Atual prefeito de Candeias, Pitágoras Alves (PP); As investigações continuam sendo realizadas pela PF no município

Leia em: 2 minutos

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão do prefeito de Candeias, Pitágoras Alves (PP), região metropolitana de Salvador. Inicialmente os agentes investigavam desvios de verbas públicas de enfrentamento à Covid-19, mas terminaram encontrando uma pistola e uma espingarda na casa dele, onde mandados de busca e apreensão eram cumpridos.
No momento em que foi detido, Pitágoras não apresentou permissão para porte ou posse de armas, por isso ele foi detido em flagrante. Apesar disso, a prisão do prefeito não tem ligação direta com a operação. Por meio de nota, a prefeitura informou que Pitágoras deve ser liberado ainda nesta sexta, mediante pagamento de fiança.

Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na Secretaria de Saúde e na Superintendência de Gestão, além de apreendidos cerca de R$ 100 mil. A operação começou a investigar desvio de recursos públicos, após uma denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF), envolvendo a compra superfaturada de oito respiradores e máscaras sem licitação, em 2020.

Além da superfaturação dos equipamentos, outros indícios da fraude no processo de dispensa de licitação se destacaram, sendo um dele refere-se que o objeto social da empresa contratada não tem relação com o objeto contratado. Segundo a PF, a empresa é especializada na venda de automóveis novos e usados, e não de equipamentos médico-hospitalares.

O OUTRO LADO
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Candeias, o prefeito não é o alvo da operação de desvio de verbas públicas para enfrentamento da Covid-19, mas sim a primeira dama, que era secretária de Saúde na época. A Controladoria Geral da União (CGU), que também participou da operação, informou ainda que depois da compra dos equipamentos superfaturados, a prefeitura de Candeias emprestou sete dos oito respiradores para o governo do estado, o que demonstra que ausência de demanda iminente na cidade, que justificasse a contratação direta e sem licitação. Com informações do G1.

Cotações desta 6ª feira, 11 de junho de 2021

Leia em: < 1 minuto

🍫 Cotação do Cacau 
Ilhéus > R$ 189,00 (comum > arroba)
Nova York > R$ 2.350,00 (futuro > tonelada)

☕ Cotação do Café Conillon (60 kg) 
Eunápolis > Café Tipo 7/8 > R$ 455,00
Eunápolis > Café Tipo 7 > R$ 460,00

🐂 Cotação do Boi Gordo @ arroba 
Jequié > R$ 290,00
Barreiras > R$ 285,00
Feira de Santana > R$ 300,00
Santo Antônio de Jesus > R$ 300,00
Itapetinga > R$ 292,00
Salvador > R$ 301,00

Ex-presidente Lula e o deputado Marcelo Freixo

Leia em: < 1 minuto

O deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do Rio, sairá do PSOL (filiado desde 2005) e está de malas prontas para o PSB.

Freixo se reúne com ex-presidente Lula no Rio para articular candidatura ao governo do Rio pelo PSB.

Três equipes baianas vão disputar as oitavas de finais da Copa do Brasil de futebol: Bahia, Juazeirense e Vitória

Leia em: 2 minutos

Puxa o fole sanfoneiro! O mês de junho é tradicionalmente uma época de festejos juninos para os nordestinos.

Com a pandemia, e sem poder rastapé, os times da região trataram de achar uma solução e colocaram os adversários para dançar um forró do bão. Pela primeira vez na história, três equipes baianas vão disputar as oitavas de finais da Copa do Brasil de futebol: Bahia, Juazeirense e Vitória. Mais que isso, Fortaleza (CE); ABC (RN) e CRB completam lista de representantes da região entre os 16 melhores da competição.

O recorde era de cinco nas oitavas, fato que ocorreu em 1992 e 2009. As equipes esperam agora a definição dos confrontos que serão conhecidos após sorteio que será realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda sem data divulgada.

A Bahia já teve outro representante do interior nesta fase da Copa do Brasil. Em 1991, o Fluminense de Feira avançou às oitavas, mas foi derrotado e eliminado pelo Grêmio (RS). Bahia e Vitória seguem empatados como clubes do Nordeste com mais aparições nesta fase.

As classificações dos times nordestinos vieram na mesma semana em que receberam o discurso xenofóbico de um radialista paulista, o “futebol lixo”. Comentário que repercutiu nas redes sociais fazendo com que o Bahia e o Ceará se posicionassem em suas mídias sociais. Na contramão do que disse o radialista, a região deu a resposta dentro do campo.

Além de eliminar times que até então eram favoritos ao título, como o Internacional (RS), Cruzeiro (MG), maior campeão do torneio, e Palmeiras (SP), atual campeão da Copa do Brasil, cada uma das equipes que avançaram levaram cifras que giram em torno de R$2,7 milhões para os cofres dos clubes como premiação oferecida pela CBF.

É o caso do Juazeirense. Até o momento, o Cancão de Fogo já embolsou mais de R$ 5,5 milhões por ter alcançado a quarta fase, ao eliminar Sport (PE), Volta Redonda (RJ) e Cruzeiro (MG).

Investimentos dentro e fora de campo já começam a surtir efeitos positivos para algumas equipes do interiror baiano. O Atlético de Alagoinhas conquistou o título baiano deste ano; Jacuipense disputa o Brasileirão da série C. O Bahia de Feira, campeão baiano em 2011, segue investindo na estrutura física. Hoje, é a única equipe do estado com um estádio próprio. O time de Feira de Santana se junta ao Juazeirense e Atlético de Alagoinhas na disputa da série D.

A criança 2 anos estava amarrada na cintura da avó com uma camisa e sem qualquer equipamento de segurança

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma situação de extremo risco em Eunápolis, no extremo sul da Bahia.

Equipe da PRF realizava uma fiscalização de trânsito quando visualizaram o condutor de Honda/Biz transportando uma criança na moto sem qualquer equipamento de segurança.

Percebendo a situação clara de perigo, interceptaram o veículo e constataram que a menor de apenas 2 anos de idade era neta da condutora que não possuía carteira de habilitação. A criança estava amarrada na cintura da avó com uma camisa.

Vale ressaltar que transportar criança menor de 10 anos em motocicleta caracteriza infração de natureza gravíssima.

A infratora foi autuada por:

➖Dirigir veículo sem possuir CNH;

➖Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado;

➖Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando menor de 10 anos.

As multas somaram R$ 1.467,35 e a motoneta foi recolhida ao pátio contratado da PRF em razão do licenciamento atrasado.

ACM Neto em ritmo de pré-campanha a governador da Bahia

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), após passar dois na Região da Chapada Diamantina onde deu o ponta pé inicial do projeto #PelaBahia, terá como próximo destino o município de Caetité, no Sertão Produtivo da Bahia. Neto chega hoje, 6ª feira (11.junho).

O democrata, pretende disputar o governo da Bahia e as viagens com projeto #PelaBahia só vão parar em 2022.

//

Manchetes desta 6ª feira, 11 de junho/2021

Leia em: < 1 minuto

// O GLOBO: Com só 11% vacinados, Bolsonaro quer dispensar uso de máscara

// CORREIO BRAZILIENSE: Queiroga: só a vacina dispensa a máscara

// TRIBUNA DA BAHIA: Voto impresso tem maioria para avançar na Câmara

// CORREIO DA BAHIA: CPI pede quebra de sigilo de ex-ministros, médicos e empresários

// A TARDE: STF forma maioria pela realização da Copa América

// FOLHA DE S.PAULO: América do Sul falha em domar Covid e se opõe a recuo global

// O ESTADO DE S.PAULO: CPI mira gabinete paralelo e quebra sigilo de ex-ministros

// O DIA: Covid: Paes apopsta em eventos e médicos pedem cautela

//

Por maioria de votos, o colegiado concluiu pela responsabilização do Estado quando as forças policiais atuarem de forma desproporcional e colocarem em risco integridade desses profissionais

Leia em: < 1 minuto

Por 10 votos a um, o Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu, nesta 5ª feira (10.junho), que o Estado tem o dever de indenizar profissionais de imprensa que sejam feridos por agentes policiais durante a cobertura jornalística de manifestações em que haja tumulto ou conflito entre a Polícia e os manifestantes.

Segundo a decisão, tomada no Recurso Extraordinário (RE) 1209429, com repercussão geral (Tema 1055), a responsabilização estatal é afastada se o profissional descumprir advertência ostensiva e clara das forças de segurança sobre acesso a áreas delimitadas em que haja grave risco a sua integridade física.

O entendimento prevaleceu no julgamento que analisou o caso do repórter fotográfico Alexandro Wagner Oliveira da Silveira, que perdeu 90% da visão do olho esquerdo após ter sido atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar de São Paulo enquanto cobria um protesto de professores na capital paulista em 2000.

Quem já contraiu covid-19 também não precisaria mais usar a máscara

Leia em: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 5ª feira (10.junho), durante cerimônia no Palácio do Planalto, que pediu ao Ministério da Saúde um parecer para desobrigar o uso de máscara por pessoas que já estejam vacinadas ou que tiveram a covid-19.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é. Nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar este símbolo que, obviamente, tem a sua utilidade para quem está infectado”, afirmou o presidente durante solenidade para anúncio de medidas do Ministério do Turismo.

A obrigação do uso de máscara em espaços e ambientes públicos, entre outras medidas sanitárias, é definida em decretos estaduais e municipais, por iniciativa de prefeitos e governadores, conforme decisão vigente do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com epidemiologistas, a população vacinada ou que já teve a doença deve continuar usando máscaras porque, mesmo imunizada, ainda pode transmitir o vírus para outras pessoas. Segundo especialistas, a desobrigação do uso de máscara só seria recomendável quando o país alcançar um número expressivo de pessoas completamente vacinadas. Da Agência Brasil.

Cotações desta 5ª feira, 10 de junho de 2021

Leia em: < 1 minuto

🍫 Cotação do Cacau 
Ilhéus > R$ 188,00 (comum > arroba)
Nova York > R$ 2.377,50 (futuro > tonelada)

☕ Cotação do Café Conillon (60 kg) 
Eunápolis > Café Tipo 7/8 > R$ 450,00
Eunápolis > Café Tipo 7 > R$ 455,00

🐂 Cotação do Boi Gordo @ arroba 
Jequié > R$ 290,00
Barreiras > R$ 285,00
Feira de Santana > R$ 300,00
Santo Antônio de Jesus > R$ 300,00
Itapetinga > R$ 292,00
Salvador > R$ 301,00

Notícias mais lidas

Outros assuntos