1 minuto

Uma nova remessa com 37.440 doses de vacinas contra Covid-19 foi recebida hoje (3.junho), na Bahia. Os imunizantes foram produzidos pela Pfizer/BioNTech. O voo comercial trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador por volta das 15h.

As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização do Estados e devem começar a ser distribuídas nesta 6ª feira (4.junho).

Com esta carga, a Bahia chega ao total de 6.813.150 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 210.600 da Pfizer/BioNTech.

//

O curso destinado aos colaboradores terceirizados da limpeza na Uesc

Leia em: < 1 minuto

Atualmente, uma palavra que deve estar cada mais incorporada à rotina de todos os cidadãos e cidadãs, a partir da pandemia do coronavírus, é “autocuidado”. Falamos de um conjunto de atitudes e hábitos bem-vindos ao corpo, à mente e à sociedade, que inclusive é tratado como um direito do cidadão pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nessa linha, a “Capacitação em autocuidado e higienização dos ambientes no novo normal” é o curso destinado aos colaboradores terceirizados da limpeza da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Acontecerá no espaço “Céu”, no térreo do Pavilhão Adonias Filho nos dias 7, 8, 10 e 11 de junho de 2021

O evento tem a coordenação da professora/Draª Carla Cristina Romano, com os professores: Drª Luciana Debortolli de Carvalho, Dr. João Carlos Teixeira Dias e Drª Rachel Passos Rezende, com carga horária de 8 horas/aula. Com o apoio do Departamento de Ciências Biológicas e do Colegiado do curso de Biomedicina.

Pelo programa serão bordados temas de biossegurança como: máscaras – como e quais usar; limpeza e desinfecção dos ambientes; autocuidado antes e após o dia de trabalho e Preparo e uso correto de desinfetantes.

Cinquenta e quatro quilos de maconha foram apreendidos em um veículo que fazia transporte por aplicativo

Leia em: < 1 minuto

Cinquenta e quatro quilos de maconha foram apreendidos em um veículo que fazia transporte por aplicativo por policiais da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana.

O motorista confessou que receberia a quantia de R$ 2 mil para transportar o entorpecente. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e deve ser encaminhado a audiência de custódia, da Justiça.

O delegado Alisson de Carvalho, disse que o material foi localizado durante uma abordagem, que tinha como objetivo apurar tentativas de homicídio, na Avenida Noide Cerqueira. “A droga estava no banco traseiro do carro, distribuída em tabletes”, disse o delegado.

O material será submetido à perícia, no Departamento de Polícia Técnica.

//

Seminário desafia empresário a trabalhar as 10 características essenciais do comportamento empreendedor

Leia em: < 1 minuto

Soraia Carvalho ASN BaAs inscrições para as próximas turmas do Empretec na região Sul da Bahia estão na reta final, mas ainda dá tempo para se inscrever. As entrevistas no município de Ilhéus serão realizadas na próxima semana, de 7 a 11 de junho. Já em Itabuna, as entrevistas acontecem de 14 e 18 de junho. Os empresários poderão fazer a pré-inscrição através do site. Os seminários ocorrerão de 5 a 10 de julho, em Ilhéus, e de 12 a 17 de julho, em Itabuna.

Para se tornar um “empreteco” é necessário passar por três fases até o seminário: preencher o questionário de pré-inscrição; após análise do questionário, o Sebrae entrará em contato com o candidato para agendar uma entrevista presencial; e, se aprovado na entrevista, poderá efetivar a inscrição.

A capacitação tem carga horária de 60 horas e acontece em seis dias. Durante o seminário, o participante é desafiado a trabalhar as dez características essenciais do comportamento empreendedor por meio de atividades práticas. O Seminário Empretec é formado por uma imersão desafiadora, com exercícios, discussões e autoconhecimento, para despertar o perfil empreendedor de cada participante.

A metodologia aplicada no Empretec foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é promovida em cerca de 40 países. No Brasil, a realização do seminário é exclusividade do Sebrae, que já capacitou cerca de 200 mil pessoas em 24 anos. Na Bahia, já são cerca de 14 mil “empretecos” formados.

Ilhéus
Entrevistas: 7 a 11 de junho
Seminário: 5 a 10 de julho
Contatos: (73) 3634-4068

Itabuna
Entrevistas: 14 a 18 de junho
Seminário: 12 a 17 de julho
Contatos: (73) 3613-9734

Pré-inscrição: www.empretecsebrae.com.br

//

A partir deste mês de junho, as contas de energia ficarão mais caras

Leia em: 2 minutos

Em plena Semana Mundial do Meio Ambiente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizou um anúncio que deixou os brasileiros em alerta. A partir deste mês de junho, as contas de energia ficarão mais caras, em consequência da aplicação da bandeira tarifária vermelha, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos. Isto, devido ao baixo nível dos principais reservatórios que indica uma redução da geração da hidrelétrica e elevação da produção termelétrica no país.

O professor Elton Góes explica que no período de estiagem quando os reservatórios não conseguem mais manter níveis satisfatórios de geração faz-se necessário a utilização das Termoelétricas. Fato este que, de maneira inevitável, eleva o custo de geração de energia, embora mitigue um iminente risco de “apagão”. “Então, para livrar-se de contas altas e dessas oscilações tarifárias com o sistema de bandeiras, temos à nossa disposição a utilização de energia através de fontes renováveis, sobretudo, a solar que é facilmente adaptável às instalações habitacionais já existentes. Para isso, só devemos assumir uma postura crítica e com boas práticas de respeito à natureza e todo o ecossistema”, argumentou ele.

DICAS PARA ECONOMIZAR NA CONTA DA ENERGIA ELÉTRICA
Entre as dicas que podem ajudar a reduzir a conta da energia elétrica destacam-se ações simples e que podem e devem ser incorporadas no dia a dia, tais como: luzes acesas apenas nos cômodos ocupados; substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED; diminuir o tempo no banho; adicionar válvula reguladora na descarga; ensaboar a louça com a torneira fechada; reunir uma carga de roupas para lavar e reaproveitar a água; usar pilhas recarregáveis; preferir ventilador no lugar do ar condicionado, escada em vez do elevador; não colocar panos de prato para secar atrás da geladeira, e manter os aparelhos que não estiver utilizando fora da tomada.

CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É PAPEL FUNDAMENTAL DE TODOS
Ações necessárias como a economia de água e energia, evitar uso de materiais que não são biodegradáveis, optar por mercadorias com embalagens retornáveis, diminuir o consumo de produtos que utilizem plásticos (demoram a se decompor na natureza), adotar meios de transportes alternativos, como bicicletas e coletivos, transporte solidários, devem ser prioridades de todos.

As autoridades devem potencializar as políticas públicas para a coleta de lixo em praias e parques, dar preferência ao uso de biocombustíveis, adotar plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos, executar limpeza de hortas e jardins, promover reciclagem de lixos, dentre outras atividades consideradas essenciais para o bem-estar das pessoas e ao meio ambiente. Do mesmo modo, foi sancionado no ano passado, o marco legal do saneamento que trará ao Brasil e aos brasileiros mais dignidade com acesso a melhores serviços públicos, sejam de oferta de água, esgoto, tratamento de resíduos. Por fim, o professor mencionou que “na relação homem-natureza a negligência do primeiro resultará na sua própria extinção”.

//

Manchetes desta 5ª feira, 3 de junho/2021

Leia em: < 1 minuto

// Correio*: Bahia tem 12 mil vagas gratuitas de qualificação profissional

// A TARDE: Bahia muda estratégia e inicia vacinação por idade

// FOLHA DE S.PAULO: Governo considera incentivar consumo elétrico fora do pico

// O ESTADO DE S.PAULO: Doria prevê vacinar todos os adultos de SP até o fim de outubro

// O GLOBO: Na TV, Bolsonaro fatura PIB e é alvo de panelaço

Notícias mais lidas

Outros assuntos