A leitura é direta: O prefeito avalia que chegou a hora de oxigenar a equipe e ajustar peças para a próxima fase da gestão

Leia em: < 1 minuto

A caneta do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), parece ter sido recarregada e não foi por acaso. Informações apuradas por este Pauta Blog indicam que uma Montblanc novinha já estaria à mesa, sinal inequívoco de que mudanças no secretariado se aproximam.

A leitura é direta: O prefeito avalia que chegou a hora de oxigenar a equipe e ajustar peças para a próxima fase da gestão. A tinta nova está chegando e, nos corredores de um dos poderes em Itabuna, já há pessoas se despedindo.

De acordo com um drone do Centro Administrativo de Itabuna, há previsão de cinco mudanças no secretariado. Este Pauta Blog conseguiu apurar três nomes novos que estão em análise ou já definidos. A conferir os próximos movimentos!

O movimento sinaliza uma reorganização do União Brasil no sul da Bahia e reposiciona Guinho no cenário estadual

Leia em: < 1 minuto

O ex-vice-prefeito de Itabuna e presidente municipal do União Brasil, Enderson Guinho, vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 2026. A pré-candidatura nasce respaldada por dois pesos-pesados do partido: ACM Neto (UB), pré-candidato ao governo do Estado, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), ampliando o raio de articulação política de Guinho.

O movimento sinaliza uma reorganização do União Brasil no sul da Bahia e reposiciona Guinho no cenário estadual, ligado à juventude e com padrinhos políticos de peso para a disputa de 2026.

Convém destacar que Guinho tem compromisso com o deputado federal Arthur Maia (UB), mas há uma grande possibilidade de uma articulação de Neto indicar a dobradinha em Itabuna com o ex-prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (UB), que, atualmente, é secretário da Casa Civil de Ilhéus e muito ligado ao prefeito Valderico Júnior (UB).

Com um histórico eleitoral consistente, Guinho aposta na juventude de Itabuna e no eleitorado urbano como base estratégica. Foi eleito vereador em 2016, tornou-se o terceiro mais votado para deputado estadual no município em 2018, com 12.780 votos, venceu a eleição para vice-prefeito em 2020 e, em 2022, obteve 15.780 votos para deputado federal, sendo o mais votado em Itabuna. Em 2024, ficou como segundo suplente de vereador.

Notícias mais lidas

Outros assuntos